Gestão de pessoas da oficina: saiba como motivar sua equipe

Você sabia que a gestão de pessoas da oficina pode ajudar o seu negócio a crescer?

O fato é que o sucesso do seu negócio depende muito da qualidade do trabalho da sua equipe.

Uma equipe motivada oferece bons serviços e o trabalho bem-feito fideliza clientes. Se o colaborador consegue estar disposto, ser proativo, capacitar-se e prestar serviços de qualidade, a oficina cresce. Consequentemente, é possível pagar melhores salários.

Em resumo, é fundamental fazer uma excelente gestão de pessoas da oficina.

Dê atenção individual aos funcionários

Tratar os colaboradores como números é um dos enganos mais comuns na gestão de pessoas da oficina. Lembre-se de que seus funcionários são pessoas e que precisam estar bem consigo e com o ambiente em que trabalham.

Certifique-se de que nenhum funcionário sinta falta de atenção, direcionamento ou  reconhecimento. Elogios são bem-vindos, sobretudo quando o rendimento é acima da média.

Caso a produtividade esteja baixa, chame o colaborador para conversar a sós. Não é bom para a motivação da sua equipe dar broncas em público ou expor o funcionário. Converse sobre as dificuldades e tente mostrar alternativas. Isso fará com que ele ou ela sinta-se apreciado e confiante.

Se tiver muitos contratados, selecione alguns líderes de equipe para fazer o trabalho de atenção personalizada.

Trate seus funcionários como gostaria de ser tratado!

Mantenha a equipe unida

Uma equipe bem integrada é sinônimo de trabalhos bem executados, em especial se cada um tem uma função específica. A comunicação entre membros da equipe é essencial para que tudo saia conforme o esperado.

Além disso, ninguém se sente motivado a trabalhar em um ambiente hostil. Se a equipe se dá bem, existem menos conflitos e o ambiente de trabalho é mais agradável.

É claro que forçar relações é um erro por diversas razões. Seu papel na gestão de pessoas da oficina não é obrigar sua equipe a formar laços.

Uma dica é promover eventos com os funcionários. Estimular a convivência em uma situação mais informal pode ajudar a melhorar o relacionamento entre eles. Além disso, encoraje-os a criar grupos de interesse e atividades apenas da equipe.

Seja um líder exemplar

A forma mais eficiente de liderar uma equipe é por meio do exemplo. Um líder motivado, comunicativo e dedicado gera uma equipe semelhante.

Para uma gestão de pessoas da oficina eficiente, a equipe precisa confiar no líder do negócio. Por mais que seus funcionários não estejam envolvidos no processo de decisões administrativas e financeiras, são diretamente afetados por elas.

É muito importante que confiem que as decisões tomadas são realmente as melhores opções para a loja. Uma oficina que está sendo bem administrada significa, afinal, estabilidade de emprego para eles.

A maneira mais eficiente de motivar a equipe, nesse sentido, é criar um canal de comunicação. Dessa forma, os colaboradores podem enviar sugestões, por exemplo. Mas é importante que eles sintam que suas contribuições são ouvidas e levadas em consideração.

Esteja aberto a sugestões e opiniões. É do interesse de seus funcionários também que a oficina cresça, e eles podem oferecer ótimas ideias.

Assegure-se de que a equipe goste do trabalho

Não há nada melhor para um trabalhador do que se dedicar a algo que goste de fazer. E o gosto pelo trabalho não vem apenas da preferência pessoal pela área.

Um ambiente de trabalho positivo pode fazer maravilhas pela motivação da equipe. Quando o funcionário gosta do lugar onde trabalha, tende a se dedicar muito mais.

Existem várias formas de tornar o ambiente mais agradável. Você pode oferecer áreas confortáveis para pausas, por exemplo. Na gestão de pessoas da oficina, muitos acreditam que isso pode incentivar o colaborador a trabalhar menos, mas as pesquisas mostram o contrário.

Apresentar os valores particulares e metas da empresa também pode ser um incentivo e tanto. Isso faz com que os integrantes da equipe sintam-se parte importante da empresa.

Quando o colaborador compreende que a empresa o valoriza, sente-se engajado em cumprir “a missão” apresentada. Sua equipe só vai vestir a camisa da empresa, em resumo, sentindo-se estimada pela gestão.

Crie desafios e dê bonificações para quem quiser se capacitar

Muitas pessoas tendem a sentir-se desanimadas com trabalhos repetitivos. Uma das estratégias da gestão de pessoas da oficina para combater esse quadro é criar desafios para motivá-las.

Estabeleça metas alcançáveis e periódicas, coletivas e individuais. Os objetivos podem ter como alvo um número de serviços feitos ou de clientes atendidos durante o dia.

Além disso, sempre que possível, forneça oportunidades de aprimoramento e atualização, isso só trará benefícios para quem estuda e para o local em que trabalha.

Uma dica para tornar a ideia mais atrativa para seus funcionários é fornecer pequenas bonificações para os mais interessados.

 

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que goste.

Gestão de pessoas da oficina: saiba como motivar sua equipe

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.