Você sabe como é importante ter um fluxo de caixa controlado?

O fluxo de caixa da troca de óleo é muito importante para qualquer loja. Afinal de contas, por meio dele, é possível projetar o saldo de caixa para período determinado e entender se sua troca de óleo anda bem ou mal financeiramente.

Além disso, discriminar todos os seus gastos e recebimentos pode facilitar a tarefa de identificar os obstáculos que dificultam o crescimento da sua loja.

Veja agora 5 dicas para fidelizar clientes da oficina neste outro guia completo.

Por isso, o controle de lançamentos de receitas e despesas deve ser cuidadoso, evitando erros que podem comprometer o resultado do fluxo de caixa da troca de óleo e passar impressões equivocadas sobre a saúde financeira do processo.

Acompanhe as dicas que separamos para você e sua troca de óleo.

Mantenha registros precisos e automatizados

Use ferramentas digitais a seu favor na hora de fazer o fluxo de caixa da troca de óleo.

Um fator fundamental para um fluxo de caixa bem calculado é a clareza nos registros. Outro ponto é como você realiza esses registros.

Se ainda trabalha somente com registros em papel, está na hora de mudar! Usando papel e caneta, você está sujeito a mais erros do que utilizando o computador. Além do fluxo de caixa, esses erros comprometem a situação financeira do seu negócio.

Quer otimizar seu tempo? Então, abandone as anotações em papel e invista em planilhas ou programas simples de computador, com fórmulas que calculam automaticamente receitas, despesas, saldo etc.

Registrar entradas e saídas de forma digital vai ajudá-lo a “fechar” o fluxo de caixa com maior rapidez.

Crie categorias para compra de materiais, despesas com pessoal, material administrativo e limpeza, receitas em espécie, cheque ou cartão, por serviço ou profissional responsável etc. Assim, você saberá rapidamente e com exatidão a quantas anda a finança da sua loja.

Dependendo das necessidades do seu negócio, pode até ser uma vantagem investir em um software de gestão.

Calcule o fluxo de caixa da troca de óleo em intervalos curtos

Você sabia que o ideal é atualizar o fluxo de caixa diariamente?

Isso mesmo! Diariamente.

Pode parecer exagero, mas, dessa forma, você confere maior precisão ao cálculo. Além disso, é possível monitorar mais detalhadamente o movimento do caixa da sua loja.

O volume diário de dados pode parecer um processo trabalhoso. No entanto, garante que todas as nuances do fluxo de caixa da troca de óleo sejam analisadas.

Se realizar o fluxo diariamente for muito complicado, tente ao menos fazê-lo a cada dois dias. Deste modo, você não corre o risco de deixar de fora o registro de alguma movimentação.

Essa mudança já será suficiente para melhorar consideravelmente o controle do dinheiro da sua empresa.

O cálculo diário do fluxo de caixa da troca de óleo é uma orientação, não uma regra.

Pode ser muito difícil para você elaborar essa planilha diariamente e controlar as contas do negócio com rédeas tão curtas. Contudo, recomendamos que tente! Você verá que faz muita diferença!

Organize seu caixa para poder crescer

Por meio da análise do fluxo de caixa, você consegue planejar seu crescimento ou antecipar situações negativas.

Controlando seu fluxo de caixa diariamente, você vai se deparar com o saldo positivo e negativo. Ambos devem ser analisados e ações devem ser tomadas.

O saldo é positivo e o dinheiro está parado na conta. É possível investi-lo sem ficar descoberto para pagamentos a serem realizados?

O saldo é negativo. Hora de identificar o que pode ter gerado essa situação. A frequência de clientes diminuiu? Os recebimentos têm sido realizados corretamente? Os custos de material e mão de obra subiram e não aumentei o valor dos serviços?

Entender como o fluxo de caixa funciona pode ajudá-lo a ter uma visão mais ampla de seu negócio e melhorar os seus resultados.

Artigo: Você sabe como é importante ter um fluxo de caixa controlado? Revenda produtos Havoline

Faça projeções sempre que possível

Preparar-se para o futuro é importantíssimo para o seu crescimento.

Otimismo é muito importante no mundo dos negócios. Mas limites são necessários para manter os pés no chão.

Além do saldo disponível no dia a dia, o fluxo de caixa permite que você tenha uma noção da situação financeira de seu negócio no futuro. Por isso, é fundamental fazer projeções para poder planejar como investir seu lucro ou se antecipar e reverter possíveis problemas.

Dessa forma, você evita ou minimiza prejuízos. Por meio da análise de saldos negativos, é possível identificar as causas, como queda de vendas, multas provenientes de pagamentos em atraso etc.

Um fluxo de caixa da troca de óleo bem-feito vai ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas para tornar seu negócio realmente rentável!

Se você quer aprender mais, dê uma olhada nestes outros posts:

Você sabe como é importante ter um fluxo de caixa controlado? Guia de produtos Havoline

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com o T de Tradição e Tecnologia que só a Texaco tem, sem negócio vai mais longe! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado!

One comment

  1. ABIMAEL SIMOES says:

    EU TENHO UM LAVA RAPIDO E ESTOU COM VENDAS DE BATERIA MAIS ESTOU COM O PROJETO DE TROCA DE OLEO COMO JA FUI FRENTISTA DE POSTO DE GASOLINA TENHO UMA BOA PRATICA E NOIS TRABALHAMO EM FAMILIA E ESTAMOS COM ESTE PROJETO DE TROCA DE OLEO JA TENHO UM PEQUENO ESTOQUE DE OLEO SO ESTAR FALTANDO O ELEVADOR PARA COMEÇAR A TRABALHAR

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.