Tecnologia Automotiva: novas oportunidades de negócio em reparação automotiva

A tecnologia automotiva não para. Muito além de itens de série modernos, o desempenho, performance e segurança dos veículos estão em constante evolução.

É cada vez maior o número de carros equipados com as últimas novidades no que diz respeito à tecnologia automotiva.

Como fica sua oficina em meio a essas novas demandas? Uma manutenção rotineira já não é tão simples como há 10 anos atrás.

Inúmeras oficinas estão se modernizando e pequenas lojas de troca de óleo já oferecem outros serviços, destacando-se e aumentando a competitividade do mercado.

Neste artigo, falarei um pouco como sobre o impacto da tecnologia automotiva nas oficinas, quais as mais procuradas para manutenção e como estar atualizado e preparado para sempre atender seu cliente da melhor maneira.

Confira e saiba mais!

Tecnologia automotiva: novo fator competitivo no mercado automotivo

O mercado e a tecnologia automotiva evoluem continuamente. Desde combustíveis e fontes energéticas – biodiesel e carros elétricos – até pequenos itens de série, aplicando a tão falada “internet das coisas” e da conectividade móvel.

A demanda e necessidade dessa evolução tecnológica exigirá, tanto de montadoras quanto de oficinas e responsáveis pela manutenção dos veículos, atenção a essa nova dinâmica.

Além de atitudes que podem ajudar seu negócio a passar pela crise, transformando-se em uma oficina referência, investir no quesito tecnologia automotiva pode ser um diferencial estratégico perante seus concorrentes.

A modernização nos serviços e nos formatos de atendimento da oficina são essenciais em um cenário atual e tecnológico.

Neste artigo, iremos focar em tecnologias automotivas, específicas para o desempenho e performance dos veículos. Mas é importante estar atento à tecnologia utilizada em sua oficina para facilitar o atendimento aos seus clientes.

Estar atento a esse tipo de detalhe traz mais controle à sua administração, maior otimização em seus processos, além da redução dos gastos a longo prazo.

Reparo e revisão automotiva: o negócio da vez

A crise econômica trouxe sérias preocupações às grandes montadoras. O número de vendas de veículos novos, apesar de um leve aumento, apresenta números assustadoramente baixos nos últimos 4 anos.

Mas tal fato não significa falta de oportunidades de trabalho em serviços do ramo automotivo. Com uma frota de mais de 50 milhões, somente de veículos leves, o carro ainda é uma grande paixão nacional, objeto de desejo e importante ferramenta de trabalho.

Os proprietários estão levando mais tempo para trocarem de carro, o que faz com que o mercado de reparos e manutenção cresça a cada dia.

Isto leva a um movimento de modernização e automatização de médias e pequenas oficinas, além de serviços especializados em um tipo de manutenção específica dos veículos.

Com a tecnologia automotiva evoluindo, criam-se novas oportunidades de negócios no mercado de manutenção e reparos automotivos, com números cada vez maiores.

Investir em tecnologia automotiva e nos diversos tipos de serviços que ela oferece é uma tendência mercadológica para os próximos anos, podendo trazer grandes resultados a pequenos e médios empreendedores.

Tipos de tecnologia automotiva

A história do automobilismo é marcada pelo avanço e evolução de inúmeras tecnologias aplicadas. Seja para a melhoria no desempenho do motor, dos combustíveis ou do conforto, cada vez mais novos tipos de tecnologia automotiva são embutidas aos modelos mais recentes.

Listamos abaixo alguns dos mais comuns e tradicionais tipos de tecnologia automotiva que sua oficina mecânica pode oferecer.

Em alguns casos, é possível até abrir uma oficina especializada em um tipo de tecnologia específica. Dessa maneira, a chance de se destacar perante a concorrência é maior, além de criar autoridade e gerar confiança com os clientes.

1. Reparo de módulos

Um dos mais rentáveis e procurados serviços automotivos, relacionados à tecnologia automotiva, são os reparos de módulos de injeção eletrônica.

A injeção eletrônica é um dos principais avanços na história dos automóveis comerciais. Além de auxiliar na economia de combustível, também auxilia na redução de gases poluentes, diferentemente dos antigos motores carburados.

Veículos equipados com o módulo de injeção, com controle eletrônico, auxilia motores a serem mais ecologicamente responsáveis.

Por ser um item de extrema importância e estar presente em grande parte dos veículos atuais, é necessário observar de perto a manutenção preventiva – ou, em alguns casos, corretiva – do módulo.

O reparo do módulo de injeção eletrônica se dá, primeiramente, através do diagnóstico eletrônico em busca de irregularidades no módulo, verificação de componentes e dispositivos estruturais, além de pequenos reparos e soldas, caso seja necessário.

Por ser um sistema complexo e específico, é bastante complicado encontrar bons profissionais especializados em injeção eletrônica no mercado.

Por isso, é recomendado investir em uma área que possui alta demanda e excelente rentabilidade. É possível se destacar no mercado com bons profissionais e, assim, adquirir uma clientela fiel.

2. Reprogramação eletrônica

Ainda dentro do assunto de injeção eletrônica, podemos destacar um dos elementos mais importantes e complexos deste sistema: a reprogramação eletrônica, também conhecida como chip de potência – ou reprogramação de ECU.

De modo bastante simplificado, o módulo de injeção, comentado anteriormente, funciona como um computador central, que recebe diversas informações de diversas áreas do motor, e é responsável por controlar cada uma dessas áreas.

Inúmeros parâmetros estão registrados no módulo, tornando possível enviar comandos de funcionamento para cada elemento do motor.

A reprogramação eletrônica (ou de ECU) seria uma modificação destes parâmetros, buscando um aumento de desempenho do motor em diversas situações específicas, além de adequar o motor a possíveis atualizações que o módulo tenha recebido, também chamados de upgrades.

Reprogramação eletrônica é indispensável para trazer mais segurança ao veículo, maior conforto na direção e melhor dirigibilidade, sem danos ao veículo e ao meio ambiente.

3. Scanner automotivo

Também relacionado ao sistema de injeção eletrônica do veículo, o scanner automotivo é uma das principais ferramentas disponíveis atualmente aos mecânicos.

Quando a luz indicativa de injeção eletrônica acende no painel é sinal de que algo não está certo. O problema é que essa luz não indica exatamente qual o problema, já que o módulo e o sistema de injeção são grandes e complexos.

Mas com o scanner automotivo, conectado à uma saída OBD – ou OBD II, mais atuais, é capaz de fazer uma varredura completa pelo sistema de injeção eletrônica, indicando todos os parâmetros operacionais do módulo, detectando e corrigindo a possível falha.

Por uma ferramenta de parâmetros internacionais, com funcionamento específico, a demanda por profissionais especialistas, habilitados a operar o scanner automotivo, é grande e pode ser um adendo importantíssimo e estratégico para seu negócio.

Conclusão

A tecnologia automotiva já é uma realidade e estar pronto para ela significa estar pronto para enfrentar o mercado automotivo de frente.

Um bom atendimento também se faz com serviços diferenciados, capazes de fornecer ao seu cliente as melhores e mais atuais soluções para seu carro.

No blog da Havoline, já demos alguma dicas de como você pode agregar ainda mais à sua oficina, modernizando-a e trazendo mais clientes fixos, dispostos a pagar pelo seu serviço diferenciado. Leia mais no artigo que indicamos abaixo!

Oferecemos ainda, gratuitamente, um Guia do Sucesso para Serviços Automotivos. Com ele, você descobre novas formas de gastar menos com seu negócio e faturar muito mais, oferecendo serviços diferenciados para seus clientes.

Se ainda ficou com dúvidas ou quer conhecer outras tecnologias automotivas, deixe seu comentário abaixo!

Guia de sucesso para serviços automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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