Torne sua oficina moderna em 10 passos

O mercado de reparo e manutenção de veículos está em constante evolução.

Para sua oficina e troca de óleo não ficar para trás no mercado, é necessário acompanhar esse desenvolvimento e se modernizar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse processo não envolve somente a parte de tecnologia.

Neste artigo, separamos dez passos para você ter uma oficina moderna.

Confira!

Modernize o design de ambiente

Hoje em dia, nenhum cliente gosta de realizar qualquer serviço em uma oficina mecânica que tenha aspecto de suja e malcuidada.

Isso gera receio e desconfiança. Traz dúvidas em relação à capacidade da oficina em solucionar o seu problema.

Para piorar as coisas, ainda há uma rotulação pejorativa, de que muitos profissionais da área “enrolam” os clientes, criando orçamentos desnecessários e superfaturados.

Esse rótulo unido à má aparência do seu negócio pode ser determinante para que o cliente desista de realizar o serviço e procure o concorrente.

A boa aparência começa por você, sua equipe e oficina. Invista em limpeza.

Isso gera confiança e credibilidade.

Manter o ambiente organizado, com as ferramentas devidamente alocadas nos painéis, produtos nas prateleiras, também melhora a percepção do cliente.

Boa forma de padronizar a apresentação dos funcionários é fornecer uniformes a eles, a fim de mostrar preocupação na hora de trabalhar.

Mantenha as paredes livres de cartazes e informações que não sejam relacionadas ao serviço prestado pela oficina.

Tenha boas instalações

Além do aspecto estético desenvolvido pelo design de ambiente, uma oficina moderna conta com boas instalações.

Você não pode pedir ao cliente que aguarde por duas horas em pé no mesmo local em que o serviço está sendo realizado, junto a funcionários  trabalhando , peças e materiais que possam sujá-lo.

Ou, quando seu cliente for ao banheiro, encontrá-lo em péssimas condições higiênicas.

A dica para este passo é:

  • Investir numa sala de espera
  • Disponibilizar rede wifi
  • Ter um banheiro limpo e apto a receber homens e mulheres
  • Oferecer estacionamento ou apenas algumas vagas para que os clientes possam parar o carro para pedir orçamentos e informações a respeito da sua oficina

Oficina moderna - Produtos Havoline

Exponha sua marca

Boa maneira de se diferenciar da concorrência é ter a marca forte.

Qual o nome da sua oficina mecânica?

Reforce isso dentro do seu estabelecimento. Invista em banners, totens e outros itens que levam o nome do seu negócio. Espalhe-os dentro e fora do ambiente da oficina.

Dessa forma, seu cliente vai ter maior chance de lembrar de você. Seu empreendimento não vai mais ser conhecido apenas como a oficina que fica na esquina da rua tal.

A partir de agora, você será reconhecido como uma oficina moderna de reparo e manutenção de veículos, possibilitando maiores crescimentos.

Para saber mais sobre como expor material de divulgação na sua oficina, acesse.

Aumente sua gama de serviços

Uma oficina moderna deve prestar um número maior de soluções aos seus clientes. Talvez eles tenham decidido por realizar diversos serviços de manutenção naquele mês.

Caso você tenha amplas possibilidades de atendimento, é uma oportunidade de serem todos feitos na sua oficina.

Não perca essa chance!

Um grande concorrente neste caso são os auto centers que atendem à demanda de praticidade exigida por parte dos consumidores, oferecendo diversos tipos de serviços num só lugar.

Amplie sua gama de serviços e mostre que sua oficina pode ser a escolha certa para seu cliente.

Invista em novas ferramentas

Investir em novas ferramentas e tecnologias do setor é muito importante para ser reconhecido como uma oficina moderna.

Trabalhar com peças e máquinas velhas podem atrapalhar o desenvolvimento da prestação de serviço e comprometer a qualidade na entrega.

Esteja ciente também se há demanda para suprir o valor da compra desse material.

Não há necessidade de investimento em aparelhos que não serão utilizados na realização de serviços rotineiros.

Conte com colaboradores qualificados

Uma série de novos automóveis tem sido comercializada com sistemas inovadores de tecnologia. Esses veículos necessitam de manutenção e reparos especializados que, muitas vezes, não são encontrados em qualquer oficina.

Boa forma de crescimento para o seu negócio é atender a essas demandas.

Tenha uma equipe capaz de realizar serviços, como manutenção de ar-condicionado, direção hidráulica e outros que sejam pontuais no mercado.

O segmento de oficinas mecânicas e trocas de óleo já oferece a maioria dos serviços básicos.

Ter capacitação para atender aos trabalhos diferenciados pode gerar melhores resultados ao seu empreendimento.

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Seja sustentável e conquiste seu cliente

A valorização por políticas sustentáveis está cada vez mais em alta. As pessoas gostam muito de empresas que se relacionam com este tema.

Oficinas mecânicas e trocas de óleo trabalham diariamente com produtos que devem ser descartados de forma correta. Embalagens, óleo usado, borracha e outros resíduos de carro, como líquidos de freio, combustíveis e plásticos, não devem ser jogados fora de qualquer maneira.

Você deve realizar o descarte adequado e pode salientar isso aos seus clientes, mostrando respeito e dedicação com o meio ambiente.

Essa atitude gera confiança na sua oficina, pois é inovadora e engajada em práticas saudáveis. Uma oficina moderna, com certeza, implementará esta ideia.

Crie um site para sua oficina moderna

Muitas pessoas buscam informações pela internet. É fundamental que você tenha um site para que os possíveis clientes encontrem o seu negócio. Crie um para sua oficina e garanta que eles possam chegar até você.

Na página da sua oficina, deve conter informações de contato, localização e serviços prestados. Além de claro e objetivo, com dicas de manutenção e prazos de revisões, uma ótima opção é disponibilizar um contato direto via Whatsapp ou Telegram para um atendimento rápido e eficiente com os clientes e futuros clientes. Afinal, nos dias de hoje, nem sempre todos possuem tempo de entrar em contato por telefone.

Se você vai botar a mão na massa para criar seu próprio site, evite mecanismos de criação que não permitam indexação no Google. Isso reduz muito as chances de você ser encontrado quando seu cliente fizer uma busca neste portal.

Além do site ser importante, estar fora das redes sociais é impensável para qualquer negócio nos dias de hoje, ainda mais para a sua oficina. Os canais digitais são excelentes ferramentas para aumentar a receita do seu estabelecimento, pois, por meio dos diversos tipos de plataformas, é possível divulgar amplamente os seus serviços, o dia-a-dia da sua oficina e se aproximar não só dos clientes, como atrair novos consumidores. Leia mais sobre redes sociais para oficinas.

Crie campanhas promocionais

Criar campanhas promocionais é muito útil para atrair novos clientes e mostrar que sua oficina está buscando inovar e crescer.

Tais campanhas podem ser aplicadas também em canais no WhatsApp ou no Telegram com a criação de grupos fechados e divulgação de condições exclusivas para os “associados”. É preciso atualizar sempre tais plataformas, com posts com fotos, informações sobre serviços e promoções (lembrando sempre que a inserção de clientes em grupos deve ser feita mediante a previa autorização).

Manter a atuação de forma retroativa, sem buscar novos clientes e mercado, trará sérios riscos ao seu negócio. Faça promoções, parcerias com empreendimentos próximos e estimule cada vez mais a contratação dos seus serviços. Com isso você também demonstrará aos clientes que quer facilitar a vida deles com preços mais em conta.

O mercado não tem mais espaço para empreendimentos abaixo do nível de expectativa dos clientes.

Passar por um processo de modernização pode não ser instantâneo, mas vai trazer resultados satisfatórios para sua oficina mecânica e atender às demandas de satisfação dos consumidores. 

Quer mais dicas para que seu negócio continue crescendo? Leia também estes outros artigos:

Além das dicas incríveis de como tornar sua oficina moderna, confira o Guia de Marketing que produzimos para dar mais visibilidade ao seu negócio!

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27 comments

  1. Bom dia;
    Quero montar uma oficina de referencia em minha cidade com todos servicos em um so espaco unico mecanica geral , Pintura , bate chapa, electricidade,air condicionado, recachutagem, calibragem alinhamento e ETC … nao sou mecanico mas com algumas experiencias , Gostaria de saber qual a melhor forma de proceder com macnarias, equipamentos e faramentas , contratar pessoas sem experiencia e treina-los ou contratar mecanicos experientes ??? O que preciso saber a grosso modo para entrar nesse negocio? Obrigado

  2. Eder Geraldo says:

    Boa noite
    Gostaria de uma dica p montar uma boa oficina, sendo q já tenho uma q está pequena e estou mudando para um galpao maior, e queria umas dicas em o q fazer

  3. Luiz says:

    Boa noite! tenho center car estou iniciando nos próximos dias e queria saber sobre como adquir produtos expositor ,como óleos, filtros e peças tudo relacionados à que oferecemos no center car. consiguinados: isso pode ser?

  4. Sérgio says:

    Olá !!!
    Delton
    Gostei muito dos 10 passos citados no seu site. Eles servem não somente para uma oficina mecânica, mas para qualquer tipo de empresa. Vou passar estas dicas para um primo, que tem uma pequena oficina no bairro, precisa de uma melhora.
    Dicas muito valiosas. Obrigado.

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