Torne sua oficina moderna em 10 passos

O mercado de reparo e manutenção de veículos está em constante evolução.

Para sua oficina e troca de óleo não ficar para trás no mercado é importante acompanhar esse desenvolvimento e se modernizar.

Ao contrário de que muitas pessoas pensam, esse processo não envolve somente a parte de tecnologia.

Então, você deve estar se perguntando: o que eu devo fazer? Melhorar o atendimento? Mudar o uniforme da equipe? Instalar uma rede wifi para os clientes? As dúvidas são muitas, mas não se preocupe.

Neste blog post separei 10 passos para você ter uma oficina moderna.

Confira!

Modernize o design de ambiente

Hoje em dia nenhum cliente mais gosta de realizar qualquer serviço em uma oficina mecânica que tenha aspecto de suja e mal cuidada.

Isso gera receio e desconfiança.

Traz dúvidas em relação à capacidade da oficina em solucionar o seu problema.

Para piorar as coisas ainda há uma rotulação pejorativa, de que muitos profissionais da área “enrolam” os clientes, criando orçamentos desnecessários e superfaturados.

Esse rótulo unido a uma má aparência do seu negócio pode ser determinante para que o cliente desista de realizar o serviço e procure o seu concorrente.

Uma boa aparência começa por você, sua equipe e oficina. Invista em limpeza.

Isso gera confiança e credibilidade.

Manter o ambiente organizado, com as ferramentas devidamente alocadas nos painéis, produtos nas prateleiras, também melhoram a percepção do cliente.

Uma boa forma de padronizar e melhorar o aspecto estético dos funcionários é fornecer uniformes a eles, a fim de mostrar preocupação na hora de trabalhar.

Mantenha as paredes livres de cartazes e informações que não sejam relacionadas ao serviço prestado pela oficina.

Tenha boas instalações

Além do aspecto estético desenvolvido pelo design de ambiente, uma oficina moderna conta com boas instalações.

Você não pode pedir ao cliente que aguarde por duas horas em pé no mesmo local em que o serviço está sendo realizado, junto a funcionários, peças e materiais que possam sujá-lo.

Ou quando seu cliente for ao banheiro, encontrá-lo em péssimas condições higiênicas.

A dica para este passo é:

  • investir numa sala de espera;
  • disponibilizar uma rede wifi;
  • ter um banheiro limpo e apto a receber homens e mulheres;
  • ter um estacionamento ou apenas algumas vagas para que os clientes possam parar o carro para pedir orçamentos e informações a respeito da sua oficina;

Exponha sua marca

Uma boa forma de se diferenciar da concorrência é ter uma marca forte.

Qual o nome da sua oficina mecânica?

Reforce isso dentro do seu estabelecimento. Invista em banners, totens e outros itens que levem o nome do seu negócio. Espalhe-os dentro e fora do ambiente da oficina.

Dessa forma seu cliente vai ter maior chance de lembrar de você. Seu empreendimento não vai mais ser conhecido apenas como a oficina que fica na esquina da rua tal.

A partir de agora você será reconhecido como uma oficina moderna de reparo e manutenção de veículos, possibilitando maiores crescimentos.

Aumente sua gama de serviços

Uma oficina moderna deve prestar um número maior de soluções aos seus clientes. Talvez eles tenham decidido por realizar diversos serviços de manutenção naquele mês.

Caso você tenha amplas possibilidades de atendimento, é uma oportunidade de serem todos feitos na sua oficina.

Não perca essa chance!

Um grande concorrente neste caso são os autocenters que atendem a demanda de praticidade exigida por uma parte dos consumidores, oferecendo diversos tipos de serviços num só lugar.

Amplie sua gama de serviços e mostre que sua oficina pode ser a escolha certa para seu cliente.

Invista em novas ferramentas

Investir em novas ferramentas e tecnologias do setor é muito importante para ser reconhecido como uma oficina moderna.

Trabalhar com peças e máquinas velhas podem atrapalhar o desenvolvimento da prestação de serviço e comprometer a qualidade na entrega.

Esteja ciente, também, se há uma demanda para suprir o valor da compra desse material.

Não há necessidade de investimento em aparelhos que não serão utilizados na realização de serviços rotineiros.

Conte com colaboradores qualificados

Uma série de novos automóveis têm sido comercializados com sistemas inovadores de tecnologia. Esses veículos necessitam de manutenção e reparos especializados, que muitas vezes não são encontrados em qualquer oficina.

Uma boa forma de crescimento para o seu negócio é atender essas demandas.

Tenha uma equipe capaz de realizar serviços como, manutenção de ar-condicionado, direção hidráulica e outros que sejam pontuais no mercado.

O segmento de oficinas mecânicas e trocas de óleo já oferecem a maioria dos serviços básicos.

Ter capacitação para atender trabalhos diferenciados pode gerar melhores resultados ao seu empreendimento.

Treine o atendimento da sua equipe

Não serão poucas as vezes em que os clientes entrarão em contato com membros colaboradores. É muito importante que eles estejam capacitados e cientes do linguajar, e formas com que vão abordar essas pessoas.

Mostre a importância de ter boa educação, pois isso gera apreço pelo trabalho e faz com que os clientes retornem outras vezes para realizar algum serviço.

Seja sustentável e conquiste seu cliente

A valorização por políticas sustentáveis está cada vez mais em alta. As pessoas gostam muito de empresas que se relacionam com este tema.

Oficinas mecânicas e trocas de óleo trabalham diariamente com produtos que devem ser descartados de forma correta. Embalagens, óleo usado, borracha e outros resíduos de carro, como líquidos de freio, combustíveis e plásticos, não devem ser jogados fora de qualquer maneira.

Você deve realizar o descarte adequado e pode salientar isso aos seus clientes, mostrando respeito e dedicação com o meio ambiente.

Essa atitude gera confiança na sua oficina, pois é inovadora e engajada em práticas saudáveis. Uma oficina moderna com certeza implementará esta ideia.

Crie um site para sua oficina

Muitas pessoas buscam informação através da internet. É importante que você tenha um site para que os possíveis clientes encontrem o seu negócio. Crie um para sua oficina e garanta que eles possam chegar até você.

No site devem conter informações de contato, localização e serviços prestados.

Não é fácil pensar nisso com tão pouco tempo hábil, não é mesmo?

Mas não se preocupe, pois hoje existem algumas formas de fazer isso de forma prática. Mas, caso sua rotina seja realmente repleta de compromissos, contratar alguém para criar pode não custar muito caro.

Caso você vá botar a mão na massa, evite mecanismos de criação de site que não permitem indexação no Google. Isso reduz muito as chances de você ser encontrado quando seu cliente fizer uma busca neste portal.

Crie campanhas promocionais

Criar campanhas promocionais é muito útil para atrair novos clientes e mostrar que sua oficina está buscando inovar e crescer.

Manter a atuação de forma retroativa, sem ir em busca de novos clientes e mercado, trará sérios riscos ao seu negócio. Faça promoções, parcerias com empreendimentos próximos e estimule cada vez mais a contratação dos seus serviços. Com isso você também demonstra aos clientes que quer facilitar a vida deles com preços mais em conta.

O mercado não tem mais espaço para empreendimentos abaixo do nível de expectativa dos clientes.

Passar por um processo de modernização pode não ser instantâneo, mas vai trazer resultados satisfatórios para sua oficina mecânica e atender as demandas de satisfação dos consumidores. Se você deseja saber mais sobre como ter um negócio competitivo, baixe o e-book guia do sucesso para serviços automotivos.

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

16 comments

  1. Bom dia;
    Quero montar uma oficina de referencia em minha cidade com todos servicos em um so espaco unico mecanica geral , Pintura , bate chapa, electricidade,air condicionado, recachutagem, calibragem alinhamento e ETC … nao sou mecanico mas com algumas experiencias , Gostaria de saber qual a melhor forma de proceder com macnarias, equipamentos e faramentas , contratar pessoas sem experiencia e treina-los ou contratar mecanicos experientes ??? O que preciso saber a grosso modo para entrar nesse negocio? Obrigado

  2. Eder Geraldo says:

    Boa noite
    Gostaria de uma dica p montar uma boa oficina, sendo q já tenho uma q está pequena e estou mudando para um galpao maior, e queria umas dicas em o q fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *