Como montar uma oficina mecânica de sucesso

A ideia de ter seu próprio negócio é algo que seduz a todos.

Entretanto, ter iniciativa e coragem para se aventurar no ramo do empreendedorismo não é para qualquer um. Se você decidiu por ir em frente, esteja atento para conseguir criar um negócio de sucesso.

Leia este blog post e saiba como montar sua oficina mecânica.

Estude o mercado

Antes de mais nada é muito importante que você saiba como anda o mercado de manutenção e reparo de automóveis na sua região.

  • O que mais se encontra neste segmento?
  • Oficinas de lanternagem?
  • Serviços para ar-condicionado?
  • Elétricas?

Descobrir quais as áreas atendidas e quais estão em defasagem, pode indicar a você em qual nicho atuar. Por exemplo, se você perceber dificuldade dos clientes em achar algum serviço especializado para carros importados.

Você pode segmentar sua nova oficina a este público e então captá-los para o seu negócio.

Essa medida também faz com que você não crie uma oficina comum e que irá enfrentar diversos concorrentes por oferecer o mesmo tipo de serviço.

Defina seu público

Após ter estudado o mercado você já conta com informações valiosas para definição da área de atuação e do público que pretende atingir. Mesmo que você já soubesse qual tipo de serviço sua oficina iria prestar, este passo continua sendo muito importante.

Querer atender um público grande não é nenhum problema, mas você deve ter um alvo principal. Este público específico irá direcionar todas ações e processos dentro da oficina mecânica.

Alinhe todas as estratégias de atuação baseadas no público que você definir.

  • Você irá trabalhar com pessoas de classe mais alta?
  • Carros importados?
  • Reparos e manutenções de carros populares? Serviços específicos?

Conforme for delimitando sua área de prestação de serviço o seu público vai ficando cada vez mais evidente.

Esteja bem localizado

Como montar uma oficina mecânica de sucesso? Uma das repostas a essa pergunta é estar bem localizado. Procure saber onde moram e onde trabalham as pessoas que fazem parte do seu público. Estabeleça sua oficina numa região próxima e aumente as chances de atender essa fatia de mercado.

A proximidade da sua oficina mecânica das regiões onde seu público circula é essencial. Isso faz com que eles não tenham que se deslocar muito e consequentemente você não perde alguns desses clientes pela distância.

Outro fator positivo é de que ao passar em frente a sua loja alguns deles venham a se tornar clientes.

Invista em localizações como ruas movimentadas de grande fluxo de carros.

Monte uma fachada atrativa e que informe os seus serviços.

A tendência é de que a adesão de clientes seja maior do que se você montar uma oficina em ruas desertas e que não contam com tráfego de carros constante.

Eu escrevi um conteúdo sobre conquista de novos clientes e acho que pode ser interessante. Dá uma olhada! Acho que vai te ajudar nas estratégias de captação de demanda.

Estruture bem suas instalações

Um ponto importante e que inclusive vai ajudar a definir o local escolhido para montar sua oficina é o número de instalações e o tamanho da mesma.

Oficinas mal estruturadas, sujas e com péssima aparência ficaram no passado.

Nenhum cliente gosta daquele estereótipo de “oficina fundo de quintal”. Ter uma sala de espera, banheiros higienizados, equipe uniformizada, ambiente claro e limpo ajudam a criar uma percepção positiva no cliente.

Defina, também, um espaço para escritório onde você possa fazer as tarefas administrativas.

Trabalhe com bons equipamentos e ferramentas

Para prestar um bom serviço é importante fazer a aliança entre conhecimento, bom atendimento e equipamentos de qualidade. Por mais que você seja um especialista, contar boas ferramentas e equipamentos na hora de realizar o trabalho irá otimizar os resultados de entrega. O processo se torna mais rápido e eficaz. Entretanto, cuide para não investir em peças e itens que você não utilize e acabe por ter prejuízos sem necessidade.

Alguns sites oferecem listas completas de produtos e ferramentas que você deve comprar para montar sua oficina. Eles são inclusive direcionados para cada tipo de serviço: lanternagem, pintura, elétrica, motores, etc.

Monte uma equipe eficiente

Ninguém consegue fazer tudo sozinho.

Você terá que contratar alguns colaboradores para poder atender as demandas de serviços.

É importante, então, que estes funcionários estejam alinhados a sua expectativa de trabalho.

Contrate de forma correta. Deixe claro as metas a serem cumpridas e instrua-os a serem educados e proativos na hora de se relacionarem com os clientes.

Contar com uma boa equipe otimiza os processos e facilita sua vida na hora de gerenciar seu empreendimento.

Este é um ponto muito importante e requer muita cautela para evitar dores de cabeça posteriores. Eu escrevi um conteúdo focado nessa parte de montagem de equipe e contratação de novos colaboradores. Acho que vai te ajudar!

Cumpra com as obrigações legais

Além de todos os tópicos descritos acima, existe a parte burocrática. Ela é extremamente essencial para que você mantenha-se dentro da legislação, evitando problemas administrativos.

Esteja atento a estas medidas:

  • Registro na Junta Comercial
  • Registro na Secretaria da Receita Federal
  • Registro na Secretária da Fazenda
  • Registro na Prefeitura do Município
  • Registro no INSS
  • Registro no Sindicato Patronal

Procure a prefeitura da sua cidade e obtenha informações a respeito das obrigações em relação ao espaço físico e alvarás de funcionamento. Procure também o PROCON e alinhe seus produtos e serviços ao Código de Defesa do Consumidor.

Saber como montar uma oficina mecânica de sucesso pode exigir um certo esforço. Mas, caso você planeje bem suas ações, a chance de ter um negócio próprio rentável é grande.

Não deixe de colocar em prática essas estratégias, pois são elas que irão aumentar a probabilidade de êxito ao final.

Se você gostou de saber como deve montar sua oficina mecânica, baixe o Guia de Produtos Havoline.

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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