Como expor material de divulgação na oficina mecânica

Um bom material de divulgação na loja ou oficina mecânica é importante para aumentar as vendas

Colocar adesivos, faixas e banners com a divulgação de produtos é essencial para fazer com que o seu cliente saiba o que você oferece na oficina. Só que é importante que esse material de apoio esteja exposto de forma visível e bem distribuída, para que se converta em mais vendas e lucratividade.

Então, é preciso analisar e planejar a comunicação visual. Verificar os locais com maior fluxo de clientes dentro da loja, pensar na melhor posição de fixação de faixas e banners e até escolher o tipo de material que será mostrado na sua oficina são medidas simples que vão te ajudar a gerar mais receita para o negócio.

Por esta razão, criamos um roteiro com dicas básicas para você expor da melhor maneira o material de divulgação dos seus produtos!

Mapeie sua loja

A primeira coisa a fazer é monitorar o fluxo de pessoas em sua loja. Observe, no dia-a-dia, em quais espaços os clientes ficam mais tempo ou transitam com mais frequência, tanto dentro como na parte externa da loja. A partir daí, selecione os “Pontos quentes” para fazer a comunicação visual dos produtos e promoções.

O que são “Pontos Quentes”?

São os locais que garantem fácil visualização e identificação, e que têm forte impacto na trajetória e na decisão de compra do cliente. Pode ser a entrada da loja, as ilhas da oficina, paredes mais “livres”, áreas da recepção e do balcão e a sala de espera para clientes.

Já os “Pontos frios” são aqueles onde a visibilidade é fraca e o fluxo de pessoas é baixo. O que vai resultar em uma comunicação deficiente e em uma baixa interação com o consumidor.

Divulgação oficina mecânica - Pontos quentes e frios

Selecione os materiais de divulgação para a oficina mecânica

Depois da escolha dos “pontos quentes” da oficina para exposição dos materiais de divulgação e promoção, é hora de definir qual tipo de peça se adequa mais a cada local escolhido. Banners, faixas e adesivos devem ser aplicados de modo que estejam bem visíveis, mas que também se adequem visualmente àquela parte do estabelecimento.

Ou seja, é importante garantir que todos os materiais e o produto da promoção fiquem expostos da melhor maneira e nas áreas corretas de visibilidade. Lembre-se de que é essa apresentação eficiente do material de divulgação que vai gerar maiores oportunidades de vendas. 

O que fazer e o que não fazer

Preste atenção ao tipo de divulgação e ao espaço em que o material será colocado na sua oficina mecânica. A altura de onde ficará a peça é de suma importância para que seu cliente veja de forma clara e rápida o produto ou a promoção. Então, é fundamental que o material esteja na altura dos olhos.

Colocar um banner ou faixa em posição muito baixa da parede, próximo ao rodapé, por exemplo, ou em uma parte muito alta – encostada no teto – terá pouca eficácia. O cliente dificilmente vai visualizar o material.

Além disso, não os aplique atrás de vasos, mesas, cadeiras e equipamentos. Também evite colocá-los em paredes mal iluminadas, com muitas áreas de sombra ou que sejam “tapadas” por veículos que estão na loja para manutenção.

Também observe se a área tem muito manuseio de ferramentas, elas podem danificar banners, painéis, faixas e mesmo adesivos.

 

Aqui algumas dicas de como aplicar cada material na sua loja:

Banner

Este tipo de material de divulgação deve ser colocado em locais de grande visibilidade, como a área externa da loja, na entrada principal dos clientes ou próximo ao local da compra. O ideal é que fique a 1,80 metro de altura do chão. Do lado de fora, fique atento ao vento para que não o derrube ou danifique.

Adesivo

Devido ao tamanho menor, permite distribuição mais variada pela oficina. Preferencialmente, coloque-o em superfícies planas, paredes ou vidros. Tome cuidado para que a peça não fique torta ou com bolhas – use espátula de silicone na hora de colar o material.

Na loja, vale fixar adesivos na parte de cima do balcão de produtos. Também é adequado que eles estejam em ambientes como a sala de espera do cliente ou o caixa.

Cartaz

Deve ser fixado, preferencialmente, em paredes próximas aos locais de compra, balcões do caixa ou de produtos e também nos ambientes de espera dos consumidores. Sempre na altura dos olhos. Então, considere uma distância do chão de mais ou menos 1,70 metro.

Faixa

Este tipo de peça é maior, por isso deve estar em posições mais altas e em locais que permitam a visualização mais a distância. Pode ser colocada nas áreas externas, próximo da fachada ou no alto da oficina, fixada nas duas paredes, de modo que não atrapalhe a operação de elevadores, por exemplo.

Vale também na parte mais superior de paredes grandes, ainda mais em estabelecimentos com o pé-direito elevado. Veja se os caminhões que estão em serviço na loja não vão bloquear a visualização da peça.

Folders e panfletos

Acomode-os de forma organizada em cima de balcões de atendimento e de produtos, e nas mesas da sala de espera dos clientes. Se você tiver área de café para os seus consumidores, posicione o material promocional também de forma bem visível.

Segue abaixo exemplo da aplicação do material de divulgação da oficina mecânica. 

Divulgação oficina mecânica - Aplicação de material

Dica especial!

Se você revende produtos Texaco na sua loja, pode ter acesso aos materiais de divulgação por meio do distribuidor da sua região! E tem mais, sua loja pode participar das promoções da marca, que, muitas vezes, dão prêmios também ao consumidor final, como foi o caso da promoção Pedágio Livre, que premiou os 80 ganhadores com vale-pedágio de R$ 1.500,00!

Ainda não revende produtos Texaco, mas gostaria de começar? Clique aqui para ter mais detalhes.

divulgacao-oficina-mecanica-caminhao

Checklist

Depois de distribuir os materiais de divulgação pela oficina, faça a verificação completa para garantir que todas as peças estejam bem visíveis. Importante fazer esse checklist em um dia de funcionamento normal e movimentado da loja.

Primeiro, passe de carro em frente à oficina para ver se o material de divulgação está bem colocado de modo que qualquer motorista consiga fazer a leitura rapidamente. Dentro da loja, transite como se fosse um cliente para atestar se os cartazes, faixas e adesivos estão bem expostos e que não há nada obstruindo a leitura.

Por fim, verifique se todas as peças estão bem fixadas, para que não se soltem ou caiam, provocando acidentes. Garanta que toda a comunicação visual na oficina passe a mensagem por completo para gerar mais vendas e receita para o estabelecimento.

 

Apresentamos abaixo alguns artigos para auxiliá-los nas atividades da sua oficina mecânica:

 

E em caso de dúvidas, já sabe: deixe nos comentários!

Além das dicas incríveis de como expor material de divulgação na sua oficina, confira o Guia de Marketing que produzimos para dar mais visibilidade ao seu negócio!

Divulgação oficina mecânica - guia de marketing

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *