Sistema de lubrificação do motor a diesel – Vídeo

Como funciona o Sistema de lubrificação do motor a diesel? Sabemos que o óleo lubrificante é essencial para a preservação e bom funcionamento do motor.

Para entendermos melhor os detalhes desse sistema, desenvolvemos o conteúdo abaixo e uma animação que demonstra o que se passa dentro do motor a diesel quando o óleo lubrificante entra em ação.

Assista ao vídeo a seguir e confira a explicação completa sobre o sistema de lubrificação do motor a diesel

Sistema de lubrificação do motor: o que é?

Como o termo já indica, o objetivo desse sistema é lubrificar os componentes do motor e reduzir o atrito, a fim de que o desgaste seja minimizado.

Na prática, ele é o responsável por distribuir o óleo ao longo do motor e manter seu bom funcionamento, evitando a necessidade de manutenções originário de problemas de desgaste por atrito.

Como acontece a lubrificação nos motores a diesel

Para entender melhor sobre o sistema de lubrificação do motor, vamos apresentar os componentes envolvidos:

  • Cárter do óleo: Reservatório. O óleo presente aqui é sugado pela bomba de óleo;
  • Bomba de óleo: responsável por promover a circulação de óleo no motor;
  • Pescador: responsável por colher o lubrificante no cárter;
  • Filtro: outro componente importante, é responsável por realizar a remoção de impurezas e, consequentemente, evitar que o motor seja danificado. Ele fica localizado no bloco do motor;
  • Bloco do motor: é por onde o óleo transita entre os dutos. Também é no bloco que fica o filtro de óleo e uma segunda válvula de alívio para quando o filtro ficar entupido.
  • Válvula de alívio de pressão: um dispositivo de segurança que controla aumentos de pressão, que podem trazer riscos ao funcionamento do motor.
  • Luz de pressão do óleo: quando acontece a falta ou queda de pressão no sistema, o painel do veículo sinaliza o condutor por meio deste dispositivo.
  • Óleo do motor: é o componente mais importante do sistema. Sua classificação varia de acordo com o tipo e modelo do motor, levando em consideração itens como viscosidade e índices de desempenho.

Cuidados com o motor:

A durabilidade do motor se dá com base na maneira como é utilizado. Ou seja, a troca de óleo lubrificante e filtro dependerá do regime operacional que se utiliza o veículo.

É claro que essa média de intervalo de troca pode ser maior. Quando usado um óleo lubrificante de maior qualidade, que carrega uma tecnologia como a ISOSYN® ou ISOSYN® ADVANCED, por exemplo, que por oferecerem melhor dispersão de fuligem, reduzindo a formação de borras e o espessamento do óleo e permitindo que ele trabalhe por mais tempo no motor.

E, claro, reforce com seus clientes a importância em realizar a troca de óleo e o filtro de forma regular!

Conclusão:

Este é um sistema que demanda atenção e cuidados da parte do condutor.

Cabe ao profissional especializado manter o seu cliente sempre orientado quanto à importância em realizar uma manutenção preventiva, por meio da troca regular de óleo, assim como do filtro.

Separamos alguns artigos para te ajudar neste percurso! Confira:

Injeção eletrônica diesel: Tudo o que você precisa saber!

Aquecimento de motores a diesel: Causas e Consequências

Qual melhor óleo para motor diesel? Saiba como descobrir!

Em caso de dúvida, não deixe de registrá-la nos comentários abaixo!

Sistema de lubrificação do motor a diesel – Vídeo

5 comments

  1. Moisés Gabriel says:

    Muito bacana o vídeo, e junto as informações de como funciona o complexo caminho do óleo lubrificante da texaco.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.