Saiba por que vender óleo lubrificante pode ser um negócio muito lucrativo

Você gostaria de descobrir como vender óleo lubrificante e ter ainda mais lucros?

Vender óleo lubrificante pode ser a melhor solução para garantir o crescimento da sua oficina, mesmo em tempos tão difíceis.

Entre os serviços que sua oficina pode oferecer, vender óleo lubrificante está entre as opções mais lucrativas.

Donos de troca de óleo continuam sofrendo impactos da crise que tem afetado amplamente o país nos últimos dois anos.

A baixa demanda aliada à diminuição do ticket médio trouxe a necessidade de adaptação para os empresários do segmento. Os últimos anos foram, sem dúvidas, um período muito difícil.

Felizmente, a economia dá os primeiros sinais de recuperação. Esse é o momento para recuperar-se do baque da crise. Nesse cenário de reconstrução econômica, vender óleo lubrificante continua sendo um negócio muito lucrativo.

Especialmente se você souber criar diferenciais para sua oficina e fizer uma boa administração dos recursos.

Se você quiser descobrir como pode fazer sua oficina se destacar ainda mais, leia o nosso artigo sobre Oficinas Sustentáveis nesse link.

A seguir, vou explicar porque trocas de óleo bem organizadas podem ter muito sucesso e faturar bastante. Basta continuar lendo para descobrir!

É um dos serviços mais procurados

A troca de óleo periódica é essencial para o bom funcionamento e preservação do motor. Portanto, sempre haverá procura por esse tipo de serviço.

A troca de óleo ainda é o serviço mais procurado por proprietários de veículos. Os óleos tem um prazo de validade. Se permanecem no motor por muito tempo, podem trazer uma série de problemas.

Veja nesse vídeo porque é necessário trocar o óleo do motor regularmente:

O óleo lubrificante desempenha um papel essencial para o bom funcionamento do carro. De tempos em tempos, o responsável pelo veículo obrigatoriamente terá que voltar à troca de óleo para substituir o óleo do cárter.

Entenda nesse outro artigo do nosso blog como você pode se tornar uma referência no mercado de troca de óleo.

Com a crise afetando a todos, o motorista tende a deixar serviços de manutenção para depois. Ele aumenta o intervalo entre as revisões, manutenções recorrentes ou quaisquer outros tipos de serviço automotivo. Mas da troca de óleo não há como fugir.

A troca de óleo é indispensável para o bom funcionamento do motor. A grande maioria dos motoristas sabe que se esse fator for negligenciado, as consequências podem ser graves e os custos muito maiores.

Da formação de verniz e borra até o superaquecimento do motor, ninguém quer correr esses riscos. Por isso a troca de óleo é um serviço que sua oficina precisa oferecer. É uma garantia de que você terá clientes, mesmo em tempos difíceis.

Vender óleo lubrificante permite que você ofereça vários outros serviços

Com cada vez menos pessoas se preocupando com manutenção preventiva ou solução de pequenos problemas, vender óleo lubrificante é uma ótima estratégia para levar o cliente até você.

É perceptível entre os profissionais da área que não é comum para a nova geração ter cuidados extra com os carros. Os mais velhos costumavam a fazer a manutenção dos automóveis minuciosamente, preocupando-se com revisões e peças de qualidade.

Nas gerações mais jovens não existe grande interesse pelo funcionamento do veículo. Cada vez mais pessoas só levam os carros à oficina em duas situações: para a troca de óleo e quando eles param de funcionar.

Por essa razão, é fácil encontrar uma grande quantidade de veículos precisando de diversos reparos. Se você atrai o cliente para sua oficina regularmente com um serviço que ele precisa realizar, como a troca de óleo, você tem uma grande oportunidade em mãos.

Uma vez que você abre o capô do carro, uma série de outros serviços que podem ser oferecidos. Muitas vezes o carro está repleto de pequenos problemas que incomodam o motorista, mas que não são urgentes o suficiente para fazê-lo procurar uma oficina.  

Aproveite a visita periódica e faça um check-list de revisão e diagnóstico simples (limpador de parabrisa, filtro de ar, correias do motor, fluido de freio, calibragem dos pneus, etc). Alerte  o cliente para  fazer manutenção preventiva de itens que porventura precisam ser substituidos ou de reparos, a fim de evitar gastos maiores no futuro. Ofereça os serviços que sua oficina está apta para realizar.

Dessa forma você pode aumentar o valor do ticket, além de mostrar conhecimento, comprometimento e proatividade com o serviço.

Esses são apenas exemplos. Você pode montar uma lista de verificações que seus funcionários devem seguir ao realizar um serviço.

O cliente satisfeito sempre volta

A fidelização do cliente é importantíssima para garantir uma receita estável.

Outra grande vantagem da troca de óleo é a quase certeza de que o cliente, se for bem atendido, voltará em cerca de seis meses. Se você indicar o óleo certo e tiver uma boa estratégia de relacionamento com o cliente, suas chances de fidelizá-lo aumentam muito.

Para entender melhor como a fidelização funciona, veja esse outro post com 5 dicas para fidelizar clientes.

Você já sabe que a troca de óleo deve ser feita periodicamente e que não dá para escapar desse serviço. Se o seu cliente foi bem atendido na sua oficina, não existe motivo nenhum para que ele não volte na próxima vez que precisar do serviço.

E assim, de cliente em cliente, você cria uma carteira de frequentadores fiéis para assegurar boas receitas periódicas para sua loja.

O mercado de carros continua crescendo no Brasil

Mesmo com a crise, o número de carros nas estradas aumenta. E quanto maior esse número, mais oportunidades existem para a sua oficina.

O brasileiro continua amando carros. Nos últimos anos, o número de veículos no país aumentou dez vezes mais que o crescimento da população no mesmo período.

A quantidade de carros cresceu 138,6%, enquanto 12,2% a mais de brasileiros vivos.

Seguindo a lógica, quanto mais veículos em funcionamento nas estradas nacionais, maior é a demanda por serviços automotivos. Principalmente a requisição por serviços indispensáveis como a troca de óleo.

É verdade que a crise impactou negativamente o segmento nos últimos dois anos. Contudo, na medida em que a situação se normaliza, a tendência é que a demanda volte a crescer nos próximos meses.

Além de garantir que seus clientes voltem para a oficina periodicamente, vender óleo lubrificante tem outras vantagens.

Em geral, as pessoas não realizam mais manutenções preventivas com tanta frequência, aumentando a necessidade de pequenos reparos. Quando o cliente já está na oficina, você tem a oportunidade de oferecer esses serviços.

Entendeu por que vender óleo lubrificante ainda é um negócio muito lucrativo?

Mas fique atento: para que tudo dê certo, é preciso investir nas melhores práticas de administração. É essencial gerir bem seus recursos, capacitando a equipe e oferecendo sempre um serviço excelente.

Quer conhecer mais formas de aumentar os lucros na sua oficina? Leia os outros conteúdos do nosso blog para se atualizar:

Como aumentar o lucro da oficina: veja 6 dicas

Abrir uma troca de óleo: custos e o que é preciso para inaugurar a sua

Como fazer sua oficina aparecer no Google: passo a passo

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Guia de Marketing para automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

27 comments

  1. vagner socorro candeia says:

    quero trabalhar com esse produto em minha oficina quero um suporte para troca de oleo aguardo tenhp uma oficin etbm vou colocar troca de lubrificantes..

  2. Vicente de Paula Vaz says:

    Estou montando uma loja e gostaria de saber como faço para comprar os produtos lubrificantes e aditivos, filtros, correias, esticador

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