Como montar uma troca de óleo: tire suas dúvidas!

Você tem dúvidas sobre como montar uma troca de óleo de sucesso?

Saber exatamente como montar uma troca de óleo pode dar bastante trabalho e gerar muitas dúvidas.

Mesmo em época de crise, uma troca de óleo bem administrada pode ser um negócio muito lucrativo. É inegável que existem muitas oportunidades para os empreendedores que sabem como criar diferenciais para suas oficinais.

Se você está interessado em saber como abrir uma troca de óleo ou até mesmo uma nova filial, aqui você encontrará tudo que precisa saber!

Nesse post, vou explicar os principais fatores para ficar de olho e não cometer erros durante o processo. Assim, ficará muito mais fácil montar a loja ideal que irá trazer mais benefícios  que dores de cabeça para você.

Se você está interessado em abrir uma franquia, dê uma olhada também nesse outro post do blog. Lá você encontra mais detalhes sobre esse segmento.

Agora, se você quer as melhores dicas sobre como montar uma troca de óleo de sucesso, é só continuar lendo e conferir!

Anote tudo e me diga se o conteúdo ajudou ao final, ok?!

Vamos lá!

Escolha a localização certa

Ao pensar como montar uma troca de óleo, sempre faça uma análise do mercado na região.

A localização é um elemento fundamental para o sucesso de uma troca de óleo. Estou há anos no mercado e sei como o cuidado na hora de escolher o ponto de venda faz diferença.

A primeira coisa que você precisa considerar é a quantidade de movimento no local. Sempre dê preferência para ruas movimentadas. Além disso, analise cuidadosamente os tipos de comércio da região. Você deve procurar um ponto onde se concentrem estabelecimentos que oferecem serviços complementares aos seus. Por exemplo, lava jatos e borracharias. Mas cuidado: o ideal é que as lojas que já estão presentes não ofereçam o serviço de troca de óleo. Procure evitar um mercado já saturado. Se esse for o caso, é bem provável que os clientes prefiram realizar todos os serviços em uma só loja.

Além disso, também é importante que haja residências próximas ao local. Tempo é um bem muito valioso nos dias de hoje. Os clientes evitam ao máximo ter que ir a lugares distantes para obter um serviço simples.

Portanto, se você puder posicionar sua loja em áreas perto de apartamentos, condomínios ou muitas moradias, melhor!

Outro fator importantíssimo a ser considerado é o preço do aluguel na região. Como montar uma troca de óleo, se todo o seu lucro for sugado pelo aluguel? Esse gasto precisa ser planejado com muito cuidado, já que estará sempre presente.

Dê uma olhada nesse outro artigo para entender melhor quais são os custos envolvidos e mais dicas de como montar uma troca de óleo.

Certifique-se de ter instalações adequadas

A estrutura da loja é importantíssima no planejamento de como montar uma troca de óleo.

É preciso atenção para que as instalações sigam todas as exigências previstas pelos órgãos ambientais locais, regionais e nacionais.

O empresário deve adotar medidas para que o óleo lubrificante trocado não se misture com outros produtos químicos, combustíveis ou água. A junção dos elementos impede que o lubrificante possa ser reciclado posteriormente.

Se você quiser mais informações sobre como criar um diferencial para sua troca de óleo através da sustentabilidade, leia esse outro post do blog.

Por precaução, também não custa nada verificar a legalização do imóvel nos órgãos competentes. Afinal, problemas legais podem esgotar rapidamente os recursos de um novo empreendimento. Fique atento.

revender havoline

Cumpra todos os pré-requisitos

O processo burocrático para abrir um estabelecimento comercial no Brasil pode ser muito detalhista e cansativo. Por isso, você precisa montar sua lista com todas as documentações exigidas para evitar problemas.

Para ajudá-lo, separei os principais documentos aos quais você deve estar atento:

Podem ser necessários mais documentos. Por essa razão, é fundamental contar com a orientação de um consultor. Pergunte também outros empresários do ramo sobre o assunto. A experiência deles pode trazer informações valiosíssimas e evitar muitos erros comuns sobre como montar uma troca de óleo.

Organize o espaço

O espaço da troca de óleo pode representar um diferencial e tanto para seus clientes. Normalmente, o espaço físico mínimo para abrir uma loja no segmento é de 50m².

A maioria dos estabelecimentos que prestam esse serviço não se encontram em boas condições e acabam afastando clientes. Se a sua loja tiver esse diferencial, ficará muito mais fácil fazer a fidelização.

Portanto, fique atento a isso, e garanta que sua loja tenha:

  • Área de recepção para os clientes;
  • Poltronas e revistas;
  • Setor de atendimento com um balcão;
  • Uma sala administrativa;
  • Banheiro para os clientes e equipe de colaboradores;
  • Espaço para os produtos ficarem à mostra;
  • Área para os carros estacionarem.

Mais importante do que planejar a organização, é mantê-la durante o funcionamento. Cuide para que tudo continue com cara de novo em sua loja.

Nesse outro artigo do blog você encontra cinco dicas incríveis para manter sua oficina limpa. Esses são detalhes que podem parecer pequenos, mas certamente seus clientes vão notar.

Um espaço organizado que oferece conforto para os clientes ajuda muito na fidelização. Além disso, clientes felizes costumam a indicar a oficina, melhorando também a captação. Não deixe de cuidar bem do seu espaço de trabalho.

Conclusão

Com o planejamento ideal e atenção aos detalhes, é possível montar uma troca de óleo muito lucrativa. Esse é um serviço que seus clientes precisam periodicamente. Se você conseguir a fidelização, terá uma receita mensal garantida!

Não esqueça de fazer uma boa divulgação depois que a loja estiver aberta para captar o máximo de clientes possível. Com essas dicas, um bom atendim
ento, uma equipe profissional e
produtos de qualidade, seu sucesso está garantido.

Você quer mais dicas para melhorar ainda mais sua troca de óleo? Dê uma olhada nesses outros artigos do blog:

Agora que você já sabe como montar uma troca de óleo, está pronto para começar o seu negócio? Deixe nos comentários se você já tem o plano de negócios e já escolheu o lugar! Aproveite para deixar suas perguntas se sobrou alguma dúvida no assunto! Estou à sua disposição!

Boa sorte na sua nova troca de óleo e continue acompanhando o blog para ficar por dentro das novidades do setor!

sucesso serviços automotivos

37 comments

  1. Newton Rodrigues says:

    Boa noite, sempre gostei muito de carros, e no meu eu faço esse tipo de serviço, não só no meu como dá família, hj trabalho em outra área mais meu sonho sempre foi ter uma troca de óleo, hj esse sonho está muito próximo, por isso gostaria de aprofundar mais nesse novo projeto.

  2. Noemi Maximo Dos Santos says:

    Boa noite: gostaria de abrir uma loja de troca de oleo, tenho o espaco e gostaria de saber se vcs fornecem os produtos

  3. Sidney says:

    Eu praticamente preencho todos os requisitos que foram apresentados só queria ter uma base de qto gasto de material como óleo,filtros etc pois a loja já está montada com elevador automotivo e tudo mais o meu problema é o valor que vou gastar e como proceder para conseguir o material ou fornecedor e como pago…. obrigado !!!

  4. Douglas says:

    Qual valor é estipulado para investir em um ponto de troca de óleo no geral?
    Vale lembrar que o espaço físico eu ja possuo…

  5. Rosemberg Ferreira Von Randow says:

    Olá boa tarde tudo bem gostaria de saber se posso fazer essa loja em minha residência, pois tenho um espaço muito grande em meu quintal, será possível pois moro em Sulacap e minha residência fica de frente de rua e tem dois lados com acesso para as duas ruas…..

  6. Alexandre Lourenço says:

    Dicas e orientações importantes. Gostei da matéria.
    Produtos Texaco e Havoline sempre formam produtos que utilizei em meus carros, além da filtros da MANN (Trabalhei nessa empresa) e aprendi muito sobre filtração, lubrificação, etc.
    Pergunta – Existem parcerias ou exclusividade para utilizar os produtos Texaco? Vocês investem em novos pontos para venda de seus produtos? É normal ter uma bandeira como Texaco nesse tipo de negócio?

  7. Silvio Leandro B. Rodrigues says:

    Boa tarde!!!! Quanto gasto para abrir uma pequena loja de 50 mts quadrados… Começar pequeno dois pensar em expansão. trabalho no segmento a anos tanto de carros e tbm caminhões.
    se puderem me ajudar agradeço.

    sem mais Silvio Leandro

  8. Rodrigo says:

    Boa noite. Tenho um ponto onde quero montar uma troca de óleo dica da em caminhões. Preciso desenvolver o projeto e fazer levantamentos. Não quero deixar a idé ia esfriar.
    Vocês ajudam?

  9. Francisco says:

    Eu sou Francisco Carlos estou querendo abrir uma loja de troca de óleo automóvel quanto vou gastar para abrir uma loja hoje. Na minha região tem 3 trocas de óleo muito cliente nessa região que mora.

  10. Carlos says:

    Muito boa suas dicas e útil aos iniciante, por ex eu estou pensando em abrir uma troca de óleo e sua dicas me fez saber por onde começar, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *