Viscosidade SAE: Entenda o que significa essa sigla

Você já se perguntou o que significa a viscosidade SAE que aparece nas embalagens de óleo lubrificante?

A viscosidade SAE é uma informação importantíssima sobre o lubrificante. Entender seu significado é essencial para oferecer um bom serviço de troca de óleo.

A viscosidade é indicada pela classificação SAE e trata-se de uma das características mais relevantes ao escolher o lubrificante correto. Já escrevemos outras vezes aqui no blog sobre as siglas que podem confundir sua cabeça quando se trata de óleo lubrificante. No entanto, continuam surgindo dúvidas.

Procuramos sempre responder todas as questões e sugestões que são deixadas através dos comentários. Então, resolvemos preparar um conteúdo específico sobre o assunto para esclarecer os detalhes.

Se quiser aprender mais sobre como indicar o melhor óleo lubrificante para os seus clientes, leia esse outro post no blog.

Nesse post vamos explicar sobre a sigla SAE e o que ela indica sobre o óleo que você vende. Então, confira o conteúdo a seguir e aprenda tudo o que você precisa sobre o assunto!

O que significa SAE 

SAE é a sigla para a Society of Automotive Engineers, instituição responsável por padronizar e classificar a viscosidade dos óleos lubrificantes automotivos.

A viscosidade SAE é representada por letras e números. Se quiser entender melhor o que é a viscosidade e sua importância para o motor, leia esse outro post no blog.

Entenda como funciona a viscosidade do óleo lubrificante

A classificação de viscosidade SAE se divide em dois grupos:

  • monoviscosos (o SAE apresenta apenas um número, como por exemplo “30” ou “10W”)
  • multiviscosos (representados por dois números, por exemplo, “10W-30”).

Os multiviscosos são os mais utilizados no mercado atualmente. Isso porque têm a capacidade de ajuste da viscosidade às diferentes temperaturas operacionais do motor.

O primeiro número, 5W, indica a viscosidade em baixa temperatura que é crítica para a partida do motor.

Quanto mais baixo este número, maior será a fluidez do óleo lubrificante em baixa temperatura o que proporcionará maior proteção na partidas à frio, já que essa característica possibilita melhor circulação do óleo fazendo com que este alcance as peças críticas, principalmente as que se encontram na parte superior do motor, mais rapidamente.

Já o segundo número diz respeito a viscosidade em alta temperatura (por exemplo, 30 ou 40) que proporciona a formação de película adequada para uma boa lubrificação com o motor quente.

Em resumo, a multiviscosidade assegura a rápida lubrificação do motor nas partidas a frio, mesmo em temperaturas negativas, e protege o motor à medida que a temperatura aumenta em função do próprio funcionamento.

Cada veículo tem necessidades diferentes quanto a viscosidade, pois cada montadora desenvolve motores específicos. Então, é importante respeitar a recomendação do fabricante quanto ao óleo lubrificante ideal.

Por que a viscosidade SAE é importante?

A viscosidade é crucial para que o óleo lubrifique o motor de forma apropriada. Como explicamos no tópico anterior, o produto precisa atender às demandas de cada carro. Cada projeto de motor demanda uma determinada viscosidade para que seu funcionamento seja otimizado.

Usar o lubrificante inadequado pode fazer com que o motor trabalhe mais e gaste mais energia para funcionar. Isso significa maior desgaste, maior consumo de combustível e, até mesmo, dano prematuro ao motor.

O óleo lubrificante automotivo também contém os aditivos apropriados e balanceados. Usar o óleo recomendado pelo fabricante ajuda a evitar desgastes, acúmulo de detritos e formação de borras e verniz. Ou seja, para um melhor desempenho e para estender a vida útil do motor, use sempre o óleo lubrificante com a viscosidade SAE adequada para o modelo.

Qual é o grau SAE de viscosidade ideal para o carro

A melhor maneira de obter essa resposta é conferindo qual é a recomendação da montadora para o modelo.

Todos os carros passam por uma série de testes de desempenho antes de entrar no mercado. A partir desses testes é determinado qual o melhor produto para garantir o desempenho esperado do motor. Esses testes englobam tanto a viscosidade quanto os melhores aditivos para o carro. Por isso, respeitar a orientação do fabricante é o ideal.

Você pode verificar qual é o óleo lubrificante recomendado para o carro no Manual do Proprietário. Se não tiver o documento em mãos, não se preocupe: é relativamente fácil encontrar esses materiais na internet. Uma pesquisa rápida deverá ser o suficiente para encontrar a melhor opção.

Se o cliente decidir mesmo assim usar um óleo diferente do que consta no manual, recomende sempre uma opção com a viscosidade SAE próxima ao ideal para o modelo.

Na prática isso significa que o primeiro número da viscosidade SAE nunca deve ser maior, e o segundo nunca deve ser menor do que o recomendado. Por exemplo, se o recomendado é o óleo SAE 10W-30, você poderá sugerir um 5W-40.

Outra prática que deve ser evitada é usar um óleo lubrificante diferente do anterior sem drenar  completamente o cárter e trocar o filtro de óleo. Isso vale também para clientes que estavam usando um lubrificante inadequado e pretendem voltar para o produto recomendado.

Quer aprender ainda mais sobre as características do óleo lubrificante e impressionar seus clientes? Leia esses outros posts no blog:

Agora você já sabe o que é viscosidade SAE e porque é tão importante para seus clientes. Ficou com alguma outra dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário no final da página para que possamos respondê-la.

E, claro, continue acompanhando nosso blog. Sempre traremos novidades, dicas e informações importantes para sua oficina!

Óleo Lubrificante Texaco - Havoline - Viscosidade SAE

33 comments

  1. Márcio Sampaio de Almeida says:

    Boa tarde a viscosidades do óleo errada atrapalhar no desempenho do carro tenho uma palio 1.8 8 v ano 2009 deste de zero uso óleo 5w30 sintéticos hoje ela tá com 280.000 km e não baixa óleo nunca compleitei e nem fumaça nunca abri o motor dela nem pra tirar vazamento de óleo troco óleo a cada 10.000 km se eu trocar a viscosidade óleo 5w30 sintéticos pra 5 w40 vol ganhar mais compressão pro motor ou tem um óleo sintéticos de alta quilometragens

      • Especialista Texaco says:

        Olá, Marcos! Tudo bem? Você quis dizer API SM ou API SN? Se sim, elas definem o grau de desempenho do produto. API são as iniciais de “AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE”, que é a instituição que rege a classificação de desempenho nas Américas.

  2. Janete Carvalho Gonçalves says:

    Olá comprei uma maquina de cortar grama. No manual diz pra usar Óleo SAE 20w50 más não achei esta com a sigla SAE posso usar um que está escrito apenas 20w50 ????

    • Delton Stabelini says:

      Janete boa tarde,

      A sigla SAE(Sociedade Automotiva dos Engenheiros) é ela quem classifica a viscosidade dos lubrificantes, essa informação pode e deve ser encontrada no rótulo do produto por exemplo de nosso produto Havoline Superior SAE 20W-50 API SL.

  3. Leonardo says:

    Boa tarde Delton. Comprei um Livina 1.6 2011 manual. O prorpietario anterior usava o oleo 10W 40 semsintetico. Minha duvida o Manual recomenda SAE API 5w30. Percebi que o carro frio ao dar a partida o motor eleva o giro e abaixa, porem se eu quiser sair imediatamente ao ligar o carro ele fica fraco, só quando eu dou uma acelerada ele estabilizar e fica normal. Pois para uma situaçao normal eu tenho que esperar alguns minutos para ele aquecer ou dar uma leve acelerada para sair se eu tentar sair logo ele ratia. Ja troquei filtro de Ar e combustivel limpei os Bico estou pensando em trocar as velas. Eu uso o oleo 10w 40 ACE API SN da marca ElF. Se eu mudar para o 5W 40 semisinteico eu vou ter uma partida mais rapida do motor aquecer e trabalhar mais rapido pela manhã? Ou tenho que esperar mesmo o carro aquecer para eu sair?

    • Delton Stabelini says:

      Leonardo,

      Usar um óleo de menor viscosidade facilita a lubrificação no momento da partida a frio, fazendo com que o lubrificante suba mais rápido e atinja a parte mais distante do cárter ou seja o cabeçote superior. Ou seja usar um SAE 5W-40 Sintético ao invés SAE 10W-40 Semissintético traz benefícios a lubrificação. Minha recomendação é o Havoline Ultra S PRO DS SAE 5W-40 API SN.

      Geralmente os fabricantes pedem no manual do proprietário que se espere pelo menos 30 segundos após a partida para dar início ao movimento, mas o que me parece é que o problema está mais relacionado com o combustível do que com o lubrificante. Os sintomas relatados são com Álcool ou Gasolina? Experimente trocar de local de abastecimento e observe o comportamento do veículo.

  4. Leodimar Margon says:

    Boa noite. Tenho um galao de óleo de 20 litros SAE-W40 guardado a um bom tempo.
    Minha dúvida tbm é sobre o semi-sintético e sintético.
    Gostaria de saber se posso usar ele no kia bongo 2013, fiat uno 2012, o quadradinho ou no corolla 2013?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Leodimar tudo bem? Sua mensagem não veio completa, ou seja faltando informações, mas dificilmente você poderá usar o mesmo óleos nos veículos citados.

  5. Luis Carlos Schmidt says:

    Boa noite se a especificação do motor for monoviscoso sae30 qual o multuviscoso q devo usar, qual o mais próximo para não sair da especificação do fabricante?

      • Guilherme says:

        Boa noite,
        A dúvida é a mesma minha, o carro é um Jeep Willys 1960 – 6cc gasolina e foi retificado o motor para STD.
        Segundo o manual do proprietário e manual do mecânico Willys o óleo de motor era o SAE30. Qual óleo multiviscoso devo utilizar?

        • Delton Stabelini says:

          Olá, Guilherme! Tudo bem? No manual pede o SAE 30, mas como já foi retificado eu usaria o SAE 40

          Você pode usar o Ursa LA-3 SAE 40 API CF-4.
          Abraços!

          • Guilherme says:

            Boa tarde Sr. Delton!
            No caso ele foi retificado para a configuração de fábrica e é o primeiro abastecimento com óleo.
            O fabricante fala que no período de amaciamento a viscosidade deveria ser SAE 20. Mesmo neste caso o Senhor acredita que o Ursa LA-3 SAE 40 atende?

  6. Renan Lopes says:

    Bom dia Dalton. Parabéns pelo seu excelente artigo, explicou muito bem. Sou formado em outra área e gosto dar o reconhecimento à sua também. Parabens!
    Eu tenho um Citroen C3 1.4 16V 2011. No manual diz que posso usar o 15W-50 e o 5W-40.
    Tive que fazer uma manutenção recente no motor nesta semana e o mecânico disse que colocou o óleo 5W30. Mas achei que a viscosidade final dele está abaixo das duas recomendadas pelo manual.
    Já corri atrás da compra do 15W-50 (onde eu moro é quente e há dias que chegam a 36º C facilmente) pois acho que ele colocou o óleo errado para meu motor. Estou correto?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Renan! Tudo bem? Não precisa comprar um óleo SAE15W-50, apenas procure um óleo 5W-40 de classificação de desempenho API SN, nosso produto seria Havoline Ultra S Pro DS SAE 5W-40 API SN.
      Abraços!

  7. Fernando dos santos says:

    Bom dia amigo
    Gostaria que me fornecesse todas as características físicas e químicas de um óleo lubrificante essenciais e determinando as funções dessas características para seu utilizador seja motor ou bomba.
    Obrigado
    Seu amigo Fernando técnico em mecânica naval.

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Fernando! Tudo bem? Essas informações você deve procurar junto ao fabricante do equipamento, que detém todas as especificações do óleo lubrificantes que são necessárias.
      Abraços!

  8. Jean says:

    Boa noite sou vendedor de uma autopeças e tenho algumas dúvidas tenho clientes que fazem a retifica do motor e me pedem um óleo sae 20w50 devo vender o recomendado ou um óleo mais viscoso e se realmente conforme a quilometragem aumenta a viscosidade

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Jean! Tudo bem?
      Utilize sempre a viscosidade que o fabricante recomenda, aumentar a viscosidade em função da quilometragem avançada e ou retifica do motor por conta própria não é recomendado.
      Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Paulo! Tudo bem com você? Sempre recomendamos seguir as indicações que a própria montadora informa no manual do carro. No caso do seu Dodge, a viscosidade 20w50 seria a recomendada. Agradecemos a preferência!

  9. Jairo Della Flora says:

    Boa tarde,tenho uma CrossFox,ano 2011,no manual o óleo recomendado é 5w40,5200,mas é homologado o Castrol,só que ele diz 5w40 5888 /5999,afinal esses números a mais aí quer dizer alguma coisa?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Jairo! Tudo bem com você?
      A especificação VW 508.88 é a mais recente e pode ser usado no lugar da VW 502.00, para carros nacionais. Tudo bem?
      Pra qualquer outra dúvida, pode procurar a gente!
      Abraços

  10. michel neto says:

    Bom dia tenho um m.benz accelo com cambio zf, indicado no manual usar visc. sae 30 ou 40 classe 02H, na concessionaria comprando o lubrificante a granel com eles oferecem o produto que estao a disposicao o 80w90,
    poderia usar ele?
    entre o sae 40 e 90 qual é o mais viscoso ?
    obrigado!!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Michel. Tudo bem? O que acontece nessa situação é que as viscosidades SAE 30 e 40 pertencem a tabela SAE J 300 (óleo para motor) e a viscosidade SAE 80W-90 pertence a tabela SAE J306 (óleo para Transmissão), mas podemos assumir que as viscosidades são equivalentes ou que estão na mesma faixa de valores.

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