Fidelizar clientes da troca de óleo: entenda a importância

Você gostaria de ter clientes que sempre retornam e trazem mais lucros?

Qual é a importância de fidelizar os clientes de troca de óleo? Com a crise ainda presente no dia a dia brasileiro, nenhum gestor pode se dar ao luxo de perder dinheiro. Ou, mais precisamente, perder oportunidades de ganhar dinheiro.

Isso serve principalmente para os empresários do ramo de serviços automotivos, como donos de oficina, troca de óleo e autocenter.

Saiba mais: Quer saber como atrair mais clientes para a sua oficina de automóveis? Leia esse outro artigo completo.

Para superar a instabilidade econômica atual, a maioria dos pequenos empreendedores busca, principalmente, atrair mais clientes. Além disso, procuram oferecer mais serviços para quem procura pela troca de óleo ou por reparos e vistorias.

No entanto, muitos esquecem a principal medida para trazer estabilidade ao negócio. Fidelizar o cliente de troca de óleo é essencial para a saúde financeira da sua oficina.

O cliente que conhece o bom serviço da sua loja – por isso volta – é aquele que você não pode perder de jeito nenhumAlém de proporcionar uma receita garantida e periódica, o cliente fidelizado recomenda a oficina para amigos e familiares.

Quer entender o quanto um cliente fiel pode render para o seu negócio de serviço automotivo? Então, continue lendo e se surpreenda.

Lifetime Value: um conceito que você precisa entender

O que é o cálculo do Lifetime Value e para que ele serve?

Não precisa focar na pronúncia. Se quiser, pode chamar pelo “apelido”: LTV. O importante é entender o que ele significa e o que pode fazer por você. O Lifetime Value é uma métrica usada para descobrir quanto dinheiro um cliente gera para sua empresa durante um determinado período de tempo.

Nesse cálculo, a princípio, não entram deduções de tributação e coisas do tipo. A ideia é você definir o valor que um consumidor propicia ao seu negócio.

O LTV é obtido pela conta:

Valor médio da venda x Número de vezes em que o cliente solicitou o serviço durante o ano x Quantidade de anos que a pessoa frequenta sua loja.

Para entender melhor, vamos ilustrar com um exemplo: imagine que um motorista vai há quatro anos à mesma troca de óleo. De quatro em quatro meses, ele faz a vistoria do carro. Cada manutenção fica em média R$ 170,00.

Agora, vamos comparar esse cliente com um outro. O segundo cliente precisou realizar um reparo mais caro, que custou R$480,00. No entanto, ele não voltou à oficina nenhuma vez depois disso.

Segundo esse cenário, a conta ficaria da seguinte forma:

R$ 170,00 x 3 vezes no ano x 4 anos = R$ 2.040,00 = Lifetime Value

O cliente, nesse caso, gerou R$ 2.040,00 para a sua empresa em 4 anos.

Se você quisesse descobrir quanto o cliente gera em um ano, é simples também:

R$ 170,00 x 3 vezes no ano x 1 ano = R$ 510,00 = Lifetime Value

Quando você consegue fidelizar o cliente de troca de óleo, você está garantindo um valor recorrente para as receitas da sua empresa. No caso do exemplo, esse valor é em média R$ 510,00 por cliente fidelizado, todo ano.

Por que fidelizar o cliente de troca de óleo é tão importante para o seu negócio?

Porque o cliente fiel representa um maior valor para sua oficina?

Calcular o Lifetime Value dos seus clientes é crucial para compreender melhor a receita da sua empresa. É importante também saber a frequência com que ele requisita serviços. Outro fator a levar em conta é há quanto tempo o cliente frequenta seu negócio.

Mas porque esses dados são tão importantes? Vamos continuar com o nosso exemplo para entender.

Definimos que o nosso cliente de troca de óleo gasta, por ano, R$ 510,00 com as manutenções. Sendo que cada serviço contratado custa em média R$170,00.

Agora, vamos comparar esse cliente com um outro. O segundo exemplo foi a oficina realizar um reparo mais caro, que custou R$ 480,00.

No entanto, ele não voltou à oficina nenhuma vez depois disso. À primeira vista, sem analisar o LTV, pode parecer que esse segundo cliente trouxe uma receita maior. Mas com esse conhecimento, fica claro que fidelizar o cliente de troca de óleo é de extrema importância.

Se você conseguir a fidelização de quatro clientes de troca de óleo, garantirá uma receita de R$ 2.040,00 por ano. Isso porque multiplicamos apenas por quatro!

Em época de crise econômica, perder um cliente não representa apenas deixar de ganhar dinheiro. Fidelizar clientes de troca de óleo significa trazer estabilidade para o caixa do seu negócio.

Investir para conquistar novos clientes torna-se um desperdício se não houver fidelização daqueles que frequentam a sua troca de óleo.

Quais são os benefícios de calcular o LTV?

Como calcular o LTV do cliente pode ajudar na gestão do seu negócio?

O principal benefício é descobrir se você está conseguindo fidelizar clientes de troca de óleo. Calculando o LTV, é possível descobrir se seu negócio possui clientes fiéis e principalmente quantos são.

O cálculo apontará se você tem clientes fiéis o suficiente para garantir a estabilidade financeira da oficina. Se forem poucos, é necessário tomar ações a fim de melhorar a capacidade do seu negócio de fidelizar clientes de troca de óleo.

Através do LTV , você pode definir com precisão quantos clientes são necessários para uma margem de lucro segura durante o ano.

Dessa forma é possível estabelecer metas de fidelização e traçar planos para alcançá-las.

Conclusão

Fidelizar clientes de troca de óleo é um dos passos mais importantes para garantir a saúde financeira da sua oficina.

O cliente fiel proporciona uma renda contínua, além de ter grandes chances de indicar o serviço para parentes e amigos.

Através do cálculo do Lifetime Value, é possível compreender melhor o cenário de fidelização na sua empresa. Isso permite que você crie estratégias de fidelização e acompanhe os resultados junto à sua equipe.

Se você quiser aprender algumas táticas para fidelizar clientes de troca de óleo, dê uma olhada nesse outro post do nosso blog:

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a fidelização ou sobre o cálculo do LTV, deixe o seu comentário no fim da página!

sucesso serviços automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

3 comments

    • Texaco Lubrificantes Lubrificantes Texaco says:

      Oi Marly, pode deixar! Vou continuar escolhendo bons temas, me diga se tiver algum assunto que você tenha interesse. Abraços!

  1. Lúdio A. Barbosa says:

    Ótimas dicas, mesmo sabendo da importância dos clientes muitas vezes deixamos escapar alguns. E uma matéria como essa nos faz repensar a forma que estamos trabalhando. Muito obrigado Delton Stabelini, e parabéns realmente muito construtiva.

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