Qual o melhor óleo para o motor do carro?

Escolher o melhor óleo para o motor do carro atendido pode aumentar a confiança do cliente no serviço da sua loja e garantir que ele volte outras vezes. O lubrificante apropriado não só evita problemas, como também pode otimizar o desempenho do veículo.

Mas como saber a opção certa? Bem, o segredo é não “inventar”. A forma mais fácil de identificar o óleo lubrificante ideal para o automóvel do cliente é seguir as recomendações do fabricante. Vou explicar isso com mais detalhes na sequência.

Contudo, queria ressaltar que há outro aspecto importante, além desta informação, que pode surpreender positivamente quem vai à sua loja em busca de serviços: mostrar conhecimento do assunto!

Por isso, nesse texto vamos ensinar como descobrir o melhor óleo para o motor do carro e tudo o que você precisa para “mostrar que entende” do assunto para o cliente! Vamos lá!

Ninguém conhece melhor o carro do que o fabricante: portanto, siga as recomendações

As montadoras produzem um documento com todas as informações relevantes sobre uso e manutenção do veículo, chamado “Manual do Proprietário” – o nome pode apresentar pequenas variações de empresa para empresa, mas a maioria usa esse título.

Nesse manual você encontra a especificação exata de óleo – incluindo viscosidade SAE, classificação de desempenho API e origem – para o carro.

É interessante informar ao cliente, sobretudo aos mais teimosos, que a indicação prevista no documento da montadora não é à toa: a definição do lubrificante automotivo é feita após inúmeros testes de desempenho no motor, em busca do óleo que gere melhor lubrificação para as peças sem prejudicar o funcionamento.

Então, o óleo apontado no manual:

  • atende às exigências do motor;
  • lubrifica na medida exata para o bom funcionamento;
  • protege o motor contra impurezas;

O cliente perdeu o manual ou não utiliza o óleo lubrificante certo para o carro. O que fazer agora?

É comum encontrar casos de clientes que perderam o manual ou que deixaram de seguir as instruções recomendadas pela montadora por alguma razão. Para solucionar esse problema, vamos por partes.

A maioria das empresas que fabricam carros desenvolvem aplicativos ou sites em que é possível encontrar versões completas digitalizadas dos manuais ou pelo menos a indicação do óleo certo de acordo com cada modelo.

Então, para o caso de clientes que tenham perdido a documentação, uma rápida procura na internet pode solucionar o seu problema e garantir a prestação de um bom serviço.

Em relação aos clientes que não seguem as instruções e usam óleos não recomendados para o motor do carro, é preciso ter um cuidado. Por exemplo, deve-se esvaziar o cárter até a última gota, antes de repor a vareta com o produto adequado.

Qual o melhor óleo para o motor do carro? Revenda produtos Havoline

Tente sempre ter a resposta certa do melhor óleo para o cliente

Não se preocupe em decorar o manual do proprietário de cada empresa. Você pode criar uma tabela com esses dados no seu computador e consultar sempre que for preciso.

É mais importante ter domínio do assunto e saber explicar ao cliente por que determinado óleo é indicado para o carro, como a viscosidade é fundamental para o desempenho do motor e o que a classificação API (as letras SJ, SL e SM) representa para o funcionamento do veículo.

Se você souber responder essas questões de forma simples, sem exagerar nos termos técnicos, os clientes vão lhe reconhecer como autoridade no assunto e confiar no que diz. Some isso ao resultado de desempenho do carro após ele deixar a oficina e a outros bons serviços prestados e você terá um cliente fiel na sua loja!

Se quiser tornar-se um especialista no assunto, veja também os nossos conteúdos “Lubrificante Automotivo: qual é o ideal para o meu cliente” e “Viscosidade: o que é e por que é tão importante?”.

E, claro, continue acompanhando o blog! Qualquer dúvida, deixe o seu comentário!

 

Qual o melhor óleo para o motor do carro? Guia de produtos Havoline

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

23 comments

  1. Guy Affonso says:

    Tenho honda civic 2005/2006, 1.7 ,16V, automatico.
    KM 152.000.
    Recomendação do fabricante no manual é óleo mineral.
    Qual devo usar?
    Fone: (15) 99111-0197

    • Delton Stabelini says:

      Guy Affonso, boa tarde! Tudo bem?
      É permitido o uso de produtos de superior classificação API, ou seja, podemos usar lubrificantes semissintético ou sintético de mesma ou superior classificação de desempenho API, substituindo sem prejuízo ao produto mineral recomendado pelo fabricante.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Eziquiel. Tudo bem? Sim, os produtos de base semissintética e ou sintética têm desempenho superior aos óleo de base mineral. Abraço!

  2. Everaldo says:

    Boa noite, tenho uma Hilux 11, no manual pedi 15w40, conssecionaria, coloca 5w30 semisintetico, qual o melhor de se usar nesse carro? Ela tem 70 mil rodados, original.obrigado por responder

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Josélio. Fico grato pelo feedback! Espero continuar contribuindo com conteúdo importante para seu trabalho. Abraço!

  3. Cildo says:

    Olá Selton! eu gostaria de saber qual é o óleo para direção hidráulica que devo usar em uma strada hard working 17/18?aguardo a sua resposta!abraço amigo.

  4. Alberto Guedes says:

    Tenho um fusca 1500 ano 74 estou retificando o motor .
    E gostaria de saber qual é o oleo mais indicado para ser usado.
    Desde já obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Elisa tudo bem? O melhor óleo é aquele que atende a especificação requerida pela Ford, dependendo do ano de fabricação do seu veículo. Abraços!

  5. jarbas meneghini says:

    Ola . o carro é um Palio motor 1.000, young.bem simples sem AR,, É do ano de 2000 . desde 2001 tem GNV. Sempre foi trocado o óleo e o filtro antecipadamente antes dos prazos e o motor duas vezes foi trocada a junta de cabeçote…com 20 anos não apresenta problemas.. Mna sua opinião o melhor oleo para próxima troca.. 20w 50 por exemplo ..?

  6. Sidinei says:

    Oi,boa noite, tenho uma sporteger 2008/2009
    Está com 170 mil KM,comprei com 71milKM
    Quando fez 100mil KM começou baixar o óleo,o mecânico me disse que teria de colocar o seme sintético até hoje continua baixando um pouco.
    Será que volto ao óleo mineral?
    Más ele não está fumando, só baixa bem pouco.
    Obrigado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.