Saiba como o cadastro de clientes pode ser útil para a sua troca de óleo

Atender os clientes de forma individualizada, sabendo o que cada um deles necessita, é um diferencial e tanto num país em que atendimento bom não é regra. Você demonstra que está preocupado, antevendo situações e inclusive sugerindo melhorias.

Contudo, é muito difícil lembrar quais são as demandas de todos e, por isso, é necessário ter “memória de elefante”, o que muitas vezes é difícil em meio a correria do dia a dia, ou ter esses dados registrados.

Veja neste blog post como o cadastro de clientes pode ser útil para o seu empreendimento automotivo. Acompanhe!

Importância da fidelização

Além de investir na conquista de novos clientes, é fundamental para manter a saúde financeira de um empreendimento, fidelizá-los. Somente dessa forma se consegue a tranquilidade de saber que todos os meses haverá um valor mínimo de vendas e atendimentos.

Entretanto, para conseguir tal façanha não é tão simples. Os consumidores possuem diversas opções para realizar serviços automotivos e você deve ter bons motivos para que eles retornem.

Em época de crise econômica como a que estamos enfrentando no país, hoje, a fidelização se torna ainda mais importante. Procure satisfazer aqueles que utilizam seus serviços para que você não sofra ainda mais as consequências do momento frágil da economia brasileira.

Como fidelizar?

Primeiramente é importante oferecer um bom serviço e entregar aquilo que prometeu. Nada pode ser pior do que frustrar expectativas. Portanto, na sua troca de óleo, faça o trabalho direitinho e garanta que os resultados esperados pela freguesia sejam atendidos.

Segundo, você deve ter um bom atendimento. Nada de falar palavrões, usar linguagem ofensiva ou fazer piadinhas desagradáveis. Seja atencioso, escute as demandas do seu público e busque solucionar o máximo possível dos problemas existentes.

Quando não tiver especialização necessária, procure indicar conhecidos ou empreendimentos automotivos que realizam tal serviço, mostrando que entende tudo sobre automóveis.

Também é muito legal oferecer vantagens àqueles clientes que retornam ao seu estabelecimento. Seja algum brinde, produto grátis ou desconto em um novo serviço.

Histórico de clientes e informatização dos dados

Personalizar os atendimentos ao cliente também pode ser um ponto forte para fidelizá-los. Você pode fazer isso através de algum software de gestão ou com uma simples planilha de excel, por exemplo.

Insira informações como produtos adquiridos, serviços contratados e valores de cada movimentação desse cliente. Assim, você consegue perceber quais são os reais interesses dessa pessoa e sugerir novos atendimentos e itens para compra.

Isso também cria um sentimento de pertencimento nos consumidores, que percebem que não são apenas mais um número da sua empresa. Mas sim, um cliente que é levado a sério e estudado para ser melhor atendido.

A demanda por customização é crescente e se você inserir no seu dia a dia de trabalho, poderá colher bons frutos dessa prática.

Lifetime value

O lifetime value (LTV) ou “Valor do tempo de vida do cliente” é uma métrica, ou seja, uma estatística para descobrir quanto dinheiro um cliente gera ao seu negócio durante algum período de tempo. Ela é ótima para que você acompanhe de perto o que cada um deles investe com você.

A conta é muito simples: Valor médio de venda x Número de vezes em que o cliente solicitou a execução do serviço durante o ano x Quantidade de anos que a pessoa frequenta a sua loja.

Veja neste outro conteúdo um exemplo de cálculo de LTV (Lifetime Value) e tire todas as dúvidas.

Fidelizar os clientes, gerenciar seus gastos na troca de óleo e buscar sempre por mais informações otimizam o seu trabalho e conferem melhorias ao seu negócio. Mantenha aquilo que está sendo feito de forma correta e implemente novas estratégias para atingir melhores resultados. Assim, você terá destaque no mercado e ampliará seu faturamento.

como montar uma oficina mecânica

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

2 comments

  1. Arlionor Viana Vasconcelos says:

    Boa tarde!O suporte técnico é bom tenho uma loja no seguimento de troca de óleo e trabalho com varias marcas e observei que nenhuma tem um sistema para fornecer ao estabelecimento cadastro nem o acompanhamento quanto a Texaco aqui no Estado de Roraima ainda deixa muito a desejar quanto ao trabalho de Marketing trabalho no seguimento à 20 anos atualmente também sou aluno do curso de Engenharia Mecânica e aqui precisamos de um trabalho mais efetivo quanto a Marca Texaco.
    atualmente à duas empresas vendendo o mesmo produto só que nenhuma tem nem um cartaz muito menos quaisquer produto para propaganda.atualmente a uma enorme *Lacuna caso alguém da empresa tenha a visão de observar a oportunidade além do mercado local aqui em Roraima a Venezuela em Crise no momento esta com Enorme Déficit nos lubrificantes enfim espero que Olhem com mais Atenção ao mercado local e a Oportunidade

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Arlionor Viana, boa tarde. Tudo certo?
      Obrigada pela contribuição. Sua críticas e sugestões foram encaminhadas para as pessoas responsáveis pelas vendas no Estado de Rorâima.

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