Como o cadastro de clientes pode ser útil para o seu negócio automotivo

Veja neste artigo como o cadastro de clientes pode ser útil para o seu empreendimento automotivo.

Atender os clientes de forma individualizada, sabendo o que cada um necessita, é um diferencial e tanto. Você demonstra que está preocupado, antevendo situações e, inclusive, sugerindo melhorias.

Contudo, é muito difícil lembrar quais são as demandas de todos e, por isso, é necessário ter “memória de elefante”, o que muitas vezes é difícil em meio à correria do dia a dia, ou ter esses dados registrados.

Acompanhe!

Importância da fidelização

Além de investir na conquista de novos clientes, é fundamental para manter a saúde financeira de um empreendimento fidelizá-los. Somente dessa forma se consegue a tranquilidade de saber que todos os meses haverá um valor mínimo de vendas e atendimentos.

Entretanto, para conseguir tal façanha, não é tão simples. Os consumidores possuem diversas opções para realizar serviços automotivos e você deve ter bons motivos para que eles retornem.

Como fidelizar?

Primeiramente, é importante oferecer um bom serviço e entregar aquilo que prometeu. Nada pode ser pior do que frustrar expectativas. Portanto, na sua troca de óleo, faça o trabalho direitinho e garanta que os resultados esperados pela freguesia sejam atendidos.

Segundo, você deve ter um bom atendimento. Nada de falar palavrões, usar linguagem ofensiva ou fazer piadinhas desagradáveis. Seja atencioso, escute as demandas do seu público e busque solucionar o máximo possível dos problemas existentes.

Quando não tiver especialização necessária, procure indicar conhecidos ou empreendimentos automotivos que realizam tal serviço, mostrando que entende tudo sobre automóveis.

Além disso, é muito legal oferecer vantagens àqueles clientes que retornam ao seu estabelecimento, como algum brinde, produto grátis ou desconto em novo serviço.

Qualificação da equipe

Um fator que traz muita credibilidade para a oficina ou troca de óleo e torna o cliente mais suscetível à compra de serviços é a qualificação. Afinal, ninguém quer entregar o carro para qualquer pessoa e correr o risco de imprevistos no futuro.

Nas paredes do estabelecimento, você pode colocar certificações de cursos realizados pela equipe. Dessa forma, fica claro que todos estão aptos a realizar os serviços que você oferece.

Outra forma de ganhar mais credibilidade é mostrar aos clientes os adesivos de homologação dos produtos utilizados nos serviços. Ter a confiança dos seus clientes é essencial para fidelizá-los.

Histórico de clientes e informatização dos dados

Personalizar os atendimentos ao cliente também pode ser um ponto forte para fidelizá-los. Você pode fazer isso por meio de algum software de gestão ou com uma simples planilha de Excel, por exemplo.

Insira informações, como produtos adquiridos, serviços contratados e valores de cada movimentação, desse cliente. Assim, você consegue perceber quais são os reais interesses dele e sugerir novos atendimentos e itens para compra.

Isso também cria um sentimento de pertencimento nos consumidores, que percebem que não são apenas mais um número da sua empresa. Mas sim um cliente que é levado a sério e estudado para ser mais bem atendido.

A demanda por customização é crescente e, se você inserir no seu dia a dia de trabalho, poderá colher bons frutos dessa prática.

Lifetime value

O lifetime value (LTV) ou “valor do tempo de vida do cliente” é uma métrica, ou seja, uma estatística para descobrir quanto dinheiro um cliente gera ao seu negócio durante algum período de tempo. Ela é ótima para que você acompanhe de perto o que cada um investe com você.

A conta é muito simples: valor médio de venda x número de vezes em que o cliente solicitou a execução do serviço durante o ano x quantidade de anos que ele frequenta a sua loja

Veja neste outro conteúdo exemplo de cálculo de LTV (Lifetime Value) e tire todas as dúvidas.

Fidelizar os clientes, gerenciar seus gastos na troca de óleo e buscar sempre por mais informações otimiza o seu trabalho e confere melhorias ao seu negócio.

Mantenha aquilo que está sendo feito de forma correta e implemente novas estratégias e tecnologias para atingir melhores resultados. Assim, você terá destaque no mercado e ampliará seu faturamento.

 

Não deixe de ler os artigos abaixo sobre gestão de oficinas mecânicas:

Esperamos que este post inspire mudanças consideráveis na sua rotina, fazendo com que o sucesso esteja a poucos passos de distância!

Em caso de dúvidas, registre nos comentários.

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2 comments

  1. Arlionor Viana Vasconcelos says:

    Boa tarde!O suporte técnico é bom tenho uma loja no seguimento de troca de óleo e trabalho com varias marcas e observei que nenhuma tem um sistema para fornecer ao estabelecimento cadastro nem o acompanhamento quanto a Texaco aqui no Estado de Roraima ainda deixa muito a desejar quanto ao trabalho de Marketing trabalho no seguimento à 20 anos atualmente também sou aluno do curso de Engenharia Mecânica e aqui precisamos de um trabalho mais efetivo quanto a Marca Texaco.
    atualmente à duas empresas vendendo o mesmo produto só que nenhuma tem nem um cartaz muito menos quaisquer produto para propaganda.atualmente a uma enorme *Lacuna caso alguém da empresa tenha a visão de observar a oportunidade além do mercado local aqui em Roraima a Venezuela em Crise no momento esta com Enorme Déficit nos lubrificantes enfim espero que Olhem com mais Atenção ao mercado local e a Oportunidade

    • Delton Stabelini says:

      Arlionor Viana, boa tarde. Tudo certo?
      Obrigada pela contribuição. Sua críticas e sugestões foram encaminhadas para as pessoas responsáveis pelas vendas no Estado de Rorâima.

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