Manutenções preventiva: redução de paradas na estrada

Por que as manutenções preventivas são tão necessárias?

Se você busca reduzir as paradas de caminhões nas estradas, o caminho mais indicado é implantar uma rotina de manutenções preventivas eficiente na frota da sua empresa.

Pesquisa feita pela Volvo Trucks revelou que, a cada 10 paradas, 8 poderiam ser evitadas se as empresas de transporte mantivessem revisões preventivas nos seus veículos.

Caminhões ou ônibus parados por horas ou dias nas estradas ou nos pátios significam atraso nas entregas e descumprimento de prazos, comprometendo os resultados.

Por que as manutenções preventivas são tão necessárias?

Esses tipos de paradas nas estradas acarretam uma série de prejuízos às empresas, sobretudo no que se refere aos altos gastos com reparos não previstos.

Além dos custos com consertos e substituições de peças, é possível que ocorram perdas significativas de receita por conta de atrasos e prejuízos causados nas cargas.

Uma gestão de frota efetiva garantirá a segurança da sua equipe de condutores, além de outros motoristas e passageiros que trafegam pelas estradas.

Sendo assim, para garantir a redução das paradas não planejadas da sua frota de veículos pesados, é preciso conhecer as necessidades de cada caminhão a fim de criar mecanismos para prever possíveis falhas, substituição de peças e reparos.

Como fazer manutenções preventivas efetivas?

Uma dica para manter a rotina de revisões é elaborar uma programação com datas para a realização dos serviços, materiais ou ferramentas que devem ser usados e uma lista com os profissionais responsáveis.

Para não deixar nenhum item passar, crie um checklist e um cronograma padronizado para cada veículo.

Esse cronograma é praticamente um roteiro de serviços que, claro, devem ser seguidos à risca pela equipe de manutenção.

Na hora de montar esses processos, você pode se guiar pela norma técnica da ABNT NBR 5462/1994 Confiabilidade e Mantenabilidade, que trata sobre a revisão dos equipamentos em geral. 

Para que a manutenção da frota seja ainda mais eficiente, é preciso criar e gerir indicadores de desempenho, onde é possível acompanhar os resultados de cada operação.

As ferramentas de indicadores possibilitam que você identifique as principais falhas a fim de reduzir custos operacionais e otimizar os processos do seu setor.

Principais cuidados em uma manutenção preventiva

Durante as rotinas de manutenção de frota, é preciso analisar uma série de itens para garantir a eficiência, a durabilidade e a segurança durante pequenos ou longos trajetos.

  • Óleo do motor

Entre as verificações mais importantes está o óleo do motor.

No caso de caminhões, por exemplo, essa checagem é ainda mais fundamental. Afinal, eles passam muitas horas do dia na estrada, por um longo período de tempo.

Sem o óleo, o motor pode fundir por falta de lubrificação, gerando custo ainda maior para a troca do equipamento.

É importante ficar atento a todas as recomendações dos fabricantes no que se refere à quilometragem para a troca do óleo. Verifique também se não há vazamentos no motor.

Além de todos esses cuidados, a qualidade do lubrificante é fundamental para garantir melhor desempenho dos motores a diesel.

Uma das nossas dicas de produtos é o Delo 400 MGX SAE 15W-40, formulado com a tecnologia ISOSYN, combinação de óleos básicos premium, aditivos de alta performance e expertise, excedendo os requisitos de desempenho da indústria e dos fabricantes de motor.

Se o seu objetivo for aumentar o intervalo entre uma troca e outra de óleo,  o produto mais indicado da linha é o Ursa Premium TDX SAE 15W-40, que possui o maior intervalo de troca da categoria, chegando a 70.000 km rodados.

A sua escolha começa na linha de Lubrificantes Ursa® Texaco, que gera ainda mais economia em componentes como filtros, peças e lubrificantes.

  • Fluidos e lubrificantes

Outro item que precisa constar no seu checklist são os fluidos, como o lubrificante hidráulico e a água do sistema de arrefecimento do motor.

No caso da água, uma dica é fazer a checagem, pelo menos, uma vez ao dia, em viagens mais longas, além de observar se não há vazamentos. Em trajetos mais curtos, o ideal é fazer a checagem, no mínimo, 1 vez por semana.

Conheça a linha de Lubrificantes Ursa® Texaco e surpreenda-se com a qualidade e desempenho dos nossos produtos.

  • Sistema elétrico

O sistema elétrico dos caminhões também merece cuidado. Ao ligar o motor, se ouvir algum barulho diferente do habitual, fique atento, pois pode ser algum problema na parte elétrica, como bateria ou falhas no alternador.

Todo cuidado é pouco quando o assunto são as baterias. Observe se a solução destilada está no nível adequado e se os polos não apresentam impurezas. As sinalizações, como setas, luz de freio e faróis, também devem ser verificadas de forma constante.

Além de garantir segurança, esses equipamentos precisam estar funcionando em perfeitas condições para evitar multas.

  • Suspensão e pneus

O cronograma de manutenção preventiva deve incluir ainda avaliação na suspensão e nos pneus, já que eles são responsáveis pela estabilidade do veículo.

Por isso, não deixe de fazer a medição dos desgastes dos pneus, principalmente nos sulcos com menos do que 1,6 cm, que indicam a necessidade de troca, pois, a partir dessa medida, eles já estão impróprios para o uso.

  • Tanque de combustível

A verificação deste item é muito importante e evita sérios problemas.

Isso acontece devido ao fato de que ele pode acumular água em virtude da umidade de alguns locais. Sendo assim, o motor é danificado e, caso não seja reparado a tempo, transforma-se em um problema irreversível.

Benefícios da realização de manutenção preventivas

A implementação de uma rotina de organização de frota fornecerá inúmeros benefícios para o setor.

Confira as principais vantagens para os caminhões ou ônibus da sua empresa:

  • Redução de custos com reposição de peças

As substituições de peças em manutenções corretivas representam custo bem elevado para as empresas de transporte.

Rotinas simples, como calibragem e rodízio de pneus, assim como alinhamento e balanceamento, são imprescindíveis para reduzir os gastos com a reposição de peças.

A aquisição de novas peças pode representar até 30% a mais nas contas.

  • Aumento da vida útil da frota

Aumentar a vida útil dos veículos é evitar o gasto com a compra de novos caminhões.

  • Economia de combustível

Com a alta do combustível no País, economizar no consumo desse insumo é o plano da maioria das empresas. Com as revisões em dia, os veículos adquirem maior eficiência, o que gera a diminuição de gastos nos postos de combustíveis.

É importante que as trocas de peças, como filtro de ar e vela de ignição, sejam feitas com regularidade e de modo adequado, diminuindo as chances de o veículo consumir mais do que o necessário em um percurso.

  • Perigos enfrentados quando as paradas ocorrem

Além de todos os custos gerados pelas paradas de caminhão, uma das principais preocupações está relacionada também à segurança dos condutores.

  • Caminhões conectados: uma nova solução

Hoje em dia, muitas empresas de transportes contam com a tecnologia para manter a frota de veículos pesados em dia.

Todos os dados referentes ao caminhão são enviados em tempo real à empresa, garantindo 100% das informações durante todo o trajeto.

Uma forma inteligente para manter uma gestão de frota precisa e eficiente, além de controlar os custos operacionais, e uma ótima solução para quem quer otimizar a operação.

Conclusão

Reduza gastos com trocas de peças e consumo de combustível, trabalhe para garantir maior vida útil da frota e proporcione mais segurança aos seus condutores nas estradas.

Não deixe de se atualizar de forma constante e ficar de olho nas novidades e tendências do mercado, no sentido de implementar melhorias.

No blog da Texaco, você encontra muitos artigos que abordam a manutenção preventiva, inspeção de frotas e manutenção corretiva.

Leia mais em nosso blog:

Manutenções preventiva: redução de paradas na estrada

 

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.