Dia do caminhoneiro: 30/06, 25/07 ou 16/09?

O caminhoneiro é uma das profissões mais imprescindíveis do país. É este profissional o responsável por levar 75% de tudo que é produzido no Brasil. Seja aquele simples tomate na feira ou a TV comprada pela Internet, muito provavelmente eles chegaram até você graças ao caminhão. Por isso, não admira que o caminhoneiro seja tão importante a ponto de ter três datas comemorativas no ano.

Isso mesmo, o Dia do Caminhoneiro pode ser celebrado em três momentos distintos ao longo do ano: 30 de junho, 25 de julho ou 16 de setembro. Cada data tem uma razão de ser e uma origem diferente, e não só merece, como deve ser celebrada. 

Porém, vamos entender por que o Dia do Caminhoneiro é comemorado três vezes ao ano.

 

30 de junho

Em 1986, o então governador de São Paulo, Franco Montoro, sancionou a Lei nº 5.847 que determinou 30 de junho como o Dia do Caminhoneiro no estado. Apesar de ser uma data oficial regional, muitos caminhoneiros em todo o país também celebram o dia.

 

25 de julho

Em 25 de julho comemora-se o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. O santo da Igreja Católica recebeu esse nome por significar “aquele que carrega Cristo”. 

Essa correlação entre “carregar” e “viagem” é a principal razão para ter o santo como padroeiro dos caminhoneiros e motoristas. Tanto que é normal esta data ser a mais popular como Dia do Caminhoneiro. É neste dia em que ocorrem diversas manifestações de fé Brasil afora, como procissões, festas e carreatas, com direito à bênção de caminhões e de outros veículos

Bom lembrar que 25 de junho é o Dia do Caminhoneiro, como também o dia de todos os motoristas: de ônibus, taxistas e de carros de passeio. Ou seja: o Dia de São Cristóvão também é celebrado por todos os condutores de veículos em geral. 

 

16 de setembro

O caminhoneiro ainda tem um dia nacional “formal” para chamar de seu. Em 2009, o então vice-presidente José Alencar sancionou a Lei nº 11.927, que instituiu 16 de setembro como Dia do Caminhoneiro em todo o território brasileiro. Pode não ser a data mais popular em termos de celebração como o Dia de São Cristóvão, mas está no calendário oficial do país.

 

Dia do Caminhoneiro: qual presente os profissionais gostariam de ganhar?

Independentemente de qual data é a mais certa ou a mais festiva, o fato é que os caminhoneiros merecem ser celebrados diariamente. Como dito, três em cada quatro produtos que o brasileiro consome chegaram até ele na caçamba de um caminhão.

Trata-se de um profissional que merece homenagens e muitos presentes. Mas o que o caminhoneiro gostaria de ganhar de presente em qualquer uma dessas datas?

Um estudo chamado “O Perfil do Caminhoneiro Brasileiro”, divulgado em 2022, revelou as principais necessidades e demandas dos motoristas no País. Os profissionais (autônomos ou não) apontaram os principais problemas que encaram no dia-a-dia ao volante pelas estradas e ruas do território nacional.

 

Entre as principais queixas, destacam-se:

  • acesso a banheiros limpos (94,4%)
  • comida barata (88,8%)
  • falta de segurança nas estradas (83,6%)
  • comida boa (83,2%)
  • preço do combustível (78,7%)
  • qualidade das estradas (78,7%) 
  • acesso à internet de qualidade (71,6%)
  • valor do frete não condizente com os custos (34,0%)

 

Linha Ursa: o melhor presente para o caminhão

No Dia do Caminhoneiro, seja qual data for, a principal ferramenta de trabalho do motorista também merece um presente. A linha Ursa da Texaco reúne os melhores óleos para motores e transmissões de veículos pesados. São lubrificantes para diferentes especificações que ajudam a aumentar a vida útil do conjunto mecânico e a reduzir o consumo de combustível.

 

Acompanhe nossos artigos sobre gestão de frota que auxiliarão na busca dos melhores resultados:

Dia do caminhoneiro: Guia da linha de lubrificantes URSA

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site!

 

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.