Como a tecnologia e a qualificação garantem resultados através do atendimento diferenciado

Os veículos de uma frota requerem a execução de manutenção com qualidade e critério, pois é preciso garantir para a operação que estes funcionem, e principalmente, sejam confiáveis; todos clientes desejam um atendimento diferenciado.

Esta garantia não é apenas quanto à integridade do equipamento, que o mantém disponível para a operação, mas também de segurança, pois a não realização da correta manutenção coloca em risco a integridade dos que estão envolvidos neste processo.

Quando o assunto é a busca pela eficiência nos processos logísticos de uma empresa, a frota de caminhões ganha destaque como peça-chave para atingir os melhores resultados e cabe ao gestor de frota a condução deste processo.

Contudo, para se obter o máximo desempenho da frota e realizar um transporte de qualidade, a manutenção de uma frota de veículos é indispensável.

É ela que garante a confiabilidade e segurança nos deslocamentos rodoviários, evitando acidentes, atrasos e outros problemas que possam afetar os custos e a performance logística de uma empresa.

Existem outros pontos que reforçam a importância da manutenção dos equipamentos em uma empresa de transporte. Destacamos:

  • Maior vida útil da frota e valorização do patrimônio
  • Segurança nos deslocamentos
  • Eficiência logística
  • Manutenção dos clientes

Ressaltamos a importância da inspeção constante em alguns componentes veiculares, evitando assim, a indisponibilidade da frota, como por exemplo:

  • Sistemas de lubrificação
  • Suspensão e freios
  • Trem de força
  • Sistema rodante
  • Parte elétrica
  • Filtros em geral
  • Implementos

Esses são alguns itens que merecem atenção na hora de se realizar uma manutenção na frota, mas não os únicos. Quanto maior o número de componentes checados, menor as chances de que problemas aconteçam.

É importante destacar que a manutenção destes veículos exige profissionais qualificados, que saibam realizar todos os procedimentos técnicos, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, transformando este processo em um atendimento diferenciado.

Quais os requisitos necessários para que uma oficina ofereça um atendimento diferenciado?

O sucesso de uma oficina depende diretamente da variedade de serviços oferecidos e da qualidade dos profissionais que trabalham nela.

É fundamental atender às necessidades do cliente e garantir um serviço bem-feito. Por isso, contar com equipamentos de ponta torna-se um diferencial enorme no resultado final.

Isso é ainda mais claro quando o assunto envolve veículos pesados.

Para realizar um bom serviço nessas grandes máquinas, é importantíssimo ter o suporte necessário para o trabalho dos mecânicos. Destacamos:

Estrutura da oficina

É importante ter em mente que para oferecer boas condições de trabalho, o próprio espaço deve ser adequado. Uma área coberta com layout e estrutura específicos fará toda a diferença na hora de lidar com os veículos pesados.

Essa disposição do prédio garantirá que os mecânicos tenham liberdade de movimentação além de garantir a boa organização das ferramentas de trabalho.

Na hora de realizar a manutenção, os funcionários terão condições adequadas para trabalhar sem improvisos e dentro do prazo.

Um bom pátio também garante que os veículos fiquem guardados em segurança durante a noite e enquanto não estão sendo feitos reparos neles.

Valetas e ou Elevadores para inspeção de veículos

Um caminhão é muito pesado, por isso, é importante garantir a instalação de valas de inspeção e ou elevadores capazes de levantá-los com segurança.

Facilitar o acesso dos mecânicos à parte inferior dos veículos, além de contribuir para o aprimoramento do serviço, previne diversos acidentes que poderiam acontecer em outros tipos de atividade.

Máquinas pneumáticas

Apertar um parafuso de roda de caminhão não é tarefa fácil. E este não é o único item que precisa de um ajuste específico e, por se tratar de um veículo pesado, que exija mais força. Uma apertadeira pneumática vai garantir a fixação adequada das rodas, além de poupar tempo e esforço dos mecânicos.

Tecnologia diesel

É interessante manter em vista quais as novidades do mercado e as novas opções de equipamentos para sua oficina. Use a tecnologia a seu favor e considere a possibilidade de adquirir ferramentas e máquinas como scanner, opacímetro etc.

Lembre-se de que uma empresa bem equipada traz muito mais confiança para o cliente, tornando-o fiel aos seus serviços. Fique de olho nas novidades e saiba investir de maneira inteligente.

É possível investir aos poucos e  sem gastar muito, transformar sua oficina de veículos pesados num referencial de tecnologia e serviço de qualidade.

Quais os pontos a serem analisados para a escolha de uma oficina mecânica terceirizada?

Conforme dito, a quantidade de empresas e profissionais atuando nesse segmento pode tornar essa decisão mais difícil de ser tomada, mas sabendo o que é preciso ser avaliado, tudo fica mais simples e seguro.

Reunimos os fatores que não podem passar despercebidos. Acompanhe:

  • Movimento na oficina: Pode parecer irrelevante, mas é importante avaliar alguns aspectos gerais da oficina que você pretende deixar o seu caminhão. Em geral, quanto mais movimentado um estabelecimento comercial, mas confiabilidade ele transmite. Afinal, o fluxo de trabalho intenso pode estar associado à qualidade do serviço prestado e ao respeito ao consumidor.
  • Existência de estoque de peças: Muita gente esquece de observar, mas ter um estoque com peças para caminhão é um ponto fundamental na escolha da oficina. A demora na realização de um serviço pode estar ligado ao estoque; pode ser um fator de risco pela provável alteração de valores.
  • Conforto e infraestrutura oferecidos ao cliente: O conforto e a infraestrutura oferecida ao caminhoneiro podem até não ser os principais fatores na escolha de uma oficina, mas revela o quanto ela respeita, valoriza e pensa no bem-estar de seus clientes.
  • Competência e reputação da oficina: Nos dias de hoje, saber como uma empresa é avaliada pelos seus consumidores é relativamente fácil, já que pode-se acessar sites especializados em reclamação e até mesmo visitar in loco a oficina, as redes sociais e ler os comentários e avaliações ali deixados.
  • Condições de pagamento oferecidas: Além de todos os aspectos mencionados, não podemos deixar de analisar as opções de pagamento que a oficina oferece a seus clientes.
  • Transparência em relação aos serviços executados: Sem dúvidas, a transparência com que a empresa informa e demonstra os serviços que devem ser feitos, bem como aqueles que foram, de fato, executados é um fator muito importante para se fazer a escolha da oficina ideal.
  • Garantia do serviço prestado: A última premissa para a escolha de uma boa oficina é também uma das mais importantes. Oferecer garantia do serviço prestado, bem como das peças que foram substituídas, demonstra a seriedade e competência da empresa, além de evitar mais prejuízos ao caminhoneiro.
  • Nível de qualificação dos mecânicos: Um dos fatores que mais contribuem para a execução de um serviço de excelência e, consequentemente, para o sucesso de uma oficina é o nível de qualificação e experiência dos mecânicos que nela trabalham.

Contar com profissionais capacitados a lidar com os diversos modelos de caminhão, conhecendo sua mecânica e funcionamento é, sem dúvidas, um ponto positivo e o gestor de frota, que busca um atendimento diferenciado, precisa ficar atento a esse detalhe.

A importância do treinamento operacional no resultado e crescimento das oficinas mecânicas

Novas tecnologias, lançamento de veículos repletos de novidades, equipamentos de diagnóstico mais sofisticados e novas técnicas de trabalho. Como o reparador pode acompanhar os desafios da profissão.

O treinamento de funcionários ainda é um desafio para muitas empresas de reparação. Em tempos de crise, o investimento na capacitação da equipe de colaboradores é um dos primeiros centros de custos a serem afetados na busca pela redução de despesas.

No entanto, cortar despesas nem sempre significa reduzir custos, ao contrário, reduzir programas de treinamento e capacitação pode reduzir faturamento e até gerar prejuízos. Mesmo que sua empresa seja de pequeno porte, não dispense a capacitação de colaboradores.

Veja como o treinamento da equipe pode melhorar seus resultados:

  • Redução de custos: Quando sua equipe está devidamente treinada para realizar suas tarefas, é possível notar que os custos são reduzidos. Isso ocorre devido à diminuição do retrabalho e melhor aproveitamento dos insumos de produção.
  • Diminuição da rotatividade: Manter seus profissionais em desenvolvimento contínuo aumenta a motivação do grupo e melhora o índice do turnover, o indicador que mede a relação entre entrada e saída de funcionários em um determinado período. Os talentos de uma empresa sentem a necessidade de crescimento e atualização.
  • Profissionais mais competentes e produtivos: Todos os profissionais precisam ser treinados e atualizados para se tornarem mais competentes em suas tarefas e serem capazes de alavancar o crescimento da organização.
  • Melhora a qualidade dos produtos e serviços: Uma oficina mecânica que conta com funcionários capacitados consegue oferecer maior qualidade dos produtos e serviços. Esse é um diferencial que fideliza e faz aumentar o número de clientes.

Profissionais Qualificados na Manutenção de Frotas – Atendimento Diferenciado

Enquanto existirem os carros, motos e caminhões, existirão mecânicos. Por isso, sabemos que essa profissão sempre vai existir. Mas à medida que os veículos vão se modernizando, os profissionais responsáveis pela sua manutenção devem avançar no mesmo passo.

Os que se recusam ou encaram isso como sendo de pouca importância, sofrerão a cruel pena de ficarem para trás em meio a um mercado tão competitivo.

A cada ano, os veículos que chegam nas oficinas vêm com mais funções, melhores recursos e dispositivos novos. Às vezes, o cliente chega a uma oficina para que seja realizado um reparo em determinado componente, e se ela não está apta para atender à demanda, é bem provável que se tornará cliente do seu concorrente.

Investir na capacitação técnica dos colaboradores é uma das melhores opções para ficar atualizado com as constantes novidades automotivas. Felizmente, existem diversos cursos à disposição. Veja algumas das habilidades que podem ser adquiridas em cursos assim:

  • manutenção corretiva, preventiva e preditiva em veículos pesados e leves;
  • interpretação de esquemas e projetos mecânicos;
  • utilização de ferramentas e equipamentos modernos;
  • normas e procedimentos técnicos, ambientais e de segurança.

Quando encontramos colaboradores com domínio das principais tecnologias utilizadas no ramo automotivo, certamente teremos um diferencial no atendimento aos veículos.

Neste processo de capacitação profissional para os mecânicos, destacamos: SENAI, SEST/SENAT, Fabricantes e profissionais autônomos, contemplando com muitos cursos.

Conclusão

O gestor de frota atual precisa estar “antenado”  na busca e conhecimento de tecnologias que proporcionem ganhos de produtividade e redução de custos no seu segmento de atuação.

Uma empresa deve ter como prioridade a prestação de serviços qualificados no transporte e para tal, utilizar de todos os recursos que contribuem para este atendimento diferenciado.

“Só pode oferecer atendimento diferenciado que aplica os mesmos conceitos”, ou seja, adotar como critério veículos, colaboradores e estruturas que produzam ganhos de escala.

Abaixo apresentamos alguns tema que podem ajudá-lo no exercício de suas atividades:

 

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