O que são NRs – Normas Regulamentadoras

“NRs” é a sigla para as Normas Regulamentadoras, que prezam pela segurança no ambiente de trabalho. Trata-se de um conjunto de obrigações, direitos e deveres previstos na legislação e que devem ser seguidos por empregadores e colaboradores.

Elas têm como objetivo evitar doenças e acidentes decorrentes das atividades. Por isso, é importante conhecer as NRs, suas origens, funções e determinações para exercer suas orientações no dia a dia sem pôr em risco a sua saúde, a dos seus funcionários ou a de terceiros.

Como surgiram?

As Normas Regulamentadoras foram estabelecidas em 22 de dezembro de 1977, com a Lei nº 6.514, que determinou a redação dos artigos 154 a 201 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) relativas à segurança e medicina do trabalho.

As primeiras NRs foram publicadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978. Ao longo do tempo, outras normas foram estabelecidas, sempre com o objetivo de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. As últimas atualizações ocorreram em 2020.

Para que servem?

Como dito, as NRs visam garantir a segurança e preservar a saúde dos funcionários de empresas em serviços laborais e segmentos econômicos específicos. Além disso, têm como foco garantir um ambiente de trabalho seguro para todos.

São importantes porque são a partir delas que a empresa define procedimentos padrões relacionados à segurança e ao bem-estar dos funcionários. Ou seja, adota ações para evitar e minimizar acidentes com os funcionários e colaboradores.

Como são definidas?

Importante ressaltar que a elaboração e a revisão das NRs seguem padrões globais. Elas são definidas com base no chamado sistema tripartite paritário, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Neste sistema, grupos e comissões compostos por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores definem e atualizam as NRs.

Quais os principais objetivos das NRs?

  • Prevenir acidentes
  • Promover um ambiente de trabalho seguro
  • Promover ações de prevenção a acidentes
  • Promover ações de preservação da saúde mental
  • Corrigir erros na execução de tarefas por parte dos empregados
  • Corrigir erros ergonômicos e de postura dos funcionários em determinadas atividades
  • Reduzir a incidência de doenças em decorrência do trabalho, como LERs – lesões por esforço repetitivo
  • Reduzir as chances de processos trabalhistas
  • Manter a boa imagem da empresa ou organização no mercado de trabalho

Quais são as NRs?

Ao todo, são 37 NRs – contando duas revogadas recentemente. Confira aqui.

 

E veja mais conteúdos a seguir:

O que são NRs – Normas Regulamentadoras

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.