Calcular rota: a importância de planejar a viagem de motoristas

Você já esteve em apuros por não ter planejado e calculado a rota da sua viagem com antecedência?

Para saber a importância de calcular rota para uma viagem você não precisa ser necessariamente um viajante assíduo.

É importante prezar pela organização e tranquilidade para que não ocorram imprevistos que comprometam a sua segurança ou produtividade.

Afinal, uma viagem bem planejada inclui calcular rota e definir bem todos os detalhes do trajeto até a chegada ao local. Isso garante que, desde o começo, a viagem seja bem-sucedida e tranquila.

É indispensável também, contar que seu veículo esteja com a manutenção em dia, tendo passado por uma boa revisão, utilizando produtos de primeira qualidade, como um óleo de motor que aumente o desempenho e ajude a reduzir os custos da viagem.

Veja nesse conteúdo como se sair bem em sua viagem, calculando a rota com a ajuda das dicas listadas aqui, conforme pesquisas realizadas e experiência de nossos clientes e parceiros.

A importância de planejar e calcular rota de viagem

O planejamento e o cálculo de rota de uma viagem proporcionam diversos benefícios, mas o principal deles é a redução de custos. Principalmente quando se trata de veículos pesados.

Se as entregas são do tipo rotineiras (daquelas que o motorista faz frequência, já decorou o trajeto e não precisa mais de um grande planejamento de rota), o cálculo de rota pode não ser prioritário, mas o planejamento da viagem como um todo sim.

Se as entregas são do tipo entregas itinerantes é muito importante planejar e definir o roteiro da viagem e calcular a rota. Pois, nesse caso, é preciso otimizar o tempo, evitando imprevistos e definindo trajetos que poupem tempo, conhecendo bem o caminho.

Outro ponto a ser considerado é a economia nos pedágios. Na hora de planejar a rota, é possível optar por um trajeto com menos ou nenhum pedágio. Tudo isso proporciona economia de dinheiro e/ou de tempo, e gera mais produtividade.

Economia de combustível

Uma rota bem calculada evita erros de percurso e necessidade de efetuar mudanças no trajeto. Além de poupar tempo, isso evita o consumo extra de combustível e é possível conseguir alguma economia.

A questão da segurança deve ser considerada na escolha do melhor caminho, optando não só pelo mais curto mas também pelo mais seguro. O combustível tem um forte impacto nos custos e por isto a escolha da rota deve ser criteriosa. Abaixo você verá alguns pontos de atenção mas não é só isso; Ed Trevisan traz algumas dicas valiosas também, sobre como economizar combustível.

Rotas de difícil acesso, com pavimentação ruim ou que costumam ter excesso de veículos, podem ser evitadas no planejamento da rota. Planejar a rota permite calculá-la escolhendo as melhores opções de trajeto.

Dicas para economizar combustível na sua viagem

A economia do combustível costuma ser uma das primeiras intenções de quem planeja uma rota. Confira algumas dicas interessantes que ajudam na economia de combustível.

Não pise demais no acelerador

Se a viagem foi planejada é provável que não seja preciso pressa para chegar ao destino. Evite andar a maior parte do percurso em uma velocidade muito alta, para economizar no combustível.

Aumentar a velocidade de 100 km/h para 120 km/h, aumenta o consumo de combustível em cerca de 20%. Fique de olho!

Calibre os pneus

Além de procurar manter uma velocidade constante na estrada para evitar o uso de mais combustível, é importante manter também a calibragem dos pneus em dia. É comprovado que isso evita o consumo extra de combustível.

Evite excesso de peso

Quanto mais pesado o veículo estiver, mais esforço ele fará para se locomover. Logo, mais combustível será necessário. Evite exceder a carga e pesos que não sejam realmente necessários.

Se estiver programando uma viagem que inclui diversas paradas, procure planejar a entrega dos itens mais pesados primeiro, se isso for possível. Assim, dá para evitar que o trajeto seja percorrido com mais peso por mais tempo, o que consumiria mais combustível.

Ed Trevisan cita algumas dicas interessantes sobre a consolidação de cargas. Essa estratégia pode aumentar os lucros da empresa e otimizar as entregas.

Segurança

Um dos cuidados mais importantes para garantir mais segurança à qualquer viagem é planejar e calcular rota com antecedência e atenção. Isso ajuda a determinar também, se há algum tipo de manutenção necessária, antes da viagem.

Uma viagem mais longa e por um trajeto mais complicado requer um veículo mais robusto ou que tenha sido verificado em sua manutenção mais recentemente. Dependendo das condições do trajeto pode ser indispensável a utilização de pneus melhores.

Se estivermos falando de uma grande frota, o planejamento pode ajudar a determinar os motoristas mais adequados. Motoristas com mais experiência e com mais habilidade para viajar para longas distâncias ou motoristas mais experiências para dirigir determinados veículos, são exemplos.

Mas o planejamento e cálculo da rota pode ajudar ainda em outros fatores de segurança com a estimativa de qual a velocidade com que o veículo precisará seguir para atingir a janela de horário do cliente.

Enfim, estimar o tempo de duração da viagem e determinar os horários podem ajudar com que o motorista se planeje e tenha mais tranquilidade para seguir o trajeto sem pressa e sem estresse. Fazendo paradas quando necessário.

Janela de circulação em áreas metropolitanas

Um ponto de grande importância para se considerar na hora de planejar uma viagem é a janela de circulação em áreas consideradas metropolitanas. Caso essa informação não seja levada em consideração a viagem pode acabar sendo um problema.

Pode ser que seja necessário ficar com o veículo parado, esperando o horário de circulação permitido. Isso pode ser muito perigoso dependendo do local. Essa espera pode ainda fazer com que ocorra atraso na hora planejada para chegada ao destino.

Calcular rota possibilita que haja ciência dos trechos do trajeto que podem estar sujeitos a restrições de circulação. Planeje os dias e horários da viagem para que essa restrição não atrapalhe o trajeto. Essas informações estão acessíveis em sites ou mesmo alguns recursos de roteirização podem trazer essas informações.

Logística e janela de entrega

Um bom e efetivo trabalho de logística exige que as rotas de entrega sejam planejadas e organizadas. Aliás, não há como pensar em logística sem pensar em planejamento e organização.

Esses são quesitos fundamentais para que a logística funcione de maneira coordenada e eficiente. Mas para que todos esses benefícios sejam obtidos, a logística precisa dispor de diversas informações relevantes para o seu planejamento.

Embora a roteirização seja um recurso indispensável e que pode ajudar muito, há fatores que também contribuem diretamente para que o planejamento e cálculo da rota tenham sucesso, como considerar as janelas de entrega dos clientes.

É imprescindível que o planejamento das rotas considere as janelas de horários de entrega de cada cliente. A partir dessa informação, dê para otimizar a rota. Quanto mais entregas houver na mesma rota, maior importância as janelas de horário de entrega terão.

Isso faz parte de um bom planejamento, não apenas escolher as formas mais rápidas de trajeto, mas também a melhor maneira de chegar a todos os pontos de parada necessários dentro do tempo esperado. A roteirização pode ajudar muito em tudo isso.

Como calcular rota

A melhor forma de calcular rota atualmente é utilizando recursos de roteirização. Por isso, é importante entender o que é roteirização e como ela funciona. Essa é uma grande ajuda que a tecnologia trouxe e que possibilita uma das formas mais simples e objetivas de planejar uma rota.

A roteirização não se trata apenas de um cálculo matemático. Mas sim de uma série de variáveis, como a condição da rota, do trânsito, etc. O algoritmo de roteirização é alimentado diariamente, sendo considerado quase que um organismo vivo, auxiliando com informações totalmente atualizadas.

Há a possibilidade de planejar a viagem levando em consideração diversos detalhes importantes, atualizados em tempo real. Essas informações impactam diretamente na qualidade da entrega, considerando custo e prazo, principalmente.

No site Rotas Brasil é possível calcular rotas com grande facilidade. O site traz ainda a estimativa de gastos com combustível e pedágio, tornando o planejamento da rota mais interessante e útil.

Para quem já conhece as facilidades de utilizar o mecanismo Sem Parar em suas viagens, pode contar também com a funcionalidade de cálculo de rota oferecida no site do Sem Parar. Além de estimar os gastos com combustível e pedágio, há como optar pela rota mais rápida ou pela mais curta.

Quem deve planejar a rota?

É comum que o gestor de rota da empresa planeje a rota. Esse profissional costuma ser o que mais possui experiência com as rotas e rotina das frotas. Além disso, ele detém de um maior domínio sobre como as viagens devem ocorrer.

No caso do caminhoneiro autônomo que normalmente define a sua rota baseado em sua própria experiência, é importante que ele passe a considerar os benefícios da tecnologia a favor do seu planejamento.

Contando com todos os benefícios que a roteirização oferece, o motorista pode se planejar com mais eficácia, principalmente se ele tiver mais do que uma entrega para fazer, o que demanda maior planejamento e assertividade.

Pense sempre na saúde e bem-estar dos motoristas

Tudo que propicie a saúde e bem-estar dos motoristas é fundamental. Pense no planejamento da rota como uma forma de valorizar o trabalho dos motoristas.

Uma viagem planejada antecipadamente permite que sejam reduzidas consideravelmente as chances de que ocorram surpresas desagradáveis durante o trajeto. Como transtorno com horários, perdas de tempo no trânsito, circulação em áreas de acesso ruim, etc.

Todos esses pontos acabam ocasionando estresse nos motoristas, ainda mais quando há horário a ser cumprido para a chegada no destino. Hoje há grandes índices de acidentes causados por motoristas que dirigem com sono ou sob efeito e medicamentos.

Embora seja compreensível que muitas vezes o motorista possa estar cansado, é fato que com um bom planejamento da viagem evita que eles dirijam em condições extremas.

O planejamento adequado e o cálculo da rota acabam por proporcionar ganhos não apenas à empresa e aos clientes, como redução de custos e prazo, mas também aos motoristas. Eles desempenham um dos papéis mais importantes, de qualquer viagem e trazem a tranquilidade do processo como um todo; empresa, gestor e cliente.

Resta alguma dúvida sobre como planejar e calcular a rota da sua viagem?

Ficou clara a importância de planejar bem a viagem? E o quanto ao cálculo de rota que pode beneficiar o seu planejamento em diversos fatores?

Tudo o que é pensado com antecedência tende a obter mais sucesso. Seja porque os possíveis riscos são identificados e observados com antecipação, ou porque é possível evitar desvios e trazer mais informação, otimizando o processo.

No blog Logística existem ainda diversas dicas interessantes sobre como planejar a rota de logística da sua empresa. Em grande parte, essas dicas envolvem a utilização da tecnologia como mecanismo que proporcionam mais eficácia ao planejamento da rota.

Utilização de sistemas que apoiam a gestão das demandas de entrega, cálculos de rotas otimizadas com a utilização de sistemas, chat online para suporte aos clientes em tempo real, rastreio em tempo real, enfim, são algumas sugestões de inovações que podem transformar totalmente o modo como o planejamento é feito, aprimorando-o.

Considere as dicas e sugestões listadas neste conteúdo e, caso haja alguma dúvida ou informação que não encontrou aqui, não deixe de escrever nos comentários. Assim, é possível explorar mais o tema e trazer mais detalhes para todos os leitores.

Veja outros temas importantes para quem quer fazer boas viagens:

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *