Cuidados ao realizar a troca de óleo do câmbio automático

Tão importante quanto o lubrificante do motor é o fluido da transmissão. Muitos câmbios automáticos requerem troca de óleo em intervalos espaçados – porém necessários – para o pleno funcionamento do sistema.

Por esta razão, é indispensável não só respeitar os prazos, como obedecer aos procedimentos corretos para troca de óleo do câmbio automático. Neste conteúdo, você vai conferir quais cuidados se deve ter na hora do serviço.

Para que serve o óleo do câmbio?

Antes, vamos resumir a importância do fluido da transmissão. O óleo de câmbio é o responsável por lubrificar as engrenagens, rolamentos e outras peças internas do câmbio, reduzindo o atrito entre os componentes e seu consequente desgaste prematuro – e fazendo com que o conjunto opere na temperatura correta.

Quais os prazos para troca de óleo do câmbio automático?

Cada fabricante determina os intervalos para a troca. Em média, é feita a cada 60 mil km, mas existem montadoras que garantem mais de 200 mil km para a substituição do produto.

De qualquer forma, o lubrificante deve ser verificado a cada 20 mil km. Com o tempo, o óleo pode perder as propriedades devido às impurezas ou mesmo pela contaminação por partículas metálicas.

Ao se deteriorar, o óleo do câmbio automático deixa de ter o poder de lubrificação. Desta forma, ocorre um aumento do atrito das peças internas e a aceleração do desgaste de cada uma.

Isso ainda pode afetar o funcionamento da transmissão, com excesso de trancos durante acelerações e retomadas, trepidações na alavanca, perda de potência, falhas no desempenho e aumento do consumo de combustível do automóvel.

Cuidados na troca de óleo do câmbio automático

É preciso ter maquinário adequado e de qualidade para realizar a troca de óleo do câmbio automático. Apenas equipamentos específicos para este tipo de serviço conseguem retirar 100% do fluido antigo.

É importante lembrar que, no processo manual, é possível retirar, no máximo, 75% do lubrificante velho. Isso porque só se tem acesso ao produto que está no reservatório, sem conseguir alcançar o óleo que está dentro do conversor de torque.

Com o equipamento correto, consegue-se pressurizar totalmente o óleo do câmbio automático e fazer a troca completa do produto com cuidado. Afinal, manualmente, ainda existe o risco de deixar impurezas ou contaminar o sistema.

Além disso, a troca de óleo do câmbio automático deve ocorrer com o óleo quente. Isso melhora a densidade e aderência do lubrificante que será pressurizado pela máquina.

Quanto tempo demora a troca de óleo do câmbio automático?

O tempo do serviço pode variar conforme o modelo e a marca do veículo. Em média e com equipamentos específicos, o processo leva cerca de 3 horas.

Qual óleo de câmbio automático deve ser usado na troca?

Um dos cuidados importantes na troca é usar óleo do câmbio automático dentro das especificações recomendadas pela montadora. A linha Havoline, da Texaco, oferece uma gama completa de fluidos para transmissão aceitos pela grande maioria dos modelos e marcas de veículos vendidos no país.

Destaque para a linha Havoline Full Synthetic ATF, óleo 100% sintético desenvolvido para câmbios automáticos de seis marchas ou mais e recomendado para diferentes carros de fabricantes japonesas, europeias e norte-americanas.

A tecnologia do lubrificante mantém o controle de fricção para favorecer mudanças de marchas suaves e minimizar vibrações. Além disso, o óleo da Texaco tem alta resistência à temperatura, preservando a viscosidade, evitando a formação de espuma e mantendo a lubrificação adequada das peças e engrenagens do câmbio automático.

A Texaco também desenvolveu um óleo específico para câmbios do tipo CVT (continuamente variáveis): Havoline Full Synthetic CVT Fluid, que tem alta resistência à oxidação e permite maiores prazos de troca justamente pelo alto nível de proteção.

 

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Cuidados ao realizar a troca de óleo do câmbio automático - Guia de produtos Havoline

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