5 práticas que vão melhorar a gestão financeira da oficina

Você quer saber como otimizar a gestão financeira da oficina?

Ter uma boa gestão financeira da oficina é fundamental para todos os empreendimentos do setor. Se o caixa não estiver balanceado, todo o esforço desempenhado pela equipe pode ir por água abaixo. É extremamente importante prestar atenção em alguns detalhes para garantir a saúde econômica do seu negócio.

Neste artigo, você verá 5 práticas indispensáveis para que o seu negócio continue rentável.

Informatização de dados

Modernizar a forma que você monitora os dados do seu negócio é indispensável para uma boa gestão financeira da oficina.

A expressão “ter tudo na ponta do lápis” já trouxe muitos resultados positivos para os empreendedores. Hoje, no entanto, esse ditado precisa ser atualizado.

Manter no papel informações importantes, como serviços realizados, gastos e outros dados, não é mais o ideal. Essas informações precisam ser armazenadas de modo seguro. Além disso, você precisa de um método simples e rápido para consultar os valores.

Sem dúvidas, a melhor maneira de fazer isso é passar dos dados para o computador. Ali tudo estará ao seu alcance. Sempre que for necessário, eles podem ser consultados sem grandes esforços. Contar com a tecnologia hoje é essencial para todas as empresas.

Custos Fixos

Conhecer os custos fixos da loja é primordial para uma boa gestão financeira da oficina.

Para garantir a eficiência da gestão financeira da oficina, é importante ter um ponto de partida. O jeito mais simples de começar a organizar as contas certamente é entender o que é gasto de forma recorrente dentro do estabelecimento.

Sem esse monitoramento básico, é impossível fazer uma boa gestão financeira. Não se pode fazer planejamentos, contratar mais funcionários, reduzir a equipe ou investir em novas máquinas e ferramentas. Para tomar essas decisões, é preciso ter um panorama realístico do que se gasta todos os meses.

Faça uma reflexão financeira e anote todos os custos que se repetem ao longo do ano. Confira alguns exemplos de custos fixos:

  • Aluguel da loja física;
  • Impostos;
  • Pagamento de funcionários;
  • Água, luz, telefone, internet;
  • Manutenção de equipamentos e outros itens.

Some todos esses pontos e você terá em mãos o valor que é necessário atingir para não ter prejuízo ao final do mês.

Com esse dado valiosíssimo, fica muito mais fácil estabelecer metas e fazer projeções. Por exemplo, você saberá quantas ordens de serviços devem ser abertas, quanto cobrar por atendimento e quantos funcionários você pode ter em sua equipe.

Fluxo de Caixa

Monitore de perto o fluxo de caixa para uma gestão financeira da oficina mais eficiente.

Depois de calcular e conhecer bem os custos fixos, você deve partir para o controle da movimentação financeira. Esse monitoramento também é chamado de fluxo de caixa.

Assim como você fez a soma de todos os valores gastos pela oficina, agora faça o inverso. Some todos os valores que entraram na conta da oficina e diminua o custo fixo.

Esse resultado é o seu rendimento de fluxo de caixa. A partir dessa equação matemática é possível verificar onde você está gastando demais e em que área da oficina você está obtendo um bom faturamento. Dessa forma, será possível investir em determinado setor ou reduzir esforços em outro.

Ao fazer essa conta, você encontrará muitos dados que vão se destacar. Alguns deles, que antes não pareciam tão relevantes, podem se mostrar importantíssimos para a gestão financeira da oficina. Monitorando o fluxo de caixa, é possível identificar exatamente o quanto você precisa ganhar para cobrir os custos.

Trabalhe com valores reais

Na gestão financeira da oficina, nunca conte com valores ainda não recebidos.

Um grande erro cometido pelos que administram oficinas é o de inserir no saldo da empresa valores que ainda não foram pagos. Tanto o fluxo de caixa quanto os relatórios de faturamento precisam estar o mais próximo possível da realidade para uma boa gestão financeira.

Deixe para colocar na soma do faturamento apenas o dinheiro que já está na sua conta. Essa verba está disponível para utilizar e reinvestir. Caso contrário, você pode acabar surpreendido por algum imprevisto. As tabelas de faturamento são usadas para tomar decisões importantes, como o quanto investir e quantos produtos comprar.

Não são poucos os relatos daqueles que contavam com alguma quantia a receber e acabaram por ter que arcar do próprio bolso. Leve em consideração que os valores podem não ser devidamente pagos. Até mesmo um pagamento feito fora do prazo pode causar problemas na gestão se você contava com aquele dinheiro.

Trabalhe sempre com números reais e com os valores já recebidos.

Metas e planejamento

Na gestão financeira da oficina, você não pode deixar de estabelecer metas e fazer projeções.

Uma das principais características do empreendedor é a “sede” de crescimento. Muito provavelmente, você está sempre buscando melhorar aspectos do serviço prestado.

Diferenciar metas de sonhos, no entanto, é muito importante para que o planejamento deste crescimento seja feito corretamente.

Meta é aquilo que está ao alcance do seu negócio, basta que alguns esforços sejam realizados e o caminho seja trilhado com dedicação. Sonho é um ideal que se persegue de modo distante, apenas para nortear aonde um dia você gostaria de chegar com seu empreendimento.

Por meio dos fluxos de caixas, é possível perceber onde se pode crescer e o que é necessário para tal avanço. As metas podem ser um aumento de duas ordens de serviços por semana ou conseguir cinco novos clientes por mês. Ou seja, um objetivo que você sabe que será possível atingir mediante algum esforço viável.

Baseado em todos os dados que organizou sobre a sua oficina, você consegue definir metas com muito mais facilidade. Afinal, se monitora o funcionamento do seu negócio, implementar melhorias fica muito mais simples.

Conclusão

Cuidar da gestão financeira da oficina é o primeiro passo para um negócio de sucesso. Quando você monitora corretamente todos os ganhos e gastos da loja, fica mais simples crescer.

Isso porque você saberá quanto dinheiro tem disponível para investimentos, além dos serviços mais lucrativos. Não se esqueça também de fazer uma boa divulgação do seu negócio e ouvir o feedback dos clientes. Essa também é uma ferramenta poderosa no momento de implementar melhorias.

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