Saiba como escolher o melhor trator agrícola para a sua fazenda

Com o perdão do trocadilho, o trator é o motor da fazenda. Fundamental para as atividades agropecuárias, o veículo agrícola demanda investimento, mas também um estudo apurado antes de sua aquisição.

Isso porque existem diferentes tipos de tratores e fazendas. E são as características das propriedades rurais que vão definir que modelo de veículo é o mais adequado para a atividade.

Neste texto, vamos ajudar o dono ou gestor da fazenda a escolher o melhor trator agrícola.

A fazenda que demanda o trator

Antes de mais nada, é preciso entender que são as características, realidades e atividades da fazenda que vão definir o modelo de trator. Não adianta a propriedade ter um veículo agrícola de porte grande, mas que não seja apto a transitar por terrenos em níveis, só para citar um exemplo bem básico.

Então, é preciso fazer um raio x da área onde o trator será usado. Os principais aspectos que devem ser levados em consideração na fazenda são:

  • Topografia
  • Tipos de solo
  • Culturas cultivadas
  • Tamanho da área
  • Atividades realizadas
  • Característica fundiária
  • Clima predominante

Passo a passo para escolher o trator para a fazenda

Depois de levantadas as características mais importantes da fazenda, a primeira coisa a se fazer é pesquisar os tipos de trator agrícola. Deve-se analisar os modelos disponíveis no mercado e suas características técnicas:

  • Potência do motor
  • Tipo de transmissões e quantidade de marchas
  • Força de tração
  • Tipos de pneus
  • Tecnologias embarcadas
  • Ergonomia e conforto na cabine
  • Consumo de combustível
  • Tipo de óleo lubrificante
  • Custo de manutenção

Tamanho não é documento

Muitos produtores rurais têm optado por tratores com maiores potências e dimensões. Tais modelos têm maior eficiência operacional na produção, mas não são realidade para qualquer fazenda.

Veículos grandes não são recomendados, por exemplo, para terrenos com muitos declives ou solos muito erosivos. Ou seja: a eficiência operacional do trator é importante, contudo não deve se sobrepor à realidade topográfica e às características fundiárias da fazenda.

O tipo de plantio também interfere no tamanho do trator. Culturas como cana-de-açúcar ou de cereais (soja, milho, trigo) demandam equipamentos maiores. Máquinas menores são indicadas para plantações de café e frutíferas, por exemplo.

Atenção à transmissão

Um ponto que merece cuidado é quanto às transmissões. Uma dica é dar preferência aos tratores com sistemas hidráulicos, que tendem a otimizar a potência do motor na tração. As transmissões mecânicas convencionais, com embreagem, registram maiores perdas de potência justamente devido ao maior atrito entre as engrenagens.

Tecnologias

Muitas máquinas agrícolas têm recursos que otimizam o trabalho na fazenda. Tratores com navegador GPS e telemetria auxiliam na redução de custos de operação e no monitoramento do estado do veículo.

Manutenção e pós-venda

Muito importante que o trator seja de marca conhecida, com boa rede de concessionários e disponibilidade de peças. Máquina parada por falta de componentes ou manutenção é sinônimo de atraso na colheita e prejuízo para a lavoura.

Por esta razão, antes de escolher o melhor trator agrícola para a fazenda, é preciso pesquisar sobre a disponibilidade de revendedores com serviço de oficina próximo. Também é indispensável estar atento ao custo e aos prazos de manutenção.

Os tipos de tratores para a fazenda agrícola

Os tratores podem ser rígidos ou articulados. Esses últimos, além de mais versáteis, permitem maior transferência de potência e melhor capacidade de tração.

Além disso, os tratores para as fazendas são classificados pelo tipo de rodado. Confira:

  • Duas rodas: conhecido também como trator de rabiça, fica posicionado atrás do implemento agrícola durante a operação na fazenda
  • Três rodas: como imaginado, o veículo usa duas rodas traseiras e uma pequena dianteira e costuma ser muito usado em cultivos em linhas
  • Quatro rodas: com duas rodas em cada eixo, é o mais popular nas lavouras e tem configurações 2RM (as rodas dianteiras são menores, apenas para direcionamento) e 4RM, com as quatro rodas grandes motrizes
  • De esteira: são tratores que se movimentam por meio de roldanas sobre uma esteira

Os tratores também são classificados pelo porte:

Tratores pequenos

Com potência entre 50 cv e 100 cv, são os mais versáteis justamente por serem menores, de fácil locomoção e com baixo custo de manutenção e consumo. Podem servir como pulverizadores, receberem lâminas dianteiras ou mesmo servirem como veículos de arrasto. Geralmente são usados em plantações de frutas, granjas e lavouras de café.

Tratores médios

Mais potentes, de 100 cv a 200 cv, são veículos com melhor capacidade dos sistemas hidráulicos e com transmissões com maior vida útil. Costumam ter maior tecnologia embarcada.

Tratores grandes (acima de 200 cv)

São mais robustos, bem mais fortes (potências entre 200 cv e 400 cv) e têm capacidade de operar por mais tempo, além de melhores condições em transitar por terrenos mais acidentados e difíceis. Grande parte desses tratores agrícolas vem com equipamentos de telemetria e conectividade.

 

Abaixo, listamos alguns artigos que ajudarão os gestores na busca dos melhores resultados:

Como escolher o melhor trator agrícola para a sua fazenda

Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu maquinário. Saiba mais em nosso site!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.