Problemas mais comuns em caminhões: saiba quais são e como identificar

Veículos de carga são robustos, mas também são bem mais exigidos. Os conjuntos mecânicos dos caminhões estão sujeitos a condições de uso severo/problemas, seja pelo próprio peso que transportam ou pelo mau estado de conservação da maior parte das estradas brasileiras, e por isso requerem manutenção frequente.

Mas é preciso que sua oficina esteja preparada para lidar com os problemas mecânicos mais comuns nos caminhões. Tanto em termos de equipamentos e espaço, como no treinamento dos profissionais.

Confira os problemas mecânicos mais comuns nos caminhões.

  • Motor de caminhão merece atenção
  • Suspensão e sua importância
  • Câmbio enrijecido? Saiba mais sobre o tema
  • Saiu fumaça? Saiba identificar e resolver
  • Como identificar problemas na frenagem dos caminhões

Dicas extras para garantir excelência no atendimento:

  • Manutenção preventiva e clientes satisfeitos
  • Estruturando sua oficina mecânica
  • Treinamento para funcionários da sua oficina

Motor de caminhão merece atenção

O motor é um dos componentes mais exigidos do caminhão. Independentemente da litragem, do número de cilindros ou do torque máximo, é ele que garante a força para o veículo se mover e transportar a carga. Por isso mesmo, é a peça que merece mais atenção e manutenção.

Os problemas mais comuns nos caminhões em relação a motores dizem respeito à, justamente, perda de força. E isso pode ser ocasionado por diferentes razões:

  • Combustível de má qualidade
  • Óleo lubrificante de baixa qualidade ou degradado
  • Filtro de ar entupido
  • Filtro de combustível comprometido
  • Sistema de injeção desregulado
  • Pistões e anéis deteriorados

Desta forma, é importante ter em sua oficina equipamentos que façam o diagnóstico computadorizado do conjunto mecânico para a detecção correta e precisa dos problemas. Também é importante ter aparelhos que façam a regulagem e limpeza de bicos injetores, além de maquinário para eventuais trocas de componentes do motor e retífica de cabeçotes.

Fundamental também ter um espaço específico para troca de óleo e profissionais destacados e treinados para orientar o frotista ou caminhoneiro autônomo sobre o melhor produto para aquele motor.

Suspensão e sua importância

A suspensão é outro conjunto bastante exigido nos modelos pesados. Por isso mesmo, é um dos problemas mecânicos mais comuns nos caminhões e seu mau funcionamento ou desgaste acentuado prejudica não só a filtragem dos buracos da via, como a própria estabilidade do veículo.

Tenha na sua oficina guinchos hidráulicos para veículos pesados, pois eles suspendem qualquer tipo de carga. Além de importante para a segurança dos funcionários, o equipamento agiliza o serviço e reduz o espaço necessário, sem a necessidade de os caminhões fazerem manobras dentro do estabelecimento.

Câmbio enrijecido? Saiba mais sobre o tema

O enrijecimento da alavanca de câmbio é outro defeito comum nos veículos de carga. O caminhoneiro tem mais dificuldade em engatar as marchas. Falhas no sincronizador, problemas no trambulador ou mesmo a deterioração da embreagem podem ser as causas principais deste problema.

Saiu fumaça? Saiba identificar para resolver

Caminhão que deixa aquele rastro de fumaça na estrada é sinal de que algo não funciona bem. E a tonalidade da fumaça é muito importante para identificar a origem deste problema mecânico comum nos caminhões.

Em caso de fumaça escura, as causas podem ser as seguintes:

  • Queima desequilibrada de diesel
  • Filtro de ar entupido
  • Bomba injetora com problemas
  • Combustível adulterado ou de baixa qualidade

Mas, se a fumaça for azulada, indica que o óleo lubrificante está sendo queimado dentro da câmara de combustão, juntamente com o diesel. Aí, podem ser várias as origens dos problemas:

  • Anéis dos cilindros
  • Sistema de compressão
  • Comandos de válvulas
  • Excesso de óleo no motor
  • Turbina do motor

Mais uma vez é importante ter o ferramental necessário e mecânicos treinados para descobrir a origem do problema. Além de um ambiente exclusivo para a troca de lubrificante com os produtos Texaco Ursa® ou Delo® que irão garantir intervalos de troca estendidos.

Como identificar problemas na frenagem dos caminhões

Os freios são um dos problemas mecânicos comuns nos caminhões e… frequentes. Pedal muito duro ou muito fundo, “muchibento” ou que faz ruídos estranhos são indícios de que o sistema de frenagem está com problemas. Isso pode ser ocasionado por tambores e lonas desgastadas ou superaquecidas.

Dicas extras para garantir excelência no atendimento

Manutenção preventiva e clientes satisfeitos

Estreite os laços com seus clientes e sugira um plano de manutenção, especialmente para frotistas ou empresas com mais de um veículo pesado. Faça junto ao cliente um planejamento de revisões preventivas, com intervalos de quilometragem/tempo, o que será verificado e/ou trocado em cada visita e o tempo estimado para cada serviço.

Estruturando sua oficina mecânica

Como dito, é preciso ter uma oficina bem montada para você oferecer um atendimento completo e de qualidade para frotistas, empresas ou autônomos. Para tal, vamos relembrar os principais equipamentos necessários para sua loja ser referência de um bom atendimento.

  • Guinchos hidráulicos
  • Máquinas pneumáticas
  • Boxes para troca de óleo lubrificante
  • Scanner de diagnóstico veicular
  • Elevadores de suspensão
  • Manômetro
  • Cabine de pintura

Treinamento para funcionários da sua oficina

Ter funcionários qualificados é certeza de detecção correta e rápida dos problemas mais comuns em caminhões. Mantenha sua equipe sempre atualizada, com cursos de formação e para manuseio dos principais equipamentos.

Mas não esqueça que você também precisar estar sempre atualizado!

 

Lembre-se que caminhão parado é dinheiro perdido pelo autônomo/frotista e que agilidade e qualidade são importantíssimos neste mercado.

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