Os veículos de carga são robustos, mas também estão entre os mais exigidos mecanicamente. Seja pelo peso transportado, seja pelo mau estado de conservação das estradas, eles operam em condições severas e, por isso, demandam manutenção frequente.
Sua oficina mecânica precisa estar preparada para lidar com os problemas mecânicos mais comuns nos caminhões em termos de equipamentos adequados, espaço organizado e treinamento dos profissionais. Veja, a seguir, quais são os principais contratempos e como identificá-los.
1. Motor do caminhão: atenção redobrada
O motor é o coração do caminhão e está constantemente sob esforço para garantir força e desempenho. Os problemas mais frequentes envolvem perda de potência, causada por fatores como:
- Combustível de má qualidade
- Óleo lubrificante degradado ou inadequado
- Filtro de ar entupido
- Filtro de combustível comprometido
- Sistema de injeção desregulado
- Pistões e anéis desgastados
Ter equipamentos de diagnóstico computadorizado é essencial para identificar falhas com precisão. Também é importante contar com máquinas para regulagem e limpeza de bicos injetores, além de área específica para a troca de óleo. O uso de lubrificantes de alta qualidade, como Texaco Ursa® e Delo®, pode ajudar a estender os intervalos de troca e reduzir desgastes.
2. Suspensão: peça-chave na segurança
A suspensão é outro sistema que sofre grande impacto tanto pelo peso transportado quanto pelas condições da estrada. O desgaste compromete a estabilidade do veículo e pode afetar diretamente a segurança.
Para lidar com esse problema, tenha guinchos hidráulicos. Eles facilitam a suspensão de caminhões de qualquer porte, garantindo segurança aos funcionários e otimizando o espaço de trabalho, sem necessidade de manobras excessivas dentro da oficina.
3. Câmbio enrijecido: sinal de alerta
A dificuldade para engatar marchas é um incômodo recorrente em caminhões. As principais causas incluem:
- Falhas no sincronizador
- Problemas no trambulador
- Desgaste na embreagem
4. Fumaça no escapamento: o que ela indica?
Se um caminhão solta fumaça excessiva, isso sinaliza algum problema mecânico. A cor da fumaça ajuda a identificar a origem da falha:
- Fumaça escura: pode ser causada por queima irregular de diesel, filtro de ar entupido, bomba injetora com defeito ou combustível adulterado
- Fumaça azulada: indica que o óleo lubrificante está sendo queimado na câmara de combustão. As possíveis causas incluem anéis dos cilindros desgastados, falhas no sistema de compressão, complicações nos comandos de válvulas ou excesso de óleo no motor
Contar com mecânicos treinados e espaço adequado para a troca de óleo lubrificante é essencial para corrigir esses problemas e garantir maior vida útil ao motor.
Separamos alguns artigos para te ajudar neste percurso! Confira:
- Injeção eletrônica diesel: tudo o que você precisa saber!
- Aquecimento de motores a diesel: causas e consequências
- Qual melhor óleo para motor a diesel? Saiba como descobrir!
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