Pneus para caminhão: qual o melhor para sua frota

Sabia que errar na escolha dos pneus faz sua frota sofrer prejuízos como desgaste antecipado e baixa performance?

Por isso, os pneus para caminhão utilizados em sua frota não devem ser escolhidos de forma aleatória. Ou pior ainda, levando em consideração apenas o preço. Muitos cometem esse erro buscando economias a curto prazo.

O  gestor de frotas consciente sabe que esse tipo de economia pode sair cara a médio e longo prazo. Por isso, ele sabe que existem pneus para caminhão mais indicados para trajetos urbanos, rodoviários, regionais, mistos e até para off-road.

Veja esse outro artigo do blog: importância do óleo diesel e como avaliá-lo.

Assim, é preciso levar características importantes em conta na hora de comprar os melhores pneus para caminhão. Lembre-se: quanto mais qualidade e precisão na escolha, melhor será sua frota, gerando mais economia, menos manutenção e segurança para a rotina.

Neste texto, falaremos sobre tudo o que você não pode esquecer na hora de escolher os pneus para caminhão mais indicados para a sua frota. Você aprenderá, com dicas práticas, a levar em consideração as características do trajeto.

Aproveite o texto e se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário no final de página.

Boa leitura!

Introdução – Tipos de pneus para caminhão

Pneus  representam um dos principais gastos de manutenção em grandes frotas. Não teria como ser diferente, é sobre os pneus do caminhão (e suspensão) que se concentra todo o peso da carga e tração do motor.

E ao contrário do que algumas pessoas pensam, ter os sulcos no pneus não é a única característica fundamental. Assim como em uma pista de corrida, para cada situação há um tipo de pneu em específico recomendado.

Ao contrário de uma corrida rápida de alguns quilômetros em uma pista perfeita, o caminhão percorre uma verdadeira maratona sem fim em rodovias muitas vezes fora das condições básicas de manutenção.

Assim, a sua frota precisa do melhor tipo de pneu para caminhão disponível. E o melhor tipo não é necessariamente o mais caro, mas o que melhor se encaixa nos detalhes que já citamos. Somente assim você garantirá todos os benefícios como mais segurança, rendimento nas viagens, economia em manutenção.

O primeiro passo, claro, é saber qual é o tamanho de pneu indicado pelo fabricante do caminhão. Isso é informado no manual do proprietário. A montadora e fabricante fazem diversos tipos de testes para saber qual é a melhor escolha para você.

Então, não falaremos sobre a proporção do pneu, mas sim da banda dele. Ou seja, do desenho da parte que entra em contato com o solo e para qual tipo de percurso e serviço ele é mais indicado.

Existem pneus que são all position e podem ser colocados em qualquer posição na estrutura de pneus. Outros tipos possuem posições específicas em cada eixo. Atenha-se a esse detalhe também.

Conheça as categorias de pneus para caminhão a seguir. As marcas possuem desenhos diferentes para cada uma delas.

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Tipos de Trajetos e Bandas indicadas

Dois principais fatores devem ser considerados na hora de escolher um modelo de pneu: o tipo de trajeto que ele fará na maior parte das viagens e carga. Com base nesses dois fatores, você deve escolher o ‘desenho de sulco’ indicado pelas grandes marcas.

A velocidade média trafegada, carga transportada e posição da montagem também são aspectos importantes.

Vejas alguns exemplos a seguir:

Trajeto Urbano – Pneu de Alta Severidade

Esse é o tipo de banda mais indicada para o tráfego da cidade que exige manobras, aceleração e frenagem variadas.

Os tipos de veículos que mais utilizam esses pneus são os de passageiros como ônibus e de caminhões de entregas que possuem trajetos com diversos pontos de parada dentro da cidade.

Trajeto Rodoviário – Pneu de Baixa Severidade

Esse pneu é o mais utilizado para viagens longas em rodovias bem asfaltadas. Eles favorecem a velocidade e economia de combustível.

Se sua frota trafega na maior parte do tempo em longas retas com ótima condição de asfalto e velocidade altas, esse pneu é o mais recomendado.

Trajeto Regional – Pneu de Média Severidade

Esse é o meio termo entre o pneu de alta e baixa severidade. É o mais indicado para trajetos regionais característicos do Brasil com aclives e declives. Por isso, muitas frotas optam por essa categoria.

Trajeto Misto – Pneu Misto

Esse tipo de categoria é a mais indicada para rotas compostas por locais com asfalto e trechos com terra. É o caso de caminhões de coleta de resíduos urbanos (caminhão de lixo) ou então para utilização agrícola. Eles enfrentam muitas estradas de terra, mas também trafegam pelo asfalto.

Trajeto Fora da Estrada – Pneu Off-road

Essa é a categoria de pneus para caminhões que trafegam por locais acidentados, extremamente brutos, com pedras e terra. É o caso de caminhões de mineradoras que passam a maior parte do tempo em terrenos acidentados.

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Conclusão

pneus para caminhao
Agora você já conhece os principais tipos de pneus para caminhão.

Se você tiver mais dúvidas, não hesite em conversar com o seu fornecedor de pneus. Ele deve oferecer diversos modelos com preços e características diferentes dentro das categorias que informamos acima.

O seu fornecedor com certeza deve ter um modelo de banda que se enquadra perfeitamente nas suas necessidades em pneus para caminhão.

O que não deve acontecer é você utilizar um tipo de pneu para caminhão inadequado para o trajeto pretendido. Isso trará consequências como maior custo de manutenção, gasto com gasolina acima do desejado e não dará a devida segurança aos seus trajetos.

Empresas profissionais que se preocupam com prazos, condições de trabalho e segurança devem contar com ótimos pneus. Como dito, a suspensão e os pneus sustentam o caminhão e por isso o preço não deve ser o fator mais importante na hora de trocar os pneus de caminhão.

Não deixe de ler nossos outros artigos que podem ajudá-lo na gestão da sua frota:

Outras dicas também são muito importantes como manter os pneus com a calibragem correta e fazer o rodízio periodicamente. Além do manter um balanceamento e alinhamento corretos para evitar desvios na mecânica e desequilíbrio na distribuição de peso.

Gostou desse texto sobre tipos de pneus para caminhão? Deixe o seu comentário com elogios, sugestões e dúvidas. Responderemos assim que possível.

Redução de custos operacionais

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

3 comments

  1. Rone Alves Castro says:

    São dicas que com certeza vão te fazer reduzir custos.
    Você pode obter redução de custos fazendo investimentos na qualidade dos produtos adquiridos. Um erro coriqueiro é se preocupar apenas com o desembolso imediato.
    Um investimento de médio prazo pode te ajudar em decisões futuras.
    Cuidado com as economias porcas!

  2. Elvecio duda de meira says:

    Aprendi bastante lendo estas matérias, pois estou começando um empreendimento em comercialização de pneus recapados . obrigado pelas dicas

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Obrigado por nos seguir, Elvecio! Continue estudando, está no caminho certo para montar um negócio de sucesso. Quando tiver alguma sugestão de artigo para o blog é só nos enviar. Abraços!

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