Havoline: Conheça a diferença entre os produtos da linha

Você quer conhecer melhor os produtos Premium da linha Havoline?

A linha Havoline conta com diversos produtos Premium para atender a  necessidade dos seus clientes. Nesse texto preparamos um comparativo entre nossos lubrificantes para que você entenda melhor os diferenciais dos produtos Texaco.

Se você quer saber quais são as vantagens de escolher os produtos Havoline para a sua troca de óleo, leia também esse outro artigo no nosso blog.

Você conhece as diferenças entre todos os produtos Texaco que estão no estoque da sua troca de óleo? Consegue mostrar para o cliente qual dentre os produtos da linha Havoline é o mais adequado para o carro?

Se a sua resposta for não, esse conteúdo é para você. A linha de óleos lubrificantes Havoline oferece toda a diversidade de produtos que você precisa na sua oficina. Com tanta variedade, podem surgir dúvidas sobre a diferença entre os produtos e como indicar o ideal para seu cliente.

Pensando nisso, preparamos um guia para você entender as características de cada produto da família de óleos lubrificantes Havoline.

Basta continuar lendo para descobrir tudo o que você precisa saber:

Mas antes: conheça os produtos Havoline

Conheça todos os produtos Premium da linha Havoline para entender a diferença entre eles.

Antes de começar as comparações, vamos conhecer melhor a linha. Atualmente, ela é composta por 6 óleos de motor sintéticos e 3 semissintéticos com Tecnologia Escudo Protetor.

Os produtos Premium apresentam classificação de serviço API SN. A sigla API representa as iniciais de “American Petroleum Institute”, agência que define os níveis mínimo de desempenho para óleos lubrificantes automotivos.

Confira a seguir a lista completa dos produtos Premium:

  • Havoline ProDS Full SyntheticSAE 0W-20
  • Havoline Energy SAE 5W-20
  • Havoline Sintético SAE 5W-30
  • Havoline Ultra S SAE 5W-30
  • Havoline Ultra S SAE 5W-40
  • Havoline Ultra W SAE 5W-40
  • Havoline SemissintéticoSAE 5W-30
  • Havoline SemissintéticoSAE 10W-30
  • Havoline SemissintéticoSAE 10W-40

Todos os óleos lubrificantes da Havoline são multiviscosos. Você nota isso a partir dos números colocados após a sigla “SAE”. Esse código descreve a viscosidade do óleo lubrificante em dois momentos distintos.

O primeiro número indica a viscosidade em baixas temperaturas, ou seja, no momento da partida no motor. O segundo número é a viscosidade em altas temperaturas, quando o motor já está funcionando por algum tempo.

Atualmente, os produtos multiviscosos são o padrão no mercado. Isso porque os veículos exigem cada vez mais dos lubrificantes, apresentando temperaturas operacionais cada vez mais altas.

Para entender melhor como funciona a diferenciação da viscosidade, vamos pensar em cada número separadamente.

Quanto menor o primeiro número (antes do W), mais fluido é o lubrificante em baixas temperaturas. Uma viscosidade menor facilita a rápida lubrificação na partida.

O  segundo número representa o grau de viscosidade quando o óleo é submetido ao calor gerado pelo motor. Temos que lembrar que o motor, no momento da combustão, alcança temperaturas muito altas. O lubrificante deve manter sua  viscosidade nesse momento, para que resista a essas temperaturas e “não se rompa”.

Por que isso importa?

Entenda a importância da multiviscosidade presente nos óleos da linha Havoline.

Utilizar um óleo lubrificante de qualidade é essencial para a saúde do motor. A característica da multiviscosidade garante que a lubrificação será adequada independente da temperatura.

Por exemplo: em condições severas de uso , como trânsito pesado, é fundamental que o óleo consiga manter a película lubrificante, evitando o aumento excessivo da temperatura para que , o óleo não “quebre”. Isso garante a proteção do motor.

Da mesma forma, o lubrificante não pode ser muito “grosso” no momento da partida. Se a viscosidade for alta com o motor frio, será necessário mais força para bombear o óleo.

Como consequência, o motor pode não lubrificar corretamente, além de consumir mais combustível.

Como você pode ver, o óleo lubrificante precisa ter a capacidade de se adaptar à temperatura do motor. Por isso os multiviscosos são recomendados. Essa característica garante que o motor esteja lubrificado corretamente em todas as situações, reduzindo o risco de desgaste das peças.

Entenda a diferença entre os produtos da linha Havoline

Os produtos da linha Havoline podem ser classificados entre sintéticos e semissintéticos.

A família de lubrificantes Premium Havoline pode ser divida entre duas categorias principais: os sintéticos e os semissintéticos.

Você pode aprender mais sobre as diferenças entre os óleos sintéticos, semissintéticos e minerais nesse outro post do nosso blog.

A linha sintética dos lubrificantes Havoline conta com a tecnologia ProDS. Trata-se de uma fórmula avançada com desempenho excepcional.

A tecnologia protege contra o desgaste, a formação de depósitos, borra e verniz, prolongando a vida útil do motor. Isso garante que economia de combustível seja maximizada, além de reduzir emissões de poluentes.

Já a linha Havoline semissintética possui a Tecnologia Escudo Protetor. Ela prolonga a vida útil do seu motor, protege contra o desgaste e minimiza a formação de depósitos, borra e verniz, mesmo em altas temperaturas.

A tecnologia presente em cada produto garante todas essas vantagens para a proteção do motor.  

Como os lubrificantes Havoline fazem isso?

Descubra como as tecnologias Havoline ajudam a proteger o motor de desgastes!

Quando o motor queima combustível, produz impurezas. As tecnologias presentes na fórmula da linha Havoline criam um escudo que protege o motor. Esses contaminantes, então, não aderem às peças, diminuindo o atrito entre elas.

Se há menos atrito, há menos desgaste. É assim que os lubrificantes Havoline garantem o aumento da vida útil do motor. Como as impurezas não grudam nas peças do motor, a formação de borra também é reduzida.

Lubrificantes Havoline: guia comparativo

 

Você já conhece as tecnologias incríveis presentes em toda a linha Premium Havoline, então é hora de comparar produto a produto. Dessa forma, você pode entender melhor a diferença entre eles e fazer a melhor recomendação possível para o seu cliente.

Como você já sabe, todos os produtos da família Havoline são multiviscosos. A linha se divide entre óleos sintéticos e semissintéticos. Ambos trazem em suas fórmulas tecnologias inovadoras para ajudar na proteção do motor.

Acompanhe no infográfico a seguir a comparação entre os óleos lubrificantes Havoline. O número de escudos indica o desempenho de cada produto na categoria avaliada.

Tabela de lubrificantes Havoline - TEXACO

Agora que você já conhece os detalhes dos produtos da família Havoline, poderá fazer recomendações mais detalhadas para seus clientes.

Como sabemos, mostrar que entende do assunto é uma ótima forma de fidelizar o cliente. Você passa mais segurança no atendimento e o cliente ficará ainda mais feliz quando notar a melhora no desempenho do veículo.

Quer ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre óleo lubrificante? Dê uma olhada nesses outros posts do nosso blog:

Entendeu as diferenças entre os diversos produtos que compõem a linha Havoline?

Qualquer dúvida deixe o seu comentário!

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

56 comments

  1. Edson Gomes De Souza says:

    eu tenho um ford fiesta eles recomenda colocar o óleo 5w30 motrocloff, eu estou usando havoline5w30. Tem algo de defença de qualidade de um óleo pra outro?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Julio. O Havoline 4T SAE 10W-30, é um lubrificante multiuso, pois lubrifica o motor, transmissão e a embreagem das motocicletas e não utiliza óleos básicos “rerefinados” em sua formulação, é um produto de base semissintética e classificação API SL e JASO MA e atenderá perfeitamente os requisitos necessários para uma excelente lubrificação de sua motocicleta.

  2. Leonardo da Silva says:

    Bom dia!

    tenho um astra sedan 2.0 8v ano 2000, esta com 137mil quilometro,
    atualmente uso oleo de outra marca sintetico 15w40 mas quero trocar para o havolaine pois trabalho em uma concecionaria de caminhao e vejo o desenpenho do ursa e que e surpreendente.

    qual oleo seria indicado para utilização

    desde ja grato pela atenção!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Leonardo. Para esse seu veículo o óleo lubrificante de motor recomendado é o de viscosidade SAE 20W-50 classificação de desempenho API SL. Como você está utilizando um óleo de viscosidade SAE 15W-40 sintético, mas não mencionou o API de desempenho, nossa sugestão seria utilizar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Também é indicado para este caso um óleo sintético de viscosidade 5W30 como por exemplo o produto Havoline Sintético PRO DS SAE 5W-30 API SN. Mas lembre-se sempre de seguir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo, respeitando o regime de trabalho empregado (Normal, Misto ou Severo) e a geração tecnológica desse motor.

  3. Attila says:

    Boa tarde!

    Dizer que um óleo tem “Escudo Protetor é que essa tecnologia protege o motor não explica nada… Protege como? Qual a característica que a faz sobressair sobre as outras?

    Desculpe, mas só atribuir um nome bonito e dizer que tem uma tecnologia x e não explicar como funciona de fato, não convence. Fica mais como propaganda do que como um material técnico de verdade.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Atila! A tecnologia Escudo Protetor foi desenvolvida para proporcionar excelente proteção contra a formação de depósitos protegendo o motor contra ataques abrasivos dos contaminantes resultantes da queima do combustível. Como nos rótulos das embalagens temos limitações de espaço para descrever a função do Escudo Protetor, essa informação está detalhada na Ficha Técnica do produto que traz outras informações adicionais como: finalidade, benefícios, aplicações e características típicas. Visite nosso site, baixe a ficha técnica dos nossos lubrificantes e confira todas as informações sobre o produto: https://www.texaco.com.br/carros/

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Ronaldo boa tarde,
      Os lubrificantes adequados para o motor do seu veículo podem ser 3, os quais listo abaixo:
      • Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN
      • Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN
      • Havoline Semissintético SAE 5W30 API SN
      Você pode baixar gratuitamente no seu smartphone nosso APP Havoline Troca de Óleo onde encontrará essas e outras informações.

  4. Adinoelson de Almeida Neves says:

    Olá boa tarde,S sou proprietário de um civic 2.0 lxr 2014/2015 e sempre usei o shell 0w20 mas verifiquei que a havoline também tem este óleo com esta especificação, então gostaria de saber se posso troca para este da havolone já que a especificação do óleo e a mesma do que já faço uso???

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Adinoelson! Sim você pode usar o nosso produto Havoline Full Synthetic Pro-DS SAE 0W-20 para o seu Honda Civic 2.0 LXR 2014/2015.

  5. Adriano says:

    Olá, boa tarde! Tenho um Honda Fit 08 e está 150.000km. Gostaria de saber se há riscos em utilizar um 0w20 nele. Atualmente utilizo nele 10w30. Grato!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Adriano, boa tarde! Tudo bem?
      Se você fez todas as manutenções e trocas de óleo de acordo com o manual do veículo, não existe nenhum risco em mudar para uma viscosidade SAE 0W-20.
      Grande abraço!

  6. Elison says:

    Boa tarde!
    Tenho um gol G5 2010, flex, ele está com 95mil km rodado, atualmente estou usando um óleo semi-sintético de outra marca com a especificação 10W40 SN. Gostaria de saber se a empresa tem essa especificação como sendo sintético ou posso usar o 5w40 SN de vocês?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Elison, boa tarde! Tudo certo?
      O Havoline SAE 10W-40 API SN também é semissintético, temos também o Havoline Ultra S SAE 5W-40 e ou Havoline Ultra W SAE 5W-40, ambos sintéticos que você pode usar em seu veículo. Mas, lembre-se, a mudança de produto semissintético para sintético não implica em aumento de período de troca, mas sim no aumento da proteção e limpeza do motor. É também recomendável na primeira troca após a substituição do semissintético pelo sintético reduzir em 50% o período de troca de óleo.

  7. paulo carlos luck says:

    bom dia , Delton Stabelini

    eu comprei um veiculo honda fit 2011/2011 pede na etiqueta havoline 10w40 ssemi sintetico, mais algumas informaçoes de videos diz mais sobre 10w30 e porque a honda agora recomenda o 0w20, pode me ajudar a entender qual seria o melhor, o veiculo esta com 40.000km,
    obrigado , Paulo

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Paulo Carlos, bom dia. Tudo certo?
      Você deve sempre se guiar pelo manual do veículo e nunca pela etiqueta. Até 2011 a Honda recomendava um lubrificante de viscosidade SAE 10W-30 API SN e após 2012 passou para SAE 0W-20 API SN.
      Você pode usar qualquer uma das viscosidades citadas, o importante é verificar a classificação de desempenho que deve ser API SN mínima.
      Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcelo, bom dia. Tudo bem?
      Qual é o ano de seu Astra? A princípio a resposta é sim, você pode usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL e ou Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN.
      Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Murcio. A Honda recomenda para esse ano de veículo um óleo SAE 10W-30, mineral e classiificação API SN. Usar um produto SAE 5W-30 é melhor para lubrificação do motor e os produtos de básico sintético tem melhor desempenho. Então a única preocupação é saber qual produto vinha sendo utilizado e se for um produto de desempenho inferior, previna-se efetuando as duas primeiras trocas de óleo com o período de troca reduzido em 50%. Abraço!

  8. Ivan Andrade says:

    Prezado. Tenho um Sephia 1.5 16v 96. Motor está queimando óleo. Uso atualmente óleo mineral 20w60, por recomendação do mecânico.
    Qual óleo sugere que eu use?

    No aguardo, agradeço pela atenção.
    At.
    Ivan Andrade

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Ivan! Tudo bem? Motor queimando óleo deve ser feito a intervenção mecânica para corrigir o problema e, depois do problema ser corrigido, você pode usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.

  9. EDUARDO PEREIRA DA SILVA says:

    Bom dia! Tenho uma vera cruz Hyundai 09/10 atualmente uso o óleo 5w30 lubrax valora gostaria de experimentar outra opção de boa qualidade pois no manual recomendação seria o da linha Shell, qual a sua opinião sobre a linha Texaco, pois percebi que os veículos da Hyundai com um certo tempo começa a fazer um pequen e rápido barulho na partida a frio no cvvt. Visto que meu carro já está com 220.000 km.
    Obrigado.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Eduardo, bom dia! Tudo certo? Independente da marca do óleo (Shell, BR, Texaco) você deve procurar pelas especificações exigidas para o óleo e essas informações estão no manual do seu veículo. Os produtos da marca Texaco são produtos Premium que não só atendem às especificações mínimas como superam em desempenho proteção e durabilidade, aumentando a vida útil de seu motor. Abraço!

  10. Gustavo Costa de Oliveira says:

    Boa noite, Delton!

    Comprei um honda fit 2012/2013. No manual do proprietário está indicando a utilização de óleo 10w30. No entanto, fui na dpaschoal e colocaram o óleo 0w20, alegando que seria o óleo para esse veículo. Questionei alguns mecânicos que me relataram que o 0w20 é um óleo muito fino e que poderia prejudicar o motor. Estou com grande receio de estragar o motor. O que faço? Mantenho o 0w20 ou volto faço a troca para o 10w30?
    Grato

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Gustavo, bom dia! Tudo bem?

      Não é somente a viscosidade que você deve observar, mas sim o tipo de básico (mineral, semissintético e sintético) e a classificação de desempenho API. Se o produto que colocaram é o Havoline Full Synthetic SAE 0W-20 API SN, não se preocupe. Mantenha o uso e você terá ganhos na lubrificação e também de quebra economia de combustível. Abraço.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Joaquim, bom dia! Tudo certo? Para esse seu veículo a recomendação é Havoline Semissintético SAE 15W-50 API SL. Grande abraço!

  11. Airton says:

    Boa tarde Delton, tenho um peugeot 2010 1.4 flex com 54.000 km , coloquei o oleo Havoline Semi Sintetico 15w40 SL, seria o indicado?

    Abs,

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Airton, bom dia. Para esse seu veículo o óleo correto seria Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN e ou Havoline Ultra S SAE 5W-40 API SN (sintético). Abraço!

  12. mauricio cabral martins says:

    Olá Delton, Bom Dia…

    Vou fazer a troca do New Civic 2006/07, estou com ele a uma semana e estou em duvida entre os óleos 10W30 SM mineral ou o Havoline 10W30 SN semi sintético, os óleos são compatíveis? Vou rodar mais na cidade, me disseram que o Havoline é o mesmo vendido pela Honda, procede? Qual seria melhor?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Bom dia, Maurício! Tudo bem? Sim, os óleos são compatíveis, porém, atenção: nunca é recomendável que se misturem óleos diferentes, mesmo que do mesmo fabricante! Isto só deve ser feito em condição emergencial. Com relação a sua aplicação, é preferível optar pelo Havoline Semissintético SAE 10W30 SN/RC. Este óleo além de atender aos requerimentos Honda, tem selo ILSAC GF-5 (relativo a economia de combustível). Grande abraço!

  13. Douglas José de Pinho says:

    Boa Tarde, Delton!

    Adquiri um Honda City 13/13 com 45000 Km rodados. No manual a Honda informa que devo usar o óleo 10w-30, porém, após pesquisa, fiquei sabendo que essa montadora está indicando o seu próprio óleo 0w-20. Algum problema em utilizar o HAVOLINE SAE 0w-20? Fiquei sabendo que os dois são fabricados pela CHEVRON. Trata-se de mesmo produto com marcas diferentes?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Douglas, boa tarde. Para esse seu veículo a recomendação correta é o Havoline Pro DS Full Synthetic SAE 0W-20 API SN. Abraço!

  14. Marcelo says:

    Usei muitos anos o óleo mineral 20w50 e criou Borras no cabeçote .tive que retificar ele completo posso utilizar um sintético 5w40 ou 10w40sn .semissintético gol bola 1.6ap97 190km

  15. Marcus says:

    Boa tarde eu tenho um ford Focus e colocaram esse óleo no meu Havoline Pro DS Full Synthetic SAE 0W-20 API SN. Queria saber se não tem problema porque meu carro é recomendado o 5w20

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcus, bom dia! Para esse seu veículo a especificação requerida é a Ford WSS-M2C948-B, portanto o produto correto é o Havoline Energy PRO DS SAE 5W-20 API SN. Grande abraço!

  16. Marcus Vinicius Pereira says:

    Bom dia tenho um Ford Focus do mais recente e a ficha técnica do carro está pedindo óleo 5w20 ê colocaram o óleo Havoline Pro DS Full Synthetic SAE 0W-20 API SN eu queria saber se esse óleo e a mesma coisa do 5w20

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcus bom dia, Para esse seu veículo a especificação requerida é a Ford WSS-M2C948-B, portanto o produto correto é o Havoline Energy PRO DS SAE 5W-20 API SN. Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Donizetti, bom dia! Para esse veículo a recomendação é o Havoline PRO DS Full Synthetic SAE 0W-20 API SN. Grande abraço!

  17. Roosevelt Rosa de Albuquerque says:

    Donizete
    Boa noite , tenho um Honda Civic 2001 Km 150122 ,uso Honda sae 10w30, quero trocar para Havoline sae 10w30 .
    Qual você recomenda. Grande Abraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *