Comparativo Havoline x Outros óleos lubrificantes

Você conhece as diferenças entre todos os produtos Texaco que estão no estoque da sua troca de óleo? Consegue mostrar para o cliente qual, dentre todos os produtos da linha Havoline, é o mais adequado para o seu carro?

Se a sua resposta for não, esse conteúdo é para você. Preparamos um guia completo para você entender de vez as características de cada produto da família de óleos lubrificantes Havoline. Fique atento!

Mas antes: conheça os produtos Havoline

Atualmente, a linha Havoline é composta por 6 óleos de motor sintéticos e 4 semissintéticos com Tecnologia Escudo Protetor. São eles:

  • HAVOLINE® ProDS FULL SYNTHETIC SAE 0W-20
  • HAVOLINE® ENERGY SAE 5W-20
  • HAVOLINE® SINTÉTICO SAE 5W-30
  • HAVOLINE® ULTRA S SAE 5W-30
  • HAVOLINE® ULTRA S SAE 5W-40
  • HAVOLINE® ULTRA W SAE 5W-40
  • HAVOLINE® SEMISSINTÉTICO SAE 5W-30 com Tecnologia Escudo Protetor
  • HAVOLINE® SEMISSINTÉTICO SAE 10W-30 com Tecnologia Escudo Protetor
  • HAVOLINE® SEMISSINTÉTICO SAE 10W-40 com Tecnologia Escudo Protetor

Todos esses óleos são multiviscosos.

Você nota isso a partir dos números colocados após a sigla “SAE”, que apontam a viscosidade do óleo lubrificante a baixas temperaturas, quando o carro está frio (primeiro número), por exemplo, e a altas temperaturas como durante a operação do motor quente (segundo número).

Atualmente os produtos multiviscosos são maioria no mercado, uma vez que os veículos exigem cada vez mais dos lubrificantes, com temperaturas operacionais cada vez mais altas.

A diferenciação da viscosidade funciona da seguinte maneira: quanto menor o primeiro número (antes da letra W), mais fluido é o lubrificante em baixas temperaturas, o que facilita a rápida lubrificação na partida.

Quanto maior o segundo número (após a letra W), mais “grosso” é o óleo ao ser submetido ao calor gerado pelo motor. Temos que lembrar que o motor, no momento da combustão alcança temperaturas muito altas e o lubrificante ainda assim deve resistir e “não romper”.

Por que isso importa?

Por exemplo: se a condição da direção for muito severa, é fundamental que o lubrificante consiga manter a película lubrificante adequada para que, durante a operação, o óleo não se “quebre” devido à alta temperatura.

O óleo não pode ser muito “grosso”, caso contrário o motor terá que fazer mais força para bombear o óleo, e como consequência, consumirá mais combustível.

Da mesma forma, no momento da partida, os motores não lidam bem com óleos que são muito viscosos, principalmente quando a temperatura está fria: a lubrificação não flui tão rapidamente entre as peças.

O resultado é um risco de desgaste das peças do motor.

Entenda a diferença entre os produtos da linha Havoline

A linha sintética dos lubrificantes Havoline conta com a tecnologia ProDS que se traduz em uma fórmula avançada com desempenho excepcional que protege contra o desgaste, a formação de depósitos, borra e verniz, prolongando a vida útil do motor, maximizando a economia de combustível, além de reduzir emissões de poluentes.

Já a linha Havoline Semissintética possui a Tecnologia Escudo Protetor que prolonga a vida útil do seu motor, protege contra o desgaste e minimiza a formação de depósitos, borra e verniz, mesmo em altas temperaturas.

O que garante essas vantagens é a tecnologia presente em cada produto.

Como ela faz isso?

Havoline cria um escudo que protege o motor contra as impurezas geradas pela queima do combustível. E são justamente esses contaminantes que aumentam o atrito e desgastam mais as peças do carro.

O resultado disso para os veículos são esses:

Tabela de lubrificantes Havoline - TEXACO

Entendeu as diferenças entre os diversos produtos que compõem a linha Havoline?

Qualquer dúvida deixe o seu comentário!

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

29 comments

  1. Edson Gomes De Souza says:

    eu tenho um ford fiesta eles recomenda colocar o óleo 5w30 motrocloff, eu estou usando havoline5w30. Tem algo de defença de qualidade de um óleo pra outro?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Julio. O Havoline 4T SAE 10W-30, é um lubrificante multiuso, pois lubrifica o motor, transmissão e a embreagem das motocicletas e não utiliza óleos básicos “rerefinados” em sua formulação, é um produto de base semissintética e classificação API SL e JASO MA e atenderá perfeitamente os requisitos necessários para uma excelente lubrificação de sua motocicleta.

  2. Leonardo da Silva says:

    Bom dia!

    tenho um astra sedan 2.0 8v ano 2000, esta com 137mil quilometro,
    atualmente uso oleo de outra marca sintetico 15w40 mas quero trocar para o havolaine pois trabalho em uma concecionaria de caminhao e vejo o desenpenho do ursa e que e surpreendente.

    qual oleo seria indicado para utilização

    desde ja grato pela atenção!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Oi, Leonardo. Para esse seu veículo o óleo lubrificante de motor recomendado é o de viscosidade SAE 20W-50 classificação de desempenho API SL. Como você está utilizando um óleo de viscosidade SAE 15W-40 sintético, mas não mencionou o API de desempenho, nossa sugestão seria utilizar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Também é indicado para este caso um óleo sintético de viscosidade 5W30 como por exemplo o produto Havoline Sintético PRO DS SAE 5W-30 API SN. Mas lembre-se sempre de seguir o período de troca recomendado pelo fabricante do veículo, respeitando o regime de trabalho empregado (Normal, Misto ou Severo) e a geração tecnológica desse motor.

  3. Attila says:

    Boa tarde!

    Dizer que um óleo tem “Escudo Protetor é que essa tecnologia protege o motor não explica nada… Protege como? Qual a característica que a faz sobressair sobre as outras?

    Desculpe, mas só atribuir um nome bonito e dizer que tem uma tecnologia x e não explicar como funciona de fato, não convence. Fica mais como propaganda do que como um material técnico de verdade.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Atila! A tecnologia Escudo Protetor foi desenvolvida para proporcionar excelente proteção contra a formação de depósitos protegendo o motor contra ataques abrasivos dos contaminantes resultantes da queima do combustível. Como nos rótulos das embalagens temos limitações de espaço para descrever a função do Escudo Protetor, essa informação está detalhada na Ficha Técnica do produto que traz outras informações adicionais como: finalidade, benefícios, aplicações e características típicas. Visite nosso site, baixe a ficha técnica dos nossos lubrificantes e confira todas as informações sobre o produto: https://www.texaco.com.br/carros/

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Ronaldo boa tarde,
      Os lubrificantes adequados para o motor do seu veículo podem ser 3, os quais listo abaixo:
      • Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN
      • Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN
      • Havoline Semissintético SAE 5W30 API SN
      Você pode baixar gratuitamente no seu smartphone nosso APP Havoline Troca de Óleo onde encontrará essas e outras informações.

  4. Adinoelson de Almeida Neves says:

    Olá boa tarde,S sou proprietário de um civic 2.0 lxr 2014/2015 e sempre usei o shell 0w20 mas verifiquei que a havoline também tem este óleo com esta especificação, então gostaria de saber se posso troca para este da havolone já que a especificação do óleo e a mesma do que já faço uso???

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Adinoelson! Sim você pode usar o nosso produto Havoline Full Synthetic Pro-DS SAE 0W-20 para o seu Honda Civic 2.0 LXR 2014/2015.

  5. Adriano says:

    Olá, boa tarde! Tenho um Honda Fit 08 e está 150.000km. Gostaria de saber se há riscos em utilizar um 0w20 nele. Atualmente utilizo nele 10w30. Grato!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Adriano, boa tarde! Tudo bem?
      Se você fez todas as manutenções e trocas de óleo de acordo com o manual do veículo, não existe nenhum risco em mudar para uma viscosidade SAE 0W-20.
      Grande abraço!

  6. Elison says:

    Boa tarde!
    Tenho um gol G5 2010, flex, ele está com 95mil km rodado, atualmente estou usando um óleo semi-sintético de outra marca com a especificação 10W40 SN. Gostaria de saber se a empresa tem essa especificação como sendo sintético ou posso usar o 5w40 SN de vocês?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Elison, boa tarde! Tudo certo?
      O Havoline SAE 10W-40 API SN também é semissintético, temos também o Havoline Ultra S SAE 5W-40 e ou Havoline Ultra W SAE 5W-40, ambos sintéticos que você pode usar em seu veículo. Mas, lembre-se, a mudança de produto semissintético para sintético não implica em aumento de período de troca, mas sim no aumento da proteção e limpeza do motor. É também recomendável na primeira troca após a substituição do semissintético pelo sintético reduzir em 50% o período de troca de óleo.

  7. paulo carlos luck says:

    bom dia , Delton Stabelini

    eu comprei um veiculo honda fit 2011/2011 pede na etiqueta havoline 10w40 ssemi sintetico, mais algumas informaçoes de videos diz mais sobre 10w30 e porque a honda agora recomenda o 0w20, pode me ajudar a entender qual seria o melhor, o veiculo esta com 40.000km,
    obrigado , Paulo

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Paulo Carlos, bom dia. Tudo certo?
      Você deve sempre se guiar pelo manual do veículo e nunca pela etiqueta. Até 2011 a Honda recomendava um lubrificante de viscosidade SAE 10W-30 API SN e após 2012 passou para SAE 0W-20 API SN.
      Você pode usar qualquer uma das viscosidades citadas, o importante é verificar a classificação de desempenho que deve ser API SN mínima.
      Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Marcelo, bom dia. Tudo bem?
      Qual é o ano de seu Astra? A princípio a resposta é sim, você pode usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL e ou Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN.
      Abraço!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Murcio. A Honda recomenda para esse ano de veículo um óleo SAE 10W-30, mineral e classiificação API SN. Usar um produto SAE 5W-30 é melhor para lubrificação do motor e os produtos de básico sintético tem melhor desempenho. Então a única preocupação é saber qual produto vinha sendo utilizado e se for um produto de desempenho inferior, previna-se efetuando as duas primeiras trocas de óleo com o período de troca reduzido em 50%. Abraço!

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