Linha Ursa, da Texaco, e outros lubrificantes do mercado

A linha Ursa, da Texaco, tem como objetivo trazer a tecnologia necessária para ampliar o rendimento dos motores a diesel de serviço pesado e diminuir os custos operacionais. Com os equipamentos funcionando de forma adequada e por longos períodos, logo são percebidos os benefícios dos produtos da marca.

Para produzir os óleos lubrificantes da linha Ursa, a Texaco realiza diversos testes e pesquisas, conferindo, assim, maior qualidade.

Veja, neste artigo, um comparativo entre os produtos desta linha e outros lubrificantes do mercado.

Tecnologia ISOSYN

Além da experiência e conhecimento da marca, a linha Ursa utiliza a tecnologia ISOSYN, formulada a partir da combinação de óleos básicos altamente refinados e aditivos de alta performance. Isso proporciona uma excelente proteção ao motor com relação custo-benefício ótima aos clientes.

Entre as principais características da utilização da tecnologia ISOSYN nos lubrificantes, estão:

  • Proteção contra o desgaste do óleo
  • Máxima durabilidade dos motores
  • Redução dos custos operacionais

Teste comparativo de oxidação

A oxidação do óleo lubrificante pode gerar diversos fatores negativos em relação à performance, durabilidade e proteção do motor. Isso acontece em decorrência da presença de contaminantes, como ácidos de combustão, formando borras que comprometem a limpeza e o funcionamento dos motores.

Além disso, ocasiona o espessamento do óleo – aumento de viscosidade -, que impacta diretamente na capacidade do óleo de lubrificar adequadamente. Um teste comparativo foi realizado justamente para verificar as mudanças apresentadas por óleos lubrificantes do mercado em relação ao desempenho apresentado pela linha Ursa.

Nos testes, os lubrificantes são aquecidos a 170ºC, usando condensadores para manter a volatilização dos componentes da luz e o ar é borbulhado numa taxa de fluxo constante. Os valores de incremento na viscosidade e de incremento na oxidação são coletados aos 7º, 10º, 14º e 20º dias de teste.

Feitas essas coletas, os tubos de prova são fotografados para classificação e validação dos resultados do teste. Em comparação aos outros óleos lubrificantes do mercado, a linha Ursa apresentou ótimo desempenho, superando todos os padrões de exigências.

Linha Ursa, da Texaco, e outros lubrificantes do mercado

Teste de proteção contra o desgaste

Esse tipo de teste simula o desgaste dos conjuntos das válvulas de um motor operando por cerca de 50.000 km. Com amostras de óleo, mede a deterioração de uma bola de aço sem uso e contaminada propositadamente com ácidos, peróxido e fuligem artificial, assim como acontece em motores automotivos.

A dimensão deste desgaste na bola de aço demonstra a capacidade do óleo lubrificante em oferecer soluções às demandas do motor. Da mesma forma que no teste de oxidação, novamente os produtos da linha Ursa tiveram excelente rendimento, comprovando serem ótimas opções para quem busca os melhores índices de rendimento e proteção ao motor.

Teste de campo da linha Ursa

Os testes de campo visam a comprovar na prática a performance dos produtos. Em um deles, realizado em Goiânia, uma empresa de ônibus rodoviários disponibilizou três veículos Scania 420 IB, ano 2000, para estudo.

O intervalo de troca dos óleos foi de 20.000 km e fotos comparativas foram usadas para confirmar os resultados. A linha Ursa apresentou desempenho muito bom em termos de formação de borra e limpeza do motor.

teste comparativo ursa

Esses dois fatores são muito importantes, pois, a cada troca, os índices aumentam e começam a aparecer problemas com as peças do motor caso o lubrificante não seja eficiente. O resultado disso é que as demandas de manutenção surgem mais rapidamente e, com isso, os custos também aumentam.

Procurando inserir sempre o melhor da tecnologia no setor, a linha Ursa, da Texaco, produz seus lubrificantes para que ofereçam a melhor performance e relação custo-benefício aos gestores de frota, empresas e parceiros. O selo ISOSYN é um reflexo disso e traz resultados ótimos de desempenho a partir da combinação de óleos básicos de alta qualidade e aditivos.

 

Abaixo, relacionamos alguns artigos interessantes que auxiliarão na gestão de frotas da sua empresa:

Linha Ursa, da Texaco, e outros lubrificantes do mercado

Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.