Serviço completo de troca de óleo: tudo o que você precisa saber

Você quer oferecer um serviço completo de troca de óleo para os seus clientes?

Manter um serviço completo de troca de óleo não é mais tão simples como antes. Até pouco tempo atrás, bastava conseguir um espaço, profissionais para realizar o serviço e alguns clientes.

No entanto, as expectativas que as pessoas criam em relação aos serviços que contratam vem crescendo bastante. No atual mercado competitivo, é necessário oferecer diferenciais para fidelizar os seus clientes. Cada vez mais, a experiência do cliente na loja contribui para o sucesso da oficina.

Você pode e deve ir além para ter mais sucesso. Com ações simples, você pode transformar a sua oficina e oferecer um serviço completo de troca de óleo.

Você pode tornar sua troca de óleo mais completa, oferecendo outros serviços para os clientes. Saiba mais sobre isso lendo esse texto.

A seguir, apresento seis dicas para levar sua oficina para o próximo patamar e impressionar os seus clientes. Basta continuar lendo e aprender como!

Espaço bem planejado

Descubra como planejar corretamente o espaço da sua oficina pode contribuir para a qualidade do serviço.

É fundamental ter um local limpo e organizado para conquistar seus clientes. Isso é o mínimo que eles esperam. Então você deve  fazer mais que isso se quiser um serviço completo de troca de óleo.

Seus clientes devem se sentir confortáveis no espaço. Algumas pessoas precisarão esperar algum tempo dentro da oficina enquanto você realiza os serviços. Por isso, invista no conforto, com cadeiras para espera e até mesmo disponibilizando conexão wi-fi gratuita.

A decoração também é muito importante. Assim, além de ser mais agradável passar tempo na oficina, ela é mais convidativa e chamativa para quem passa pela frente da loja. Você pode usar peças, ferramentas e materiais promocionais para compor a decoração.

Caso você precise de ajuda para planejar melhor o seu espaço, aqui vão algumas dicas para a divisão da loja:

  • Área de recepção com cadeiras para os clientes, revistas atuais à disposição e produtos à mostra;
  • Área administrativa atrás de um balcão;
  • Se possível, um banheiro em boas condições para clientes e funcionários;
  • Espaço amplo para o atendimento e realização de serviços;
  • Área reservada para o estoque de produtos.

Certifique-se de ter todos esses espaços na sua loja. Dessa forma, você estará equipado para atender melhor o seu cliente e oferecer um serviço completo de troca de óleo.

Bons equipamentos

Utilizar ferramentas adequadas e de qualidade é essencial para ter um serviço completo de troca de óleo.

Se você quer prestar um bom serviço, irá precisar de todos os equipamentos em boas condições e à sua disposição.

Você certamente sabe o quão importante é usar a ferramenta correta para cada tarefa. Então, garanta que tudo que você precisa esteja fácil de encontrar e pronto para ser usado. Isso pode ser providenciado facilmente, apenas implementando um sistema de organização.

Você pode conferir quais são as ferramentas essenciais para sua troca de óleo nesse outro texto.

Seu cliente também vai notar sua organização e profissionalismo.

Então, cuide bem das suas ferramentas e garanta que todas estejam em pleno funcionamento. Isso irá trazer confiança para os clientes e mostrará a eles que você é cuidadoso com sua loja.

Profissionais qualificados

Uma equipe bem treinada é a parte mais importante em um serviço completo de troca de óleo.

Seus funcionários são importantíssimos para seu negócio. Afinal, são eles que mais interagem com os clientes e que realizam os serviços em si.

Para oferecer um serviço completo de troca de óleo é imprescindível que você construa uma boa equipe de colaboradores. Sua equipe deve estar capacitada para realizar todos os serviços com qualidade, mas isso não é o único fator.

É importante que seus colaboradores sejam capazes de atender os clientes com toda atenção possível. Instrua-os a sempre responder dúvidas de forma transparente e explicar os serviços realizados. Isso inspira confiança nos seus clientes.

Portanto, trate de selecionar os melhores profissionais disponíveis para trabalhar com você. Faça um bom processo seletivo, incentive-os a participar de cursos de capacitação e crie avaliações para detectar possíveis problemas. Sempre ofereça dicas e treinamentos para que eles possam melhorar, e  não se esqueça de elogiar os pontos positivos.

Dessa forma, você tem certeza de que estarão prestando um bom atendimento.

Capital

Estar atento e cuidar do seu capital é essencial para um serviço completo de troca de óleo.

Assim como em qualquer área, trabalhar no mercado de reparo de automóveis requer capital para investir. Você precisa manter um estoque de produtos e a sua equipe, além de realizar a manutenção da loja.

Para gerar uma entrada constante de capital, é preciso estar atento a vários fatores. Fazer o fluxo de caixa da maneira correta e enxugar custos devem ser políticas constantes da sua administração. Além disso, é muito importante fidelizar clientes para garantir uma renda constante para a loja. Em tempos de crise, isso é ainda mais importante.

Para ter um serviço completo de troca de óleo, é preciso ficar atento à gestão financeira. E isso não significa apenas gerir bem o que já está lá. É preciso buscar alternativas para melhorar seu faturamento, ser criativo e inovar.

Se você quiser dicas incríveis para melhorar a gestão financeira da sua oficina, pode ler esse outro artigo no nosso blog.

Bom relacionamento com as distribuidoras

Escolher os melhores fornecedores é essencial para um serviço completo de troca de óleo.

As distribuidoras são parte essencial do desempenho de uma troca de óleo. E não se trata apenas de conseguir o custo mais baixo para a manutenção do estoque.

Investir nos produtos certos agrega valor para seu negócio, ajuda a captar mais clientes e traz mais retorno financeiro. Isso porque ao usar produtos de qualidade, você realmente resolve os problemas dos seus clientes. Clientes satisfeitos  voltam a sua oficina e  também indicam sua troca de óleo para amigos e familiares.

Por isso, escolha bem seus fornecedores e estabeleça uma relação de confiança e parceria com eles. Você sentirá os resultados disso tanto na redução de custos quanto na fidelização e captação de clientes.

Criar um site para a troca de óleo

Atualmente, é necessário que a sua oficina tenha presença no mundo online.

Já cansei de falar disso aqui, mas repito: crie um site para sua troca de óleo.

Hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo conectadas à internet. Seja no celular ou no computador, em casa, na rua ou no trabalho. O primeiro passo que as pessoas tomam ao precisar de um serviço é fazer uma busca no Google.

Em um mundo como esse, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não estar presente na internet. Isso vale também para um serviço completo de troca de óleo. Ter um site é uma oportunidade para fazer mais pessoas conhecerem sua loja.

Se você quiser saber mais sobre como fazer sua oficina aparecer no Google, pode ler esse outro texto do blog.

E existem outras formas de divulgar sua oficina além de fazer um site. Usar as redes sociais também é um passo essencial para seu sucesso. Além disso, você pode se cadastrar no Google Meu Negócio. Essa ferramenta garante que sua oficina apareça no mapa do Google quando alguém fizer uma busca na sua região.

Caso tenha interesse, listei nesse outro texto outros motivos para você investir na internet.

Se quiser mais dicas de como oferecer um serviço completo de troca de óleo, dê uma olhada nesses outros posts no nosso blog:

E você? Tem mais alguma dica que seja  importante na hora de montar um serviço completo de troca de óleo? Deixe um comentário com a sua opinião e aproveite para tirar qualquer dúvida que tenha sobrado.

Não esqueça de compartilhar esse texto nas suas redes sociais para saber a opinião dos seus colegas de profissão também!

Sucesso Serviços Automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

5 comments

  1. Wilson de Mattos says:

    Tenho pouco conhecimento na área, mas achei que é um negocio interessante para administrar.
    Não tenho muito para investir. quero começar com um ponto fixo e pequeno, posteriormente por um veiculo também para atender a domicilio.
    trabalhei 24 anos em uma empresa, na cidade onde moro conheço bastante gente, fiz um pesquisa de campo e realmente acredito que vai dar certo. preciso saber a porcentagem de desconto se eu comprar materiais da TEXACO, instalar banners, alem de vender só produtos da empresa, se terei suporte técnico e entre outras perguntas o material será entregue no meu comercio,

  2. Severino Victor de moraes says:

    Bom dia, modéstia parte nessa função entendo, fiz isso por trinta anos num posto até que um dia cobrei melhores condições de trabalho para o local ,sabe o que o patrão fez me destitui dela fiquei fazendo aquela parte só de frentista , sabe o que aconteceu os meus clientes se afastaram foi para outro posto, vocês estão certo mas valorize seus colaboradores ,os clientes não são seus são de seus colaboradores porquê apartir do momento que esse colaborador sair da empresa o cliente fiel sai com ele, pronto falei desculpe foi só um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *