Dúvidas sobre como montar uma troca de óleo de sucesso?

Mesmo em época de crise, a troca de óleo bem administrada pode ser um negócio muito lucrativo. É inegável que existem muitas oportunidades para os empreendedores que sabem como criar diferenciais para suas oficinas.

Saber como montar uma troca de óleo pode gerar muitas dúvidas. Se você está interessado em saber mais sobre o assunto, aqui você encontrará as principais dicas para ter sucesso nessa empreitada!

Neste artigo, vamos explicar os principais fatores para ficar de olho e não cometer erros durante o processo. Assim, ficará muito mais fácil montar a loja ideal que trará mais benefícios do que dores de cabeça para você.

Vamos lá!


Escolha a localização certa

Ao pensar em como montar uma troca de óleo, realize uma análise de mercado na região. A localização é um elemento fundamental para o sucesso do seu negócio.

A primeira coisa que você precisa considerar é a quantidade de movimento no local. Sempre dê preferência para ruas movimentadas. Além disso, observe cuidadosamente os tipos de comércio existentes da região.

Você deve procurar um ponto onde se concentram estabelecimentos que oferecem serviços complementares aos seus. Por exemplo, lava-jatos e borracharias.

Mas cuidado: o ideal é que as lojas que já estão presentes não ofereçam o serviço de troca de óleo. Evite um mercado já saturado. Se esse for o caso, é bem provável que os clientes prefiram realizar todos os serviços em uma só loja.

Além disso, é fundamental que haja residências próximas ao local. O tempo é um bem muito valioso nos dias de hoje. Os clientes evitam ao máximo ter que ir a lugares distantes para obter um serviço simples.

Outro fator importantíssimo a ser considerado é o valor do aluguel na região. Como montar uma troca de óleo se todo o seu lucro for utilizado para o aluguel? Esse gasto precisa ser planejado com muito cuidado, já que estará sempre presente.

Dê uma olhada neste outro artigo para entender melhor quais são os custos envolvidos e mais dicas de como montar uma troca de óleo.


Certifique-se de ter instalações adequadas

A estrutura da loja é essencial no planejamento de como montar uma troca de óleo.

É preciso atenção para que as instalações sigam todas as exigências previstas pelos órgãos ambientais locais, regionais e nacionais.

O empresário deve adotar medidas para que o óleo lubrificante trocado não se misture com outros produtos químicos, combustíveis ou água. A junção dos elementos impede que o lubrificante possa ser reciclado posteriormente.

Se você quiser mais informações sobre como criar um diferencial para sua troca de óleo por meio da sustentabilidade, leia este outro artigo do blog.

Por precaução, vale verificar a legalização do imóvel nos órgãos competentes, afinal problemas legais podem esgotar rapidamente os recursos de um novo empreendimento. Fique atento.

Cumpra todos os pré-requisitos

O processo burocrático para abrir um estabelecimento comercial no Brasil pode ser bem detalhista. Por isso, organize sua lista com todas as documentações exigidas e necessárias para evitar futuros problemas.

Para ajudá-lo, separamos os principais documentos aos quais você deve estar atento:

  • Registro na junta comercial
  • CNPJ
  • Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal
  • Cadastro na Caixa Econômica Federal para fins de INSS e FGTS
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar
  • Certificação da Vigilância Sanitária

Podem ser necessários mais documentos. Por essa razão, é recomendado contar com a orientação de um consultor. Pergunte também a outros empresários do ramo sobre o assunto. A experiência deles pode trazer informações valiosíssimas e evitar erros comuns sobre como montar uma troca de óleo.

Organize o espaço

O espaço da troca de óleo pode representar um diferencial e tanto para seus clientes. Normalmente, o espaço físico mínimo para abrir uma loja no segmento é de 50 m².

A maioria dos estabelecimentos que prestam esse serviço não se encontra em boas condições e acaba afastando clientes. Se a sua loja tiver esse diferencial, ficará muito mais fácil fazer a fidelização.

Portanto, fique atento e garanta que sua loja tenha:

  • Área de recepção equipada para receber os clientes
  • Setor de atendimento com balcão
  • Sala administrativa
  • Banheiro para os clientes e funcionários
  • Espaço para os produtos ficarem à mostra
  • Área para os carros estacionarem

Mais importante do que planejar a organização é mantê-la durante o funcionamento. Cuide para que tudo continue limpo e organizado.

Neste outro artigo do blog, você encontra cinco dicas incríveis para manter sua oficina limpa. Esses são detalhes que podem parecer pequenos, mas certamente seus clientes vão notar.

Um espaço organizado e que oferece conforto para os clientes ajuda muito na fidelização. Além disso, clientes felizes e satisfeitos costumam indicar oficinas que entregam qualidade e os melhores serviços. Não deixe de cuidar bem do seu espaço de trabalho.

Conclusão

Com o planejamento ideal e atenção aos detalhes, as chances de você montar uma troca de óleo lucrativa só aumentam. Esse é um serviço que seus clientes precisam periodicamente. Por isso, foque na qualidade!

Dica extra!

Não se esqueça de fazer boa divulgação depois que a loja estiver aberta para captar o máximo de clientes possível. Com essas dicas, bom atendimento, equipe profissional qualificada e produtos de qualidade, seu sucesso está garantido.

Quer mais dicas para melhorar ainda mais sua troca de óleo? Dê uma olhada nestes artigos do blog:

 

E aí, curtiu as dicas? Deixe nos comentários o que achou sobre o artigo e como anda sua preparação para abrir sua troca de óleo!

Dúvidas sobre como montar uma troca de óleo de sucesso?

51 comments

  1. Newton Rodrigues says:

    Boa noite, sempre gostei muito de carros, e no meu eu faço esse tipo de serviço, não só no meu como dá família, hj trabalho em outra área mais meu sonho sempre foi ter uma troca de óleo, hj esse sonho está muito próximo, por isso gostaria de aprofundar mais nesse novo projeto.

  2. Noemi Maximo Dos Santos says:

    Boa noite: gostaria de abrir uma loja de troca de oleo, tenho o espaco e gostaria de saber se vcs fornecem os produtos

  3. Sidney says:

    Eu praticamente preencho todos os requisitos que foram apresentados só queria ter uma base de qto gasto de material como óleo,filtros etc pois a loja já está montada com elevador automotivo e tudo mais o meu problema é o valor que vou gastar e como proceder para conseguir o material ou fornecedor e como pago…. obrigado !!!

  4. Douglas says:

    Qual valor é estipulado para investir em um ponto de troca de óleo no geral?
    Vale lembrar que o espaço físico eu ja possuo…

  5. Rosemberg Ferreira Von Randow says:

    Olá boa tarde tudo bem gostaria de saber se posso fazer essa loja em minha residência, pois tenho um espaço muito grande em meu quintal, será possível pois moro em Sulacap e minha residência fica de frente de rua e tem dois lados com acesso para as duas ruas…..

  6. Alexandre Lourenço says:

    Dicas e orientações importantes. Gostei da matéria.
    Produtos Texaco e Havoline sempre formam produtos que utilizei em meus carros, além da filtros da MANN (Trabalhei nessa empresa) e aprendi muito sobre filtração, lubrificação, etc.
    Pergunta – Existem parcerias ou exclusividade para utilizar os produtos Texaco? Vocês investem em novos pontos para venda de seus produtos? É normal ter uma bandeira como Texaco nesse tipo de negócio?

  7. Silvio Leandro B. Rodrigues says:

    Boa tarde!!!! Quanto gasto para abrir uma pequena loja de 50 mts quadrados… Começar pequeno dois pensar em expansão. trabalho no segmento a anos tanto de carros e tbm caminhões.
    se puderem me ajudar agradeço.

    sem mais Silvio Leandro

  8. Rodrigo says:

    Boa noite. Tenho um ponto onde quero montar uma troca de óleo dica da em caminhões. Preciso desenvolver o projeto e fazer levantamentos. Não quero deixar a idé ia esfriar.
    Vocês ajudam?

  9. Francisco says:

    Eu sou Francisco Carlos estou querendo abrir uma loja de troca de óleo automóvel quanto vou gastar para abrir uma loja hoje. Na minha região tem 3 trocas de óleo muito cliente nessa região que mora.

  10. Carlos says:

    Muito boa suas dicas e útil aos iniciante, por ex eu estou pensando em abrir uma troca de óleo e sua dicas me fez saber por onde começar, obrigado.

  11. CAROLINA RECLA says:

    Boa tarde Delton, gostei das dicas, mas estou querendo montar uma troca de óleo de carros pesados, caminhões, carretas. Gostaria de duas orientações, a primeira é em relação a destinação dos fluidos e a segunda é com relação a necessidade de ter ou não uma vala para efetuar o serviço.

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Carolina! Tudo bem? Os lubrificantes são rerefinado e portanto devem ser coletados, armazenados e encaminhados a empresa certificada e credenciada para coleta e destino adequado.

      Sim você deve ter uma vala para realizar os serviços em caminhões pesados e carretas, devido a facilidade de operação e segurança.
      Abraços!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.