Parceiros para oficinas mecânicas: quais são as vantagens para seu negócio

Você sabia que parceiros para oficinas mecânicas podem alavancar o crescimento do seu negócio?

Parceiros para oficinas mecânicas podem trazer inúmeros benefícios para sua empresa.

Como empresário, sabemos que você está sempre procurando novas maneiras de crescer. Mas normalmente as estratégias imaginadas são ligadas apenas à performance individual de vendas e marketing da empresa.

Você pode se beneficiar com as parcerias corretas e crescer graças aos esforços de terceiros. E não falamos apenas de parcerias com fornecedores e distribuidores. Até mesmo seus concorrentes podem se tornar aliados poderosos!

Quer mais dicas para garantir que sua empresa saia sempre na frente? Dê uma olhada nesse outro artigo e entenda como conferir um diferencial incrível ao seu negócio.

Descubra quais são os benefícios que parcerias podem oferecer ao seu negócio e aprenda onde começar a buscar parceiros! Confira:

Parcerias com fornecedores: redução nos custos

Quando tocamos no assunto de parcerias, imediatamente lembramos dos fornecedores. Afinal, é essencial garantir bons preços nos produtos usados para que o lucro da sua oficina seja o suficiente.

A parceria com fornecedores é vantajosa para todas as partes:

Uma distribuidora experiente pode também acrescentar muito ao seu negócio.

Normalmente, elas disponibilizam materiais de marketing ou informativos sobre os produtos. Além disso, podem te ajudar com a quantidade a ser comprada, métodos de gestão de estoque e outros detalhes.

Parceiros para oficinas mecânicas: uma forma de expandir

É muito comum encontrar oficinas especializadas em determinados tipos de serviços. Principalmente nos dias de hoje, que surgem cada vez mais nichos específicos no mercado automotivo.

Serviços especializados normalmente exigem equipamento especial, o que pode ficar muito caro. Uma opção interessante para expandir os serviços oferecidos, assim como espaço disponível e número de clientes que podem ser atendidos, é fazer uma parceria.

As parcerias entre oficinas são cadas vez mais comuns. Elas podem ir desde a indicação mútua de clientes até uma sociedade efetivada. De qualquer forma, essa é uma ótima maneira de garantir o crescimento para ambas as partes.

Uma boa sociedade pode trazer muitos benefícios, como:

  • Aumento da estrutura física do negócio;
  • Ampliação do quadro de clientes;
  • Prestação de serviços mais variados;
  • Disponibilidade de profissionais especializados;
  • Aumento dos lucros.

E você pode ir além e contar com outras empresas parceiras. Que tal agregar novas soluções como a busca e entrega de carros a domicilio? Isso pode ser difícil para a sua equipe e você não quer perder tempo contratando e treinando, certo?

Uma saída é contratar uma empresa parceira que pode realizar esses serviços por uma comissão.

Existem muitos tipos de negócios com alto potencial de incremento de valor e clientes para a sua oficina. Como por exemplo, parcerias de empresas que não são concorrentes e têm o mesmo público-alvo que você.

Imagine quantos clientes você ganharia se autopeças, despachantes, blogs de automóveis e outros negócios indicassem você como oficina mecânica preferida.

Principais vantagens de conquistar parceiros para oficinas mecânicas

Os parceiros para oficinas mecânicas são mais do que essenciais para garantir o crescimento do negócio. Podem também oferecer inúmeras vantagens para ambas as partes envolvidas.

Confira as principais vantagens das parcerias:

Variedade de serviços

Como citamos nos tópicos anteriores, existem cada vez mais nichos especializados no mercado automobilístico. Para que apenas uma oficina oferecesse todos os serviços disponíveis, o negócio precisaria ser de um porte muito grande.

Por sorte, diferentes oficinas se especializam, desde serviços mais simples até os mais específicos. Alguns exemplos são:

  • Sistemas de som;
  • Pintura e personalização;
  • Tuning;
  • Blindagem;
  • Manutenção;
  • Injeção eletrônica;
  • Manutenção de computadores de bordo;
  • Borracharia;
  • Funilaria.

Contando com parceiros para oficinas mecânicas, seu negócio não precisa contar com uma grande variedade de equipamentos e profissionais para atender a todas as necessidades do cliente.

Redução dos custos

Ao realizar parcerias com outras oficinas ou com fornecedores, é possível diminuir os custos operacionais e de estoque.

Além de conseguir produtos por um valor menor com distribuidoras, elas também podem te ajudar a manejar melhor o estoque. Controlar quantidades compradas de acordo com o porte do seu negócio é um passo essencial para não desperdiçar dinheiro.

Parceiros para oficinas mecânicas também possibilitam a otimização do tempo e ajudam a expandir sua carta de clientes.

Especialização profissional

Fornecedores e distribuidores podem contribuir com muito mais do que peças e produtos. Muitas empresas oferecem treinamentos especiais para a utilização dos seus produtos, notícias importantes e outros conteúdos extremamente valiosos para os empresários.

E o melhor: grande parte desse conteúdo fica disponível online. Você não precisa sair de sua casa para aprimorar um pouco seus conhecimentos todos os dias!

Crescimento conjunto

A melhor forma de crescer é contando com companhia! Não é diferente para o setor automotivo. As parcerias são um fator essencial para o desenvolvimento dos negócios, indo das empresas familiares até grandes multinacionais.

A Texaco acredita que é melhor crescer com você. Por isso, estamos sempre oferecendo informação, notícias e eventos para nossos parceiros. Além, é claro, dos melhores produtos disponíveis no mercado.

A colaboração entre fornecedores, distribuidores e oficinas é benéfica para todos – principalmente para seus clientes. Eles, que estão cada vez mais exigentes, certamente notarão a diferença e apreciarão seus esforços para atendê-los melhor.

Dicas para transformar um concorrente em parceiro

Agora que você sabe todas as vantagens que possuir parceiros para oficinas mecânicas traz para seu negócio, confira essas dicas para fechar parcerias:

  • Pesquise as oficinas concorrentes;
  • Identifique diferenciais e serviços especializados oferecidos por ambos os negócios;
  • Elabore uma proposta de parceria customizada;
  • Planeje promoções combinadas;
  • Organize compras compartilhadas;
  • Troque experiências e informação.

Conclusão

Conseguir parceiros para oficinas mecânicas é uma sólida estratégia de crescimento. As parcerias oferecem muitas vantagens para todas as partes envolvidas, mesmo quando são realizadas entre oficinas potencialmente concorrentes.

Com clientes cada vez mais exigentes, é essencial que seu negócio ofereça o máximo de serviços possíveis e profissionais especializados. Comece hoje mesmo a procurar parceiros para expandir seu negócio, oferecer uma maior variedade de serviços e de quebra, economizar e aumentar os lucros!

Quer mais dicas sobre como aumentar os lucros da sua oficina e nunca parar de crescer? Leia também esses outros artigos que preparamos:

E então, qual é sua opinião sobre a importância das parcerias? Sua oficina já conta com parceiros? Divida conosco nos comentários e não deixe de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

2 comments

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Alberto. Tudo bem com você? Podemos te dar toda assessoria no que se refere a compra e venda de lubrificantes. A Texaco conta com uma rede de distribuidores autorizados em todo o Brasil. Caso tenha interesse em algum tipo de parceria para revenda de produtos entre em contato com o nosso distribuidor mais perto de você https://www.texaco.com.br/distribuidores/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *