Oficina sustentável: confira como é mais econômico ser correto e verde!

A oficina sustentável ou verde é aquela em que a gestão se preocupa com questões ecológicas, econômicas e sociais, criando ambientes internos saudáveis e seguros, evitando a contaminação da natureza e realizando serviços com cuidado e maior eficiência.

Com a implementação e manutenção das políticas sustentáveis, as oficinas passam a reduzir os custos e a render mais.

Veja neste artigo como adaptar a sua loja.

Como tornar uma oficina sustentável

Para começar, o Sebrae tem muitos materiais que apresentam conceitos de sustentabilidade, aspectos e impactos ambientais, responsabilidade social e empresarial.

É possível aprender requisitos legais para oficinas mecânicas, normas e selos de sustentabilidade e os principais problemas encontrados na implementação de políticas sustentáveis com propostas de soluções.

Relacionamento com os funcionários e a vizinhança

Um bom ambiente de trabalho, que valoriza e respeita os colaboradores e a comunidade onde a oficina se encontra, motiva o bom desempenho dos trabalhadores e gera uma boa imagem para os vizinhos.

E por que isso pode ser um atrativo para os clientes? O atendimento feito por funcionários satisfeitos e bem treinados sempre colhe bons frutos e torna-se uma referência a ser indicada, aumentando a freguesia.

Descarte de resíduos das oficinas

Oficinas geram resíduos que precisam de atenção especial, pois podem contaminar o solo se não forem tratados adequadamente.

Óleo usado e embalagens de óleo devem ser destinados conforme legislação específica. Existem empresas especializadas que coletam estes tipos de resíduos.

Para coletar o óleo proveniente do piso ou tanque onde os mecânicos lavam as mãos, a oficina sustentável deve instalar uma caixa separadora de água e óleo.

O piso da oficina precisa ser impermeabilizado e a drenagem deste, ao ser lavado, deve ser direcionada para um ralo ligado à caixa separadora. O óleo proveniente desta caixa separadora e da troca de óleo deve ser armazenado em um tanque especial para destinação adequada.

A Norma ABNT NBR 10001:2004 classifica os resíduos em três categorias: perigosos; não perigosos e não inertes; e não perigosos e inertes. Por isso é importante separar os materiais por tipo e tratamento adequado.

Essa separação deve dividir os resíduos pelo menos em orgânicos e úmidos, secos, óleos e materiais contaminados sujos com óleo.

Energia e água

Além dos resíduos, a oficina consome grande quantidade de energia elétrica e água. Onde há iluminação excessiva pode-se reduzir e onde falta pode-se aproveitar a iluminação natural com o uso de telhas translúcidas.

A troca de lâmpadas por outras com menor consumo também auxilia na redução da conta de energia elétrica. Assim como aproveitar ao máximo cada vez que utilizar o elevador de veículos.

Tenha um checklist de todas as tarefas que necessitam ser realizadas com o carro no alto.

Recicle

A reciclagem de resíduos de oficinas de serviços para automóveis é bastante diversa e deve ser feita preferencialmente nas opções mais próximas e em parcerias contínuas que mantenham o Ciclo Virtuoso da Reciclagem. Por exemplo, pode-se produzir cintos, tapetes e guias para animais domésticos com correias dentadas usadas.

Algumas oficinas já estão utilizando tapetes de material reciclado no próprio negócio, outras revendem os produtos reciclados e dividem esse valor com os trabalhadores. O que não pode ser reaproveitado deve ser destinado para empresas especializadas.

Normas ambientais

As questões sociais e econômicas das oficinas sustentáveis são relacionadas tanto aos trabalhadores, materiais e recursos utilizados, quanto às pessoas e empresas da comunidade.

Toda oficina deve manter, ao menos, um responsável operacional que atenda aos requisitos de capacitação da ABNT para serviços automotivos. A oficina sustentável prioriza a saúde e a segurança dos trabalhadores e clientes.

Um negócio que melhora sua relação de vizinhança experimenta boas avaliações e indicações. Nesse sentido, os ruídos das oficinas causam impactos sonoros no entorno, que podem ser reduzidos.

Identificar os riscos ambientais é o primeiro passo para promover práticas de prevenção de acidentes nas oficinas, como na elaboração do mapa de riscos (NR-05). A implementação de práticas sustentáveis tem mais sucesso se integrada nos seguintes documentos:

  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA – NR-09);
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO – NR-07), que deve considerar os mais diversos tipos de riscos, como o de ergonomia (NR-17),
  • Equipamentos e práticas de proteção dos trabalhadores (EPI – NR-06).

Selos e certificações

As oficinas sustentáveis podem receber selos que conferem qualidade ao negócio. A certificação mais comum para o meio ambiente é a ISO 14001, que apresenta requisitos legais para avaliar sistemas de gestão ambiental.

Mais específica para saúde e segurança dos trabalhadores é a OHSA 18001. Também existem premiações para boas práticas.

Mais algumas dicas

Enquanto o etanol é um combustível sustentável, por ser renovável, gerar trabalho e renda, a gasolina não, porque é um combustível fóssil que leva milhões de anos para se formar.

Da mesma maneira, os materiais utilizados nas oficinas podem ser selecionados considerando características de impactos ambientais, de oportunidades de reciclagem e de redução de custos, direcionando cada vez mais a oficina para a sustentabilidade.

Alguns materiais descartáveis podem ser alugados de empresas que os substituem com remessas limpas de acordo com a frequência acordada. Assim, a oficina gera menos resíduos e conta com serviço ágil de troca de materiais, como panos usados para limpar as mãos sujas de óleo em vez de estopas.

As políticas sustentáveis em oficinas trazem resultados que motivam as equipes. O que auxilia a adequar o negócio às leis e normas ambientais, reduzindo as multas desnecessárias, e torna os negócios mais competitivos no mercado.

Se quiser mais dicas para a sua oficina, leia estes outros posts no blog:

Conheça a linha de produtos Havoline para sua oficina sustentável

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

6 comments

  1. Alex Fabiano Schultz says:

    Estou pensando em investir em uma oficina,
    Minha cidade é pequena, 17000 habitantes, porém, o turismo aumenta esses números apenas no verão, temos várias oficinas, algumas de pequeno porte e pouco especializa, e algumas já bem estruturadas.
    Penso em algo como trocar de óleo e filtros .
    Gostaria de algumas dicas, se possível.

    • Delton Stabelini says:

      Alex boa tarde,

      Recomendo você entrar no site do Sebrae, nele você encontrará todas as informações para montar um negócio.

  2. Carlos Gomes Pereira da silva says:

    Boa Noite, estou pensando em montar uma loja de lubrificante, pensei na TEXACO então esse é o caminho?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.