Oficina mecânica limpa: 5 dicas para você aplicar

Quem não gosta de chegar a um ambiente limpo e organizado? O cliente sempre terá boa impressão ao chegar a uma oficina mecânica limpa e encontrar organização, profissionais atenciosos e um ambiente de trabalho bem cuidado. Detalhes que passam confiança na prestação de serviços.

Além do conteúdo especial que preparamos para você, listamos algumas sugestões para que a sua oficina seja sinônimo de credibilidade e conquiste cada vez mais a confiança do cliente.

1 – Como manter uma oficina mecânica limpa e organizada?

Esta é a grande questão que, para alguns, parece impossível ou que pode prejudicar a produtividade, “perdendo tempo” com limpeza num ambiente com resíduos trazidos pelos veículos e, principalmente, pelo óleo lubrificante utilizado nos motores.

Apesar disso, existem soluções que simplificam a organização e a limpeza em oficinas, tornando as tarefas mais eficientes e dinâmicas de modo que o rendimento cresça.

Espaços demarcados e sinalizados

Delimitar áreas da oficina para cada conjunto de tarefas, com espaços demarcados e sinalizados. As ferramentas e os materiais utilizados em cada setor devem ser colocados por perto, para agilizar e facilitar a execução dos serviços.

Manutenção da limpeza

Manutenção da limpeza propriamente dita, principalmente nos espaços onde os clientes circulam e aguardam seus veículos ficarem prontos.

Organização das ferramentas

Organização das ferramentas, dos materiais e da bancada, que, além de dar boa impressão para os clientes, ajuda o trabalhador a encontrar o que precisa para executar cada procedimento. Podem ser marcadas com cores, por setor, para auxiliar na organização.

Treinamento da equipe

O quarto ponto está na sensibilização e no treinamento dos trabalhadores da oficina mecânica para a limpeza, a organização, o atendimento personalizado, a cordialidade, a abordagem inicial e a motivação de tornar e manter a oficina mecânica limpa.

Recursos digitais

Uso de recursos digitais na oficina que podem agilizar a burocracia, reduzir custos com materiais e logística, e serem utilizados na gerência dos serviços.

O check-list é uma ferramenta valiosa que pode ser aplicada em diferentes momentos, como no fechamento de cada tarefa ou turno.

2 – Quais são as preocupações?

Os focos da oficina mecânica limpa são: manter a arrumação, a ordenação, a limpeza, o asseio e a disciplina. Ou seja, além dos materiais colocados nos lugares adequados, práticos e seguros, o comportamento dos trabalhadores deve ser integrado no planejamento.

O ponto principal de uma oficina mecânica limpa é sempre recolher e limpar tudo após cada tarefa e ao final de cada turno.

Evite guardar entulhos nas bancadas e escadas. É fundamental apoiar e guardar materiais somente em locais seguros e adequados. Durante uma tarefa, tendemos a deixar o que estamos utilizando sobre algum equipamento próximo. Isso pode provocar acidentes se alguém esbarrar ou se apoiar sobre uma peça móvel.

Manchas de óleo no chão da oficina dão aspecto ruim ao ambiente e podem causar acidentes, como escorregões e tombos.

Em uma oficina mecânica, todo óleo lubrificante usado ou contaminado deve ser coletado e ser destinado para reciclagem, conforme estabelecido por lei, para preservar o meio ambiente. Quer saber mais detalhes de como reciclar o óleo lubrificante da sua oficina? Acesse!

3 – Como ganhar credibilidade com o cliente

Uma oficina mecânica limpa e organizada, que reduz desperdícios e destina adequadamente seus rejeitos dá mais confiança e bem-estar aos clientes e trabalhadores.

O bom atendimento envolve a qualidade, o cuidado com a limpeza e conservação do interior e das peças dos veículos e a clareza com o cliente. Além disso, é muito importante levar em consideração e anotar tudo o que foi relatado pelo cliente, que o fez suspeitar de um possível problema no veículo, para checagem.

Os trabalhadores da oficina devem trabalhar identificados e utilizar equipamentos de proteção durante os serviços. Cada profissional tem seu papel na empresa, apresente-os aos clientes.

Os detalhes do orçamento devem ser informados com clareza, em linguagem simplificada, com o passo a passo, de preferência mostrando peças atuais com defeitos que propõe substituir. O ideal é que a apresentação do orçamento seja feita em área de espera, limpa e organizada, onde o cliente possa aguardar o veículo ficar pronto.

Com o serviço concluído, é importante apresentar as peças substituídas para o cliente decidir se quer levá-las, pedir que realize um test drive e entregar a lista do que foi feito com sua garantia assinada e a nota fiscal.

Após a entrega dos serviços prestados, a oficina que mantém relações com seus clientes como um pós-venda têm maior credibilidade. Mantenha contato com seu público-alvo via e-mail, WhatsApp ou Telegram, ou mesmo por redes sociais para mantê-lo sempre informado sobre manutenção preventiva, novos serviços e garantias de peças, por exemplo.

4 – Tecnologia na oficina mecânica

Há também os softwares de gestão de oficinas mecânicas com monitoramento simultâneo de serviços, estoque, relatórios de desempenhos e outras funções. O Sebrae é um grande apoiador dos empreendimentos automobilísticos.

Como o cliente também é divulgador da empresa, suas experiências negativas e positivas são repassadas. Por isso, a importância da qualidade do atendimento, aliada à limpeza e organização da oficina, no mercado atual, é fundamental.

Essas ações tendem a aumentar a satisfação dos clientes e, consequentemente, a quantidade e a produtividade de serviços prestados. Para outras dicas de como aumentar a qualidade e a confiabilidade da oficina, acesse aqui.

O setor de reparos automobilísticos tem certificação fornecida pelo Instituto de Qualidade Automotiva – IQA, baseada na ISO 9001 de qualidade. São avaliadas as características de organização, gestão financeira, instalações, equipamentos, armazenagem e processos de trabalho. Além de gestão de relacionamento com o cliente, recursos humanos, responsabilidade ambiental e marketing.

Suas exigências tornam a oficina responsável com os clientes, trabalhadores e meio ambiente. Certificada, a oficina tem mais confiabilidade no mercado, pois recebe reconhecimento de instituição qualificada externa e pode participar de licitações.

Cabe ressaltar que a limpeza das oficinas e dos trabalhadores não é questão meramente estética, pois está diretamente relacionada à segurança das pessoas e veículos nos seus ambientes.

5 – Como descartar os produtos da oficina

A sujeira nas mãos dos trabalhadores das oficinas é inevitável, mas o óleo lubrificante não deve ir para o esgoto.

O óleo usado é vendido para a cadeia de reciclagem e refinarias. Já os filtros ainda não têm reaproveitamento, sendo assim, as oficinas contratam empresas que coletam e dão o destino adequado.

As embalagens dos lubrificantes devem ser armazenadas adequadamente e disponibilizadas para reciclagem.

Os panos descartáveis para limpar as mãos podem ser substituídos por aluguéis de panos de limpeza. A oficina recebe nova remessa limpa quando devolve a anterior utilizada, num processo contínuo.

Outros resíduos podem ser separados por tipo e vendidos por peso para empresas coletoras. Esse valor da venda de resíduos pode ser dividido. Metade para estimular os trabalhadores e outra metade para investir na oficina.

Quer mais dicas para sua oficina mecânica? Leia estes outros posts no blog:

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7 comments

  1. Lucas A. L. says:

    Se não me engano, embalagens de óleo lubrificantes não podem ir direto para a reciclagem e devem ser encaminhadas com preferência a mesma empresa que coleta o óleo. Por fim, ótimo texto!

    • Delton Stabelini says:

      Lucas, boa tarde. Tudo bem?
      Os frascos de lubrificantes devem ser coletados por empresa especializada e credenciada, essas e outras informações você pode encontrar no site do Programa Jogue Limpo.
      Abraço!

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