Alinhamento e Balanceamento: ofereça mais serviços e aumente o faturamento do seu negócio automotivo

Oferecer diversos serviços ao cliente em sua oficina é um bom negócio. Com profissionais bem qualificados e com boa comunicação, é possível aumentar o faturamento. Quando o cliente é fiel, o histórico dele em seu sistema de registro pode ajudar nesse processo. Mas e se é um cliente novo? O que oferecer? Saiba neste post como oferecer mais serviços, como o alinhamento e balanceamento, de forma assertiva!

Adeque a oferta ao cliente

Ofereça aquilo que beneficie o carro e que o cliente possa pagar. Atenda com honestidade, ganhando a confiança dos clientes em seus serviços automotivos.

Além do alinhamento e balanceamento (a cada 10 mil km) e da substituição de pneus (entre 35 mil km e 45 mil km), ofereça a troca das peças em outros serviços de rotina. Aproveite para informar ao cliente a vida útil aproximada destas peças. Dessa forma, se não ganhar o cliente na hora, ele poderá retornar, pois fica sabendo que em breve precisará fazer a troca da peça.

Preze pela qualidade acima de tudo

Não deixe que os profissionais liberem o carro sem um alinhamento e balanceamento perfeito, evitando que os clientes tenham que voltar à loja. Informe com exatidão se existe a verdadeira necessidade de cambagem e informe se o carro do cliente necessita dessa regulagem.

Além disso, não condene peças, mas especifique os reais danos, utilizando argumentos que dão informação para o cliente tomar sua decisão. Dessa forma, ele confiará mais em seu estabelecimento e, pouco a pouco, delegará o cuidado à sua loja, reconhecendo sua excelência.

Muitas vezes, será necessário fazer camber e caster, troca de óleos, pneu e peças, e aqueles que estiverem prestes a chegar nesse ponto podem ser sinalizados, deixando a responsabilidade ao cliente de fazê-los dentro do prazo. Abordagens exageradas levando à venda podem trazer benefícios imediatos, mas são um mau negócio hoje em dia, momento em que todos podem ter acesso a este tipo de informação via internet.

Inove na abordagem: ajude mais!

Inove na abordagem usando a tecnologia: informe ao cliente toda vez que o prazo para alinhamento e troca de óleo, por exemplo, estiver vencido ou vencendo. Assim, além de necessitar do seu serviço de troca, ele contará com seu lembrete! Trabalhe com a prevenção. Que cliente não quer uma oficina que o ajude a fazer isso?

Quanto mais serviços forem oferecidos, mais alertas você pode ter, afinal, todas as partes do carro têm seu prazo de validade: ar-condicionado, direção (seja hidráulica ou não). Mas isso você já sabe: conquiste seu cliente mostrando que cuida do carro dele como se fosse o seu!

Mais uma vez, ter uma metodologia eficiente e informatizada de trabalho pode render a você tempo, credibilidade e facilitar a vida do negócio. Alguns clientes sabem o que precisa ser feito, uns acham que sabem, outros não têm a menor ideia. O tratamento para cada um é muito diferente, mas todos querem o mesmo: gastar o mínimo possível e manter o carro em ordem! Pode parecer um contrassenso, mas sua eficiência vai gerar não apenas fidelização, mas também indicações!

Além disso, fique de olho em serviços inovadores no mercado, e agregue o que puder, capacitando os colaboradores, se necessário. Alguns exemplos:

Revisão preventiva diferencial

Apresente vantagens em sua revisão, promoções e demonstre sua metodologia.

Lavagem ecológica in loco e delivery

Já é realizada por franquias em São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pará, trata-se de uma lavagem à seco de baixo custo, o preço de uma lava-jato, em média R$ 20 higieniza todo o veículo internamente, com polimento e outros serviços.

Troca de óleo

Oferecendo flushing e substituição de filtros na troca você pode fazer um pacote especial.

Freios e suspensão

Já avaliou o que traz mais receita em seu negócio? Para os que forem mais vantajosos, faça um mapeamento dos tipos de serviços ofertados e vá até o mercado checar se você está alinhado.

E você, já checou o mercado hoje?

Em nosso Blog publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e para estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que tenha gostado.

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Guia de Marketing para automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

7 comments

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Obrigado, ficamos muito felizes por você estar gostando. Sempre que tiver sugestão de algum tema ou dúvida, é só comentar. Abraços!

      • Moisés Mabi Quididi says:

        Obrigado Eng.Dalton.Tenho algumas duvidas Eng Eu só formado em Mecânica e tenho algumas certificações no ramo ,mais a minha maior dificuldade é de ter a ferramenta inovadora como,elevadores,malas de ferramentas sustificadas etc…pronto tudo se resume um valor capital,e porque nós ca em Angola estas ferramentas são difíceis e muito caras,o meu maior sonho Eng,e de ter uma oficina,bem equipada,mais tenho fé de um dia terei .E só pra ter noções disso todos os santos dias Eu leio a GUIA DO SUCESSO PARA SERVIÇOS AUTOMOTIVOS,e não outros manuais vossos.Oque faço nesta situação Eng?

  1. Moisés Mabi Quididi says:

    Só grato pela vossa disponibilidade, em ajudar os pequenos enpreendedors como Eu com várias temáticas e experiências passadas de forma ajudar nos a levar o barco da gerência das oficinas existentes no mundo lá fora,Muito obrigado pela vossa disponobilidade de dar nos o vossos conhecimentos pra quem mais precisa.E que Deus todo poderoso abençoa as vossas vidas em tudo,bem haja a todos e ao Eng Delton Stabelini.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Obrigado pelas palavras, Moisés! É muito gratificante ver que esse conteúdo elaborado com tanto cuidado ajuda de verdade no dia a dia de profissionais como você. Conte conosco e não deixe de enviar sugestões de tema para futuros posts!

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