Serviços automotivos de sucesso – Checklist

Para ter êxito no segmento de serviços automotivos, não é fácil. Este setor exige muito trabalho, dedicação e uma série de responsabilidades que somente aqueles que se planejam conseguem bons resultados. Contudo, não se preocupe. Este checklist vai te ajudar a encaminhar o seu negócio para o sucesso.

Confira!

1.  Estude o mercado

Para começar neste ramo, é importante ter um panorama de como está o mercado atual. Analise, então:

  • Concorrentes
  • Serviços prestados
  • Preços praticados
  • Especialidades oferecidas no setor

Estudar esses pontos do segmento pode gerar insights e apontar caminhos para seu novo empreendimento. Imagine que os clientes estão com dificuldades em encontrar oficinas capacitadas a realizar a manutenção de ar-condicionado. Sua oficina pode se especializar nessa área simplesmente porque você realizou uma pequena busca antes de sair botando a mão na massa.

Analisar o mercado também é positivo, pois evita que você pratique preços fora do normal. Estar muito acima pode significar uma rotulação negativa ao seu negócio, uma vez que os clientes levam muito em consideração o valor cobrado por serviço.

2. Defina seu público

É vital que você defina com quem irá trabalhar. A determinação do seu público norteará uma série de outros passos dos seus serviços automotivos. A linguagem e a forma de atendimento podem variar de acordo com quem está lidando. Não seja informal demais quando seus clientes são mais contidos e reservados, por exemplo. Saiba com quem está tratando para oferecer um serviço cada vez melhor.

3. Escolha sua localização

Estar bem localizado é muito importante. Estabelecer serviços automotivos próximo às regiões onde o público-alvo mora ou trabalha pode ser um fator positivo ao seu negócio.

Evite ruas muito calmas e sem fluxo de pessoas, pois diminuem as chances de novos clientes descobrirem sua empresa. O ideal são esquinas e ruas mais movimentadas. Crie também uma fachada atrativa, que, aliada à movimentação de carros e pessoas, pode trazer novos clientes ao seu negócio.

4. Cuide da parte de legislação

Estar dentro das normas e não ter dor de cabeça com a parte burocrática é imprescindível. Para isso, você deve cumprir com as obrigações legais do setor. Esteja atento a estas medidas:

  • Registro na junta comercial
  • Registro na Secretaria da Receita Federal
  • Registro na Secretaria da Fazenda
  • Registro na Prefeitura do município
  • Registro no INSS
  • Registro no Sindicato Patronal

Além disso, procure o Procon e alinhe seus produtos e serviços ao Código de Defesa do Consumidor.

5. Estruture bem o espaço da oficina

Depois de definido o público e a localização, você deve começar a planejar o espaço físico dos serviços automotivos. Lembre-se de contar com:

  • Banheiros
  • Sala de espera
  • Sala administrativa
  • Espaço para realização dos serviços

Alguns ambientes a mais podem conferir mais conforto ao seu empreendimento, mas, com esses listados, você já consegue iniciar o atendimento aos clientes. Cuide para tudo estar limpo e bem apresentado, pois ninguém gosta de entrar num local malcuidado.

6. Tenha bons equipamentos, ferramentas e produtos

Para prestar um serviço de excelência, é necessário contar com materiais de apoio que auxiliem os profissionais a realizar um bom trabalho. Para isso, contar com equipamentos, ferramentas e produtos de qualidade ajuda muito.

Entenda que este ponto deve ser encarado como investimento, e não custo, pois a qualidade final do seu serviço será diretamente impactada pela escolha do material de trabalho. Além disso, os materiais de baixa qualidade tendem a quebrar mais rápido, o que, a longo prazo, significa prejuízo ao seu negócio.

7. Conte com uma equipe eficiente

Ter funcionários capacitados e motivados é fundamental. O sucesso de serviços automotivos também depende do trabalho realizado pela equipe. Para isso, você deve ficar atento quando for contratar esses profissionais e deixá-los motivados para que isso não se reflita negativamente na qualidade dos serviços prestados.

Envolva a equipe nas decisões do empreendimento e mantenha contato frequente com eles. Resolva qualquer problema interno de forma rápida para que o nível de qualidade dos funcionários permaneça sempre alto.

8. Faça um fluxo de caixa diário

A parte de gestão financeira também é crucial para ter sucesso no ramo de serviços automotivos. Cuidar bem da economia do seu negócio vai ajudar muito a trazer bons resultados.

Para otimizar sua gestão neste sentido, vale a pena realizar diariamente um fluxo de caixa. Nele você deve inserir todos os valores que entram e saem do seu caixa para ter um balanço financeiro diário. Dessa forma, você mantém uma mensuração frequente do seu caixa e evita surpresas indesejadas.

9. Informatize seus dados

Informatizar os dados importantes de serviços automotivos é muito interessante, pois evita que você perca informações preciosas, como:

  • Ordens de serviço
  • Notas fiscais
  • Custos extras

Ter tudo na ponta do lápis sempre foi uma expressão boa para quem gosta de organizar bem suas coisas. Entretanto, com o passar do tempo, hoje o mais adequado é ter isso tudo informatizado para que o acesso seja mais rápido e o risco de extravio se torne menor.

10. Aumente sua gama de serviços

Uma boa maneira de melhorar o seu faturamento é ampliando a sua gama de serviços oferecidos. Sempre que você tiver a oportunidade, aumente sua oferta, pois isso com certeza irá gerar mais lucros ao seu negócio.

  1. Invista em ações de marketing

Utilizar o marketing para divulgar os serviços automotivos e atrair novos clientes ao seu negócio é fundamental. Hoje em dia, você pode utilizar o meio digital para fazer isso. Ter um site, por exemplo, ajuda a explicar melhor aos seus clientes que tipo de serviço oferece e quais são canais de contato para que eles se comuniquem com você.

Cuide para criar sites responsivos – que possuem boa apresentação em diversos dispositivos. Outra ideia muito legal é utilizar as redes sociais. O Facebook e o Instagram contam com milhões de usuários no Brasil, e você pode se beneficiar deste cenário. Manter uma página atualizada e interessante trará pontos positivos ao seu empreendimento. Além das redes sociais, possuir um número de WhatsApp exclusivo do seu negócio facilita a comunicação com seus atuais e futuros clientes.

Para criar um serviço automotivo de sucesso, você precisa ficar atento para que tudo se encaminhe conforme o planejado. Este checklist irá te ajudar, porém a sua vontade de vencer é que fará toda a diferença ao final de tudo. Busque dar o seu melhor para que seu negócio seja referência no mercado.

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu empreendimento.

Serviços automotivos de sucesso – Checklist

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