Descubra o melhor óleo para motor diesel

Óleo para motor diesel é um assunto delicado. Para algumas pessoas, a marca e o tipo de óleo não muda muita coisa. No entanto, nem todo óleo para motor diesel no mercado vai realmente garantir o desempenho e proteção adequados ao motor.

Assim como existem diversos tipos de caminhões e pneus, cada um com seu objetivo, cada óleo para motor diesel atende a especificações distintas para  ser utilizado em aplicações específicas atende a especificações distintas para  ser utilizado em aplicações específicas.

Mas então qual é o melhor óleo para motor diesel? O que uma marca pode proporcionar que outras não? Você saberá tudo isso e mais um pouco no artigo de hoje. Falaremos sobre as características do óleo para motor diesel e as vantagens de contar com o melhor do mercado.

Se tiver qualquer dúvida, deixe o seu comentário no final desta página.

Boa leitura!

Qual é a função do óleo para motor diesel

óleo para motor diesel
O óleo para motor diesel possui funções variadas.

Um bom óleo lubrificante para motor diesel não possui a única tarefa de lubrificar as peças móveis do motor como bielas, pistões e etc. Ele possui muitas outras funções essenciais para o bom funcionamento do veículo.

O óleo lubrificante para motor diesel também deve servir para arrefecer os componentes mais quentes e vedar o motor contra uma possível passagem dos gases que vem da combustão.

Em resumo, as funções do óleo para motor diesel garantem uma alta performance e a prolongação da vida útil do motor. Assim, o óleo lubrificante de qualidade deve:

  • proteger o metal contra corrosão;
  • minimizar o desgaste das peças;
  • minimizar a formação de borra;
  • refrigerar;
  • vedar contra gases da combustão.

Além disso, a boa qualidade garante mais tempo sem precisar trocar o óleo. Essa é uma economia a longo prazo que apenas os óleos de boa qualidade proporcionam. Nesse caso, não é apenas o custo da troca de óleo e filtro que pesa, mas o tempo a mais que o  caminhão fica parado para realizar as trocas de óleo.

Essa é uma vantagem que não pode ser ignorada. Veja nesta calculadora quanto exatamente você economiza ao optar pelo melhor óleo lubrificante para motor diesel.

Quando ele não é de qualidade, a vida útil do motor pode diminuir, causando mais paradas para manutenções, o que pode custar caro para você e sua empresa.

Qual é o melhor óleo para motor diesel?

O melhor óleo sempre será o recomendado pela fabricante do seu veículo.

Os óleos lubrificantes possuem alguns atributos fundamentais. Busque entender eles e as suas funções nos motores de ciclo diesel.

Viscosidade dos lubrificantes

Hoje, todos os motores diesel de transporte de carga ou pessoas requerem o uso de óleos multiviscosos. A alta fluidez em baixas temperaturas faz com que o óleo chegue rápido em todas as partes que precisam de lubrificação no momento da partida do motor, minimizando o desgaste.

Em temperaturas elevadas, o lubrificante também  precisa manter uma película de óleo na medida certa, a fim de minimizar o contato entre as peças móveis do motor que trabalham em velocidades e temperaturas altas. É assim que se maximiza a durabilidade de todo o conjunto.

Não é sem motivo que a maioria dos fabricantes no Brasil recomenda o uso de óleos multiviscosos SAE 15W-40. E alguns já indicam o uso de óleos SAE 10W-40 ou SAE 5W-30 em alguns modelos específicos de caminhões.

Classificação dos óleos básicos

Mineral, sintético ou semissintético? Muitos já tiveram essa dúvida. Os óleos semissintéticos são chamados assim quando possuem pelo menos 10% de óleos básicos sintéticos em sua composição

De forma geral, os óleos de motor SAE 15W-40 são minerais. Já os óleos SAE 10W-40 e SAE 10W-30 são semissintéticos em sua maioria.

Já os óleos SAE 5W-30, podem ser tanto semissintéticos quanto sintéticos

Classificações de Desempenho

As classificações de desempenho auxiliam no entendimento da “hierarquia” dos produtos.

A classificação de desempenho mais popular é a API e as especificações atualmente vigentes são API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.

O fundamental é compreender esse exemplo: se um fabricante requer o uso de um óleo API CI-4 em seu manual , um óleo API CJ-4 pode ser utilizado. Mas o inverso não é verdadeiro.

Ursa Premium TDX 15W-40 ou outros óleos para motor diesel?

Ursa-Premium-TDX-15W-40
Descubra porque a linha Ursa da Texaco possui os produtos com maior qualidade no mercado.

Nós, como fabricantes dos melhores óleos do mercado, fazemos testes constantes comparando a performance dos nossos produtos e a dos outros concorrentes. Com o  Ursa Premium TDX 15W-40 a diferença é gigantesca.

Um desses testes é o de oxidação que mede a resistência ao espessamento e sua capacidade de manter o motor limpo. Veja como o Ursa Premium TDX SAE 15W-40  é superior aos demais:

valores de espessamento 10 dias

valores de espessamento 20 dias

óleo para motor diesel - comparativo oxidação

Esse tipo de resultado é muito importante para que a durabilidade do motor diesel não seja afetada. Que tipo de nível de limpeza você deseja para o seu motor?

comparativo ursa

A conclusão é que o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 controla melhor o espessamento e a oxidação do que os óleos concorrentes. Nenhum óleo da concorrência conseguiu finalizar os testes com desempenho adequado.

E a maioria dos óleos dos concorrentes apresenta, no 10º dia, um desempenho inferior ao que o Ursa ® Premium TDX SAE 15W-40 apresentou no 20º dia de testes.

Conclusão

óleo para motor diesel - Ursa Texaco

Em resumo, o óleo lubrificante para motor diesel tem uma função muito importante: garantir a performance do motor sem causar manutenções desnecessárias ou diminuição na vida útil do motor.

E como você sabe, o melhor óleo é o indicado pelo manual do proprietário. Se você não possui o seu, procure a fabricante do seu veículo ou pesquise pelo manual na internet.

A fabricante e o montador fazem inúmeros testes para ter a certeza de qual é o tipo de óleo mais indicado para o seu caminhão ou ônibus.

Continue aprendendo em nosso blog. Leia esses outros artigos:

Os veículos a diesel são parte fundamental da economia do Brasil. Então, as empresas que trabalham baseando-se no uso deles devem tratá-los com todos os cuidados necessários.

Gostou desse artigo sobre óleo para motor diesel? Comente sua opinião ou sugestão sobre o Óleo Ursa.

Obrigado por ler até aqui!

Descubra o melhor óleo para motor diesel

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

87 comments

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Marcelo. Como respondemos na última pergunta, a nossa indicação é o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.

  1. Stenio Honorato da Silva Vieira says:

    Muito bom óleo ursa, uso em meus caminhoes mercedes benz,já comparei com outros é a diferença é q com ursa não abaixa quase nada entre uma troca e outra. Posso trocar com mais de 20 000 KM ?

    • Delton Stabelini says:

      Stenio bom dia,

      A extensão de período de troca está associado ao regime operacional que você trabalha com o veículo, verifique no manual em qual regime operacional você se enquadra e adote o período de troca recomendado pelo fabricante.

    • Delton Stabelini says:

      Oscar bom dia,

      Os lubrificantes Texaco são classificados quanto a óleo básico da seguinte maneira:

      Os produtos que trazem no rótulo o conceito ISOSYN são formulados com óleos básicos de Grupo II, produzidos e importados pela Chevron.

      Temos também os produtos que são classificados como Semissintéticos como é o caso do Ursa Premium TDX SAE 10W-40 e Ursa Ultra LE SAE 10W-30.

      Por fim temos os produtos fabricados com óleos básicos minerais de Grupo I.

  2. Adson says:

    tenho um renegade a diesel 2018 o oleo recomendado pelo fabricante e o selenia 5w30 tenho em casa o ursa 10w40 posso usar? e melhor que o selenia?

    • Delton Stabelini says:

      Adson bom dia,

      Para esse seu veículo o que você deve observar são as especificações necessárias e não a marca do produto. Em nossa linha de produto recomendamos o uso do Havoline Ultra Pro DS M SAE 5W-30 API SN e ACEA C2 e C3.

  3. José Clésio de Sousa Goulart says:

    Boa tarde !
    Tenho uma Toyota Prado Diesel que o manual manda usar o 15W40, podendo também usar o 10W40, dependendo da temperatura ambiente. Na época que este motor foi fabricado (2006) não existia, pelo menos no Brasil, óleo semi-sintético ou sintético. Posso usá-los neste motor? Qual seria o mais indicado. Gostaria também de tirar uma dúvida sobre o teste de oxidação. No teste o óleo Texaco praticamente não teve sua cor alterada, porém fiquei com a seguinte dúvida: Já que uma das funções do óleo é limpar o motor internamente, a sujeira proveniente da queima e do enxofre não teria que ser retirada pelo óleo? Esta sujeira não estaria sendo acumulada dentro do motor, já que o óleo permaneceu limpo?
    Muito obrigado.

    Atenciosamente.

    Goulart

    • Delton Stabelini says:

      Jose Clésio boa tarde,

      Sim você pode usar produtos de base semissintética e ou sintética nesse seu veículo. Na linha de produtos Texaco o mais adequado para esse veículo seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, que utiliza o conceito ISOSYN em sua formulação, que é a combinação de óleos básicos de Grupo II produzidos nos USA pela Chevron mais aditivos de alta performance. Podemos também aplicar um produto de base semissintética, o Ursa Premium TDX SAE 10W-40 API CI-4.

      Uma das principais funções do óleo lubrificante é manter o motor limpo e manter os depósitos gerados através da queima do combustível dispersa e em suspenção, portanto o óleo recebe toda essa carga de contaminantes até o momento de sua troca.

  4. UMBERTO says:

    Boa noite, gostaria de saber qual óleo posso usar em uma Triton 3.2 2016.
    No manual diz que eu posso usar várias tipos dependendo da temperatura, mas na concessionária insistem no 5w30 cj-4 da Lubrax, que não é vendido em outros locais.
    Gostaria de saber se a Texaco tem óleos ck-4 ou cj-4 que podem ser usados na triton 3.2.

    • Delton Stabelini says:

      João bom dia,

      Conceitualmente o sintético é melhor que o semissintético, o que é preciso saber qual é a especificação que esse produto precisa atender.

  5. Fabiano says:

    Boa tarde comprei um caminhão VW 16 200 motor Cummins acho que a vareta de medir o óleo lubrificante foi trocada poderia me informar a quantidade exata de óleo tenho que por obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Fabiano Boa tarde,

      Recomendo que procure um concessionário VW que poderá lhe informar com precisão a quantidade de óleo com e sem filtro desse modelo.

      • Marcelo Romanha says:

        Delton, Bom dia!!
        Tenho uma camionete L200 Triton Diesel motor 3.2 ano 2013, existe uma placa no capu, informando para usar o óleo Castrol Magnatec professional diesel, por qual óleo posso substituir, posso colocar 5w30 Sintético ou 10w30 Sintético, qual vc recomenda para está camionete.

  6. Arlon says:

    Bom dia! Li suas informações e a conclusão é sempre que devemos seguir o fabricante. Quero mudar do óleo mineral para o sintético no meu carro diesel por ter feito o motor recentemente e ainda está na primeira troca.A pergunta é: Existem testes feitos nos motores mais antigos onde o sintético apresentou melhor resultado, já que não existia esse óleo no mercado em 99 /00.
    O que entendo é que um é mais fino que o outro e possuem proteções adequadas nas altas e nas baixas temperaturas e se adequam melhor à rotação de cada motor. Mudo para fazer um teste por conta própria e ver os resultados ou não mudo e continuo usando aditivos protetores de metais junto nas trocas?
    Na minha concepção é de que a ciência vem sempre para melhorar! Grato pela atenção e no aguardo de mais uma informação a respeito do assunto.

    • Delton Stabelini says:

      Arlon boa tarde,

      Quando falamos da natureza dos óleos lubrificantes, podemos sempre afirmar que os lubrificantes de natureza sintética tem um melhor comportamento comparado com um de natureza mineral. Mas é preciso examinar outros pontos de fundamental importância como:

      A geração do motor a ser lubrificado ano de modelo.
      A qualidade do [óleo diesel a ser queimado
      A viscosidade ideal definida pelo fabricante do motor.
      A classificação de Desempenho API
      A classificação de Desempenho ACEA
      E os requerimentos (especificações próprias dos fabricantes de motores).
      O regime operacional de utilização.
      O período de troca em função do regime operacional
      Dessa maneira não é somente duas variáveis que precisam ser observadas (Natureza do óleo (sintético ou Mineral e ou a viscosidade mais fino ou mais grosso).

      Em suma você pode sim usar um óleo de base sintética nesse motor 99 /00, mas deve também observar se as demais características mantem a mesma performance e ou superior do óleo recomendado pelo fabricante e mantenha o mesmo período de troca atual, respeitando as característica de fabricação desse motor (materiais de construção, Folgas, sistema de injeção de combustível e qualidade do diesel e etc.). Assim passa a ser uma conta de custo benefício que proverá maior durabilidade do motor sem alterar o período de troca do lubrificante.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Kassio! Tudo bem?
      Você pode usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 e ou Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.
      Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Mario. Sugiro das uma olhada na especificação deste produto (que não é da Texaco) e verificar se ele atende os requerimentos da SsangYoung. Lembro que essas caminhonetes possuem motores fabricados pela Mercedes Benz e que nós, Texaco, temos óleos que atendem os requerimento da montado alemã.

      Abraços!

  7. Cristiano says:

    Boa noite tenho um mohave 2011 diesel, qual o melhor óleo, na especificação do manual
    Só diz APIch4 ou superior, ACEA B4 ou superior , atualmente uso ineo 5w30 cm3 ,
    Mas a dúvida q m vem e sobre a viscosidade do oleo ?

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, tudo bem? A viscosidade é o SAE 5W-30, nossa indicação para esse veículo seria o Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 E C3.
      Abraços!

  8. Clovis Fernando says:

    Boa tarde que óleo uso na minha Mitsubish outlander diesel 2016, vi comentários de um aditivo DPF se não me engano no s óleois da gulf, tem algum efeito real?

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Clovis! Tudo bem? DPF é um filtro de particulado de diesel, um componente obrigatório em todos os veículos movidos a diesel fabricados a partir de 2012. Os Lubrificantes para esses veículos equipados com o DPF, precisa ser diferenciado para não atacar os filtros DPF e danificar levando a uma troca precoce. O produto recomendado para essa Outlander ano 2016 é o Ursa Ultra SAE 10W-30 API CJ-4 ACEA E9.

      Abraços!

  9. umberto says:

    tenho uma toyota hilux ano 2000 diesel ate entao ja usava oleo ursa 15 x 40 tal e tal agora com estes comentarios fico bem na fita abraços a todos .

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Umberto! Tudo bem?
      Ah, que bacana! Fique por dentro das nossas redes sociais e no blog para acompanhar as novidades.
      Abraços

  10. Antonio Salvador da Silva says:

    Bom dia ! acabei de comprar uma hilux sw4 2013 diesel automática , fui trocar o óleo do motor e colocaram um mineral 15W40 dizendo que esse ano não pode colocar um sintético , isso corresponde ? no manual fala que pode colocar um semi sintético e causa confusão pois não fala a partir de que ano ! obrigado !!!!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Antonio! Tudo bem?
      Em consulta ao Manual da Hilux SW4 2013 Motor diesel, realmente pode ser utilizado um óleo mineral SAE 15W-40 API CF-4, 10W-40 e 5W-30 Semissintético API SM/CF e API SN/CF conforme quadro abaixo. E sobre o período de troca segundo o manual é a cada 10.000 km em condições normais e 5.000 em condições severas.
      Agradecemos o contato!

  11. ANTONIO CARLOS FERREIRA JUNIOR says:

    Ola, sei que pode parecer estranho, mas tenho um harley e no manual dela indica oleo para motores à diesel Ci-4, porém SAE 20w50, não tenho encontrado esse SAE. O 10w40 difere muito do 20w50 em condições normais e troca a cada 4milkm ? obrigado

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Antonio. Tudo bem com você?
      As motocicletas Harley recomendam um óleo de viscosidade SAE 20W-50 API SL, mineral e a nossa indicação seria o Havoline 4T SAE 20W-50 API SL para um excelente desempenho.
      Agradecemos o contato!

  12. Santos says:

    Por favor, gostaria de saber qual óleo lubrificante eu posso usar na triton 2015 diesel, ela quando está funcionando retiro a tampa do motor fica saindo um pouco de fumaça, acima de 140 a fumaça um pouco preta e continua. então poderia ser um óleo mais grosso para amenizar a fumaça? ou pode usar Ursa premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, será que vai diminuir a fumaça?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Santos! Tudo bem com você?
      Neste caso, recomendamos que você procure um especialista para conferir melhor o que pode estar acontecendo com seu veículo. Tudo bem?
      Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Wilian! Tudo bem?
      Você pode usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4/SL que vai atender as suas necessidades.
      Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Allan! Tudo bem com você?
      Agradecemos o comentário!
      Você pode utilizar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Temos certeza que vai te ajudar!
      Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Allan! Tudo bem com você?
      Primeiro passo é saber qual o tipo de lubrificante que o manual do seu veículo recomenda. Assim que você tiver essa informação, podemos indicar o melhor lubrificantes para o seu veículo.
      Agradecemos o contato!

    • Especialista Texaco says:

      Olá Ivo! Tudo bem?
      Não temos óleo sintético para motores diesel. Mas fique antenado no nosso blog para novidades!
      Abraços

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Ronaldo! Tudo bem? Não recomendamos o uso de aditivo complementar. Além disso, a viscosidade de 20W-50 está fora do que especifica a MB, sendo o correto um óleo SAE 15W-40.

  13. Alexandre Freddi says:

    Possuo um motor Detroit Diesel 2tempos fabricado na decade de 60 que pede oleo monoviscoso 30 ou 40. Ja uso o Ursa La 3 40. Poderia usar o Ursa TD 15w40 ? Esse motor era utilizado em um gerador e hoje seria apenas para demonstração. Obrigado Alexandre Freddi

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Alexandre! Tudo bem? Como seu uso será mais para demonstração, pode usar um produto multiviscoso, como o Ursa Super TD. A viscosidade de trabalho deste produto é a mesma, porém, quando frio, ele possui uma viscosidade mais baixa. É importante apenas que verifique o nível do óleo com mais frequência pois poderá ocorrer probabilidade de baixar o óleo em função da viscosidade nas partidas.

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