Manutenção de carros: seja referência na troca de óleo

Com a recuperação da economia, é importante observar de perto o que acontece com o mercado. Para sua empresa se tornar referência em manutenção de carros, é preciso ter uma combinação de elementos, tais como: gerir bem os colaboradores, conhecimento aprofundado sobre os produtos dos fornecedores, inovar na abordagem com os clientes, oferecer benefícios e, claro, manter sempre a boa e velha confiança, que nunca sai de moda.

Diferenciar-se nesse cenário é difícil e ainda tem alguns pré-requisitos: a gestão eficiente de finanças, marketing e fluxo de trabalho. Formulamos três dicas para você se tornar referência em manutenção de carros.

Conhece mesmo seus clientes?

Se você trabalha neste segmento, sabe melhor do que ninguém, o que dá certo e o que não dá no seu negócio, não é mesmo? Mas você conhece o perfil dos clientes do seu empreendimento? O que eles valorizam na sua abordagem? Como eles chegaram até você?

Estudar periodicamente os perfis mais comuns dos clientes é mais do que supor o que eles desejam. Investigue a fundo e se antecipe às suas necessidades de forma assertiva.

Muitas empresas enfrentaram (ou vêm enfrentando) uma baixa significativa no volume do serviço de troca de óleo. Só que, mesmo adiando, a troca de óleo é obrigatória e o volume de carros só aumenta a cada ano, garantindo a demanda nesse mercado.

Com essas mudanças constantes de consumo e quebras disruptivas em serviços, não pense que o seu não pode ser contaminado. Adiante-se. Se você se mantém com práticas iguais àquelas de antigamente, saiba que um pouco de inovação casa perfeitamente com o atual momento. Adaptabilidade é fundamental.

Nós sempre batemos na tecla aqui em nosso blog que é necessário formar um cadastro de clientes, até mesmo com uma simples planilha. Se bem preenchida e utilizada, ela gerará uma lista de contatos quentes para que você possa avaliar a criação de ações, utilizando o telefone, WhatsApp, Telegram, e-mail, SMS, Facebook, Instagram, e quaisquer outras plataformas onde o seu público estiver interagindo. Você pode perguntar a ele como prefere ser contactado e registrar isso em sua planilha.

Outro exemplo: os pontos de vendas que atendem clientes de uma zona onde se encontram classes sociais mais elevadas também sentiram os efeitos da recessão. Esses estabelecimentos puderam conquistar os usuários, por exemplo, por meio de condições extremamente diferenciadas de pagamento em vez de dar descontos e diminuir a margem de lucro. Para isso, precisaram se adaptar com enorme agilidade.

Clientes internos, os reis do negócio

Estar atento às mudanças de comportamento e adotar melhorias constantemente é um desafio para todos. Ainda mais quando os próprios clientes internos, os vendedores e funcionários resistem às mudanças.

Por isso, dar o exemplo adotando práticas e ferramentas eficazes de gestão, conhecer seu funcionamento e incentivar sua utilização correta são passos importantes que devem ser sempre revisitados.

A otimização da gestão das oficinas de manutenção de carros faz com que os colaboradores, inconscientemente, adotem a cultura da eficiência, que evita o comodismo e o retrabalho. Os clientes internos representam sua loja e também devem ser motivados e recompensados pelo desempenho. Eles são fundamentais para o crescimento do negócio.

Pense em modos de engajar a equipe, por exemplo, formulando um programa de pontos para a bonificação do bom desempenho. Essa é uma das maneiras de deixar bem claro o que é valorizado e o que gera resultados no negócio.

Gestão da loja: isso sempre pode melhorar

A gestão, quando é bem-feita, acaba servindo como um cartão de visitas para o estabelecimento. Quem vê de fora percebe que a eficiência está presente, e isso aumenta o índice de confiança do consumidor.

Atualmente, acompanhar meios de personalizar os atendimentos é uma das formas mais indicadas de fidelizá-los. Softwares de gestão ou planilhas de Excel já deixam um histórico de cada interação com a clientela. Assim, você poderá extrair informações em longo prazo, percebendo em números a quantidade de mulheres/homens, jovens/adultos/idosos e seu perfil de consumo. E ainda poderá comparar seus dados com os de seus concorrentes, revelando a conjuntura em que você se insere.

Nesses softwares, podem ser agregadas informações, tais como os produtos adquiridos e os serviços contratados, calculando o tempo de vida dos clientes e melhorando os cálculos do fluxo de caixa. A partir daí, é possível incrementar o marketing: você pode criar um cadastro e fornecer um atendimento customizado que surpreenda. Envie mensagem informando que o período de troca de óleo já chegou, oferecendo desconto especial, por exemplo.

Ao levar seus consumidores a sério, demonstrando novidades e melhorias, você cria um ambiente de trabalho mais desafiador e estimulante. O objetivo de ficar acima da média dos seus concorrentes é percebido como um caminho livre para que você seja referência. Em nosso artigo “11 passos para serviços automotivos eficientes”, apresentamos mais algumas dicas especiais para te ajudar.

 

E você, o que tem feito para incrementar seu atendimento?

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que goste.

Manutenção de carros: seja referência na de troca de óleo

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