Oficina mecânica: dicas para facilitar a gestão do negócio

Administrar um negócio de serviços automotivos não é fácil. Gerenciar uma oficina mecânica pode dar mais trabalho do que parece!

Abrir e fechar o caixa todos os dias, controlar o estoque, negociar melhores condições e valores com distribuidores, manter um relacionamento constante com clientes e ainda acompanhar o trabalho dos funcionários são atividades complexas, e acaba sobrando pouco tempo para otimizar a gestão da oficina mecânica, loja de troca de óleo ou centro automotivo.

Além disso, o mercado não é o mais propício para se apostar grandes investimentos, seja na contratação de mão de obra especializada, seja na compra de equipamentos, acessórios e ferramentas novas.

Portanto, o melhor a se fazer é buscar soluções internas mais simples capazes de trazer benefícios reais para seu negócio.

No texto a seguir, falaremos sobre 5 medidas básicas que podem ser adotadas para facilitar a gestão da oficina mecânica.

Informatize a gestão da oficina mecânica

É preciso abandonar a rotina de guardar anotações importantes em papel, seja o telefone dos clientes, serviços prestados, pagamentos realizados, seja a compra de produtos automotivos e ferramentas para a oficina mecânica.

Informações úteis acerca de clientes, formando uma base de dados, e documentos referentes a pagamentos e recebimentos podem ser organizados facilmente no computador, diminuindo o risco de perder algum documento relevante.

Inicialmente, compilar os dados pode parecer trabalhoso, mas, uma vez cadastrados, ganha-se muita agilidade para acessar documentos ou informações importantes e gerar relatórios rápidos e precisos.

É possível, por exemplo, encontrar clientes por tipo de serviço prestado ou até pela quantidade de serviços.

O mesmo vale para dados de fornecedores/colaboradores e de pagamentos e recebimentos.

A longo prazo, o investimento inicial na informatização da sua gestão irá compensar.

Faça o fluxo de caixa diariamente

A melhor maneira de descobrir quanto o seu negócio fatura diariamente e mensalmente é ter um controle diário do caixa de sua oficina mecânica.

Além de poder monitorar a situação financeira sem surpresas ou sustos, é possível ter uma ideia real de quanto dinheiro está entrando e saindo da sua empresa.

Outra vantagem da contabilidade diária é ver e controlar quais produtos e serviços dão mais lucro para seu negócio e quais profissionais realizam mais atendimentos.

Estas são informações que servirão como indicadores para saber se sua oficina mecânica está no caminho certo financeiramente ou se são necessárias mudanças que impactarão seus resultados a médio e curto prazo.

Crie uma rotina de trabalho padronizada no dia a dia. Assim, será mais difícil deixar passar algum dado importante, seja financeiro ou burocrático, além de agilizar seus processos e atividades ao longo do tempo.

Aposte na segmentação de serviços

No mercado de serviços automotivos, a segmentação na área de atuação da oficina mecânica, se bem realizada, torna você especialista no assunto.

Essa é uma maneira interessante de ser uma referência no mercado, fidelizando clientes e fornecedores, oferecendo um serviço especializado e único.

Focando em uma gama menor, mais específica, é possível investir de modo mais assertivo em equipamentos, acessórios e ferramentas de ponta. Ainda é possível investir em colaboradores especialistas em sua área de atuação.

Não confunda o seu dinheiro com o da oficina mecânica

Uma prática muito comum de pequenos e médios empresários é utilizar dinheiro da empresa para pagar despesas ou compras pessoais.

O mesmo ocorre ao contrário, quando dinheiro pessoal é investido ou utilizado na empresa sem controle ou formalização.

Esse tipo de atitude pode criar uma falsa impressão sobre a saúde financeira do negócio, além de dificultar a gestão da oficina mecânica em relação ao caixa e fundos de reserva.

O mais indicado é definir um valor de retirada fixo, chamado de pró-labore, que funciona como um salário para o proprietário.

Se o saldo do caixa for positivo, ou seja, o empreendimento apresentar lucro, este valor não deve ser utilizado para uso próprio.

O lucro deve ser aplicado em um fundo de investimentos e reinvestido na própria empresa; ou na capacitação de seus colaboradores; ou parcialmente distribuído como participação nos lucros.

Fale sempre com os seus concorrentes

Provavelmente os seus concorrentes enfrentam os mesmos desafios que você para administrar a loja. E também pensam em soluções para facilitar a gestão e melhorar o faturamento da empresa. É por isso que você precisa falar com eles. Talvez alguns já tenham tomado medidas que funcionaram e tenham gerado bons resultados.

 

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7 comments

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Jorge! Obrigado pelo feedback. O objetivo é sempre oferecer conteúdo relevante para vocês. Continue nos acompanhando! Abraço!

  1. Vanusa says:

    Agradeço cada dica aqui recebida,valeu muito apenas ler cada uma dela,foram eficazes para abrir minha mente e somar para o sucesso do meu futuro negócio, onde meu esposo já é um profissional mecânico e tem sua própria Oficina, agora investimos para o crescimento dos nossos negócios e oremos trabalhar em parceria para juntos alcançarmos o sucesso do nosso negócio. Por essa razão estou sempre me atualizando e buscando ajuda para dar o melhor de mim por este novo empreendimento.,muito obrigada.

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