Oficina mecânica: 5 dicas para otimizar seu trabalho

Administrar um negócio de serviços automotivos não é fácil. Gerenciar uma oficina mecânica pode dar mais trabalho do que parece!

Abrir e fechar o caixa todos os dias, realizar o controle  do estoque, negociar melhores condições e valores com distribuidores, manter um relacionamento constante com clientes e ainda supervisionar o trabalho dos funcionários.

São atividades complexas e acaba sobrando pouco tempo para otimizar a gestão da oficina mecânica, loja de troca de óleo ou centro automotivo.

Além disso, o mercado também não é o mais propício para se fazer grandes investimentos, seja nacontratação de mão de obra especializada ou na compra de equipamentos, acessórios  e ferramentas novas..

Portanto, o melhor a se fazer é buscar soluções internas mais simples, capazes de  trazer benefícios reais para seu negócio.

No texto a seguir, daremos uma lista de 5 medidas básicas, que podem ser adotadas para facilitar a gestão da oficina mecânica.

Dessa forma, você ganha tempo e economiza dinheiro, focando seus esforços na parte que realmente interessa: atender bem seus clientes, gerando fidelização e aumentando a demanda em sua oficina mecânica.

Informatize a gestão da oficina mecânica

É preciso abandonar a rotina de guardar anotações importantes em papel, seja telefone dos clientes, serviços prestados, pagamentos realizados ou a compras de produtos automotivos e ferramentas para a oficina mecânica.

Informações importantes acerca de clientes formando uma base de dados e  documentos referentes a pagamentos e recebimentos, podem ser organizados facilmente em um computador, diminuindo o risco de perder algum documento importante.

Inicialmente, compilar os dados pode parecer trabalhoso, mas uma vez cadastrados, ganha-se muita agilidade para encontrar documentos ou informações importantes e gerar relatórios rápidos e precisos.

Existem diversas soluções no mercado de programas para computador específicos para a gestão da oficina mecânica.

É possível, por exemplo, encontrar clientes por tipo de serviço prestado ou até pela quantidade de serviços por cliente.

O mesmo serve para dados de fornecedores, colaboradores e informações sobre pagamentos e recebimentos.

O retorno, tanto financeiro quanto de tempo. A longo prazo o investimento inicial na informatização da sua gestão irá compensar .

Faça o fluxo de caixa diariamente

A melhor maneira de descobrir quanto o seu negócio fatura diária e mensalmente, é ter um controle diário do caixa de sua oficina mecânica.

Além de poder controlar a situação financeira sem surpresas ou sustos, é possível ter uma ideia real de quanto dinheiro está entrando e saindo da sua empresa.

Outra vantagem de realizar a contabilidade diariamente é ver e controlar quais produtos e serviços dão mais lucro para seu negócio e quais profissionais realizam mais atendimentos.

Estas são informações que servirão como indicadores para saber se sua oficina mecânica está no caminho certo financeiramente, ou se são necessárias mudanças, que impactarão seus resultados a médio e curto prazo.

Crie uma rotina de trabalho padronizada em seu dia a dia. Assim, será mais difícil deixar passar alguma informação importante, seja financeira ou burocrática, além de agilizar seus processos e atividades ao longo do tempo.

Teste novas maneiras de gerir sua oficina mecânica e esteja aberto a sugestões, tanto da sua equipe de colaboradores quanto de seus clientes e fornecedores.

Muitas vezes, quem está de fora acaba enxergando detalhes que deixamos passar, por estarmos tão envolvidos no processo.

Aposte na segmentação de serviços

Uma nova tendência, principalmente no mercado de serviços automotivos, é a segmentação na área de atuação da oficina mecânica.

Essa é uma maneira muito interessante de tornar-se uma referência no mercado, fidelizando clientes e fornecedores, oferecendo um serviço especializado e único.

Focando em uma gama menor, mais específica, é possível investir de maneira mais assertiva em equipamentos, acessórios e ferramentas de ponta. Também é possível investir em colaboradores especialistas em sua área de atuação.

Você não precisa excluir totalmente outros tipos de serviço, que fujam daquilo que você se especializou. Mas você pode conseguir resultados interessantes ao oferecer serviços específicos para seus clientes.

Não confunda seu dinheiro com o da oficina mecânica

Uma prática muito comum de pequenos e médios empresário é utilizar dinheiro da empresa para pagar despesas ou compras pessoais.

O mesmo ocorre ao contrário, quando dinheiro pessoal é investido ou utilizado na empresa, sem um controle ou formalização.

Esse tipo de atitude pode criar uma falsa impressão sobre a saúde financeira do negócio. Além de dificultar a gestão da oficina mecânica em relação ao caixa e fundos de reserva

O mais indicado é definir um valor de retirada fixo, chamado de pro-labore. Esse valor funciona  como um salário para o proprietário.

Se o saldo do caixa for positivo, ou seja, o empreendimento apresenta lucro, este valor não deve ser utilizado para uso próprio.

O lucro deve ser aplicado em um fundo de investimentos e reinvestido na própria empresa. Ou na capacitação de seus colaboradores, ou ainda, parcialmente distribuído como participação nos lucros.

Aproxime-se e fale sempre com seus concorrentes

É muito provável que seus concorrentes estejam enfrentando os mesmos desafios que você, no que diz respeito à gestão da oficina mecânica..

Eles também pensam em soluções que facilitem a gestão e melhorem o faturamento da empresa.

Por isso, é importante manter um contato e uma relação amigável com eles, através de conversas e troca de ideias. É possível que você descubra quais medidas tomadas por eles funcionaram e geraram bons resultados.

Do mesmo modo, você irá compartilhar ideias e práticas na sua gestão. E que podem ajudar seus concorrentes, de maneira pontual e assertiva.

“Na televisão, nada se cria. Tudo se copia”, já dizia o saudoso Chacrinha.

Saiba que no mundo dos negócios não é diferente.

A ideia é melhorar o segmento e o mercado através do compartilhamento de dicas e ideias. Aplicando e aprimorando boas práticas, que beneficiam a todos.

Então, o que achou dessas dicas? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários, logo abaixo!

Você também encontra  diversas informações para incrementar o faturamento da sua oficina mecânica, loja de troca de óleo ou centro automotivo aqui em nosso blog!

Além disso, o mercado também não é o mais propício para se fazer grandes investimentos em contratações de pessoal. Portanto, o melhor a  fazer é procurar soluções mais simples internamente e que tragam benefícios reais para o negócio.

Vamos dar uma lista de 4 medidas básicas que podem ser adotadas para facilitar a gestão do seu negócio automotivo.

Assim você ganha tempo, economiza dinheiro e consegue focar na parte que interessa: atender bem os clientes.

Passe as informações importantes e referentes a pagamentos e clientes para um computador

É preciso abandonar a rotina de guardar anotações em papel com telefone dos clientes, informações sobre serviços prestados, pagamentos ou compras de produtos automotivos ou ferramentas para oficina mecânica.

Você pode organizar todos esses dados em um computador e diminuir o risco de perder um documento importante.

É mais simples montar pequenas planilhas com todos esses dados.

Também fica mais fácil procurar por essas informações com a barra de pesquisa, em que você só precisa digitar o nome da pessoa ou do serviço, por exemplo, do que olhar papel por papel.

Faça o fluxo de caixa diariamente

Essa é a melhor maneira de você descobrir o quanto o seu negócio está faturando e de controlar a situação financeira sem passar muitos sustos, vendo quanto dinheiro está entrando e saindo da empresa.

Outra vantagem de fazer a contabilidade diariamente é poder ver quais os produtos e serviços que mais dão lucro para a sua loja. E quais os profissionais que mais fazem atendimento. São dados que servem de indicadores para saber se o estabelecimento está no caminho certo. Ou se mudanças precisam ser feitas.

Não confunda o seu dinheiro com o da oficina mecânica

A prática de usar o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais ou vice-versa pode dar uma falsa impressão sobre a saúde financeira do negócio.

O melhor jeito é definir um valor fechado, que funcione como um salário fixo para o gerente.

Se ainda sobrar dinheiro no caixa, guarde para a empresa ou reinvista em cursos de gestão para você e sua equipe.

Fale sempre com os seus concorrentes

Provavelmente os seus concorrentes enfrentam os mesmos desafios que você para administrar a loja. E também pensam em soluções para facilitar a gestão e melhorar o faturamento da empresa. É por isso que você precisa falar com eles. Talvez alguns já tenham tomado medidas que funcionaram e tenham gerado bons resultados.

“Na televisão, nada se cria. Tudo se copia”, dizia Chacrinha.

No mundo dos negócios não é diferente.

Então, o que achou das nossas dicas?

Você ainda encontra muito mais informações para subir o faturamento da sua oficina mecânica, troca de óleo ou autocenter aqui no nosso blog!

Guia de Marketing para automotivos

 

 

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

5 comments

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Jorge! Obrigado pelo feedback. O objetivo é sempre oferecer conteúdo relevante para vocês. Continue nos acompanhando! Abraço!

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