Atenção redobrada com as chuvas de verão

A estação mais aguardada do ano traz consigo as tempestades. As chuvas de verão são frequentes, repentinas e rápidas, e exigem atenção redobrada dos motoristas. Na cidade ou na estrada, é preciso ter cuidado ao transitar durante e após uma enxurrada típica da época.

Reunimos algumas dicas, para você repassar para os seus clientes, de como encarar as chuvas de verão com o veículo. Tanto em enchentes como sob tempestade forte, inclusive em situações de aquaplanagem ou mesmo com o carro parado. Confira:

Se der, espere

Evite sair logo após o começo da chuva de verão. Isso porque o asfalto normalmente está cheio de óleos e graxas de outros veículos, além de poeira, e os primeiros 10 minutos de chuva soltam esses resíduos. O asfalto fica bem mais escorregadio, o que facilita derrapagens e acidentes, além da aquaplanagem que lidaremos adiante.

Ruas alagadas

Situação mais típica nas chuvas de verão, as ruas alagadas exigem atenção redobrada do condutor. Antes de mais nada, se você puder e houver um lugar da rua mais elevado – um posto de combustível ou uma calçada -, o ideal é parar por lá e tomar um café até a água baixar.

Mas se não houver outro jeito, a dica é estudar bem o trecho alagado antes de encará-lo. Veja se o nível da água está abaixo da metade da roda de algum carro similar ao seu que esteja passando pela rua inundada ou estacionado por perto. Também observe ônibus e caminhões que estejam trafegando para ver o trajeto com menor profundidade.

Engate a primeira marcha, mantenha velocidade constante e evite frear ou parar no meio do alagamento. O ideal é andar com o motor entre 2.800 e 3.000 [IK1] rpm para evitar a entrada de água no escapamento. No caso de carros automáticos, use marcha reduzida “L” (se houver opção) ou a primeira ou segunda marchas no modo sequencial.

Evite fazer acelerações abruptas ou virar o volante de forma repentina. Isso pode gerar uma onda que vai atrapalhar outros motoristas. Estas marolas também podem “bater” em outro veículo ou muro e voltarem na sua direção – e fazer a água entrar no compartimento do motor.

Uma dica valiosa é tentar encarar a rua alagada na sequência de ônibus ou caminhões. Estes veículos são maiores e costumam “abrir o caminho”. Porém, há riscos. Primeiro, porque você tem de andar muito próximo ao grandão da frente. Segundo, que se ele parar no meio da enchente, você ficará preso também – e com um veículo bem mais baixo.

Depois da aventura

Passada a rua alagada, não pare. Continue dirigindo em velocidade constante, se possível, ou com acelerações graduais. Quando a via estiver mais tranquila, pise no pedal do freio levemente e deixe o carro “escorregar”. Isso ajuda na secagem mais rápida das pastilhas de freio.

Nos minutos após passar pela enchente provocada pelas chuvas de verão, também fique com atenção redobrada a sons estranhos que possam surgir no carro, além de olhos atentos a qualquer luz diferente no painel de instrumentos.

Como você não tem certeza do que passou por baixo do automóvel durante a travessia na parte alagada, recomenda-se levar o carro para uma oficina. A ideia é colocar o veículo no elevador e ver se detritos, galhos ou mesmo lixo ficaram enroscados em mangueiras, nas molas da suspensão ou no sistema de escapamento.

Se o carro for pego pela enchente

Se você ficou preso na enchente, ou seu carro estava estacionado quando a rua alagou, não se desespere. Ao ligar o motor, peça para alguém observar se sai água em quantidade significativa do escapamento. Se sim, desligue o motor, chame o reboque e mande o carro para a oficina.

Em hipótese alguma tente andar com o carro. Provavelmente, nesta situação, entrou água de forma considerável no conjunto e essa água vai impedir que os pistões se comprimam. O que ocasionará o empeno ou quebra da biela, também conhecido como calço hidráulico.

Além disso, é recomendada uma limpeza do interior do carro. Retire tapetes e carpetes, remova sujeiras que tenham ficado no assoalho do veículo, nas bases das portas, bancos, painéis, compartimento do motor e porta-malas, e faça uma higienização completa. Depois, deixe o automóvel aberto para secar e evitar odores ruins.

Atenção redobrada com as chuvas de verão na estrada

Em rodovias é preciso atenção redobrada ao dirigir sob a chuva forte típica do verão. Antes de mais nada, fique ligado em trechos com encostas. São comuns deslizamentos de terra e de pedras em certas regiões do Brasil.

Outro risco, em estradas e também em ruas pavimentadas, é a aquaplanagem. É quando os pneus perdem o contato com o asfalto e praticamente deslizam sobre uma fina camada de água.

Ao perceber que o carro está sem aderência com a pista, não freie nem faça reduções fortes de marcha ou movimentos bruscos – isso só vai fazer o veículo deslizar mais e você perder o controle da direção. Pare de acelerar e mova levemente o volante até conseguir contato do pneu com o asfalto novamente.

Pneus

Um aliado forte para vencer aquaplanagens e derrapagens é o pneu. Mantenha-os calibrados com a pressão correta recomendada pela fabricante.

Mesmo parado…

A previsão do tempo informa que vem chuva forte de verão e você está na rua? Atenção redobrada onde estacionar. Evite ficar próximo a árvores muito grandes ou postes com placas de sinalização mal fixadas. Com a tempestade, galhos e as peças podem se soltar e cair em cima do seu veículo.

Para-brisa e limpadores

A visibilidade do motorista é fundamental no período de chuvas de verão. Verifique se as hastes dos limpadores de para-brisas estão bem posicionadas e funcionando normalmente. Depois, atenção redobrada às palhetas, que devem estar fixadas corretamente nas hastes e com as borrachas sem desgastes ou sinais de ressecamento.

A propósito, o ideal é limpar as palhetas a cada duas semanas com um pano úmido. Também mantenha o para-brisa limpo e use produtos voltados para este fim, que ajudam a remover a gordura do vidro e a repelir melhor a água da chuva – nada de detergentes de cozinha.

O reservatório de água do para-brisa é outro item que merece atenção. Mantenha o tanquinho sempre no nível correto com água misturada a sabões/aditivos específicos para uso em vidro automotivo. Veja se os esguichos estão sem obstruções ou sujeira.

Ar-condicionado

É um aliado importante na hora de pegar uma chuva forte de verão. Isso porque o ar frio vai evitar o embaçamento dos vidros. Coloque o sistema de climatização na função desembaçador em temperatura [IK2] mínima e a uma velocidade abaixo da máxima. Usar a recirculação do ar nestes momentos também é válido.

 

Quer mais dicas sobre os cuidados com o veículo? Confira os artigos relacionados abaixo:

Atenção redobrada com as chuvas de verão

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.