Para que as empresas de transporte possam apresentar redução nos custos operacionais, muitas vezes será necessária a realização de investimentos: capacitação, inovações, acompanhamento on-line da frota, entre outros.
Para isso, o gestor de frota precisa adotar algumas ferramentas para apresentar os indicadores de desempenho e, assim, utilizá-los para tomar importantes decisões.
O acompanhamento dos resultados operacionais possibilita avaliar se o que foi planejado está sendo realizado. A partir daí, é fundamental aplicar as melhores práticas para obter os melhores números.
A criação de um painel de indicadores para a gestão de frotas é a forma ideal de acompanhar os resultados da empresa, facilitando processos de análise empresarial e, consequentemente, a tomada de decisões.
Vamos explicar um pouco melhor sobre eles, suas possibilidades e vantagens.
Confira!
O que é um painel de indicadores para a gestão de frotas?
Basicamente, são painéis que permitem a visualização dos melhores indicadores para alcançar as metas e os objetivos da sua empresa, tornando mais fácil a compreensão das informações geradas pelos veículos utilizados.
Ele possui formato visual, o que possibilita que a informação seja lida tranquilamente, aumentando a facilidade de análise dos resultados.
“Ok, vou adotar um painel de indicadores na minha empresa. E agora?”
Ao pensar nos dados, você pode focar, por exemplo, em:
- Questões técnicas
Para avaliar o desempenho e quais veículos estão disponíveis, além de analisar as tecnologias dos processos de gestão de frotas. - Gestão do negócio
Para verificar os indicadores gerais da performance da empresa.
Analisando esses dados da forma correta, será possível planejar e implementar melhorias em sua empresa, corrigindo falhas e planejando novas estratégias.
Qual o objetivo do painel para a gestão de frotas?
A ferramenta auxilia no monitoramento dos resultados a partir de indicadores.
E quais seriam? A resposta é: depende! Varia de acordo com os objetivos da sua empresa. Logo, é necessário que as perguntas certas sejam respondidas pelos dados disponíveis no painel.
Para determinar questões, as necessidades da empresa precisam estar muito claras. As métricas de KPIs para acompanhamento são relevantes para que você possa identificar as perguntas necessárias.
Ao definir as métricas de acompanhamento, torna-se mais fácil seguir para o próximo passo na criação de um painel de indicadores para a gestão de frotas. Assim, os dados e informações serão apresentados de modo rápido e eficiente.
Tipos de painéis para a gestão de frotas
Para suprir as necessidades de monitoramento dos resultados, existem, basicamente, três tipos de painéis:
-
Operacionais
Ajudam a analisar e ajustar falhas nos processos empresariais. Exemplos: painéis com informações sobre o tempo médio na manutenção de veículos, disponibilidade da frota, produtividade da mão de obra e tempo médio entre falhas.
-
Táticos
De responsabilidade da gerência de cada departamento, possui indicadores que permitem a tomada de decisão em médio prazo. Exemplos: custo mensal de manutenção e consumo médio de combustível por quilômetro.
-
Estratégicos
Ideal para atingir um objetivo a longo prazo, a estratégia é composta por um conjunto de táticas e possui informações que podem ser usadas para fins estratégicos. Exemplos: custo anual por unidade transportada, comparativo do custo por quilômetro e comparativos de custos operacionais.
Vale ressaltar que os dados que mostram a performance da empresa em outros períodos serão válidos para avaliar os KPIs atuais e, assim, projetar o crescimento da empresa.
Saiba o que é gestão à vista
Nada mais é do que a prática de realizar a divulgação do seu painel. Com isso, ocorre a união entre as diferentes equipes da companhia, onde todos se sentem engajados e com o mesmo objetivo.
Assim, os erros serão reduzidos de forma considerável. Além disso, também é possível se antecipar a alguns problemas que podem surgir no meio caminho.
Passo a passo para construir um painel para a gestão de frotas
Agora que você já sabe o essencial sobre essa ferramenta de gestão, confira algumas dicas de como construí-la:
#1 – Defina um objetivo claro
Todo o projeto precisa responder às perguntas fundamentais sobre a gestão do seu negócio.
Reforçando: pense em quais indicadores fornecerão informações que deverão estar sempre à mão no dia a dia para facilitar a tomada de decisões. Formule as seguintes perguntas:
- Qual informação queremos evidenciar?
- Qual a melhor maneira para receber a informação?
- Quanto tempo é gasto para explicar a informação?
- Quais decisões poderão ser tomadas com essa informação?
Se a informação gerada não possibilita a tomada de decisão, ela está ocupando espaço no painel.
#2 – Defina o tipo de painel adequado para cada demanda
Existem tipos diferentes de painéis. Por isso, é fundamental encontrar o modelo que irá atender às demandas da sua empresa.
Outro ponto importante é considerar em que posição da escala hierárquica há a necessidade de criar a ferramenta, uma vez que, para que os processos sejam otimizados, diferentes cargos dentro da empresa precisam obter uma visão clara.
Logo, para cada especialidade, existe um tipo específico de painel apropriado, cabe a você decidir qual.
#3 – Antes de tudo, crie um esboço
Uma ferramenta útil para a criação de esboços é o Microsoft Excel. Você pode fazer um “rascunho” do seu projeto a partir dos painéis de indicadores gráficos que o programa disponibiliza.
Lembrando que não é possível construir um painel com dados atualizados pelo Excel, ou seja, é apenas um esboço, porque seria necessário inserir as novas informações de forma manual.
#4 – Crie o layout após a validação
O desenvolvimento de boa parte gráfica, ou seja, um design otimizado, é fundamental para o sucesso do painel.
As informações dispostas precisam estar muito claras para consultas dos analistas. Um painel confuso não ajudará a cumprir os objetivos propostos para o seu negócio!
#5 – Escolha o software mais adequado ao seu projeto
Para criar o painel, é necessário apostar nas ferramentas corretas. Destacamos algumas:
- Power BI
- Planilha Excel e similares
- Tatic View
- IBM Cognos Analytics on Cloud
- QlikView
- Atom BI
- Tableau
#6 – Disponibilize os painéis em telas espalhadas pela empresa
Painéis criados
Hora de disponibilizá-los pela empresa. Escolha espaços para exibi-los e proporcione a visão dos processos para a sua equipe em televisões, por exemplo.
Outro ponto importante é realizar reunião com a sua equipe para apresentar as ferramentas e aprofundar a importância delas para a empresa. Isso irá engajar os seus colaboradores!
Conclusão
Cabe ao gestor de frota realizar o acompanhamento constante e criterioso de todas as informações relacionadas aos veículos.
Quando todas as informações podem ser visualizadas em um único painel, tem-se a possibilidade de comparar os números apresentados e discutir a relação entre os dados.
Veja também alguns artigos que poderão ajudá-lo no processo de gestão de frotas:
- Guia prático de gerenciamento de frota
- Frota de caminhões: 8 segredos para uma gestão completa e eficiente
- Peças para caminhões: dicas para não errar na escolha
- Gerente de manutenção: como ser um profissional melhor
Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!
Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.
Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!