Plano de Marketing para Oficina Mecânica: Qual a importância e como fazer

Um plano de marketing para a oficina mecânica pode ser mais importante do que você imagina!

Infelizmente, ainda é bastante comum encontrar empresas nesse setor que acreditam que não é necessário criar um plano de marketing para oficinas. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade!

Uma oficina não vive somente dos  serviços de venda e manutenção. Acredite: o marketing pode aumentar muito o seu faturamento. E o melhor: é possível começar com medidas simples e baratas para ver sua oficina crescer.

Quer mais dicas para divulgar seus serviços e conquistar novos clientes? Leia também esse guia que preparamos para fazer sua oficina aparecer no Google!

A seguir, você encontra tudo que precisa saber para criar seu próprio plano de marketing para oficina mecânica. Confira:

O que é um plano de marketing para oficina mecânica e qual a importância?

Um plano de marketing para oficina mecânica nada mais é do que um conjunto de estratégias que seu negócio pode usar para crescer. O objetivo é focar nos clientes: tanto em adquirir novos quanto fidelizar os que você já tem.

As estratégias de marketing podem trazer muitos benefícios para sua empresa, incluindo o aumento da receita! E, ao contrário do que muitos pensam, elas não dizem respeito apenas à propaganda.

Uma estratégia de marketing completa envolve:

  • Comunicação e relacionamento entre a empresa e clientes;
  • Procedimentos de vendas e aquisição de clientes;
  • Pós-venda e outros aspectos importantes para a fidelização;
  • Promoções e eventos;
  • Melhoria do atendimento aos clientes.

E esses são apenas alguns exemplos! Existe muito que o setor de marketing pode fazer pela sua oficina!

Passo a passo: como montar um plano de marketing para oficina mecânica

Agora você já sabe que ter um plano de marketing é super importante para os seus negócios! Mas como montar um?

É comum encontrar a crença de que oficinas menores não possuem recursos para implementar essas estratégias. No entanto, existem alguns passos simples que certamente vão melhorar o gerenciamento de marketing da sua empresa. E você não precisa contratar uma equipe especializada para isso!

A seguir, você confere algumas medidas fáceis a tomar para estabelecer um plano de marketing para oficina mecânica:

1 – Defina seu público alvo

Você sempre deve se lembrar essa regra de outro do marketing: o foco precisa ser o seu cliente. Para isso, no entanto, você precisa conhecer bem o seu público.

Para definir um público-alvo, é preciso pensar em que tipos de pessoas você está buscando alcançar com as ações de marketing que fará. Quem são seus clientes? Por que eles procuram sua oficina? O que você pode fazer para ajudá-los ainda mais?

O público-alvo pode ser classificado de muitas maneiras. Veja alguns exemplos:

  • Por idade;
  • Por gênero;
  • Por estrutura familiar e estado civil;
  • Por local de moradia;
  • Por hábitos de consumo;
  • Por classe econômica.

Fique atento pois estas informações podem te ajudar muito na abordagem do seu cliente. Uma vez que você definiu um público alvo, é muito importante estudá-lo melhor. Seu objetivo é entender quais são os desafios que eles enfrentam, que tipo de soluções procuram e que tipo de soluções sua oficina pode oferecer.

2 – Fique de olho na concorrência

Você sabia que seus concorrentes podem te oferecer informações essenciais? Estudando o que eles estão fazendo, você pode definir coisas como:

  • Que tipos de diferenciais eles oferecem para seus clientes?
  • Qual é o padrão de preços para os serviços que você oferece nessa área?
  • Existe alguma necessidade do público-alvo que eles estão deixando de atender?

Essas informações ajudam sua oficina a se diferenciar. Você pode encontrar muitos dados úteis nos comentários deixados pelos clientes nas páginas de outros negócios.

3 – Faça um planejamento

Nada funciona sem um plano detalhado. Com o marketing, não é diferente. Você precisa definir ações a serem tomadas e metas para atingir. E não apenas na divulgação da oficina. Faça um planejamento:

Aqui no nosso blog, você sempre encontra dicas e novidades interessantes da área, que podem ajudar com ideias para esses planejamentos. Não deixe de nos acompanhar!

4 – Organize um cronograma de ações e separe uma verba

Não adianta planejar abraçar o mundo sem estabelecer metas e um caminho para o seu objetivo. Muitas ações de marketing, também, exigirão algum tipo de investimento para serem implementadas. Você pode fazer as coisas passo a passo.

Por isso, é fundamental planejar um cronograma e separar a verba necessária para tudo.

5 – Monitore seus resultados, revise as ações e invista no que deu certo

Essa é mais uma das regras de ouro a seguir: não é possível alcançar resultados sem o monitoramento. Você precisa, afinal, saber o que está dando certo e o que não está no seu plano de marketing para oficina mecânica.

Com esse acompanhamento, você pode identificar erros e implementar soluções de maneira dinâmica. Dessa forma, sua empresa evita gastar tempo e dinheiro com ações que não estão dando retorno. E o melhor: esses recursos podem ser direcionados para estratégias muito mais eficientes.

Por isso, é fundamental acompanhar de perto os números de sua oficina!

Ações de Marketing através do CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente

E Você já escutou falar de CRM? Pois bem, não se assuste com essa sigla, pois é algo bem simples e vou te explicar o que é:

E xiste uma melhor forma de acompanhar cada passo do seu cliente para implementar ações de marketing, e a ferramenta ideal para essa otimização é uma plataforma de CRM (do inglês Customer Relationship Management), que traduzido para o português seria a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Pode parecer complicado, mas o CRM é uma forma simples, digital e direta de se manter um melhor relacionamento com o cliente a longo prazo, pois esse tipo de ferramenta ajuda diretamente no planejamento dos processos, fazendo com que exista uma maior fidelidade por parte dos seus clientes.

Para uma ação de marketing o CRM é muito útil e eficaz, pois nele é possível alocar todas as informações dos seus clientes, separá-los por grupos e assim planejar diferentes tipos de promoções para diferentes grupos de clientes, melhorando seu tempo e aceitação por parte dos clientes, gerando uma maior margem de lucro e engajamento.

Conclusão

Independente do tamanho da sua oficina mecânica, você pode se beneficiar muito de um plano de marketing bem estruturado. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar rios de dinheiro para isso.

Com uma estratégia cuidadosa e detalhada, além de acompanhamento constante, é possível implementar medidas simples e efetivas. Com elas, você pode aumentar seu faturamento, melhorar o relacionamento com os clientes e até construir uma marca que é autoridade no setor!

Quer algumas ideias incríveis que você pode usar para fazer sua oficina crescer cada vez mais? Leia também esses outros artigos que publicamos com essa temática:

E você, já conta com um plano de marketing para oficina mecânica? Divida conosco nos comentários como foi a implementação! E não esqueça: se ficou com alguma dúvida, basta perguntar.

Plano de Marketing para Oficina Mecânica: Qual a importância e como fazer

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

4 comments

  1. Esdra lopes mendes says:

    bom dia…estou montando uma oficina mecânica de veículos pesado…como faço para ter uma parceria na compra de produtos para veículos pesado…tais como tbm a possibilidade de ter a fachada e pintura da Texaco na minha oficina e a fidelidade de ter apenas os produtos da Texaco.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *