Plano de Marketing para Oficina Mecânica: Qual a importância e como fazer

Um plano de marketing para a oficina mecânica pode ser mais importante do que você imagina!

Infelizmente, ainda é bastante comum encontrar empresas nesse setor que acreditam que não é necessário criar um plano de marketing para oficinas. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade!

Uma oficina não vive somente dos  serviços de venda e manutenção. Acredite: o marketing pode aumentar muito o seu faturamento. E o melhor: é possível começar com medidas simples e baratas para ver sua oficina crescer.

Quer mais dicas para divulgar seus serviços e conquistar novos clientes? Leia também esse guia que preparamos para fazer sua oficina aparecer no Google!

A seguir, você encontra tudo que precisa saber para criar seu próprio plano de marketing para oficina mecânica. Confira:

O que é um plano de marketing para oficina mecânica e qual a importância?

Um plano de marketing para oficina mecânica nada mais é do que um conjunto de estratégias que seu negócio pode usar para crescer. O objetivo é focar nos clientes: tanto em adquirir novos quanto fidelizar os que você já tem.

As estratégias de marketing podem trazer muitos benefícios para sua empresa, incluindo o aumento da receita! E, ao contrário do que muitos pensam, elas não dizem respeito apenas à propaganda.

Uma estratégia de marketing completa envolve:

  • Comunicação e relacionamento entre a empresa e clientes;
  • Procedimentos de vendas e aquisição de clientes;
  • Pós-venda e outros aspectos importantes para a fidelização;
  • Promoções e eventos;
  • Melhoria do atendimento aos clientes.

E esses são apenas alguns exemplos! Existe muito que o setor de marketing pode fazer pela sua oficina!

Passo a passo: como montar um plano de marketing para oficina mecânica

Agora você já sabe que ter um plano de marketing é super importante para os seus negócios! Mas como montar um?

É comum encontrar a crença de que oficinas menores não possuem recursos para implementar essas estratégias. No entanto, existem alguns passos simples que certamente vão melhorar o gerenciamento de marketing da sua empresa. E você não precisa contratar uma equipe especializada para isso!

A seguir, você confere algumas medidas fáceis a tomar para estabelecer um plano de marketing para oficina mecânica:

1 – Defina seu público alvo

Você sempre deve se lembrar essa regra de outro do marketing: o foco precisa ser o seu cliente. Para isso, no entanto, você precisa conhecer bem o seu público.

Para definir um público-alvo, é preciso pensar em que tipos de pessoas você está buscando alcançar com as ações de marketing que fará. Quem são seus clientes? Por que eles procuram sua oficina? O que você pode fazer para ajudá-los ainda mais?

O público-alvo pode ser classificado de muitas maneiras. Veja alguns exemplos:

  • Por idade;
  • Por gênero;
  • Por estrutura familiar e estado civil;
  • Por local de moradia;
  • Por hábitos de consumo;
  • Por classe econômica.

Fique atento pois estas informações podem te ajudar muito na abordagem do seu cliente. Uma vez que você definiu um público alvo, é muito importante estudá-lo melhor. Seu objetivo é entender quais são os desafios que eles enfrentam, que tipo de soluções procuram e que tipo de soluções sua oficina pode oferecer.

2 – Fique de olho na concorrência

Você sabia que seus concorrentes podem te oferecer informações essenciais? Estudando o que eles estão fazendo, você pode definir coisas como:

  • Que tipos de diferenciais eles oferecem para seus clientes?
  • Qual é o padrão de preços para os serviços que você oferece nessa área?
  • Existe alguma necessidade do público-alvo que eles estão deixando de atender?

Essas informações ajudam sua oficina a se diferenciar. Você pode encontrar muitos dados úteis nos comentários deixados pelos clientes nas páginas de outros negócios.

3 – Faça um planejamento

Nada funciona sem um plano detalhado. Com o marketing, não é diferente. Você precisa definir ações a serem tomadas e metas para atingir. E não apenas na divulgação da oficina. Faça um planejamento:

Aqui no nosso blog, você sempre encontra dicas e novidades interessantes da área, que podem ajudar com ideias para esses planejamentos. Não deixe de nos acompanhar!

4 – Organize um cronograma de ações e separe uma verba

Não adianta planejar abraçar o mundo sem estabelecer metas e um caminho para o seu objetivo. Muitas ações de marketing, também, exigirão algum tipo de investimento para serem implementadas. Você pode fazer as coisas passo a passo.

Por isso, é fundamental planejar um cronograma e separar a verba necessária para tudo.

5 – Monitore seus resultados, revise as ações e invista no que deu certo

Essa é mais uma das regras de ouro a seguir: não é possível alcançar resultados sem o monitoramento. Você precisa, afinal, saber o que está dando certo e o que não está no seu plano de marketing para oficina mecânica.

Com esse acompanhamento, você pode identificar erros e implementar soluções de maneira dinâmica. Dessa forma, sua empresa evita gastar tempo e dinheiro com ações que não estão dando retorno. E o melhor: esses recursos podem ser direcionados para estratégias muito mais eficientes.

Por isso, é fundamental acompanhar de perto os números de sua oficina!

Ações de Marketing através do CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente

E Você já escutou falar de CRM? Pois bem, não se assuste com essa sigla, pois é algo bem simples e vou te explicar o que é:

E xiste uma melhor forma de acompanhar cada passo do seu cliente para implementar ações de marketing, e a ferramenta ideal para essa otimização é uma plataforma de CRM (do inglês Customer Relationship Management), que traduzido para o português seria a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Pode parecer complicado, mas o CRM é uma forma simples, digital e direta de se manter um melhor relacionamento com o cliente a longo prazo, pois esse tipo de ferramenta ajuda diretamente no planejamento dos processos, fazendo com que exista uma maior fidelidade por parte dos seus clientes.

Para uma ação de marketing o CRM é muito útil e eficaz, pois nele é possível alocar todas as informações dos seus clientes, separá-los por grupos e assim planejar diferentes tipos de promoções para diferentes grupos de clientes, melhorando seu tempo e aceitação por parte dos clientes, gerando uma maior margem de lucro e engajamento.

Nós da texaco podemos lhe ajudar e ajudar aos seus clientes nesse processo digital, através do nosso App “Troca de Óleo Havoline”, que apresenta o lubrificante ideal para cada cliente, lembra ao seu cliente o período de troca de óleo e localiza e recomenda a sua loja no mapa.

Conclusão

Independente do tamanho da sua oficina mecânica, você pode se beneficiar muito de um plano de marketing bem estruturado. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar rios de dinheiro para isso.

Com uma estratégia cuidadosa e detalhada, além de acompanhamento constante, é possível implementar medidas simples e efetivas. Com elas, você pode aumentar seu faturamento, melhorar o relacionamento com os clientes e até construir uma marca que é autoridade no setor!

Quer algumas ideias incríveis que você pode usar para fazer sua oficina crescer cada vez mais? Leia também esses outros artigos que publicamos com essa temática:

E você, já conta com um plano de marketing para oficina mecânica? Divida conosco nos comentários como foi a implementação! E não esqueça: se ficou com alguma dúvida, basta perguntar.

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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