Cuidados com o carro em dias muito quentes

O verão chega impiedoso e sem pedir licença, trazendo dias muito quentes, o que requer cuidados extras com o carro. Porém não é só a parte mecânica (lubrificantes, fluidos e sistema de arrefecimento) que exige atenção especial do dono do automóvel. Equipamentos, peças externas e até os pneus precisam estar no radar.

Neste conteúdo, vamos destacar aspectos do veículo que precisam ser tratados durante a estação mais quente do ano. Veja agora alguns cuidados especiais com o carro durante os dias muito quentes do verão brasileiro.

Sistema de arrefecimento

O sistema de resfriamento do motor já é um item imprescindível para o bom funcionamento do carro, que fica sobrecarregado em dias muito quentes. É ele quem ajuda o conjunto mecânico a operar na temperatura correta.

Por isso, é importante verificar se o radiador não apresenta rachaduras ou vazamentos e se a ventoinha está armando corretamente. O líquido de arrefecimento é outro ponto fundamental de cuidado com o carro em dias muito quentes. Nada de ficar completando a água do reservatório.

Para início de conversa, a água colocada no sistema de arrefecimento deve ser desmineralizada. Deve-se pôr também na mistura um aditivo (etilenoglicol) específico. Essa mistura de água desmineralizada com aditivo é o que pode evitar que a água do sistema ferva.

É importante que o aditivo seja o recomendado pela fabricante do veículo. A informação está no manual do proprietário, assim como os períodos de troca sugeridos.

A limpeza periódica do sistema de arrefecimento, da mesma forma, é indispensável e, se a água do reservatório estiver baixando muito, verifique se não há mangueiras ressecadas ou vazamento no radiador – ou no próprio reservatório.

Lubrificantes

O óleo do motor também é essencial. A lubrificação correta possibilita que o propulsor opere nas condições certas de temperatura, o que melhora o rendimento do carro, o consumo de combustível e ainda preserva os componentes mecânicos.

Por isso, se o prazo para troca do lubrificante está para expirar nestes dias de muito calor, tenha cuidado com seu carro e faça a substituição. Use o produto com as especificações recomendadas pela montadora. Aproveite e também troque o filtro do óleo.

Pintura

Dias muito quentes exigem cuidados com a pintura do carro. Os raios solares mais fortes nesta época de verão afetam a lataria. Craqueamento do verniz, delaminação e foto-oxidação podem ser algumas das consequências do sol escaldante sobre a tinta da carroceria.

Com o tempo, essa incidência dos raios solares pode resultar em manchas e pequenas falhas na pintura. E pode piorar: o sol forte, com restos de fezes de aves e poeira, ainda pode ocasionar manchas irrecuperáveis na carroceria.

O ideal é lavar o carro por fora uma vez por semana – de preferência, protegido do sol. Seque a lataria e aplique uma cera – se possível, faça um polimento. Além disso, sempre que puder, deixe o carro na sombra ou em estacionamento coberto.

Cromados

O sol emite raios infravermelho (IR) e ultravioleta (UV), que, além de desgastar a pintura, podem danificar as peças cromadas externas. Isso mesmo. A exposição excessiva ao sol fulminante do verão pode causar manchas e acelerar o processo de oxidação dos cromados.

A dica aqui é manter tais superfícies sempre limpas, nem que seja retirando o excesso de poeira com pano seco de microfibra ao menos uma vez por semana. Usar solução com sabão neutro ou produto específico para cromados também protege as peças.

Couro e tecidos

Igualmente, os revestimentos internos do carro exigem cuidados extras em dias calorentos. No caso de bancos e painéis de couro, a sugestão é passar uma flanela seca uma vez por semana para remover aquela poeira fina.

Depois, aplique pano úmido com um pouco de sabão neutro. Em seguida, seque as partes com pano seco.

Lembre-se de que o couro precisa de hidratação regular, e isso deve ser ainda mais importante nos dias muito quentes. Use produtos específicos e em pouca quantidade a cada 15 dias e depois passe um pano limpo e seco para evitar manchas e rachaduras no revestimento.

No caso de tecidos, passe o aspirador de pó uma vez por semana para retirar o excesso de sujeira. A cada mês, use um pano úmido com sabão neutro em pouca quantidade – não é para encharcar –, retire o excesso com outro pano apenas úmido e deixe as portas abertas e o carro na sombra para secar.

Plásticos

No caso dos plásticos, as recomendações são parecidas com as para o couro. Com uma flanela seca, tire a poeira e depois utilize pano úmido à base de água e sabão neutro.

Vale aplicar depois substâncias específicas para o plástico das cabines dos carros, mas opte por soluções que tenham nível de proteção contra raios ultravioleta. Nada de usar silicone ou produtos à base de solventes e derivados de petróleo, que podem manchar as superfícies.

Pneus e borrachas

Os pneus dos carros possuem tecnologias para resistir aos dias muito quentes. Porém, quando for lavar o automóvel, vale passar uma camada de limpa-pneu em volta do aro – sempre produtos à base de água, nunca com derivados de óleo.

Já as peças externas e internas de borracha são mais suscetíveis aos raios IR e UV. Eles podem acelerar a perda de vulcanização do processo de cola das borrachas, o que pode ocasionar rachaduras e ranhuras em tais revestimentos.

Por esta razão, é fundamental manter as borrachas limpas. O método de limpeza novamente inclui passar um pano seco e depois outro úmido uma vez por semana.

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