Um plano de marketing para a oficina mecânica pode ser mais importante do que você imagina!
Infelizmente, ainda é bastante comum encontrar empresas nesse setor que acreditam que não é necessário criar um plano de marketing para oficinas. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade!
Uma oficina não vive somente dos serviços de venda e manutenção. Acredite: o marketing pode aumentar muito o seu faturamento. E o melhor: é possível começar com medidas simples e baratas.
A seguir, você encontra tudo o que precisa saber para criar seu próprio plano de marketing para oficina mecânica. Confira:
O que é um plano de marketing para oficina mecânica e qual a importância?
É um conjunto de estratégias que seu negócio pode usar para crescer. O objetivo é focar nos clientes: tanto em adquirir novos quanto fidelizar os que você já tem.
As estratégias de marketing podem trazer muitos benefícios para sua empresa, incluindo o aumento da receita! E, ao contrário do que muitos pensam, elas não dizem respeito apenas à propaganda.
Uma estratégia de marketing completa envolve:
- Comunicação e relacionamento entre a empresa e clientes;
- Procedimentos de vendas e aquisição de clientes;
- Pós-venda e outros aspectos importantes para a fidelização;
- Promoções e eventos;
- Melhorias no atendimento.
E esses são apenas alguns exemplos! O setor de marketing pode fazer muito pela sua oficina!
Passo a passo: como montar um plano de marketing para oficina mecânica
É comum encontrar a crença de que oficinas menores não possuem recursos para implementar essas estratégias. No entanto, existem alguns passos simples que certamente vão melhorar o gerenciamento de marketing da sua empresa. E você não precisa contratar uma equipe especializada para isso!
A seguir, você confere algumas medidas fáceis a tomar para estabelecer um plano de marketing para oficina mecânica:
1 – Defina seu público-alvo
Você sempre deve se lembrar desta regra de ouro do marketing: o foco precisa ser o seu cliente. Para isso, é preciso conhecer bem o seu público.
Para definir um público-alvo, é preciso pensar em que tipos de pessoas você está buscando alcançar com as ações de marketing que fará. Quem são seus clientes? Por que eles procuram sua oficina? O que você pode fazer para ajudá-los ainda mais?
O público-alvo pode ser classificado de muitas maneiras. Veja alguns exemplos:
- Por idade;
- Por gênero;
- Por estrutura familiar e estado civil;
- Por local de moradia;
- Por hábitos de consumo;
- Por classe econômica.
Fique atento, pois estas informações podem te ajudar muito na abordagem do seu cliente. Uma vez que definiu o público-alvo, é muito importante estudá-lo melhor. Seu objetivo é entender quais são os desafios que eles enfrentam, que tipo de soluções procuram e que tipo de soluções sua oficina pode oferecer.
2 – Fique de olho na concorrência
Você sabia que seus concorrentes podem te oferecer informações essenciais? Estudando o que eles estão fazendo, você pode definir coisas, como:
- Que tipos de diferenciais eles oferecem para seus clientes?
- Qual é o padrão de preços para os serviços que você oferece nessa área?
- Existe alguma necessidade do público-alvo que eles estão deixando de atender?
Essas informações ajudam sua oficina a se diferenciar. Você pode encontrar muitos dados úteis nos comentários deixados pelos clientes nas páginas de outros negócios.
3 – Faça um planejamento
Nada funciona sem um plano detalhado. Com o marketing, não é diferente. Você precisa definir ações a serem tomadas e metas para atingir. E não apenas na divulgação da oficina. Faça um planejamento:
- Para aquisição de novos clientes;
- Para atendimento de qualidade e fidelização;
- Para aumentar o tíquete médio;
- Para o pós-venda e gestão de relação com os clientes.
4 – Organize um cronograma de ações e separe uma verba
Não adianta planejar sem estabelecer metas e um caminho para o seu objetivo. Muitas ações de marketing também exigirão algum tipo de investimento para serem implementadas. Por isso, é fundamental idealizar um cronograma e separar a verba necessária para tudo.
5 – Monitore seus resultados, revise as ações e invista no que deu certo
Esta é mais uma das regras de ouro a seguir: não é possível alcançar resultados sem monitoramento. Você precisa, afinal, saber o que está dando certo e o que não está no seu plano de marketing para oficina mecânica.
Com esse acompanhamento, você pode identificar melhorias e implementar soluções de maneira dinâmica. Dessa forma, sua empresa evita gastar tempo e dinheiro com ações que não estão dando retorno. E o melhor: esses recursos podem ser direcionados para estratégias muito mais eficientes.
Por isso, é fundamental acompanhar de perto os números de sua oficina!
E você, já escutou falar de CRM? Pois bem, não se assuste com essa sigla, pois é algo bem simples e vamos te explicar o que é:
Existe uma melhor forma de acompanhar cada passo do seu cliente para implementar ações de marketing, e a ferramenta ideal para essa otimização é uma plataforma de CRM (do inglês Customer Relationship Management), que, traduzido para o português, seria a gestão de relacionamento com o cliente. Pode parecer complicado, mas o CRM é uma forma simples, digital e direta de se manter um melhor relacionamento com o cliente a longo prazo, pois esse tipo de ferramenta ajuda diretamente no planejamento dos processos, fazendo com que exista maior fidelidade por parte dos seus clientes.
Para uma ação de marketing, o CRM é muito útil e eficaz, pois nele é possível alocar todas as informações dos seus clientes, separá-los por grupos e, assim, planejar variados tipos de promoções para diferentes grupos, melhorando seu tempo e aceitação por parte da clientela, gerando maior margem de lucro e engajamento.
Conclusão
Independentemente do tamanho da sua oficina mecânica, você pode se beneficiar muito de um plano de marketing bem estruturado. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário gastar rios de dinheiro para isso.
Com uma estratégia cuidadosa e detalhada, além de acompanhamento constante, é possível implementar medidas simples e efetivas. Com elas, você pode aumentar seu faturamento, melhorar o relacionamento com os clientes e até construir uma marca que é autoridade no setor!
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bom dia…estou montando uma oficina mecânica de veículos pesado…como faço para ter uma parceria na compra de produtos para veículos pesado…tais como tbm a possibilidade de ter a fachada e pintura da Texaco na minha oficina e a fidelidade de ter apenas os produtos da Texaco.
Esdra bom dia.
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Estou montando uma oficina em Belo Horizonte, segue o telefone 31 99433-3055, entre em contato para colocar produtos Texaco e saber os procedimentos de compra de produtos, aguardo o retorno
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