Vida útil do motor: como o óleo lubrificante contribui

A vida útil do motor não é algo que possa ser medido em tempo. 

Existem diversos fatores que afetam a sua durabilidade, portanto, é importante cuidar bem do automóvel e realizar a manutenção correta para que a vida útil do motor se prolongue ao máximo.

A manutenção possui um papel fundamental na preservação do motor para que ele desenvolva o desempenho planejado, por isso é importante que ela ocorra de forma regular e cuidadosa.

Entre as operações de manutenção essenciais, a troca de óleo ocupa, seguramente, o primeiro lugar. O motor de um automóvel precisa de alguns cuidados básicos para funcionar corretamente e o óleo lubrificante é um item fundamental e que merece total atenção.

Vamos ver, a seguir, como o óleo lubrificante pode influenciar na vida útil do  motor. 

Boa leitura!

Vida útil do motor: como o óleo lubrificante pode influenciar?

Conforme vimos acima, o óleo lubrificante é o principal item na manutenção do motor de um veículo. Existem alguns cuidados a serem tomados para que o motor esteja sempre bem lubrificado e tenha a sua vida útil prolongada. Veja:

1 – Utilizar um lubrificante adequado

Basicamente, existem três tipos de óleos lubrificantes no mercado, sendo que cada veículo exige o uso de um modelo diferente. 

São três os tipos de lubrificantes: mineral, sintético e semissintético. Cada modelo oferece desenvolvimento tecnológico e performance diferentes. Enquanto o mineral atende às demandas de automóveis mais antigos, o sintético proporciona maior limpeza interna do motor. Já o semissintético proporciona boa durabilidade e proteção.  

2 – Controlar frequentemente o nível de óleo

Manter o óleo no nível adequado é uma das principais recomendações para prolongar o tempo de vida útil de um veículo. 

É importante orientar o dono do automóvel a conferir o nível do óleo com frequência para evitar que surjam problemas no motor.

3 – Trocar o filtro toda vez que trocar o óleo

Principalmente em veículos fabricados a partir de 1994, é fundamental que o filtro de óleo seja trocado periodicamente. 

A função do filtro, como o nome já indica, é filtrar as impurezas que são carregadas pelo óleo lubrificante durante a sua circulação pelo motor. Com o tempo e, consequentemente, acúmulo de partículas, o filtro vai perdendo a sua eficiência, por conta do alto armazenamento dessas impurezas. 

Logo, é importante que o filtro seja trocado junto com o óleo, para que o novo lubrificante não seja contaminado pelas partículas que já foram filtradas. 

4 – Respeitar os intervalos entre as trocas de óleo

O manual de instruções do veículo indica as principais informações sobre o uso correto do óleo lubrificante para o veículo, como o melhor modelo e quais os intervalos entre as trocas. 

Respeitando estes aspectos, a vida útil do motor certamente será prolongada.

Qual a importância do óleo lubrificante?

O óleo lubrificante possui um papel fundamental no desempenho do motor e, por isso, existem cuidados a serem tomados para que a vida útil do motor seja a mais longa possível.

Mas… quais são as funções de um lubrificante? Por se tratar de um assunto importante se o tema for manutenção automotiva, é importante ter esta resposta na ponta da língua quando o cliente apresentar esta dúvida. 

O óleo lubrificante é responsável por: reduzir o atrito, limitar o desgaste das peças em movimento no motor, esfriar o motor, manter o mecanismo em bom estado de limpeza, proteger contra a corrosão, facilitar o movimento dos conjuntos móveis do motor, reduzir o consumo de combustível mediante a utilização de óleo sintético antipoluente, por exemplo, e otimizar o funcionamento das unidades antipoluentes do motor.

Você pode conferir mais dúvidas comuns dos clientes sobre óleos lubrificantes neste artigo que preparamos para você!

Conclusão – vida útil do motor

Neste artigo, vimos que os óleos lubrificantes possuem grande importância quando o assunto é a vida útil de um motor. 

Realizar a manutenção de forma regular e responsável é a chave para o melhor desempenho do veículo, além de prolongar o tempo de vida útil de um veículo. 

Atente-se aos tipos de óleos que são recomendados para diferentes motores e oriente seus clientes sobre a importância de verificar o nível do óleo com regularidade.

Pensando em como melhorar o seu atendimento na oficina, preparamos a fórmula de sucesso para que a sua troca de óleo seja diferenciada e cresça cada vez mais! 

Em caso de dúvidas, não deixe de escrevê-la nos comentários.

 

Se quiser mais dicas para a sua oficina, leia estes outros posts no blog:

vida útil do motor

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

Lubrificante tem que ter o T de Texaco.

3 comments

  1. Ricardo Cury Remião says:

    Olá.Tenho uma parati 1.0 16v turbo 2001.Posso usar de olhos fechados óleo havoline semi sintético 15w40?Moro no Rio Grande do Sul.Quando comprei-a estava com 25w50.Está com 135.000km.Desde já agradeço

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Ricardo! Tudo bem?
      Pelo fato do veículo ser turbinado quando menos W melhor, ou seja 15W-40 semissintético, 5W-40 Sintético.
      Abraços!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.