Oficina móvel: consiga mais clientes indo até eles

Você conhece os serviços oferecidos por uma oficina móvel?

A oficina móvel é uma ótima forma de se diferenciar da concorrência e conquistar mais clientes.

Com um mercado cada vez mais competitivo, encontrar novas maneiras de rentabilizar o seu negócio é fundamental. Conseguir mais clientes, principalmente, pode ser um fator importante para saúde financeira do seu empreendimento.

Para isso, é preciso se diferenciar da concorrência. Oferecer serviços criativos e que tragam conforto e conveniência ao seu cliente é essencial. No mercado automotivo, uma das novidades que pode ser muito lucrativa é a oficina móvel.

Se você quer mais dicas para aumentar ainda mais o lucro da sua oficina, leia também esse outro post do blog.

Levando o serviço até o seu cliente, é possível fidelizar um público mais exigente, que está disposto a pagar mais pela conveniência. Nesse post, você encontra mais informações sobre esse tipo de negócio. Além disso, mostrarei como essa alternativa pode ser implementada na sua troca de óleo.

A oficina móvel pode ser uma ótima opção para quem busca atrair mais clientes. É só continuar lendo para entender melhor os detalhes:

Entenda o contexto por trás da implementação

Antes de pensar em implementar a oficina móvel, é preciso entender o público.

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão cheias de compromissos e com menos tempo disponível. A maioria das pessoas gosta de reservar as poucas horas que sobram entre o trabalho e outros afazeres para dar uma pausa na rotina corrida.

Encaixar novas tarefas nessas lacunas de responsabilidades não é algo atrativo, muito pelo contrário. As pessoas estão gerando uma demanda de serviços que ofereçam praticidade.

Em todos os setores e segmentos, ficam cada vez mais populares os empreendimentos que permitem que o consumidor reserve seu tempo de descanso. Oferecer a conveniência do atendimento em domicílio, por exemplo, é um ponto cada vez mais positivo.

Levar um carro até a oficina não é uma tarefa que a maioria das pessoas gosta. Principalmente se o veículo está com algum defeito, isso pode gerar enormes inconveniências. Além disso, os seus clientes certamente preferem aproveitar o tempo que usariam para se deslocar até a loja de outras formas.

É nesse cenário que a oficina móvel se insere. Buscando oferecer facilidade e otimização de tempo ao cliente, esse novo modelo de negócio tem tudo para crescer ainda mais.

Como funciona a oficina móvel?

Entenda como funciona o modelo de negócios da oficina móvel.

Através do sistema de delivery, são feitas as trocas de óleo e de filtros de óleo e motor. A atividade pode ser realizada nas garagens residenciais ou nos estacionamentos das empresas onde o cliente trabalha.

Alguns atendimentos, como os emergenciais, podem ser feitos inclusive na rua. O serviço é facilmente contratado por email e telefone.

É uma metodologia de trabalho totalmente inovadora, pois ainda não se encontra com facilidade no mercado em geral. É um modelo de negócio baseado em um novo tipo de comportamento do consumidor. A tendência de serviços que vão até o cliente não para de crescer. Com o planejamento correto, é possível aumentar muito o faturamento da sua loja.

Planejamento para implementar

Se você gostou da ideia e está planejando implementar o serviço de oficina móvel no seu negócio, precisa pensar sobre alguns fatores antes.

Lembre-se que você precisará de um veículo apropriado, que consiga transportar todo o equipamento que você vai precisar. Na casa do cliente, você não pode contar com o elevador de veículos, por exemplo, então leve isso em consideração. A coleta, armazenamento e descarte do óleo usado também deve ser levada em conta.

Outro ponto é o cálculo do valor do serviço. Você precisa incluir os custos extras que terá, como por exemplo gastos com combustível e manutenção do veículo da oficina móvel. Também é necessário considerar o tempo que será gasto no deslocamento até a casa do cliente.

Fique atento: multas, roubos ou acidentes podem gerar gastos que você não previa. Então, conte com um motorista cuidadoso e não desconsidere esses riscos no seu planejamento mensal.

Caso Doutor Lubrifica

Para ilustrar ainda melhor as oportunidades existentes no ramo de oficina móvel, vamos analisar um caso de sucesso, o Doutor Lubrifica.

Com mais de 100 unidades atualmente, a empresa de franquias Doutor Lubrifica foi pioneira no serviço de oficina móvel. Criada por Alexandre Loudrade e Vinicius Almeida, o negócio se tornou uma potência e possibilita que novos franqueados adquiram nome da marca.

A vantagem de adquirir uma franquia é que o plano de negócios já vem pronto. Dessa forma, você não tem trabalho com o cálculo de custos e pode ir direto para a pesquisa de mercado.

Se você quer saber mais sobre como abrir uma franquia de oficina mecânica, pode ler esse outro conteúdo do blog.

Como vemos no caso do Doutor Lubrifica, esse é um mercado de fácil mensuração de rendimentos e que possibilita rápida recuperação de capital investido, sendo muito indicado a trocas de óleo e oficinas mecânicas.

Conclusão

Para se manter à frente no mercado atual, é necessário inovar. Com tantas empresas surgindo a cada dia, é preciso criar diferenciais para o seu negócio para conseguir se destacar em meio a concorrência.

A implementação do serviço de oficina móvel pode ser um ótimo caminho. Com essa opção, você conquista o perfil de clientes que mais cresce atualmente: aqueles que estão dispostos a pagar mais pelo conforto. É cada vez mais importante para os clientes escolher serviços que oferecem conveniência e praticidade. Com cada vez menos tempo livre, o consumidor em geral prefere o atendimento à domicílio.

Se você quiser mais dicas incríveis para se destacar e sair à frente da concorrência, leia também esses outros artigos do blog:

Buscar inovações e estar sempre atento ao que o mercado oferece são medidas a essenciais para quem busca crescer.

Se você tem interesse em continuar otimizando o seu trabalho e quer trazer cada vez mais resultados ao seu negócio, baixe o e-book guia de sucesso para serviços automotivos.

E você, o que acha do serviço de oficina móvel? Dê sua opinião nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida.

oficina móvel

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

One comment

  1. Lucio dos Santos Caze says:

    Exelente trabalho realmente facilita muito tanto para a pessoa fisica ou frotista. Imagina voce podendo estar resolvendo outros assuntos enquanto seu carro é atendido em sua garagem ou patio da empresa , sem correr o risco de estar deslocando seu veiculo. Reduzindo custo de deslocamento e funcionario. So gostaria de uma oportunidade de financiamento para por em pratica uma atividade dessas aqui na minha cidade, concicintes ja tive mas as condiçoes nao me permitem.

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