Óleo 5W-30: mais desempenho e segurança para o carro

O óleo 5w30 da Havoline é um dos mais procurados no mercado por ser uma das melhores opções de lubrificante automotivo para carros utilizados no dia a dia. É uma excelente indicação e, não por acaso, as especificações que o produto atende constam como primeira escolha no manual do proprietário de diversas marcas.

Nesse post, vou falar um pouco mais sobre por que Havoline Sintético SAE 5W-30 é, de fato, uma das melhores opções para seus clientes. Confira!

Havoline Sintético SAE 5W-30

O Havoline Sintético SAE 5W-30 é um lubrificante de última geração da Texaco, 100% sintético, desenvolvido para atender aos mais recentes requerimentos de lubrificação, principalmente da GM, Fiat e Ford, para os modernos motores de quatro tempos Flex, à gasolina, etanol ou GNV.

Benefícios do óleo 5W-30

Havoline Sintético SAE 5W-30 propicia diversos benefícios para o motor do carro. Os principais são:

  • Economia de combustível (principalmente quando comparado as viscosidades tradicionais SAE 20W-50 e SAE 15W-40)
  • Proteção contra a formação de depósitos;
  • Proteção contra a degradação por alta temperatura;
  • Proteção antidesgaste;
  • Proteção contra formação de borras;
  • Maior durabilidade das peças;
  • Baixa emissão de gases prejudiciais ao ar;
  • Baixo consumo de óleo;
  • Excelente partida a frio no motor;

Tecnologia Escudo Protetor

Havoline Sintético SAE 5W-30 com Tecnologia Escudo Protetor proporciona excelente proteção contra formação de depósitos, criando um escudo que protege o motor contra o ataque abrasivo dos contaminantes resultantes da queima do combustível reduzindo o atrito e o desgaste, proporcionando longa vida útil ao motor, manutenção da potência, redução do nível de emissão de gases poluentes, baixo consumo de óleo e economia de combustível.

Se quiser saber mais sobre como indicar o óleo ideal para seus clientes, veja esse conteúdo que escrevi para o blog. Baixe também o Guia de Produtos Havoline.

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

37 comments

  1. ANDRE says:

    ola,tenho uma duvida!Sempre usei oleo mineral 20w50,posso troca para o 5w30 sem ocassionar damos ao motor como soltura de sugeiras(borras etc)?grato

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Andre. Sua pergunta está muito aberta e precisaríamos de mais informações para uma resposta satisfatória.

      Levando em consideração que a informação sobre a utilização de um óleo SAE 20w-50 é a viscosidade requerida pela fabricante do veículo, faltou nos informar qual a classificação de desempenho API recomendada e utilizada ( Ex: SL ), nesse motor.

      Supondo que vocêe sempre utilizou o lubrificante recomendado pelo fabricante do motor (viscosidade SAE e classificação de desempenho API ) de marcas conceituadas e realizou as trocas de óleo nos períodos também recomendados pelo fabricante do veículo, podemos sim passar a utilizar um óleo de menor viscosidade SAE 5W-30, sintético de classificação de desempenho superior API SN, sem prejuízo a lubrificação e a proteção ao motor. Quanto a limpeza interna do motor, seria prudente adotar as duas primeiras trocas de óleo e filtro com intervalos inferiores (50%) comparado com a quilometragem de troca anteriormente praticada.

      • Arthur Leonardo da Silva says:

        Olá, tenho um fiesta 2008 1.0 motor flex e sempre utilizei o óleo recomendado pelo fabricante 5w30. Porém, a quilometragem do carro está em 100 mil km rodados. Nesse caso independente da quilometragem eu preciso continuar usando o 5w30 ou aumento a viscosidade (o mecânico disse que para veículos com alta quilometragem utilizasse um 15w40.

        Desde já agradeço.

        • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

          Arthur, bom dia. Tudo bem?
          Não é necessário aumentar a viscosidade do óleo lubrificante, você pode continuar usando óleos com a viscosidade SAE 5W-30 e classificação de desempenho API, requerida pelo fabricante do motor.
          Abraço!

  2. Emerson says:

    Olá, tenho uma dúvida, o motor fiat e-torq 1.6 16 valvulas pede óleo sintetico SM 5w30 K pure energy selénia, alguns dizem que não se pode mudar a marca do óleo recomendado, é verdade? Posso mudar para o SN 5w30 com escudo protetor havoline? Ele atende as especificações do Fiat motor e-torq?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Emerson, o que não devemos fazer é mudar as especificações requeridas para o lubrificante para especificações inferiores. No seu caso você pode usar o Havoline Sintético SAE 5W-30, pois este produto possui uma classificação API SN e ILSAC GF-5 portanto  atendendo as mesmas especificações requeridas pela Fiat para o motor E-Torque 1.6 16 Válvulas (Gasolina , Flex ou GNV).

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Rodrigo, é preciso saber o ano de fabricação do seu Honda Civic, mas podemos adiantar que para esse veículo produzido até 2011 a viscosidade recomendada era SAE 10W-30. A partir de 2012, a
      Honda reduziu a viscosidade para SAE 0W-20. A viscosidade do lubrificante é apenas um dos requisitos a ser considerado no momento da escolha do óleo correto para seu veículo, temos outras classificações de desempenho como API, ILSAC,  que deverão ser observadas e cumpridas para uma excelente lubrificação do motor.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Ramon, quem define o período de troca de óleo lubrificante é o fabricante do veículo em função de como é utilizado o veículo. Verifique no manual do veículo, em qual regime operacional você se enquadra e adote a quilometragem recomendada.

  3. Bruno Pedrosa says:

    Boa tarde Delton! Estou querendo sair das revisões da Ford, meu ka se 2017 1.0 está com 20 mil, qual modelo do óleo 5w30 posso usar nele dessa marca? Eu preciso usar militec também ou esse óleo já é o suficiente?
    Obrigado!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Bruno, o lubrificante correto para seu veículo é o Havoline Energy SAE 5W-20 API SN e você não precisa usar nenhum aditivo complementar, os lubrificantes Texaco possuem todos os aditivos necessários para uma excelente lubrificação do motor de seu veículo.

  4. Bruno Pedrosa says:

    Delton, infelizmente quando vi sua resposta já tinha trocado o óleo, acontece que no manual eu vejo indicar SAE 5w20 ou 5w30, mas a loja colocou o 5w30 da tampa preta, esse ultra s do rótulo cinza! E agora,qual a diferença entre um e outro? E só pra testar coloquei o militec pra ver se melhora consumo mesmo! Obrigado!

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Bruno, o Havoline Ultra S SAE 5W-30 também pode ser utilizado para veículos flex, mas originalmente foi desenvolvido para motores a diesel de pick-ups, Vans e SUV’s.Você não terá nenhum problema de desempenho e proteção no motor de seu veículo com o Havoline Ultra S SAE 5W-30, respeitando sempre os períodos de troca definidos pelo fabricante do motor. Já a adição de aditivos complementares não é recomendada.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Marcelo! Motor com alta quilometragem não é sinônimo de alto desgaste, se você sempre usou produtos de qualidade e trocou nos períodos corretos, o desgaste existente é o desgaste natural. Minha recomendação é que continue utilizando Havoline Sintético SAE 5W-30 e monitore sempre o nível de óleo do motor.

  5. Maicon says:

    Ola, fiz a troca de oleo do meu carro Dodge Avenger 2008 aqui nos USA com oleo Havoline 5w30 em uma rede famosa que só trabalha com oleo Havoline, mas so depois fui ver que o fabricante recomenda o oleo 5w20. Tem problema? Qual seria a diferença de um para o outro? Não achei nada a respeito na net então por favor tire esta duvida, obrigado

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Olá, Maicon! É preciso saber mais sobre os produtos utilizados (Semissintético, Sintético, Classificação de desempenho API, etc.), nossa orientação é sempre seguir as recomendações do fabricante do veículo. Com relação a viscosidade dos produtos, um óleo SAE 5W-20 é mais fino (menos viscoso) comparado com um óleo SAE 5W-30, esse fato maximiza a economia de combustível e melhora a lubrificação do motor no momento da partida a frio.

  6. carlos says:

    Olá, gostaria de saber se os produtos fabricados pela chevron tem diferenças entre eles ou seja, se um óleo 0w20 sintético é igual a outro também produzido pela chevron, vou dar um exemplo: um óleo com uma marca honda,Toyota é o mesmo óleo havoline de mesma viscosidade onde ambos estão escritos no rótulo produzido pela chevron?

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Carlos boa tarde,

      Com relação a Honda, é a Chevron que produz e envasa o lubrificante marca Honda, já para a Toyota é outro fornecedor. O Nosso Havoline Pro DS Full Synthetic Motor Oil SAE 0W-20, não é o mesmo produto que fabricamos para a Honda, mas é também adequado para a aplicação onde requeiram um óleo SAE 0w-20 Sintético API SN.

  7. Wendel Rosina dos Santos says:

    Tenho um livina 1.6 16 válvulas 2009/2010 e ando cerca de 100 km por dia qual o melhor óleo para a durabilidade deste motor fico grato! !

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Lukas, tudo bom? A informação sobre intervalo de troca está no manual do proprietário do veículo e depende do regime operacional que o veículo é utilizado. De maneira genérica para regimes normais as trocas ocorrem com 10.000 km e para regimes severos 5000 km ou 6 meses o que ocorrer primeiro.

  8. Olá Delton, comprei um Astra sedan 2010 2.0 com 85 mil km rodados. Vi no manual que o óleo indicado é o SAE 05W30, porém em uma das notas do antigo proprietário percebi que há mais de um ano ele está colocando o SAE 20W50. Isso pode prejudicar o motor do carro ? Gostaria de saber se posso voltar para o SAE 05W30. Grato.

    • Delton Stabelini Delton Stabelini says:

      Dener, boa tarde. Tudo certo?
      A recomendação para esse veículo é um óleo SAE 5W-30, usar um produto de viscosidade SAE 20W-50, ou seja, maior do que a requerida pelo fabricante, pode sim acelerar o desgaste do motor, mas você pode voltar a usar a viscosidade e classificação API corretas. Porém, na primeira troca de óleo e filtro o intervalo deve ser reduzido em 50% do praticado, isso devido ao maior poder detergente dispersante dos lubrificantes SAE 5W-30 API SN.

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