Você sabe qual a relação entre atrito, desgaste e viscosidade? Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber para mostrar para o seu cliente a importância de escolher o lubrificante correto.
O atrito é necessário e útil, por exemplo, nos sistemas de freio. No entanto, nem sempre é desejável, uma vez que dificulta o movimento e consome energia. Nessa condição, o atrito precisa ser o menor possível.
Este é o caso quando falamos do motor de um veículo. E, para reduzir o atrito de maneira satisfatória, é recomendado um óleo lubrificante que apresente a viscosidade correta.
Deseja saber aprender mais sobre a viscosidade sobre viscosidade do óleo lubrificante? Leia esse outro artigo que preparamos para você!
A seguir, você aprenderá mais sobre o atrito no motor, qual é o papel do óleo lubrificante no desempenho e proteção do automóvel e como escolher o lubrificante ideal. Confira:
O que é atrito e quais os tipos?
Talvez você conheça a seguinte lei da Física (Lei de Newton): “Sempre que uma superfície se mover em relação a outra superfície, haverá uma força contrária a esse movimento”.
Essa força chama-se atrito ou resistência ao movimento, que pode ser descrita a partir das seguintes características:
- Opõe-se ao movimento;
- Depende da natureza e da rugosidade da superfície (coeficiente de atrito);
- É proporcional à força normal de cada corpo;
- Transforma a energia cinética do corpo em outro tipo de energia que é liberada ao meio.
Existem diferentes tipos de atrito:
- Força de atrito cinético (ou dinâmico): aquele que atua quando há deslizamento dos corpos. Uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo;
- Força de atrito estático: aquele que atua quando não há deslizamento dos corpos. Atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento.
Quando existe camada fluida (líquida ou gasosa) separando as duas superfícies em movimento, isso é chamado de atrito fluido. O fluido que forma essa camada chama-se lubrificante.
O atrito no motor de um carro gera o desgaste de suas peças móveis, reduzindo sua vida útil.
A camada de lubrificante diminui a força de atrito entre as partes, facilitando o movimento e reduzindo o desgaste causado por ela. Entenda melhor:
Como a viscosidade do óleo lubrificante ajuda a reduzir o atrito?
Agora você já sabe,: uma das principais formas de aumentar a vida útil do motor reduzindo o atrito é usando o óleo lubrificante certo. Mas qual o melhor óleo lubrificante para esse trabalho?
Bem, tudo depende do motor em questão e da viscosidade de lubrificante necessária para ele. No manual do proprietáriodos carros, o fabricante normalmente recomenda uma viscosidade SAE viscosidade SAE específica para o veículo.
Normalmente, o recomendado é um óleo lubrificante com multiviscosidade. Vamos entender melhor por que:Viscosidade é a medida da resistência do óleo ao escoamento. Essa resistência, ou atrito do fluido, evita que o óleo seja expelido da área entre as superfícies do motor quando estas se movem suportando carga ou pressão.
Na prática, a viscosidade do óleo lubrificante precisa atender a duas exigências bem distintas: o produto tem que ser viscoso o suficiente para criar película protetora entre as partes do motor, mas não pode ser tão grosso a ponto de oferecer resistência ao movimento das peças.
É aí que entra a multiviscosidade. Óleos lubrificantes multiviscosos são capazes de apresentar fluidezes diferentes, de acordo com a temperatura do motor.
E os Aditivos?
A viscosidade, apesar de importantíssima, não é o único fator que deve ser levado em consideração ao escolher o melhor óleo lubrificante.
Os aditivos são produtos químicos que, em conjunto com a viscosidade ideal, ajudam a proteger o motor do carro contra o atrito.
Por exemplo, todos os produtos da linha Havoline estão equipados com a tecnologia ProDS. Aliando os melhores aditivos aos produtos multiviscosos, você garante:
- Limpeza do motor;
- Excelente proteção contra desgaste e corrosão;
- Redução de emissões de poluentes;
- Manutenção do desempenho original do motor do carro;
- Aumento de vida útil do motor;
- Melhor desempenho e potência do motor;
- Diminuição de riscos de problemas na partida;
- Menor emissão de gases poluentes;
- Economia de combustível, uma vez que o motor realiza “menos força” para rodar.
O óleo lubrificante Havoline com Escudo Protetor cria um escudo que protege o motor contra as impurezas geradas pela queima do combustível. São justamente esses contaminantes que aumentam o atrito e o desgaste das peças do carro.
Conclusão: Saiba escolher o óleo lubrificante
A melhor proteção contra o atrito e desgaste do motor, certamente, é o óleo lubrificante correto. Aliando um produto com a viscosidade recomendada pelo fabricante aos melhores aditivos disponíveis, é possível garantir melhor desempenho, vida útil mais longa do motor e, até mesmo, economia no combustível.
A Texaco trabalha para trazer sempre o melhor da tecnologia para o motor dos seus clientes. É por isso que a linha Havoline de óleos sintéticos e semissintéticos conta com a tecnologia ProDS em todos os produtos.
Clique aqui e conheça a diferença entre os produtos da família Havoline.
Que tal descobrir mais formas de melhorar a sua oficina cada vez mais? Confira estes outros artigos que separamos para você:
- Viscosidade SAE: entenda o que significa essa sigla
- Vender óleo lubrificante pode ser muito lucrativo
- Oficina mecânica: como fidelizar clientes?
Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das últimas novidades da área e encontrar dicas de gestão para seu negócio!
Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!
A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa.
Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!
Tenho um fiesta motor zetc rocam 1.0 ano 2011 que vou faze a troca e quero colocar o havoline 5w30 pro ds este oleo é recomendado pela ford ? Pois da outra vez coloquei o selenia. Mas dessa vez querro colocar o havoline que eu vi a ficha tecnica dele e gostoei