Oferecer diversos serviços ao cliente em sua oficina é um bom negócio. Com profissionais bem qualificados e com boa comunicação, é possível aumentar o faturamento.
Quando o cliente é fiel, o histórico dele em seu sistema de registro pode ajudar nesse processo. Mas e se é um cliente novo? O que oferecer?
Saiba, neste artigo, como oferecer mais serviços, como alinhamento e balanceamento, de forma assertiva!
Adeque a oferta ao cliente
Ofereça aquilo que beneficie o carro e que o cliente possa pagar. Atenda com honestidade, ganhando a confiança dele em seus serviços automotivos.
Além do alinhamento e balanceamento (a cada 10 mil km) e da substituição de pneus (entre 35 mil km e 45 mil km), ofereça a troca das peças em outros serviços de rotina.
Aproveite para informar o cliente da vida útil aproximada dessas peças. Dessa forma, se não ganhar o cliente na hora, ele poderá retornar, pois ficará sabendo que, em breve, precisará fazer a troca da peça.
Preze pela qualidade
Não deixe que os profissionais liberem o carro sem um alinhamento e balanceamento perfeito, evitando que os clientes tenham que voltar à loja. Informe com exatidão se existe a verdadeira necessidade de cambagem e se o carro do cliente necessita dessa regulagem.
Além disso, não condene peças, mas especifique os reais danos, utilizando argumentos que dão informações para o cliente tomar a decisão. Dessa forma, ele confiará mais em seu estabelecimento e, pouco a pouco, delegará o cuidado à sua loja, reconhecendo sua excelência.
Muitas vezes, será necessário fazer camber e caster, troca de óleos, pneu e peças, e aqueles que estiverem prestes a chegar a esse ponto podem ser sinalizados, deixando a responsabilidade ao cliente de fazê-los dentro do prazo.
Abordagens exageradas levando à venda podem trazer benefícios imediatos, mas são um mau negócio hoje em dia, momento em que todos podem ter acesso a esse tipo de informação via internet.
Inove na abordagem: ajude mais!
Inove na abordagem usando a tecnologia: informe o cliente toda vez que o prazo para alinhamento e troca de óleo, por exemplo, estiver vencido ou vencendo. Assim, além de necessitar do seu serviço de troca, ele contará com seu lembrete! Trabalhe com a prevenção. Quem não quer uma oficina que ajude a fazer isso?
Quanto mais serviços forem oferecidos, mais alertas você pode ter, afinal todas as partes do carro têm um prazo de validade: ar-condicionado, direção (seja hidráulica ou não). Mas isso você já sabe: conquiste seu cliente mostrando que cuida do carro dele como se fosse o seu!
Mais uma vez, ter uma metodologia eficiente e informatizada de trabalho pode render a você tempo, credibilidade e facilitar a vida do negócio.
Alguns clientes sabem o que precisa ser feito, uns acham que sabem, outros não têm a menor ideia. O tratamento para cada um é muito diferente, mas todos querem o mesmo: gastar o mínimo possível e manter o carro em ordem! Pode parecer um contrassenso, mas sua eficiência vai gerar não apenas fidelização, mas também indicações!
Além disso, fique de olho em serviços inovadores no mercado e agregue o que puder, capacitando os colaboradores, se necessário.
Alguns exemplos:
Revisão preventiva diferencial
Apresente benefícios em sua revisão, promoções e demonstre sua metodologia.
Lavagem ecológica in loco e delivery
Já é realizada por franquias em diversos estados brasileiros, trata-se de uma lavagem a seco de baixo custo. O preço de um lava-jato, em média de R$ 20, higieniza todo o veículo internamente, com polimento e outros serviços.
Troca de óleo
Oferecendo flushing e substituição de filtros na troca, você pode fazer um pacote especial.
Freios e suspensão
Já avaliou o que traz mais receita em seu negócio? Para os que forem mais vantajosos, faça um mapeamento dos tipos de serviços ofertados e vá até o mercado checar se você está alinhado.
E você, já checou o mercado hoje?
Em nosso blog publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que tenha gostado.
- Procurando dicas para aprimorar o espaço para o cliente na oficina?
- Como precificar o serviço na sua oficina mecânica
- Gerencie o RH da sua oficina de maneira eficiente e sem complicações!
- Gestão do fluxo de serviços da oficina mecânica
Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!
A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!
Ótimo artigo! Já visitei o seu site outras vezes, porém nunca tinha deixado um comentário.
Coloquei seu site nos favoritos para eu não perder nenhuma atualização.
Nos falamos em breve, abraço!
Obrigado, ficamos muito felizes por você estar gostando. Sempre que tiver sugestão de algum tema ou dúvida, é só comentar. Abraços!
Obrigado Eng.Dalton.Tenho algumas duvidas Eng Eu só formado em Mecânica e tenho algumas certificações no ramo ,mais a minha maior dificuldade é de ter a ferramenta inovadora como,elevadores,malas de ferramentas sustificadas etc…pronto tudo se resume um valor capital,e porque nós ca em Angola estas ferramentas são difíceis e muito caras,o meu maior sonho Eng,e de ter uma oficina,bem equipada,mais tenho fé de um dia terei .E só pra ter noções disso todos os santos dias Eu leio a GUIA DO SUCESSO PARA SERVIÇOS AUTOMOTIVOS,e não outros manuais vossos.Oque faço nesta situação Eng?
Moisés, nós podemos te dar toda a assessoria necessária no que se refere à compra de lubrificantes tão logo o seu negócio esteja estabelecido. Consulte nossos distribuidores e conheça as diferentes formas de parceria: https://www.texaco.com.br/distribuidores/ Boa sorte e não desista do seu sonho!
Muito bom é mini treinamento, que torna grande.
Só grato pela vossa disponibilidade, em ajudar os pequenos enpreendedors como Eu com várias temáticas e experiências passadas de forma ajudar nos a levar o barco da gerência das oficinas existentes no mundo lá fora,Muito obrigado pela vossa disponobilidade de dar nos o vossos conhecimentos pra quem mais precisa.E que Deus todo poderoso abençoa as vossas vidas em tudo,bem haja a todos e ao Eng Delton Stabelini.
Obrigado pelas palavras, Moisés! É muito gratificante ver que esse conteúdo elaborado com tanto cuidado ajuda de verdade no dia a dia de profissionais como você. Conte conosco e não deixe de enviar sugestões de tema para futuros posts!
Prezados
Sempre trabalhei como empregado na área de logística a 20 anos. Com uma pequena quantia que juntei estou pensando em montar uma loja de revenda de óleos, filtros e lubrificantes e acessórios para automóveis. Gostaria de umas dicas de como e onde comprar estes materiais. De como montar este negócio. O que é preciso de início em uma loja dessa natureza . Quais as marcas de óleo devo começar.
Gostaria de saber e apreender toda a parte logística para iniciar nesse ramo. Para inicio queria começar apenas REVENDENDO os produtos (Acessorios, óleos, Lubrificantes e filtros para automóveis, caminhões e máquinas). Como saber olhar nos catálagos as marcas att
Oi, Guilherme! Tudo bem com você?
Que bacana a sua iniciativa! Estamos torcendo para seu novo empreendimento.
Aqui no Blog temos bastante material para você começar a sua jornada.
Vou deixar aqui um artigo que vai te orientar bastante para os próximos passos!
Acesse: https://blog.texaco.com.br/havoline/checklist-11-passos-para-servicos-automotivos/
Boa sorte!
Achei o seu conteúdo sobre alinhamento e balanceamento excelente, parabéns
Olá! Tudo bem? Agradecemos o seu apoio! Continue acompanhando o blog para saber as novidades.