Quer reduzir os custos operacionais e lucrar mais com sua frota? Veja como um bom plano de manutenção preventiva pode ajudar!
Indispensável em qualquer setor técnico que faz uso de maquinário, o plano de manutenção preventiva necessita, constantemente, de ajustes e cuidados específicos. Mas como esse plano pode reduzir os custos com as manutenções obrigatórias?
Neste artigo, você verá a importância de um plano de manutenção preventiva constante e programado. Mostraremos como essa atividade é essencial na estratégia de redução dos custos operacionais de sua frota.
Esperamos que você aprecie a leitura! E não deixe de comentar ao final do texto dizendo se esse artigo ajudou ou se você já pratica a manutenção preventiva em sua frota.
Elabore e implemente um plano de manutenção preventiva em sua frota
A deterioração e desgaste dos e outras peças de sua frota irá acontecer, não importa o que você faça.
Tendo isso em mente, é indispensável ter um bom plano de manutenção preventiva que ajude a manter a integridade dos equipamentos pelo maior tempo possível.
Um plano eficiente busca manter os veículos funcionando de maneira plena e segura, pelo maior tempo possível. Sua frota precisa rodar, estar nas ruas e estradas, e não em uma oficina com uma parada não programada.
É preciso entender que elaborar um plano de manutenção preventiva eficiente é uma medida estratégica para o negócio, pois busca reduzir custos maiores que podem ser evitados.
“É melhor prevenir que remediar”, diz o ditado. E, quando se trata de gestão técnica da frota, ele não poderia ser mais verdadeiro.
O que é um plano de manutenção preventiva?
O plano de manutenção preventiva é um conjunto de documentos que enumera os diversos tipos de atividades realizadas durante a manutenção.
Dentro desses documentos também deve estar arrolada a periodicidade com que as manutenções devem ocorrer, quais tipos de materiais e ferramentas serão utilizados, além da listagem dos profissionais responsáveis pelas manutenções.
O plano de manutenção preventiva serve como um roteiro de atividades a serem executadas durante as manutenções. Ele será lido por diversos profissionais, envolvidos nas tarefas. Dessa forma, é preciso que o plano seja claro, seguro, padronizado e de qualidade.
É importante lembrar que existe uma norma técnica da ABNT para manutenção de equipamentos em geral, a NBR 5462/1994 Confiabilidade e Mantenabilidade.
Elaborando um plano de manutenção preventiva eficiente
O plano de manutenção preventiva deve seguir uma ordem clara e lógica. Criá-lo em forma de roteiro facilita sua execução pelos diversos profissionais envolvidos. Mas é preciso estar atento aos diversos elementos e passos necessários para sua execução.
É preciso ter em mente que elaborar e desenvolver o documento do plano de manutenção preventiva não é uma tarefa difícil. Mas poderá haver desafios na sua implantação e nos cumprimentos de prazos e tarefas específicas.
Por isso, é importante que o gestor de frota tenha muito bem documentado os tipos de serviços necessários à manutenção preventiva, quais os colaboradores responsáveis pelas atividades e as datas de cada atividade.
Para elaborar um plano de manutenção preventiva eficiente, você pode seguir alguns passos que guiarão seu desenvolvimento e implantação:
1 – Levantamento de dados atuais
Inicialmente, é preciso fazer uma lista de todos os veículos e o histórico de manutenção de cada um. Isso é importante para definir prioridades dentro do planejamento.
2 – Checklist das principais manutenções
Tendo um roteiro de manutenção, o trabalho se torna mais rápido e preciso.
Faça um checklist dos principais itens a verificar em cada uma dessas áreas: Mecânica, Elétrica, Segurança e Lubrificação.
3 – Orçamento
Com base no roteiro e dados levantados, é importante determinar um orçamento para a execução das possíveis trocas e substituições que precisam ser realizadas.
Aqui devem ser contabilizados os materiais e peças a serem utilizados, bem como outros possíveis investimentos necessários para execução dos serviços.
Verifique a realidade de sua empresa e crie um orçamento que leve em consideração o financeiro e os valores disponíveis para o setor.
4 – Cronograma do Plano
Com a aprovação do planejamento e do orçamento proposto, defina a frequência com que as revisões e manutenções devem ocorrer.
Estabeleça datas e quais atividades acontecerão em cada uma delas, os responsáveis e quais os veículos abrangidos em cada uma.
5 – Acompanhamento com Indicadores de Produtividade
Relatórios de acompanhamento devem ser elaborados ao final de cada etapa do plano de manutenção. É de responsabilidade do gestor definir quais serão os indicadores a acompanhar e quais devem constar nos relatórios.
É importante que sejam criados relatórios ao final de cada etapa, para analisar erros e acertos e em quais pontos a manutenção preventiva pode ser ainda mais assertiva, além de registrar claramente os gastos e o tempo médio de execução de tarefas específicas.
Os 3 diferentes tipos de manutenção
Basicamente, existem três diferentes tipos de manutenção de frota. Saber quais deles escolher é uma decisão estratégica que refletirá diretamente nos seus custos.
Manutenção corretiva
A manutenção não significa exatamente “conserto”. Ela está mais ligada à ideia de “manter o estado inicial de algo”.
Por isso que a manutenção corretiva já é esperada nos veículos com grande quilometragem. Mas o ideal é que ela seja evitada.
Ela ocorre, normalmente, em frotas onde não existe um bom plano de manutenção preventiva.
Os custos de uma manutenção corretiva são mais altos, se comparados à preventiva. Ela envolve troca de peças, mão de obra especializada e o custo de manter o veículo parado na oficina em momento não programado.
O alto custo da manutenção corretiva afeta diretamente o desempenho logístico e financeiro do negócio.
Manutenção preditiva
A função da manutenção preditiva é antecipar problemas nos veículos por meio da coleta periódica de dados do veículo ou equipamento por monitoramento, realizado por tecnologia aplicada e de ponta.
É um tipo de manutenção bastante eficiente na redução de custos. Isso porque pode antecipar problemas mecânicos, evitando grande parte das manutenções corretivas.
Manutenção preventiva
Conforme explicado durante este artigo, em termos de custo-benefício, é a mais fácil e eficaz alternativa quando falamos em manutenção de frota.
Isso porque prevenir danos é muito mais barato que consertá-los – no caso, a manutenção corretiva.
Manutenção preditiva X Manutenção preventiva
Na manutenção preventiva, as peças e componentes são trocados levando em conta o tempo de uso ou a quilometragem dos maquinários. Isto é independente, portanto, do estado atual em que se encontram. De modo simplificado, o parâmetro para os reparos da manutenção preventiva é a durabilidade dos elementos de acordo com os fabricantes responsáveis.
Já a manutenção preditiva, por sua vez, é fundamentada nas reais condições em que o veículo ou equipamento se encontra. Esse tipo de manutenção acompanha os equipamentos periodicamente, com o mesmo propósito da preventiva, contudo, com procedimentos diferentes.
Conclusão
O plano de manutenção preventiva é uma medida que, além de trazer mais segurança e qualidade para o trabalho de seus motoristas, é uma decisão estratégica importante na redução de custos operacionais dentro do setor de transporte.
Aplicando esse planejamento, você determina exatamente os gastos com manutenção, podendo programar e gerir seus custos com mais precisão.
Quer outras dicas para uma melhor gestão de frota? Em nosso blog, você encontra mais conteúdos que podem te ajudar. Confira!
- Reciclagem de pneus na redução dos impactos ambientais
- Como otimizar o TCO na gestão de frotas
- Gestão de frotas de caminhões: melhores práticas
Texaco Lubrificantes: Tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!
Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site!
Muito interessante e bastante explicativo o assunto.
gostaria de receber mais novidades.
At.
Francisco Moura
Oi, Francisco! Fico feliz que os conteúdos estejam sendo relevantes. Continue acompanhando a gente em https://blog.texaco.com.br/ Abraço!
Parabéns pelo conteúdo…
Olá! Tercal! Agradecemos o seu feedback.