Viscosidade do óleo: o que é e por que é importante?

viscosidade do óleo é uma das características mais importantes a se considerar na hora de escolher o melhor lubrificante para o carro do cliente. SAE 5W-30, 10W-30, 15W-40.

Essa numeração encontrada na embalagem dos óleos lubrificantes representa a viscosidade de cada produto. No entanto, não é todo mundo que consegue entender para que serve essa classificação: o que significam os números? E a letra “W”? E a sigla “SAE”?

É para responder essas perguntas que escrevemos esse post. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o que é viscosidade do óleo lubrificante.

  • O que é viscosidade do óleo lubrificante?
  • O que é SAE?
  • Multiviscosidade
  • Como saber qual óleo é mais e menos viscoso.
  • Como escolher o óleo com a viscosidade ideal para o carro

O que é viscosidade do óleo lubrificante?

viscosidade do óleo representa a fluidez que o óleo apresenta sob determinada temperatura. Nesse sentido, os mais viscosos são mais grossos, enquanto os menos viscosos são mais fluidos.

Na prática, a viscosidade funciona como uma faca de dois gumes: o produto tem que ser viscoso o suficiente para criar uma película protetora entre as partes do motor, mas não pode ser tão grosso a ponto de oferecer muita resistência ao movimento das peças.

A questão é que óleos lubrificantes mais viscosos exigem mais força para serem bombeados e fluem mais lentamente pelo motor. Os menos viscosos circulam com mais facilidade, permitindo uma lubrificação mais rápida e que alcança cada centímetro das peças. Essa excelente fluidez faz com que nenhuma parte se desgaste mais do que outra, diminuindo a necessidade de pequenas manutenções.

O que é SAE?

SAE é uma sigla para a organização americana Society of Automotive Engineers ou Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Essa instituição criou o parâmetro SAE para padronizar e classificar o grau de viscosidade dos óleos lubrificantes.

Multiviscosidade

Contudo, a indústria petroquímica teve muitos avanços tecnológicos nos últimos anos e conseguiu desenvolver óleos de motor de qualidade gradativamente superior. São lubrificantes que dão mais tempo de vida útil ao motor, formam menos borra e rendem mais.

Uma das propriedades que permitiu essa melhoria é a multiviscosidade. A grande maioria dos óleos produzidos atualmente são multiviscosos: isso quer dizer que eles são capazes de apresentar fluidez diferentes de acordo com a temperatura do motor.

Os lubrificantes que citamos na introdução deste texto são óleos multiviscosos. Vamos passar mais informações sobre isso para você não ter dúvidas sobre como funciona.

Peguemos o óleo 5W-30 como exemplo: o 5W representa a viscosidade que esse produto apresenta quando o motor está em temperatura ambiente, ou seja, mais fria que durante o funcionamento (baixa temperatura). Nessa situação, ele se comporta como um óleo muito fluido, o que é excelente para partidas.

Esse mesmo óleo funciona como uma viscosidade de 30 – mais viscoso – no momento em que o motor está quente (altas temperaturas). Isso é ótimo porque um óleo muito fluido queimaria muito rápido devido à temperatura e não conseguiria lubrificar as peças plenamente.

Viscosidade do óleo: o que é e por que é importante?

Como saber qual óleo é mais ou menos viscoso

Não é preciso abrir o óleo para testar o grau de viscosidade. Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. Vamos comparar os óleos 5W-30 e 10W-30 para facilitar o entendimento.

O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, os dois apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.

Como escolher o óleo com a viscosidade ideal para o carro

Aqui não tem segredo: a melhor orientação possível é seguir o Manual do Proprietário do veículo. A questão é que cada carro fabricado no mundo é testado diversas vezes até que se encontre o tipo de  óleo lubrificante com o melhor custo-benefício para o rendimento do respectivo motor. Logo, escolher o óleo recomendado é a melhor maneira de extrair todo o potencial do motor do carro.

Agora que você já sabe o que é viscosidade do óleo, quer tirar mais dúvidas sobre óleos lubrificantes? Continue acompanhando o nosso blog!

Guia de produtos Havoline Texaco - Viscosidade do Óleo

 

511 comments

        • Anderson says:

          Bom dia meu no é Anderson tenho um uno sporting 1.4 fire evo 2012 qual o melhor óleo para ele, uns falam 5w30 sintético e outros falam 15w40 !

          • Delton Stabelini says:

            Anderson bom dia,

            Essa informação está no manual do proprietário e para esse motor 1.4 é o produto de viscosidade SAE 15w-40.

          • Especialista Texaco says:

            Oi, Marcos! Tudo bem?
            Vamos lá! Pelas características que você nos passou, ano e modelo do veículo, a melhor viscosidade seria a SAE 15W-40, semissintético e API SL.
            Pra qualquer outra dúvida, pode nos procurar!

        • Danilo says:

          Boa tarde! Tenho um uno way 1.4 costumava colocar 15w40 mais fui trocar hj , por estar com 27mil rodado fui orientado a colocar esse 5w40 e deixar o 15w40 para quando estiver com alta quilometragem isso procede?

          • Delton Stabelini says:

            Danilo boa tarde,

            Faltou informar o ano de fabricação de seu UNO.

            Se for anterior a 2010 use o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL e for superior use o Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN.

          • Delton Stabelini says:

            Mizael boa tarde,

            Você pode usar o Havoline Ultra W Sintético Pro DS SAE 5W-40 que atende a especificação VW 508.88, necessário para esse veículo.

        • Daniel says:

          Peugeot 207 1.4 XR 2012 – No manual fala 15w40 ou 5w40, mas desde que comprei está com 10w40, está com 68 mil Km, tem problema sair do 10w40 para o 5w40? é preciso fazer alguma limpeza antes? Qual melhor havoline para ele?

          Desde já, grato

          • Delton Stabelini says:

            Olá, Daniel tudo bem? Nenhum problema usar um 5W-40 no lugar do 10W-40, existe somente ganhos para lubrificação. Não é preciso fazer nenhuma limpeza antes. O produto da Marca Texaco recomendado é o Havoline Ultra W Pro DS SAE 10W-40 API SN.

        • Alessandro says:

          Boa tarde, fui fazer a revisão de 20.000 da Ecosport e no manual diz que o óleo a ser usado seria o 5W20 , mas o técnico da concessionária colocou o 5W30 e falou que é a.mesma coisa, que eles seriam intercambiáveis. Isso é verdade?

          • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

            Olá, Alessandro! Tudo bem?

            A Ford permite o uso da viscosidade SAE 5W-30, se não encontrar o SAE 5W-20, mas é preciso verificar se as outras credenciais como API SN e requerimento Ford WSS-M2C 948-B por exemplo são atendidas.
            Abraços!

        • Pedro says:

          Gostei muito da matéria é bastante objetiva.. só q estou com uma dúvida comprei um fiesta 1.0 de um senhor o carro está bem cuidado olhando o manual descobri q o óleo indicado é o 5w30… só q o SR. Falou comigo q depois dos 80.000 km começou a usar o 10w40 por q o mecânico indicou!! Como gosto de manter o carro original i ele não está fumando nem fazendo barulho queria voltar para o original q é o 5w30 o carro está com 119.000 será q têm problema se colocar o 5w30 á partir do 120.000!!

          • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

            Olá, Pedro! Tudo bem?
            Nenhum problema, pode usar a viscosidade recomendada pelo fabricante.
            Abraços!

          • Especialista Texaco says:

            Olá, Fillipe! Tudo bem com você?
            De acordo com o manual do seu carro, o ideal para o seu motor é o lubrificante de qualidade API SN ou superior e viscosidade SAE 5W30. Pra isso, temos o Havoline Full Synthetic Pro DS API SP SAE 5W30. Experimente!
            Abraços,

        • VALTER ALVES BATISTA says:

          Boa Tarde!!
          Tenho uma CBR 600F Ano 2013.
          Estou usando óleo MOTUL 10w40…
          Estou certo e posso continuar?
          Minha outra dúvida é se MOTUL é tão bom assim quanto falam por ai…

          • Especialista Texaco says:

            Olá, Valter! Tudo bem por aí?
            Você sempre deve se orientar pela especificação de óleo requerida pelo fabricante, no caso a Honda Motocicletas. A Honda nunca especificou a viscosidade SAE 10W-40 e sim a SAE 10W-30, portanto nossa recomendação é Havoline 4T SAE 10W-30 API SL JASO MA-2. Tudo bem?
            Agradecemos o comentário!

        • Geraldo Jr says:

          Delton
          Para o Voyage 1991 AE1600 a VW indica o óleo mineral 20W40, porém esse óleo não é mais fabricado. Estou usando o 20W50 (também indicado).
          Poderia usar 15W40? Pois acho que o 20W50, sendo mais viscoso, seria pior para o motor.

          • Especialista Texaco says:

            Olá, Geraldo. Tudo bem? Sim, pode usar a viscosidade SAE 15W-40 sem nenhum prejuízo ao motor. Mas não se esqueça que, além da viscosidade, é necessário observar a classificação de desempenho API.

        • José Pinheiro says:

          Olá, tudo bem? Comprei um Ford Ka 2009 com 48 mil km, a recomendação do manual pede óleo 5W30, porém a antiga dona colocou 15W40, será que posso trocar tranquilamente ou devo ir baixando, pra um 10W40 ou 10W30? Tenho medo de colocar diretamente o 5W30 e juntar borra, começar a fumar ou algo do tipo. Obrigado pela atenção

          • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

            Olá, José! Tudo bem? Sim pode voltar a usar a viscosidade recomendada pela Ford SAE 5W-30, apenas certifique se a classificação de desempenho API e a natureza do óleo estão corretas e de acordo com o manual.
            Abraços!

        • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

          Olá, André! Tudo bem?

          A evolução dos óleos básicos seguem esta ordem:

          1- Lubrificantes Minerais
          2- Lubrificantes Semissintéticos.
          3- Lubrificantes Sintéticos.
          Você pode usar o melhor, que é o sintético, mas não esqueça de verificar a viscosidade e classificação de desempenho API exigidas para o seu veículo.
          Abraços!

      • Delton Stabelini says:

        Antonio Carlos bom dia,

        Pode usar as duas viscosidades, preferencialmente a SAE 5W-30, não terá nenhum problemas, mas verifique também as outras características dos produtos como tipo de básico e classificação de desempenho.

    • Wellington says:

      Quero usar o 5w 40 no meu corolla 1.8 2005. Está com 160 mil km rodados. .pode ser? Penso ser o ideal como o havoline. .móbil…qual seria o melhor 5w40? Obrigado! Excelente matéria!

      • Delton Stabelini says:

        Wellington bom dia,

        A Toyota para esse ano de veículo recomenda um óleo de viscosidade SAE 10W-30, seria mais prudente usar um SAE 5W-30 e não SAE 5W-40. Os produtos Texaco são:

        Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN e

        Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN

    • jayme sechter says:

      Ola gostei…mas no caso das caixas de marcha pq nao usar o oleo monoviscoso sae90w? Se ele se mantem mais grosso quando liga mantendo a mesma relaçao de atrito. Pq usar um 75w90 em vez de usar um oleo mais grosso que ocupa todas as peças diminuindo o desgaste?

      • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

        Olá, Jayme!
        É preciso entender que SAE 75W-90 é o grau de viscosidade e não a viscosidade do óleo propriamente dita. A ASTM define que o lubrificante devem ser medido a viscosidade em duas temperaturas a 40°C e a 100°C. No Boletim Técnico do produto consta essa informação de viscosidade do produto na unidade em cST (centistokes), note que a 40°C a viscosidade é maior que a 100°C. Portanto veja no exemplo os valores da viscosidade SAE 75W-90:

        40°C = 108,0 cST

        100°C = 15,1 cST

        Quanto mais aquece mais afina a viscosidade, isso também depende do IV (Índice de Viscosidade) do produto, quanto maior esse índice menor será a variação da viscosidade em função do aumento da temperatura.
        Abraços!

    • PABLO FERNANDO SANTOS says:

      Boa noite
      Tenho uma bmw z4 Ano 2010 vejo em todo
      Lugar 5w30 mas em
      Um aplicativo de óleo fala 5w40 e estou usando esse pode dar algum problema futuro ? E qual a diferença entre 30/40 o que muda ?
      Obrigado desde já

      • Especialista Texaco says:

        Olá, Pablo! Tudo bem?
        A BMW permite as seguintes opções de viscosidade, como: SAE 0W-40, 0W-30, 5W-40 e 5W-30, portanto, não existe nenhum problema futuro na escolha das viscosidades aprovadas. A diferença entre os lubrificantes 30/40 é a maior viscosidade a 100°C dos produtos SAE 40. Tudo bem?
        Pra qualquer outra dúvida, pode nos procurar!

  1. Muito boa a explicação sobre Multiviscosidade!
    A outra coisa, que parece básica, mas é uma ótima informação é sobre utilizar o óleo que o carro pede: certamente é a melhor forma de escolher o óleo certo.
    Vamos adicionar isso ao nosso site e citar esse artigo!
    Muito bom mesmo, obrigado!

      • Delton Stabelini says:

        Olá, Rodrigo tudo bem? A recomendação da Honda é usar um SAE 10W-30, mas pode usar também um SAE 5W-30 sem problemas. Apenas verifique a classificação de trabalho AP. Abraços!

      • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

        Olá, José Mauro! Tudo bem
        Sim você pode usar pois o Selenia K SAE 15W-40 tem a classificação API superior.
        Abraços!

  2. Sanches says:

    Bem bacana as explicações.
    O meu muito obrigado, sou entusiasta e gosto muito de mecânica automotiva.
    E informação técnica e primodial nessa área.
    Porque não adianta eu falar para um amigo que o óleo 5W30 é bom se eu não sei nem explicar oque é viscosidade.

  3. eduardo cardoso says:

    Adorei essas informacoes espero sempre ter ao meu lado as mais importantes informacoes dos modernos e diferentes tipos d lubrificantes

  4. altamir says:

    Não entendi, quando retiro o òleo quente do motor do meu carro, ele é mais fino que o óleo que novo que coloco. inclusive pelo manual, pede para que ao retirar o óleo do motor, este nao deve estar totalmente frio e com isso dificultar a retirada do óleo.

    • Delton Stabelini says:

      A viscosidade de um óleo lubrificante é sempre medida a 40ºC e a 100ºC, em laboratório e o resultado é em cSt (Centistokes). No motor, o lubrificante trabalha em temperaturas superiores a 100ºC. No momento da drenagem ele estará menos viscoso (mais fino), comparado com a viscosidade do óleo na temperatura ambiente.”

      • Fernando says:

        boa tarde Delton ,

        no meu caso um celta 1,0 vhc preparado 92 cv , oleo 15w40 .

        motul 2100 performance SL – 14.4 mm²/s visc. e TBN 7,9 mgKOH/gr
        Valvoline Durablend SN – 14.5 mm2/s visc e TBN 8.7 mgKOH/gr
        Havoline semissintetico SL – 13.50 mm2/s e TBN 7,5 mgKOH/gr

        qual melhor para uso severo?

        obrigado.

        • Delton Stabelini says:

          No caso de veículos preparados ou seja modificados da configuração original do fabricante, somente um estudo mais profundo poderia definir o óleo mais adequado.

          Temos também a opção do Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4/SL

          Viscos 100°C = 14,5

          IV=138

          TBN=10,5

          Base Grupo II e conceito ISOSYN.

  5. Marcius Villela says:

    Boa noite! Tenho uma Honda New Civic 2008 Automático – a Honda sempre indicou o óleo 10w30 mineral conforme Manual. Agora a própria Honda indica o óleo 0w20 Sintético.
    A minha dúvida é devo seguir o que o fabricante fala pois no mínimo tinham que indicar o 10w30 conforme manual e Sintético né ?

    • Delton Stabelini says:

      Marcius, você está correto! Até 2011 a Honda recomendava para seus veículos um óleo de viscosidade SAE 10W-30, mas a partir de 2012 ela mudou para uma viscosidade SAE 0W-20, você pode adotar as duas opções; continuar a utilizar o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN e ou passar a utilizar o Havoline Sintético SAE 0W-20 API SN, mas sempre respeitando o intervalo de troca definido no manual do proprietário do seu veículo, ou seja, não é porque mudou de semissintético para sintético que poderá aumentar o período de troca.

      • DORVALINO TIGGES says:

        SOU LUBRIFICADOR DE VEICÚLOS AGORA FIQUEI NA DUVIDA SOBRE A PERGUNTA ACIMA, PELO MEUS CONHECIMENTO NÃO PODERIA USAR!!! 10W30 VOLTA PARA VISCOSIDADE 0W20 JÁ OUVE UM DESGASTE NESSE MOTOR, CONFORME QUILOMETRAGEM A TENDENSA É ENGROSSAR O ÓLEO ATÉ CHEGA 25W60 E DEPOIS RETIFICA/ SE EU TIVER ERRADO ME AJUDE PELO MEU EMAIL dorvalinotigges@hotmail.com

        • Delton Stabelini says:

          Sr. Dorvalino,

          O espessamento do óleo lubrificante de motor geralmente se deve ao fato de não suportar as temperaturas operacionais, portanto devemos estar sempre atentos para a adequada escolha de um lubrificante, não somente com relação a viscosidade, mas quanto a Classificação de Desempenho API e Básicos Minerais, Base Semissintética ou Básico Sintético.

          A quilometragem avançada não implica em desgaste avançado do motor, se estiver usando um produto de qualidade superior ou mínima requerida pelo fabricante do motor e observância dos períodos de trocas de acordo de acordo com a utilização do veículo.
          Atualmente existe uma tendência na redução de viscosidade dos lubrificantes para motor objetivando alcançar os requisitos de emissões e econômica de combustível sem prejuízo ao desempenho e proteção contra o desgaste.

          • Alexandre says:

            Delton boa tarde!

            No seu comentário citou o lubrificante da havoline para o Honda Civic tanto o 10w30 como o 0w20, onde a Honda pede que seja usado o seu óleo Honda embora seja a Texaco fabricante de ambos!
            A minha dúvida é, pode ser usado qualquer 0w20 ( Mobil,havoline,bardall etc) no motor Honda?

          • Delton Stabelini says:

            Alexandre, bom dia. Tudo bem?
            Em tese sim, você poderia, mas seguir a recomendação do fabricante Honda é uma garantia adicional de qualidade assegurada.
            Abraço!

  6. Paul Salzer says:

    Meriva ano 11/12 . A especificação de fabrica é 5w 30.agora com 56000 quilômetros troquei pelo 15 w 40. Semi sintético. Ainda está dentro da especificação?

      • Cleiton Francisco Pedro says:

        Muito bom esses comentários essas formas de explicação gostei mesmo ajuda bastante na hora de escolher o lubrificante
        Boa tarde Dalton a seguinte pergunta seria um lubrificante especial ou parar transmissão automática muda de um transmissão para outra no caso dos quatro por quatro passageiros

        • Delton Stabelini says:

          Olá, Cleiton! Óleos lubrificantes para Transmissão Automáticas devem atender as especificações dos fabricantes que descrevem as principais demandas e necessidades de lubrificação. Em suma, a escolha de um óleo lubrificante para transmissão automática é complexa, e depende da marca e modelo dessa Transmissão. Consulte sempre o Manual do veículo, essa informação deve estar lá.

          • Igor Ribeiro says:

            Gostei muito dessas informações.
            Entao quer dizer que a quilometragem não influencia em nada a viscosidade do manual?
            Devemos sempre usar a Indicação do manual independente da quilometragem é isso? Desde já agradeço!

          • Especialista Texaco says:

            Olá, Igor! Tudo bem com você?
            Se sempre foi utilizado a viscosidade e classificação mínima requerida e as trocas no período correto, não precisa mudar a viscosidade em função da alta quilometragem do veículo. Tudo bem?
            Agradecemos o comentário!

          • Delton Stabelini says:

            Luiz, boa tarde. Nunca! Você jamais deve alterar a viscosidade recomendada no manual do proprietário, pois isto sim é que causará desgaste prematuro.
            Abraços!

      • Pascoal Luis says:

        Boa tarde caríssimos, eu tenho uma viatura de marca Hyundai Santa Fé, QUE A QUILOMETRAGEM JÁ ESTA NOS 77000. Pretendo trocar o meu óleo 5W-30, para o 15W-40.

        Digam-me se é possível ou recomendado fazer isso Sr. Delton?

        • Delton Stabelini says:

          Sr. Pascoal, boa tarde! Não recomendo aumentar o grau de viscosidade, continue usando o produto de viscosidade SAE 5W-30 até o fim da vida útil desse seu motor. Grande abraço!

          • Júlio Raul says:

            Bom dia Delton tenho um ix35 usava o óleo 5w40 e queria voltar para o 5w30 vi que estava acender a luz do óleo voltei para o 5w40 e começou a baixar muito óleo na valeta e também o carro saiu à 30 dias na retifica será este baixar do nivel do óleo vai parar ao andar com carro ou têm coisas que esta provocar baixar óleo em menos de três dias.

          • Especialista Texaco says:

            Olá, Júlio. Tudo bem? O nível de óleo baixa se ocorrer:
            1- Vazamentos,
            2- Desgaste excessivo anel e camisa
            3- Qualidade do óleo e ou inadequado.
            Como foi feita a retífica do motor não existe motivo para baixar o nível exageradamente.

  7. Eduardo says:

    Boa tarde Delton,algumas dúvidas a saber:
    1-pelo artigo quando se diz 5w30 teria a 40ºC 5cSt e a 100ºC 30cSt?
    2-Geralmente um óleo puro sem aditivos a curva viscosidadeXtemperatura é decrescente,no caso dos multiviscosos aditivados esta curva se inverte,ou seja,viscosidade aumenta com a temp. mas após 100ºC voltaria a cair?
    Desculpe pela extensão das dúvidas e agradeço antecipadamente pela resposta!

    • Delton Stabelini says:

      Eduardo,
      O que aparece nos rótulos das embalagens é o grau de viscosidade SAE 5W-30 e para saber qual é a viscosidade do produto é necessário olhar na Tabela SAE J 300 de viscosidade para óleo de motor e/ou encontrar essa informação no folheto descritivo do produto no quadro de características típicas abaixo:

      O exemplo acima refere-se ao produto Havoline Sintético PRO DS SAE 5W-30.

      A viscosidade cinemática é medida em duas temperaturas padrões, 40ºC é 64,0 cSt  e a 100ºC é 11,0 cSt  (Centistokes).
      Note que comportamento da viscosidade é sempre diminuir quando a temperatura aumenta, geralmente essa queda pode ser menor se o produto possuir uma propriedade de alto índice de viscosidade (IV >100), nesse caso o IV é 160, característica de um óleo de motor multiviscoso de alto IV.  

      • Luiz Gustavo says:

        Se a viscosidade diminui com o aumento da temperatura por que o número após o W é maior? Por exemplo 5w30, se ele é mais viscoso frio o primeiro número deveria ser maior, não?

        • Delton Stabelini says:

          Luiz Gustavo, tudo certo? Seguindo seu exemplo um óleo SAE 5W-30 é um óleo multiviscoso e esses números não correspondem a viscosidade do óleo e sim ao grau de viscosidade. Vamos exemplificar:
          SAE 5W-30 possui a seguinte viscosidade típica:
          Viscosidade a 40ºC = 62,5 cSt = 5W
          Viscosidade a 100ºC = 10,29 cSt = 30

  8. Estefano says:

    Bom dia, Delton.
    Minha esposa tem um Punto 2013 que passou há poucos dias por um mecânico indicado pelo irmão dela para alguns reparos básicos. Uma das coisas feitas foi, segundo fui informado, a troca de óleo e filtro. Só que o óleo adequado é o sintetico 5w30, me corrija se estou enganado, com prazo de troca de até 15000km.
    Achei estranho o mecânico ter colado etuqueta com descrição do óleo como selenia mas sem a nomenclatura 5w30 e, pior, colocou a validade de 5000km.
    Como posso saber qual óleo foi utilizado, exatamente, sem ter de recorrer à boa fé na palavra dele? E quais danos o óleo errado pode causar no motor, caso continue rodando com ele? Acredito que tenha usado o 20w50 ou 15w40, que parecem ser os óleos que todos os mecânicos usam para todos os carros. Obrigado pela ajuda.

    • Delton Stabelini says:

      Estefano,
      O produto correto para o Punto 2013 é realmente um óleo Sintético SAE 5W-30 API SN, quanto ao período de troca é necessário saber qual é o regime operacional desse veículo, como ele é utilizado no dia a dia . Essas informações bem como a quilometragem de troca do óleo está associada ao regime operacional e encontra-se no Manual do Proprietário do veículo. Para saber se o produto utilizado é o correto, somente através de uma análise de óleo em laboratório e de preferência no fabricante do produto de marca Selenia que o mecânico diz ter colocado.

      Utilizar um óleo lubrificante errado pode causar vários problemas para o motor como o aumento de desgaste natural das peças, formação de borra e verniz, baixa de nível de óleo e danos ao funcionamento do motor. Vale reforçar que além da viscosidade do produto temos que verificar quais são os requisitos mínimos de desempenho API e outros requerimentos exigidos pelo fabricante do motor.

      Exija sempre o óleo correto, classificações superiores podem ser usadas, verifique o nível de óleo do motor semanalmente e faça o período de troca de acordo com o regime operacional de utilização do veículo, todas essas informações estão disponíveis no Manual do Proprietário.

  9. Luis Fernando says:

    O tempo de troca é independente da viscosidade do óleo? Sempre troquei de 10 em 10 mil km 10w40 3m uma oficina, na última troca levei em outra oficina e recomendaram o 5w30. Porém troca com 5 mil km. Carro é um C3 2014.

    • Delton Stabelini says:

      Luis Fernando,
      O período de troca do óleo de motor está associado ao regime operacional do veículo, ou seja como ele é utilizado no dia a dia, essas informações estão disponíveis no Manual do Proprietário.

      Verifique no manual em qual regime operacional você se enquadra, normal ou severo e adeque o período de troca do óleo, geralmente os lubrificantes sintéticos de classificação API SN mínimo, recomenda-se uma troca para os regimes considerados normais (10.000 km), já se for regime severo a quilometragem é reduzida (5.000 Km) , mas isso depende de cada marca e modelo de motor, sendo extremamente importante consultar o Manual do Proprietário na busca dessas informações.

    • Delton Stabelini says:

      Daniel o aumento da temperatura reduz a viscosidade do óleo, na temperatura ambiente ele é mais viscoso do que na temperatura operacional plena do motor. Essa característica da viscosidade possibilita obter lubrificantes mais finos tanto na baixa como na alta temperatura. Mas, embora mais finos, são muito mais resistentes. Ou seja, mantém a película de óleo necessária para evitar o atrito e desgaste.

  10. Fabio says:

    um motor que requer 5w30 depois de 100 mil km posso utilizar um 5w40, sendo assim não vou estar melhorando a viscosidade dele a quente criando uma pelicula mais resistente ?

    • Delton Stabelini says:

      Fábio você não precisa alterar a viscosidade depois de uma certa quilometragem, é mito achar que aumentando a viscosidade, você melhora a lubrificação em motores mais rodados. Mantenha a mesma viscosidade requerida pelo fabricante do motor e troque o óleo sempre nos período de acordo com o seu regime operacional e não terá problemas com a vida útil desse motor.

  11. Lucas says:

    A Peugeot recomenda lubrificantes diferentes para o 308 1.6 e 2.0 sendo recomendado o 5w30 sint. e 10w40 semi sint, respectivamente. Mandei fazer uma troca de óleo e o frentista colocou o 5w30 no 308 2.0, é recomendado trocar?

    • Delton Stabelini says:

      Lucas boa tarde, os fabricantes franceses até o ano de 2010 recomendavam um óleo SAE 10W-40 Semissintético API SL ou SN, á partir de 2010 migraram para um óleo Sintético SAE 5W-30 API SN.
      Verifique o ano de seu veículo se for superior ao ano 2010, independente da cilindrada 1.6 ou 2.0, troque pelo óleo sintético SAE 5W-30 API SN.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Daniel! Todo óleo hidráulico é um óleo lubrificante, o Ursa LA-3 SAE 30 pode ser utilizado em transmissões, comandos finais e sistemas hidráulicos, onde requerido um óleo com a seguinte especificação: Allison C-4 (SAE 30)

  12. Ronald Andrade says:

    Melhor texto de todos !!!!!!

    Mas fiquei com uma duvida: no manual do meu carro ( BMW 328 1996 ) sugere para usar o óleo 10W40 , por exemplo , se eu colocar um 5W40 não protegeria mais ainda o motor ?

    Desde já agradeço.

    Ronald

    • Delton Stabelini says:

      Ronald, boa tarde. Tudo bem?
      Sim, você está correto em optar por um óleo de viscosidade SAE 5W-40 no lugar de um SAE 10W-40. Um óleo 5W terá um melhor desempenho na lubrificação na partida a frio protegendo contra o desgaste e fluindo com maior rapidez do cárter até chegar a parte superior do motor, isso ajuda na lubrificação, evita desgaste e aumenta a durabilidade das peças.
      Abraço!

  13. Anderson Soares Araujo says:

    Meu nobre tenho uma L200 Triton(diesel) ano 11/12 no manual dela diz óleo 15w40, porém estou usando óleo 5w30 sintético, tem algum problema?

    • Delton Stabelini says:

      Anderson, boa tarde. Tudo bem?
      Usar um óleo de menor viscosidade é possível, mas é preciso verificar se este produto sintético SAE 5W-30 atende ao requerimento exigidos para motor diesel de seu veículo. Abraço!

  14. Joaquim Ferreira de Melo Neto says:

    Gostaria de saber como são determinados os números de especificação de um óleo. (5 W 30), (5 W 40),etc. O 5 , o 30 , o 40 , de onde vem ?

    • Delton Stabelini says:

      Joaquim, boa tarde. Tudo bem?
      Esses números são relativos ao grau de viscosidade, e não a viscosidade do produto. Para saber qual é o valor da viscosidade 5w-30 é preciso consultar um Tabela da SAE J300 e descobrir a viscosidade do produto em centistokes a 40º e 100º graus.
      A escolha do grau de viscosidade mais adequada é calculada pelos fabricantes de motores em função de sua tecnologia de construção (folgas, pressões, temperaturas, materiais, etc). Abraço!

  15. Rodolfo de Souza Ribeiro says:

    Prezado Sr. Delton, o manual do meu carro recomenda a utilização de um óleo 5w30 sintético, porém acabei utilizando o 15w40 semissintético durante longo tempo por recomendação equivocada. Posso passar a usar o sintético 5w30? Um frentista disse que não poderia voltar a usar um óleo mais fino.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Rodolfo. Tudo bem? Não existe problema em voltar a usar a viscosidade recomendada SAE 5W-30, os produtos semissintéticos tem um poder de limpeza inferior aos produtos de básicos sintéticos, sem contar a classificação de desempenho API que não nos foi informada, então minha recomendação é usar o Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN e reduzir o período de troca de óleo e filtro em 50% nas duas trocas subsequentes. Após isso, pode voltar ao período anterior. Abraço.

      • Fátima Odaléia Pereira Lima says:

        Oi Delton,boa tarde.
        Meu nome e Léia.
        Tenho um corola 2003 automatico ele está com 235306 km rodado.
        Onde troco o óleo todos os Mecânico trocam pelo 20w 50 sendo que o manual manda usar o SAE 10w 30 API-SJ posdo usar o 10w 30 que o manual indica?
        Não sabia qual era pois não tinha o manual,so soube agora depois qie baixei o manual dele.
        Me disser que se eu mudar pode dar vazamento no motor.

        • Delton Stabelini says:

          Olá, Fátima! Tudo bem? Sim pode usar um óleo de classificação SAE 10W-30 classificação API SN e semissintético. Verifique semanalmente o nível de óleo e siga em frente.
          Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Marcos, bom dia! Sim, os produtos Yamalub são fabricados pela Chevron detentora da marca Texaco, você pode procurar na embalagem do produto a menção que é produzido e envazado pela Chevron Brasil Lubrificantes Ltda. Grande abraço!

  16. Parabéns Delton pela matéria, realmente não tinha visto nenhum outro site com explicações tão simples e precisas, é complicado lhe dar com lubrificantes hoje em dia devido a grande quantidade de achismo, mesmo uma matéria tão bem feita ainda existem pessoas com duvidas simples passadas por frentistas de postos. gostaria de mais informações sobre lubrificantes em pdf ou videos e deixo meu e-mail para sim poder compartilhar comigo essas informações. Obrigado por compartilhar.

  17. Luiz Rogerio de Paula says:

    Prezado Sr. Delton,
    Primeiramente parabenizo-o pela clareza de suas explicações. Se possível, gostaria que me esclarecesse o seguinte: Adquiri recentemente uma Pajero Full, 2012/2012, 3.2-TDI, e tenho que fazer as trocas dos óleos da caixa de transferência e dos diferenciais dianteiro e traseiro. (Veículo está chegando aos 90.000 km.) A Mitsubishi recomenda, conforme manual da época, para a cx de transferência o óleo CASTROL DYNADRIVE, de transmissão SAE 75w-85w, classificação API GL-4 ou superior. Para os diferenciais – Óleo de transmissão, SAE 80w90, API GL-5 ou superior. Atualmente a Mitsubishi recomenda óleos da Petrobras, com as mesmas especificações.
    Gostaria de saber se posso usar na cx de transf o óleo PETRONAS Tutela Geartech 75W85, GL-4, e para os diferenciais o Óleo Valvoline 80w90 Dura Blend Semi-sintético, ou Óleo Diferencial Cambio Valvoline 75W90 100% Sintético.

    • Delton Stabelini says:

      Luiz Rogério, bom dia! Realmente a Mitsubishi tem um acordo técnico/comercial onde no manual você encontra os nomes dos produtos da BR. Mas você pode usar outras marcas desde que atenda a especificação requerida pelo fabricante. Grande abraço!

  18. Glaito says:

    Boa noite, hoje levei meu New fiesta 1.6 ano 2016 para revisão dos 20.000km, a nota fiscal veio com a descrição de que foi utilizado óleo 5W20, quando no manual diz para usar 5W30. Isto pode causar algum dano ao motor?

    • Delton Stabelini says:

      Glaito, boa tarde. Tudo bem? Nenhum problema, desde que o óleo SAE 5W-20 requerido atenda a classificação API SN, atenda a especificação Ford WSS-M2C948-B.

  19. Daniel Faleiro says:

    Delton, boa tarde! tudo bem? Refiz o motor de um Opala 1990 6Cil e gostaria de usar um oleo sintetico daqui pra frente. Considerando que é um motor preparado com comando de valvulas mais graduado, cabecote retrabalhado, etc posso usar o 5W40 ou 15w40? Trata-se de um carro que será utilizado 30% em sua capacidade máxima de trabalho.

    grande abs.

    • Delton Stabelini says:

      Daneil. Bom dia! Sim, pode usar, minha sugestão é que use o Havoline Ultra S SAE 5W-40 API SN (sintético) e ou Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN (Sintético). Abraço!

  20. Ednei says:

    Meu mecânico colocou no Peugeot 308 2.0 ano 2012, modelo 2013, da minha filha, óleo 10w40. Liguei para uma concessionária e eles informaram que o 308 utiliza óleo 5w30. Liguei para outra concessionária da marca e eles me informaram que o óleo correto é o 10w40 e que o 5w30 é para motores 1.6 THP, que são turbo. Não contente, liguei para o Sac 0800 da Peugeot e pelo chassi eles me informaram que o correto é o 10w40 ou o 5w40. Fiquei confuso já que na sua resposta acima você informa que a partir de 2010 a Peugeot utiliza o 5w30 nos motores 1.6 ou 2.0 do Peugeot 308.

    • Delton Stabelini says:

      Ednei, boa tarde. Tudo certo? A informação para uso de um óleo SAE 5W-30, foi sugerida considerando um melhor desempenho da lubrificação no que se refere a viscosidade, tipo de base e classificação API. Deste modo podemos também considerar o uso do Havoline Ultra S SAE 5W-40 API SN que além de atender aos requerimentos de lubrificação para esse motor, ajuda a lubrificação na partida a frio (devido à baixa viscosidade 5W). Abraço!

  21. Ricardo says:

    Oi, possuo um motor estacionário diesel Toyama de 5hp.Quando ele é usado em regime de maior esforço, aquece mais e sua marcha lenta fica muito baixa após reduzir a aceleração.O mesmo não ocorre com o motor frio.Isso tem alguma relação com a viscosidade do oleo ultilizado?

    • Delton Stabelini says:

      Ricardo, boa tarde. Não necessariamente, pois o óleo tem pouquíssima influência no regime de rotação (partida / lenta / cruzeiro / transição / desaceleração / plena carga) se respeitada a especificação determinada pela Toyama. Pelo sintoma descrito, de lenta excessivamente baixa, recomendo que verifique a unidade de injetora. Grande abraço!

  22. Lucas bacoli says:

    Olá
    Gostaria de saber o significado da palavra (ultra s) e (ultra w)
    Outra pergunta tenho um corsa 2007 motor 1.8 o antigo dono ultilizou por um bom tempo o óleo 10w 40 na partida a frio ele bate válvulas eu posso voltar com o óleo 5w 30 que é o recomendado pela GM ?

    • Delton Stabelini says:

      Olá de novo, Lucas!
      Com relação ao óleo para os motores 1.8 litros da GM, ela é bem flexível com relação às viscosidades. A sua ideia de voltar a utilizar o SAE 5W30 deverá sim contribuir para reduzir os ruídos de tuchos e válvulas nas partidas a frio. Sugiro o óleo Havoline Ultra S SAE 5W30 API SN. Abraço!

  23. Elísio Caetano Paúnde says:

    Boa noite! Gostaria de saber se existe um aditivo ou elemento que podemos colocar nos óleos lubrificantes já usados em motores e outros mecanismos de transmissão para renovar ou regenerar as propriedades dos óleos e que possamos usar novamente?

    • Delton Stabelini says:

      Elísio, boa noite! Tudo certo? Não, não há um kit de aditivos capazes de repor as condições originais dos óleos. Apenas para exemplificar, até podemos repor, por exemplo, aditivos antidesgaste ou de extrema pressão, mas não conseguiríamos repor a reserva alcalina ou resolver a questão de presença de contaminantes. Ademais, quando os óleo são fabricados, eles seguem um processo produtivo que não consegue ser repetido fora de instalações industriais (reatores, pressão de homogeneização, conferência de compatibilidade, etc.) Grande abraço!

  24. Hebert Oliveira Callegari says:

    Bom dia Delton. Qual seria o óleo adequado para um Tucson 08/09 2.7 V6 com 103 mil km. Atualmente utilizo o 10w40. O manual não é claro em relação ao tipo de óleo e os técnicos nunca demonstram certeza. Grande abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Hebert boa tarde, Realmente a Hyunday dá varias opções de viscosidade SAE 5W-20, 5W-30, 10W-40, 15W-40 e 20W-50, eu optaria pela viscosidade SAE 5W-20 o nome do produto é Havoline Energy SAE 5W-20 API SN Sintético. Abraço!

  25. Gabriel says:

    Comprei um Gol 1.6 motor AP ano 2002/2003. No manual do carro, tem duas opções de óleo disponíveis, porém apenas citando normas que o lubrificante deve atender, as VW501.01 e VW502.00. Pesquisando, descobri que os lubrificantes que atendem a 501.01 são 10w40 semissintéticos, e os que atendem a 502.00 são 5w40 sintéticos. O antigo proprietário estava usando 15w40 semissintético no motor. Acabei de fazer a troca, e coloquei o MOTUL 6100 FLEXMAX 5W40 SINTÉTICO (que atende uma infinidade de normas de diversas montadoras, um óleo TOP). Fiz a escolha correta? Terei algum problema em utilizar esse lubrificante?

    • Delton Stabelini says:

      Gabriel, boa tarde. Tudo certo? Você não terá nenhum problema, pois está utilizando um produto de classe de desempenho superior ao requerido para esse veículo.

  26. Tafa says:

    Oi tenho palio weekend 1.0 16v 2001 estou usando óleo 5w30 o motor foi feito não faz muito tempo mas baixa bastante o nível se não me engano no manual diz pra usar 15w40 coloquei uma vez e na primeira partida do dia estorou o filtro não sei se é por ser mais viscoso que óleo seria bom usar?

    • Delton Stabelini says:

      Selmo, bom dia! Tudo certo? Obrigado pelo feedback! Em relação à sua dúvida, o produto recomendado para esse veículo é o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Manuel, bom dia. O grau de viscosidade não é a viscosidade do produto, por exemplo para saber qual é a viscosidade de um óleo de grau SAE 5W-30 é preciso olhar no Folheto Descritivo do Produto e verificar qual é a viscosidade a 40°C e a 100°C que são as temperaturas padronizadas pela ASTM.

      • MARCOS MENEZES says:

        Bom dia DELTON parabens pela materia sobre as viscosidade e tambem tenho duvidas
        em qual oleo devo usar no motor At 1,0 ano 2001 marca WOLKVAGEM o motor esta com 139000 mil rodado e tambem foi feito servico de cabecote os mecanicos recomendam o oleo com a classificacao api sl 20X50 possso utilizar o oleo API SL 10X40

          • Carlos Monteiro says:

            Boa tarde tudo bem, gostaria de saber qual é o número certo do óleo para o gol g4 2006.
            Estou usando o havoline 15w40, ser a que é o certo? O carro está 114000klm

          • Delton Stabelini says:

            Carlos boa tarde,

            O produto mais adequado é o Havoline Sintético Ultra S Pro DS SAE 5W-40 API SN.

  27. rafael says:

    óleo lubrificante para motos são os mesmos para carro pois vejo a mesma referencia como ex: 10w30 SAE SL Semissintético da Honda, e qual quilometragem correta pois não consegui identificar no manual. Sendo para motos e caso queira substitui pelos lubrificantes texaco qual a indicação.
    obs: gostei das explicações anteriores, conheci por acaso o site pesquisando pelo assunto.
    Parabéns!!

    • Delton Stabelini says:

      Rafael, boa tarde! Você tem razão quanto a viscosidade SAE e classificação de desempenho API, mas o que diferencia um óleo de motor para automovel de um óleo para motocicletas é que os para motocicletas são considerados óleos multifuncionais ou seja além de lubrificar o motor, ele também lubrifica a transmissão e a embreagem e para isso precisa atender uma norma japonesa JASO MA-2. Essa norma restringe a quantidade de aditivos anti-fricção, para evitar problemas com a embreagem. A recomendação do óleo correto depende o ano da motocicleta, mas considerando sua menção ao SAE 10W-30, temos em nossa linha o Havoline 4T Motorcycle SAE 10W-30 API SL de base Semissintética. Quanto ao período de troca dependerá do regime operacional que o veículo trabalha e essa informa consta no manual do proprietário.

    • Delton Stabelini says:

      José, boa tarde. Tudo certo? Então, falando somente em viscosidade, usar uma classificação de viscosidade diferente do que é recomendado pelo fabricante durante o período de garantia não é aconselhável. Pós garantia usar um 0w-30 ao invés de um 5W-30 pode ser feito, mas é importante verificar também além da viscosidade SAE do óleo, quais são as outras classificações de desempenho necessárias (API, ACEA e requerimentos do fabricante do motor), além do que qual seria a base requerida (mineral, semissintética ou sintética). Grande abraço!

  28. Andre Nunes says:

    Boa tarde.
    A pouco tempo adquiri um Voyage 1.6 2013.
    Fiz a troca de oleo e filtros, conforme manual usei o sintético 5w40.
    O mecanico q trocou pra mim disse q o oleo q estava antes era um oleo mais grosso, penso eu talvez um 15w40 semi, o que pelo manual não é indicado, por pedir sintetico.
    Desde essa troca o motor apresenta ruidos em partida lenta, como um “toc toc toc” no ritmo do motor em ponto morto. O mecanico me disse q foi por essa troca de oleo mais viscoso para um menos viscoso.
    Ele disse q como teste, devo trocar o oleo que coloquei para um oleo mais viscoso.
    Gostaria de saber se esse pensamento procede e se devo fazer essa troca para testar.
    Como o 15w40 não há sintetico, apenas semi, isso pode trazer algum defeito precoce np motor?
    Desde já, grato!

    • Delton Stabelini says:

      André boa tarde,
      Opinar somente com as informações sobre viscosidades não é suficiente e pode os levar a equívocos. É importante saber além da viscosidade a classificação de desempenho que o óleo que estava nesse veículo atendia.
      Na minha opinião você deve continuar com o óleo recomendado pelo fabricante e observar se esse barulho persiste depois da segunda ou terceira troca de óleo.

  29. Douglas prado says:

    Muito bom! Deveria ser de leitura obrigatória para todos os frentistas e entendidos de Autocenter que existem por aí. O que se espalha de bobagens é inacreditável.

  30. clayton lima café says:

    Boa noite Delton!
    tenho uma ford Ranger 3.0 diesel A 7 meses, e nas trocas de óleo não tinha prestado atenção qual o óleo recomendado pelo fabricante e estou usando o óleo 5w30 sintético.
    O RECOENDADO PELO MANUEAL DO FABRICANTE É O 15W40 API-CH4
    O uso do 5w30 pode causar algum dano ao motor? o que vc me recomenda?

    • Delton Stabelini says:

      Clayton boa tarde,

      Com relação a viscosidade não vejo problemas em continuar a utilizar o óleo sintético de viscosidade SAE 5W-30, o que precisamos saber é qual a classificação de desempenho API desse produto.

      Minha recomendação é o Havoline Ultra Sintético Pro DS M SAE 5W-30.

  31. Antonio Santos says:

    Olá Amigos, gostaria muito de pedir a vossa ajuda, tenho comigo um compressor ja antigo (pistao) que necessita de mudança de oleo, mas minguem me sabe informar, tenho comigo o oleo Total Rubia 15W40 , será que posso utilizar este ?
    Ainda sobre este oleo , alguem me sabe dizer a densidade a 30 ou 40ºC e a 100ºC ?
    A 2ª questao é referente ao Oleo hidraulico Total Azolla ZS68, este oleo utilizo na unidade hidraulica de uma maquina e o meu pessoal me diz que tambem posso usar nos copos de lubrificaçao de ar comprimido, ora se é um oleo hidraulico será que posso mesmo ? Ou tenho que usar um oleo com visc. menor tipo 10 ou 5 ??
    Muito obrigado e agradeço se alguem me poder ajudar, bem hajam

    • Delton Stabelini says:

      Antonio Santos bom dia,

      Referente ao compressor é importante saber a marca e modelo do compressor e verificar junto ao fabricante qual é o óleo recomendado.

      Acredito que você quer saber a viscosidade correto?

      Sae 15w-40 possui as seguintes viscosidades:

      · 40°C = 104 cSt

      · 100°C = 14,5 cSt.

      Geralmente óleos pneumáticos são de viscosidade mais baixas.

      Exemplo ISO 10 = produto Texaco Spindura 10

  32. Antonio Santos says:

    Aqui estou novamente, consegui achar informaçoes sobre Rubia 15W40 . Pegando nas informaçoes que estao neste blog, 15 significa viscosidade a 40ºC e 40 significa viscosidade a 100ºC, é isso ?
    Pois nas informaçoes do oleo diz que a viscosidade a 40º é de 100 e a 100º é de 14. Alguem me pode explicar ?!
    Obrigadao

    • Delton Stabelini says:

      Antonio Santos bom dia,

      Exatamente isso Sr. Antonio os números de viscosidades a unidade de viscosidade é cSt. (centímetros/segundos).

  33. Felipe says:

    Delton, boa tarde.
    Um óleo 15W40 possui um grau de viscosidade 15W na temperatura de 40 graus e 40 na temperatura de 100 graus, correto? Entretanto, com o motor em funcionamento, o óleo supera a temperatura de 100 graus, tendo a sua viscosidade reduzida. Sendo assim, entendo que o grau máximo de viscosidade do 15w40 é atingido na temperatura de 100 graus. Após isto, o gráfico da viscosidade tende a ser decrescente. É isso mesmo?

    • Delton Stabelini says:

      Felipe bom dia,

      Sim você está correto na sua interpretação, o importante é que nas altas temperaturas o lubrificante consiga manter uma película mínima o suficiente para evitar o atrito e desgaste provoca do pelo rompimento sucessivo dessa película de óleo. Um produto de alto IV (Índice de Viscosidade) permite uma menor variação da viscosidade em função da variação da temperatura operacional do equipamento.

  34. Denis de Abreu Castro. says:

    Bom dia Delton, comprei um Honda acordd ano 2001 EX -R e o antigo dono fez 10 revisões dos doze anos que ficou com o carro na concessionária autorizada honda. A referência do Óleo que diz o manual do veículo, é o óleo mineral de especificação: SAE 20 W 50 SL, estou na dúvida em qual óleo da havoline posso utilizar para substituir esse óleo mineral da Honda ?

    • Delton Stabelini says:

      Tatiane bom dia,

      Avaliando somente viscosidade não terá problemas, mas certifique-se de outras características de desempenho do lubrificante como tipo de base e classificações de desempenho (API, ACEA, etc.).

      Nunca usar produtos de classificações inferiores.

  35. Edmar T. Pereira says:

    Prezado Delton, boa tarde.

    Possuo um Cobalt 1.8 2015, cujo manual prevê a utilização do óleo 5W30. Há problemas em utilizar um 0W20 com as mesmas especificações de aditivação?

    Att.

    Edmar

    • Delton Stabelini says:

      Gabriel bom dia,

      API SN é melhor que API SL, pode usar para esse seu veículo o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN ou Havoline Sintético Pro DS SAE 0W-20 API SN.

  36. Daniel Santos says:

    Boa tarde, na troca de oleo do toyota corolla recomenda-se 5w30 semissintetico, minha duvida e que posso colocar o oleo 5w40 sintetico no corolla 2015 ? Obrigado

  37. Roberto Castilho Ruiz says:

    Parabéns…
    Tenho um Kia Sorento 2007/08 2.5 CR3 Diesel…160000km
    Uso 5W30…mas a Kia não específica qual o ideal…dando várias opções…
    O que você me sugere ?

  38. Bom dia. Faço parte de um Grupo veículos com Aprox 250 veículos Hyundai Vera Cruz(VERA CRUZ V6 CLUB BRASIL), sobre cuidados e manutenção adequada. Inclusive sou um dos ADM. Nosso modelo parou a fabricação em 2012. Mas os óleos se desenvolveram. Estamos pensando em utilizar nossos grupo o óleo API SN 0W30 … Nosso motor é 3.8 24V 6cc. O que vc acha pessoalmente dessa atualização de uso desse lubrificante..?

    • Delton Stabelini says:

      Eduardo boa tarde,

      A redução de viscosidade é sempre bem-vinda para a lubrificação , mas precisa ser um óleo sintético e de classificação API SN no mínimo.

  39. Thiago says:

    Olá Delton
    Tenho um Ford Ka 2016 (1,0 3 cilindros) 50000Km que pede um óleo com a especificação WSS-M2C948-B (que é 5w20), Ao ligar na concessionária, foi dito que eles aplicariam um 5w30, atualmente sei que ele está com o 5w30.

    Pergunto, posso colocar qualquer 5w30SN, ou devo colocar o WSS-M2C948-B (5w20)?
    O que são as normas ACEA e ILSAC, e quais especificações o WSS-M2C948-B se encaixa?

    Normalmente o 5w20 é mais caro que o 5w30, essa suposta economia de combustível é compensada com a utilização do 5w20 ( WSS-M2C948-B ) ?

    • Delton Stabelini says:

      Thiago bom dia,

      ACEA é a organização Europeia que clássica o desempenho dos lubrificantes para os modelos europeus. A ILSAQ é uma organização formada pelos Americanos e Japoneses, que também classifica o desempenho dos lubrificantes para motores.

      O requerimento WSS-M2C948-B, é do fabricante do modelo do veículo/motor e isso é mandatório para utilização em seu motor.

      O Havoline Energy Pro DS SAE 5W-20 API SN é mais caro pois atende a um requerimento Ford (WSS-M2C948-B), enquanto o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN não atende.

  40. Mário Borges Neto says:

    boa tarde, tenho um astra 2006/2007 flex e estava utilizando o óleo 10w40 nele, no manual a gm recomenda varias viscosidades : 5w30, 15w40, 20w50 semisintetico! Meu carro está com 121 mil km rodados, continuo com o 10w40 ou volto para o 5w30? ele na primeira partida esta batendo um pouco de tucho! Por ser uma km meio alta o 5w30 nao poderia trazer prejuizos para o motor? Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Mário boa tarde,

      Se você sempre utilizou nesses 121 mil kms, óleos lubrificantes de qualidade e recomendados pelo fabricante, não precisa se preocupar com o fato de voltar a usar um óleo SAE 5W-30 Semissintético.

  41. Alvaro says:

    Delton, tudo certo? Tenho uma Honda CBR 500R e o óleo indicado pelo Manual da Honda é 10W30 Jaso MA, e estou usando o indicado. Aonde moro é muito quente, Norte de Minas; haveria algum problema usar o 10W40?

    • Delton Stabelini says:

      Alvaro boa tarde,

      Nenhuma problema a curto prazo e também nenhuma vantagem, continue a usar o óleo recomendado pela Honda, SAE 10W-30 pois ela testou exaustivamente a melhor viscosidade para esse motor.

  42. Lucas says:

    Olá tenho um gol G4 2007 , estou usando o Óleo 15w40 semi sintético, posso baixar para 10w40 ? Não tem problema? , Pois não tenho o manual ,.
    Abraço.

    • Delton Stabelini says:

      Lucas boa tarde,

      Sim você pode baixar a viscosidade para SAE 10W-40, mas não se esqueça de usar a mesma ou superior classificação de desempenho.

  43. vitor sousa says:

    ola. a minha duvida é sobre óleo para uma scooter. então, tenho uma scooter arrefecida a ar do tipo turbina, chinesa, motor tipo gy6 e no manual indica o uso de 15w40 api sl. face ao exposto, também indica que sempre que não estiver disponível no mercado pode ser usado as seguintes sae: 10w40, 10w30, 15w50, 20w40, 20w50. assim, a minha questão é, sendo difícil de encontrar 15w40 para mota devo substituir de preferência pelas sae que aumentarão o indece em temperatura de 100 graus, tais como 15w50, 20w50 ou então dar preferência a 20w40 ou 10w40 mantendo a viscosidade em 100 graus inalterada e mexendo só na sae de 40 graus. por fim falta falar no 10w30 que reduz a sae a 100 graus e a 40 graus também .

    • Delton Stabelini says:

      Vitor bom dia,

      Você pode usar o Havoline 4T Semissintético SAE 10W-40 API SL e JASO MA/MA2, pois fazendo um comparativo com a viscosidade SAE 15W-50 teríamos um ganho na partida a frio e na temperatura plena de operação uma equivalência de viscosidades, além do fato de um semissintético ter melhor estabilidade térmica, comparado com um óleo mineral.

  44. William says:

    ola Delton muito elucidativo seu blog! Possuo um Chevrolet C14 ano 1969 motor GM261 6cc com mais de 400mil Kms rodados e sempre utilizei o descontinuado Havoline 20w40 (atualmente o Superior 20w50). Sabendo que para esses motores antigos fundamental o oleo possuir um aditivo chamado Dialquilditiofosfato de Zinco (Zn DTP), ou Alquil Ditiofosfato de Zinco, ou Ditiofosfato de Zinco ou apenas Zinco, procurei informacoes na ficha tecnica do produto aqui no Brasil porem nao encontrei, apenas nos EUA e que la informa no proprio site conter Zinco a 760 ppm em sua composicao. Como sabemos que o produto la nao necessariamente possui a mesma composicao do daqui, pergunto: este produto Havoline Superior 20w50 aqui no Brasil possui em sua composicao esse aditivo e em que proporcao ? muito obrigado pela atencao e parabens pelo blog!

    • Delton Stabelini says:

      Willian boa tarde,

      Essa tecnologia de aditivação tem a função anti-desgaste de proteção e é empregada nos produtos aqui no Brasil e por questões tecnológicas e de desempenho de nossa formula, essa informação é restrita e não podemos compartilhar.

        • Especialista Texaco says:

          Olá, Jaco! Tudo bem? A Honda recomenda a viscosidade SAE 10W-30 para esse veículo. Portanto, use o produto Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN.

  45. Yuri Duarte says:

    Olá, Delton. Tudo bem ? Deixei meu Gol G5 1.0 2010 na oficina para “fazer o motor”. Será trocado toda a parte de baixo incluindo pistões com seus anéis , bronzinas e outras coisas a mais. O óleo colocado será o 15w40 e será feita após 1000 km uma nova troca de óleo, pois o mecânico disse que pode haver resíduos no óleo resultante do serviço no motor. A pergunta é se após esses 1000km posso trocar o óleo 15w40 por um 5w40. Vi em outro site que o regresso de um óleo mais viscoso para um menos viscoso pode acarretar em danos ao motor. Obs: mesmo após “fazer o motor” esse dano pode acontecer? Muito obrigado desde já.

    • Delton Stabelini says:

      Yuri boa tarde,

      Sim você pode passar a usar um óleo lubrificante SAE 5W-40 no lugar de um SAE 15W-40. Mas você deve também observar outras características do produto como a classificação de desempenho, o tipo de óleo básico (mineral, semissintético ou sintético).

      Minha indicação para esse motor seria o Havoline Ultra W Sintético Pro DS SAE 5W-40 API SN, uma vez que a retífica tenha sido bem feita.

  46. Nilo Amaral says:

    Olá, Denton! Minha dúvida é a seguinte: na oficina onde troquei o óleo do meu sandero 2012, colocaram o 5W30, sendo que o fabricante recomenda o 5W40 ou o 10W40. Tem problema?

    • Delton Stabelini says:

      Nilo bom dia,

      É preciso saber além da viscosidade qual é a base do produto (sintético ou semissintético) e a classificação de desempenho do produto que foi colocado.

  47. RICHARD BASSANELLO says:

    Boa noite, comprei uma Ranger STX 4.0 1996 e o antigo dono usava oleo 15w40, mas pesquisando vi que o recomendado é 5w30. Qual o melhor sendo que o carro ja esta com 290.000km. grato

  48. VANDER ASTURIO ROCHA QUEIROZ says:

    Comprei um City 2015 com 65.000 km, o óleo que esta no motor é o 5w30. A pergunta é posso voltar para o 0w20 que é o recomendado pela Honda ?

    • Delton Stabelini says:

      Vanderson bom dia,
      Sim você pode voltar usar o produto de viscosidade SAE 0W-20, mas verifique também a base do produto e sua classificação de desempenho.

  49. Luiz Peres says:

    Boa noite Sr.Delton, comprei um Celta 2006/07.ele está com 103.000 km, a antiga dona já estava usando o óleo Ypiranga 15W40.( semi- sintético )
    Queria trocar para o 5W30( sintético ) para ter menos desgaste na partida a frio.
    Mas tenho medo de começar a aparecer vazamentos, porque não sei a quanto tempo ela está usando esse óleo.

    • Delton Stabelini says:

      Luiz bom dia, pode fazer a troca para o óleo sintético de viscosidade SAE 5W-30, apenas reduza o período de troca pela metade nas duas primeiras troca e depois volte ao período norma utilizado.

  50. Vanderlei de Freitas says:

    Boa tarde. Adquiri um Celta 1.0, 2012. O antigo proprietário usava óleo 15w40. A recomendação do fabricante é 5w30. Devo continuar com o 15w40 ou não? O veículo esta com 75000 km.

  51. Diana says:

    Boa tarde,

    Tenho um Fiat 500L de 2013 e no início o mecânico colocava o óleo 5W30, mas uma vez que me retirou o FAP e válvula EGR começou a colocar o 5W40. Acha que fez bem? Ou foi uma grande asneira?

    Obrigada.

    • Delton Stabelini says:

      Diana, bom dia!!
      Recomendamos sempre seguir as recomendações do fabricante e a remoção do FAP e EGR não deveriam ser removidos, entre em contato com o concessionário e verifique quais as implicações na remoção desses componentes.

  52. RENATO says:

    BOM DIA ! TENHO UM GOL G4 GIV 1.0 8V 2013 JÁ TEM 112 MIL KM RODADOS QUAL O MELHOR ÓLEO PARA USAR NO MEU CARRO. 5W40 SINTÉTICO OU UM 10W40 SEMISSINTÉTICO 0U 15W40 SEMISSINTÉTICO.

  53. Bom dia
    Percebo um erro grave nas revendas de lubrificantes , onde a maioria não tem para vender o SAE 5W20 para o Ford KA 3 cilindros .
    Neste caso ,a maioria está indicando , no meu entender ,erroneamente o SAE 5W30 alegando ser melhor e mais barato , tendo esta “falha” inclusive em concessionárias
    Em vista de já existirem diversas opções de SAE 0W20 , devido a várias indicações de fabricantes , neste caso , não seria melhor a revenda indicar o uso do SAE 0W20 nos KA 3 cilindros , na ausencia do SAE 5W20 , usando o princípio da melhor fluidez na temperatura ambiente e respeitando a viscosidade recomendada para o modelo?

    • Delton Stabelini says:

      Wagner bom dia,

      Sim você está correto em seu raciocínio, informe-nos onde procura pelo produto SAE 5W-20 e entraremos em contato com as revendas.

  54. Júlio César says:

    Boa tarde Delton Stabelini !

    Tire minha dúvida por favor?

    Tenho um Cobalt 2018 com 14mil km rodado só… uso pouco… chego a ficar com ele na garagem até 30 dias…

    no manual do auto esta marcando que eu tenho que usar um óleo 0w20, mas na minha região este óleo é muito caro e tenho que comprar em outra cidade e não me disponibilizo de tempo.

    Gosto muito de usar o 5w30 (recomendado pela FORD para os motores ZETEC ROCAM) e confio muito neste óleo….

    é possivel eu usar o 5w30 no lugar do 0w20?

    Qual os problemas que posso encontrar com o óleo mais viscoso 5w30?

    obrigado pela oportunidade de nos ajudar a tirar todas as nossas duvidas.

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Júlio!
      Informe a sua cidade e podemos indicar um lugar onde possa adquirir o produto Havoline Full Synthetic Pro DS SAE 0w-20 API SN.
      O fabricante do motor quando define a melhor viscosidade para determinada geração de motor é porque fez vários teste de desempenho para obter a melhor performance em lubrificação. Nesses motores que a GM pede para usar um óleo SAE 0W-20 você tem ganhos significativos na lubrificação principalmente na partida a frio, pois o lubrificante mais “fino”, sobe mais rápido chegando as partes mais distantes do cárter (eixo de comando de válvulas) em um menor espaço de tempo melhorando a lubrificação. Outro aspecto é a economia de combustível que os óleos lubrificantes de baixa viscosidade propiciam e consequentemente uma menor emissões de poluentes.

  55. Gláucio says:

    Boa noite. Tenho um palio economy 2010 e no manual da fiat fala que pode colocar óleo 15w40 ou 5w30. O carro tem 57.000 km e o antigo dono colocava óleo 15w40. Contudo, percebi que na última troca o mecânico colocou o 5w30. Existe algum problema nisso?

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Glaucio!
      Se além da viscosidade de SAE 15W-40 para SAE 5W-30 manteve a mesma base Semissintética e a mesma classificação de desempenho API não tem problema, mas se usou um SAE 5W-30 Sintético no lugar de um SAE 15w-40 Semissintético, recomendo fazer a primeira troca de óleo e filtro de óleo com metade do período de troca adotado, pois um produto sintético tem uma ação detergente (limpeza superior) comparado como Semissintético.

  56. Élison says:

    Bom dia tenho uma Virago 250 2001 o manual diz pra colocar óleo sae 20w40, porém difícil encontrar na minha região qual seria outra viscosidade adequada?

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Élison,

      Você pode usar o Havoline 4T SAE 20W-50 API SL JASO MA/MA2 e ou Havoline 4T SAE 10W-40 API SL JASO MA/MA2.

  57. Acácio Gonçalves says:

    Boa tarde Sr. Delton …
    Tenho um JAC J2 a recomendação e 15w40.
    Entretanto, comparei vários o 15w40 o 10w40 de varias marcas e percebi que este último (10w40) ultimo oferece um índice de viscosidade maior e viscosidade cinemática a 40º menor e 100º ligeiramente maior.
    Tem um tempo que estou usando o 10w40 e percebi que a partida ficou “menos pesada”.
    A questão é: essa viscosidade cinemática menor a 40º e maior a 100º compromete consumo, desempenho e durabilidade ?

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Acácio!
      O que compromete o consumo, desempenho e durabilidade nesse seu exemplo é o primeiro grau de viscosidade por exemplo 15W-40 é pior que 10W-40, ou seja quanto menos W, menor será a viscosidade do lubrificante na temperatura de 40°C, facilitando a lubrificação na partida a frio. Já na temperatura de 100°C é necessário manter uma película lubrificante para evitar o rompimento e consequentemente desgaste.

      • Acácio Gonçalves says:

        Agradecido … a dúvida se situa na questão a 100ºC … se com uma viscosidade cinemática menor eu teria melhor consumo de combustível.

        Por exemplo …
        BR Semi 15W40: 40ºC 103,40 – 100ºC 14,00 – IV 137
        BR Semi 10W40: 40ºC 94,08 – 100ºC 14,20 – IV 156

    • JEAN C G COSTA says:

      Olá Delton e leitores. Parabéns pelo blog. Aprendi muito sobre óleo do motor aqui. Li todas as perguntas. Virou minha referência!

      • Josnei says:

        Tenho um fox 2012 1.6 está com 130mil km uso O oleo 5w40 sintetico, tem dias
        Na primeira partida bate tucho por uns 2 min e para, será q tem outro oleo p colocar q ajude a parar essa batida? Quando está já quente o motor não bate!

        • Delton Stabelini says:

          Josnei bom dia,

          A Volkswagen recomenda para os seus motores fabricados a partir de 2012 um óleo de viscosidade SAE 5W-40 de base sintética e API SN.

          Não tem outro óleo para melhorar o desempenho desse veículo. O produto Texaco é o Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN e VW 508.88.

  58. Daniel says:

    Boa noite tudo bem? Comprei uma viatura de marca Toyota Avensis e o antigo proprietário Disse que usava o lubrificante 15W40 E gostaria de saber qual é o lubrificante ideal?

  59. Raúl César says:

    Olá bom! Por falta de conhecimento estou usando o óleo 15w40, mas de acordo a explicação aqui no site, fui verificar que o recomendável para o meu hiunday Tucson(2012) é o óleo 5w30. A minha questão é: posso voltar a usar o óleo recomendado pelo fabricante?

    Obs: já mudei 4 de vezes ou seja já utilizei 4 vezes o óleo 15w40.

    • Delton Stabelini says:

      Raul César bom dia,

      Sim você pode voltar a usar o óleo recomendado pelo fabricante do veículo, apenas recomendo após a troca por um óleo SAE 5W-30 API SN Sintético, que a primeira troca de óleo e filtro seja feita com a metade do intervalo que vinha sendo adotado com o SAE 15W-40, devido ações detergentes/dispersantes (limpeza) do produto SAE 5W-30.

    • Delton Stabelini says:

      José bom dia,

      A recomendação da Fiat para esse ano de veículo é um óleo de viscosidade SAE 5W-30 API SN. Quanto ao período de troca isso dependerá do regime operacional que utiliza o veículo essa informação encontra-se no Manual do Proprietário.

    • Delton Stabelini says:

      José bom dia,

      A recomendação da Fiat para esse ano de veículo é um óleo de viscosidade SAE 5W-30 API SN. Quanto ao período de troca isso dependerá do regime operacional que utiliza o veículo essa informação encontra-se no Manual do Proprietário.

  60. Yuri says:

    Achei ótima a matéria , parabéns, mas eu me confundi .
    Se o primeiro número marca a viscosidade quando frio , como ao aquecer se torna mais viscoso ?
    Porque quando está quente o óleo fica mais líquido , tanto que se troca o óleo do motor com o motor quente. Certo ?

    • Delton Stabelini says:

      Yuri bom dia,

      Os lubrificantes considerados multiviscosos tem exatamente esse propósito de atender em variados gradiente de temperaturas que o motor trabalha a viscosidade do lubrificante. Em outras palavras quando o motor está frio o lubrificante possui uma viscosidade como por exemplo SAE 5W e quando o motor aquece e alcança a temperatura ideal de trabalho é mantido uma viscosidade mínima necessária para uma boa lubrificação que seria por exemplo o grau SAE 30. Juntando essas classificações temos um óleo multiviscoso de grau de viscosidade SAE 5W-30.

  61. Yuri Schmitz says:

    Parabéns pela matéria.
    Mas eu acabei me confundindo .
    Se o primeiro número indica a viscosidade frio, como ao aquecer se torna mais viscoso?
    Porque ao aquecer se torna mais líquido, tanto que se troca o óleo com motor quente.
    Agradeço desde já.

    • Delton Stabelini says:

      Yuri bom dia,

      Os lubrificantes considerados multiviscosos tem exatamente esse propósito de atender em variados gradiente de temperaturas que o motor trabalha a viscosidade do lubrificante. Em outras palavras quando o motor está frio o lubrificante possui uma viscosidade como por exemplo SAE 5W e quando o motor aquece e alcança a temperatura ideal de trabalho é mantido uma viscosidade mínima necessária para uma boa lubrificação que seria por exemplo o grau SAE 30. Juntando essas classificações temos um óleo multiviscoso de grau de viscosidade SAE 5W-30.

  62. Bom dia Delton Stabelini,
    Comprei recentemente o um Geely Ec7, no manual fala para colocar Óleo SAE 15W40 API mínimo SL, mas pela anotação da última troca foi colocado óleo 5W30, qual devo colocar, posso voltar a usar o especificado no manual ou utilizo o mesmo da última troca, que quais?

  63. Olá bom dia a todos!

    Dr. Delton, excelente explanação a qual a nós leigos leitores ficou muito esclarecedora!

    Tenho um veículo o qual o manual recomenda um SAE 10w-40, porém minha dúvida, é devido o veículo estar recém chegado nós 150mi km, assim, começo a perceber uma partida com maior musicalidade das válvulas!

    Devo subir a viscosidade desde Óleo, caso sim, o que me recomenda?

    • Delton Stabelini says:

      Ricardo bom dia,

      Não recomendo subir a viscosidade do lubrificante, o que é preciso verificar é se além da viscosidade SAE a base (sintética ou semissintética) e a classificação de trabalho (API) estão corretas.

  64. Olá Delton, recentemente adquiri um Geely Ec7 ano 2014, no selo o último dono colocou óleo 5w30 troca para 10mil km, mas no manual do veículo pede SAE 15w40 API SL ou superior, carro está com 30mil km.
    Um detalhe que eu moro no RS e o carro estava no CE.
    Me ajude por favor.

    • Delton Stabelini says:

      Vinícius bom dia,

      Pode continuar usando um óleo SAE 5W-30 sintético de classificação API SN o produto Texaco é o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.

  65. Vinicius says:

    Boa tarde Delton tenho um i30 2.0 2011 com 60.000km, utilizo o óleo 5w30 conforme recomendação do manual, mas sei que na Corea é utilizado o 5w20 neste mesmo motor. Será que posso alterar sem problemas?

    • Delton Stabelini says:

      Vinícius boa tarde,

      Recomendo manter a viscosidade SAE 5W-30 conforme manual, mas em tese não teria nenhum problemas migrar para o SAE 5W-20.

  66. Misael Ladislau da SILVA says:

    Olá, eu comprei Uno Vivace 1.0 2104. No adesivo de controle de troca Óleo do motor o ex-dono colocou 15w40, e já me orientaram a colocar o mesmo Óleo devido a Kilometragem de 70.000. Mas no manual é o sintético SAE 5W30. AFINAL, EU COLOCO QUAL?

    • Delton Stabelini says:

      Misael boa tarde,

      Coloque o que está no manual um lubrificantes SAE 5W-30 sintético, nosso ´produto é o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.

    • Delton Stabelini says:

      Roberto bom dia,

      São aplicações completamente distintas, embora um óleo para motor pode ser aplicado em sistema hidráulico, mas um óleo hidráulico não pode ser aplicado em motor.

    • Delton Stabelini says:

      Wesley bom dia,

      Sim pode! Mas além da base sintética, verifique outras características como viscosidade, classificação de desempenho API e requerimentos do fabricante de motor.

  67. Everton Oliveira says:

    Olá, tenho um honda fit 2010, no manual ele pede oleo 10w30 mineral, porém atualmente no mercado nessa especificação só encontro semi-sintetico. A ultima troca dele feita pelo o antigo dono foi usado o óleo 0W20 sintético. Gostaria de saber se tem alguma contra indicação deu colocar um óleo 5 w40 sintético uma vez a temperatura ambiente onde eu moro passa das 30º graus?

    Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Everton bom dia,

      Pode usar o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN, mesmo sendo requerido óleo mineral o semissintético tem um melhor desempenho na lubrificação.

      A viscosidade SAE 5W-40 nunca foi requerida pela Honda então continue na SAE 10W-30.

  68. Adriano Martins says:

    Bom dia,

    Possuo um Honda New Civic 2007 EXS, anteriormente estava utilizando o 10w30 mineral, e agora estou usando 0W20 100% Sintético. Estou correto em estar usando tal óleo lubrifcante? Posso a vir a ter problemas no motor? Em questão de economia e custo beneficio haverá diferença? Grato

    • Delton Stabelini says:

      Adriano, bom dia.

      A Honda adotou esse padrão de viscosidade para quase toda sua linha de veículos comercializados no Brasil e o fez porque deve possuir algum embasamento que sustente tal alteração.

      O benefício de utilizar lubrificantes mais finos (menor grau SAE) traz um pequena redução no consumo, mas se feita além dos parâmetros definidos pela montadora pode acarretar desgaste excessivos no motor (comando de válvulas, principalmente) e perda da pressão de óleo ideial.

  69. LEONARDO MARINELLI says:

    Delton, boa noite!

    Acabo de comprar uma GM/Montana 2005 Conquest, 1.8. O antigo proprietário fez a última troca de óleo em outubro do ano passado (ou seja, faz um ano). Reparei na especificação marcada na etiqueta e o mesmo marcava 20w40. Agora preciso fazer a troca e ficar com o carro de acordo.

    Qual viscosidade ou óleo que o sr. me recomenda? Queria colocar o SAE 5w30, mas estou na dúvida.

    Questão de utilização: o carro é utilizado todos os dias, anda cerca de 30 a 35 km diário, onde cerca de 20 km são estrada de terra (sítio).

    Poderia me ajudar? Obrigado desde já.

    • Delton Stabelini says:

      Leonardo, boa tarde.

      Seu veículo saiu de fábrica abastecido com um lubrificante SAE 5W30 (a GM informa isto em seu manual do proprietário) e por essa razão em recomendaria que você adotasse o Havoline Sintético SAE 5W30, pois ele possui API SN/RC (nível extremamente elevado) e ainda é atende a especificação da própria GM dexos 1.

      Abraços!

  70. Carlos Ramiro Eidt says:

    Boa tarde Delton, tenho um KIA Mohave 3.0 Diesel 2011/2011 com 96.000km. Comprei ele com o oleo 15w-40. Esta na hora da troca. Vc recomendaria o 5W-30? O manual recomenda ambos!

  71. NADIN FARIA BARRETO NOMAN says:

    Boa tarde Delton,

    O que você indicaria para um fusca 1972. No antigo manual do proprietário ele apenas menciona uma recomendação de uso de um óleo SAE 30. Na minha cidade todos os amigos que possuem fusca usam 20W50. Depois de ler o seu artigo fiquei em duvida pois percebi que são óleos bem distintos um do outro.

    • Delton Stabelini says:

      Nadim bom dia,

      Você pode usar um óleo Sae 20W-50 ou SAE 15W-40 para seu Fusca, na marca Texaco temos o Havoline Superior SAE 20W-50 API SL e ou Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL, minha recomendação é pelo SAE 15W-40 Semissintético.

  72. Comprei recentemente um New Fiesta 2012/13 motor Sigma 1.6 16 válvulas, 72.000 km e na etiqueta mostra que o óleo que está sendo usado é o 5W 40.
    No manual especifica 5w 30.
    Posso voltar a usar o especificado no manual ou posso ter algum problema ?

    • Delton Stabelini says:

      Celso bom dia,

      Sim pode voltar usar a viscosidade SAE 5W-30, o produto recomendado para seu carro é o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.

  73. levy says:

    olá tenho um uno mille way 11/12 no manual fala que posso usar o 15w40 ou o 5w30, o antigo dono usava o 15w40 posso mudar para o 5w30 ? para ter mais economia de combustivel, carro com 100 mil km rodados

    • Delton Stabelini says:

      Levy bom dia,

      Sim pode, mas aconselho após a troca pelo SAE 5W-30 sintético a reduzir na primeira troca o período pela metade e depois voltar a normalidade, isso se deve pelo maior poder detergente (limpeza do motor) dos produtos sintéticos. Não esqueça de trocar óleo e filtro.

  74. Rodrigo Fontana says:

    Delton, acabei de comprar um k 1.5 sedan 3 cilindros 2019, no manual informa óleo 5w20, não é fácil encontrá-lo, posso utilizar o 0w20 Sintético no lugar?
    As concessionárias erroneamente tem colocado o 5w30, o qual eu acho que está muito fora da viscosidade já que é 30.
    Posso colocar o 0w20 sintético?

    • Delton Stabelini says:

      Rodrigo bom dia,

      Informe a sua localização que podemos auxiliar onde encontrar o produto Havoline Energy F Pro DS SAE 5W-20 API SN.

      Para esse seu veículo além da viscosidade SAE 5W-20 é mandatório atender a especificação Ford WSS M2C-9480-B, especial para esses motores de 3 cilindros da Ford.

  75. Marcos says:

    Olá tenho uma Space fox 2009/2010 qual óleo seria o recomendado já que uso pouco o veiculo e ela esta com 124 mil km rodados, no manual esta 5w40 sintético.

    • Delton Stabelini says:

      Marcos bom dia,

      Sim você pode usar o Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN e ou Havoline Ultra S Pro DS SAE 5W-40 API SN, ambos sintéticos

    • Delton Stabelini says:

      Marcelo boa tarde,

      É preciso avaliar também as classificações de desempenho API dos referidos produto. Por exemplo qual é o API do produto SAE 15W-40?

      A recomendação da Toyota para esse ano de veículo é o SAE 10W-30 mineral, na linha Texaco seria o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN.

      • Marcelo Moreira says:

        Olá Delton,
        A especificação do óleo do Honda Civic 1.7 é o mineral SAE 10W30 SL.
        Seria mais adequado usar o semissintético ou sintético?

        Att.: Marcelo

  76. Daniel.rfreire@uol.com.br says:

    Boa noite, Selton.
    Nós óleos multiviscosos, como conseguem deixar ele mais viscoso em temperaturas mais altas ? Pois isso vai contra a teoria da fluidez em relação à temperatura ?
    Para um motor de moto, refrigerado à ar, que aquece muito, não seria interessante ter um óleo de alta viscosidade ?

    • Delton Stabelini says:

      Daniel boa tarde,

      O que não deixa a viscosidade diminuir tanto a alta temperatura é uma propriedade chamada de Índice de Viscosidade, trata-se de um aditivo faz com que o óleo perca menos viscosidade com o aumento da temperatura operacional.

      No caso das motocicletas em geral o óleo é trocado com 1.000 kms e para as motocicletas mais modernas a recomendação é com 3 ou até 4 mil Km, dependendo do fabricante, mas nesse caso a recomendação é um produto de base semissintética de viscosidade SAE 10W-30 ou SAE 10W-40 API SL. JASO MA-2

    • Delton Stabelini says:

      Weyne boa tarde,

      A recomendação é um óleo SAE 15W-40 API CI-4, nosso produto é o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E-7.

  77. Bruno Marques Vieira Cesar says:

    Bom dia !!!
    Tenho um Hb20 1.6 2014
    Está com filtro esportivo , abafador esportivo e reprogramação eletrônica .
    Acabei de fazer a troca , me aconselharam colocar 5w30 ,logo e seguida os tuchos começaram a bater , levei em um mecânico ele me aconselhou tirar esse óleo e colocar um 15w40.
    Procede essa informação ?

    Desde já muito obrigado

  78. VALDEMIR NERIS DE LIMA says:

    Boa tarde Sr. Delton Stabelini,

    Estou muito confuso, pois comprei agora em Outubro 2019 um Voyage 1.0 8v Flex 2009, não sabia que oleo estava nele e pus um 15w40, achei uma batida forte quando apenas ligo motor, depois a batida desaparece, ficando linear, será que fiz besteira e poderá me prejudicar, o corro esta com 95.000. qual o oleo correto nessa kilometragem a usar.
    5w30, 5w40 ou o 15w40.
    agrdeço=lhe antecipadamente
    Valdemir
    valdemir.neris@hotmail.com

    • Delton Stabelini says:

      Valdemir bom dia,
      Minha indicação para esse veículo VW é a viscosidade SAE 5W-40 independente da quilometragem, o produto da Texaco é Havoline Sintético Ultra W SAE 5W-40 API SN VW 508.88.

  79. luciano francioli says:

    Boa noite, tenho um cruze 1.8 sedan, ano 2012, e costumava usar o óleo 5w30, acontece que o veículo está com 97.000 km e fui aconselhado a usar uma viscosidade maior, pois a luz de óleo fica piscando quando o motor está em alta temperatura, qual eu poderia usar ?

    • Delton Stabelini says:

      Luciano bom dia,

      Não aconselho a aumentar a viscosidade do óleo, utilize produto sintético SAE 5W-30 de qualidade e não terá problema

  80. Priscila Mazeto says:

    Tenho um Prisma 1.4 ano 2010. O mecânico recomendou o oleo 10w40 porem dois lugares onde fui cotar o mesmo disseram q esse oleo nao serve para esse carro. E agora?

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Priscila!

      A GM nunca recomendou a viscosidade SAE 10W-40, o ideal para esse seu veículo é o Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN.

  81. Rafhael Castro Melo Gonçalves says:

    Bom dia! Tenho um Uno sporting 2012 e o manual especifica oleo 15w40, porem gostria de colocar um oleo melhor para o motor. Qual seria melhor 10w40 ou 5w40? O carro ta com 72mil km.

    • Delton Stabelini says:

      Raphael boa tarde,

      A Fiat a partir de 2012 passou a recomendar a viscosidade SAE 5W-30 para os seus veículos.

      Para o seu caso reduzir a viscosidade na partida a frio de 15W para 10W ou 5W só trará benefícios, mas lembre-se que além da viscosidade é muito importante manter ou elevar a natureza do básico e a classificação de desempenho API SN, e ou requerimentos da FIAT.v

  82. Cleydson Moura says:

    comprei minha zafira 2002 com 20w50, no manual mostra 5w30(de fabrica), 15w40, 20w40 e 20w50. Está com 210.000 km rodados, isso influencia na escolha? outra duvida é que acho fraco na saida de um semaforo, por exemplo, o óleo influencia nisso tbm? queria alterar o óleo mas tenho receio de comprometer o motor.

    • Delton Stabelini says:

      Cleydson boa tarde,

      Os lubrificantes de motor são recomendados pelos fabricantes levando em conta o ano de fabricação e geração do motor e as condições operacionais do veículo a saber:

      Do motor:

      Natureza do lubrificante (Mineral, Semissintético ou Sintético).
      Viscosidade do óleo ( SAE 5W-30 ou 20W-50)
      Classificação de trabalho API (SL, SN).
      Requerimentos do fabricante (dexos 1 gen 1).

      Do regime operacional:

      Regime operacional Leve.
      Regime operacional misto.
      Regime operacional severo.

      Nas condições informadas de quilometragem, e se não houver baixa exagerada de nível de óleo entre trocas, sugiro que mantenha o lubrificante atual.

      Quanto a potência do motor na saída em semáforos recomendo check-up na oficina mecânica de sua confiança.

  83. Carlos Henrique says:

    Bom dia! Tudo bem? Tenho um Kia Picanto 2008 1.0. O óleo dele é 5W30, mas gostaria de experimentar o 0W20 afim de conseguir economizar combustível. Costumo rodar mais em rodovias, embora passe boa parte no trânsito da cidade até chegar e sair do trabalho. O que poderia me recomendar com o intuito de economizar combustível? Muito obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Carlos Henrique bom dia,

      Desde que as demais características do lubrificante SAE 0W-20 mantenham-se iguais ou superiores ao do produto de viscosidade SAE 5W-30, principalmente no que tange ao requerimento de economia de combustível, a mudança pode ser feita, sem prejuízo a lubrificação. Agora mensurar qual será a economia de combustível dependerá do seu regime operacional e outra variáveis que deverão estar sob controle.

  84. DAVID DA SILVA OLIVEIRA says:

    Ola boa noite. Tenho um azera 2011 onde no manual diz que a viscosidade do oleo pode ser 5w30 ou 5w20 API Service SM ou superior. Posso passa a utilizar shel helix ultra 0w30?? Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      David boa tarde,

      Em tese você pode, mais observe também outras credenciais importantes como natureza do óleo (sintético ou Semissintético) e requerimentos Hyundai para óleo de motor.

  85. RODRIGO OZELLO BARATTI says:

    Delton, tenho um jeep 1951 com motor Continental Go Devil, a recomendação em sites americanos em temperaturas ambiente acima de 32 graus celsius é usar oleo SAE 30. Estou em duvida entre o 5W30 sintético e o 10W30 mineral.

    • Delton Stabelini says:

      Rodrigo bom dia,

      Ambos são multiviscosos e possuem o grau de viscosidade SAE 30 na temperatura operacional plena do motor, mas a natureza sintética do lubrificante é melhor do que a natureza mineral. Só faltou comparar as classificações de desempenho dos produtos.

      Em suma produtos de natureza sintética apresentam melhor desempenho quando comparados com minerais. Mas levando em consideração o ano desse veículo e a geração tecnológica desse motor os dois produtos atendem a sua necessidade de lubrificação desse motor.

  86. Carlos says:

    Bom dia…estou em uma dúvida cruel…
    Comprei um fiesta sedam 2011, o recomendado é 5w30, mas o antigo dono acostumou a usar 15w40…
    O que faço, volto para o 5w30 ou mantenho o 15w40?
    Me ajuda por favor!

  87. Eduardo says:

    Boa noite senhor Delton fui em uma autorizada e colocaram um óleo 5w40 API SN PLUS no meu veículo eu usava o 5w40 API SN norma 508.88 e 509.99 a pergunta é Será que este óleo API SN PLUS pode danificar meu motor.

    • Delton Stabelini says:

      Eduardo boa tarde,

      A recomendação para esse seu veículo é usar um produto que atenda/aprovado na VW 508.88. Se o produto API SN Plus atender essa norma VW tudo bem, mas se não atender, recomendo voltar a usar o API SN VW 508.88.

  88. Fontes says:

    Excelente matéria! Simples e didática e muito bacana sua atenção com as perguntas!

    Sr. Dalton um civic 1.6 98 recomendação do manual é o 20w50 mineral que não temos mais pela Honda… na 1° partida ele bate válvula por alguns 4 segundos até lubrificar.. utilizo o Havoline 20w50…
    Posso baixar para o 15w50 ou 10w40 ? Com a ideia se melhorar essa 1° partida e evitar desgastes ? Qual recomendaria? Agradeço antecipadamente pela resposta!

    • Delton Stabelini says:

      Fontes bom dia,

      Sim você pode passar a usar um produto de classificação de viscosidade SAE 15W-40 essa redução de viscosidade ajudará no deslocamento do lubrificante na partida a frio, enchendo os tuchos com maior rapidez e reduzindo assim o barulho. Na linha de produtos Texaco a recomendação seria o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Pelo fato de sempre ter usado o produto mineral 20W-50 é prudente realizar a primeira troca de óleo e filtro com a metade do período que vem sendo adotado, devido a maior ação de limpeza dos produtos semissintéticos.

      Obs: Manter a classificação API SL mínima de desempenho.

  89. Geovania says:

    olá,, tenho um Prisma 2008 quando comprei o veiculo estava usando o 5w30 e me informaram que poderia usar o 15w30 e estou usando o 15w30 agora…posso ter algum problema futuro ? si esse oleo não esta correto eu posso voltar utilizar outro sem danos porque me informaram que não poderia realizar a troca por outro

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Geovania tudo bem? Nossa orientação é sempre para usar a viscosidade definida pelo fabricante do motor, ou seja o SAE 5W-30. Sim você pode e deve voltar a viscosidade determinada para o motor do seu veículo.
      Abraços!

  90. Victor Gualberto says:

    Olá Senhor Stabelini. Tenho uma dúvida que ainda não consegui entender em relação ao comportamento da multiviscosidade dos óleos. Em vários artigos leio que um óleo multiviscoso, por exemplo o SAE 20W 50 segundo descrições, ao aumentar a temperatura do óleo, o mesmo terá “viscosidade de 50” que, teoricamente, é maior que a “viscosidade de 20” ( óleo frio). Entretanto, ao ler alguns livros de mecânica dos fluidos, os mesmos afirmam que a viscosidade do óleo reduz com a temperatura do mesmo. Pois bem, por que, no caso de óleos multiviscosos, a viscosidade aumenta com o aumento da temperatura? Isso ocorre mesmo ou eu estou interpretando erroneamente essa descrição da SAE? Seria por causa de aditivos?
    Atenciosamente.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Victor tudo bem?
      A sua dúvida é porque o SAE 20W-50 não é a viscosidade do produto e sim a classe de viscosidade e para saber a viscosidade temos que consultar o Boletim Técnico do produto. Vejamos um exemplo de um produto Texaco com esse grau de viscosidade.

      Abraços!

  91. Daniel says:

    Olá Sr. Delton tudo bem?
    Dúvida,: A tabela de viscosidade SAE é para os óleos sintéticos ou os óleos sintéticos tem uma tabela de viscosidade e temperatura de trabalho diferentes dos minerais?
    Pois até onde estudei e pesquisei, a viscosidade dos óleos lubrificantes baixaram dos 20w50 e 15w40 para os 10w30 e 0w20 para reduzir o atrito viscoso com isso reduzindo o consumo de combustível e reduzindo emissões.
    Grato!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Daniel tudo bem? Você está correto com relação a redução das viscosidades, mas a tabela SAE J 300 é a mesma para os lubrificantes minerais semissintéticos e sintéticos. Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Mario! Tudo bem? A especificação de óleo desse ano era vários viscosidades em função da temperatura ambiente.

      Recomendaria usar aqui no Brasil um óleo sintético SAE 5W-40 API SN, o Havoline Sintético Ultra W SAE 5W-40 API SN.

      Abraços!

  92. julier says:

    Bom dia
    tenho um uno vivace ano 2010 e está com 138 mil km!
    coloquei oleo do motor selenia 15w 40 semissintetico!
    me orientaram que devido a km alta tem que ser esse oleo mais viscoso!

    está correto?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Julier tudo bem? Não é necessário aumentar a viscosidade do óleo lubrificante, o motor deve usar sempre a mesma viscosidade. Abraços!

  93. Olá. Quanto maior a quilometragem de um óleo (com filtro de óleo claro) ele vai receber mais contaminantes e perder suas propriedades de proteção e limpeza correto ?

    Quantos menor o intervalo de troca do óleo (com filtro de óleo claro) (menos tempo com o mesmo óleo) ele irá preservar muito mais a suas propriedades de proteção e limpeza correto ? Devido a menor presença de contaminantes correto ?

    Claro que a escolha correta da viscosidade do óleo segundo o manual ou óleo compatível é um fator muito importante, segundo a sua opinião o que determina a durabilidade do motor é menor intervalo de troca ? Porque não vejo como um motor com maior intervalo de troca pode durar mais que um motor com menor intervalo de troca, pois pode acumular borra e diminuir a vida útil porque o óleo fica mais tempo sob uso aumentando sua contaminação.

  94. Antonio says:

    Ola amigo. Tenho um astra gsi 2.0 16v, uso o oleo 15w40 semi nele e acontece que a cada 1000 km necessita repor 1 litro de óleo e nao tem vazamentos. Qual óleo vc indicaria pra tentar melhorar isso?
    Posso usar o 5w30?
    Desde já agradeço.
    Abraço

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Antonio! Tudo bem? Se não existe vazamento, provavelmente existe uma queima excessiva de óleo devido a desgaste excessivo entre anel e camisa dos cilindros e para sanar isso é somente com uma intervenção mecânica.
      Abraços!

  95. Sergio Luiz says:

    Boa noite, eu tenho um Peugeot 306 1.8 ano 98. Eu morei nos EUA por um tempo e voltei de lá com uma quantidade de lubrificante Mobil 5w20…queria colocar no meu motor. Vc acha que terei problemas?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Sergio! Tudo bem? A Peugeot não recomenda essa viscosidade para os seus motores, portanto recomendo que use a viscosidade recomendada pela Peugeot.
      Abraços!

  96. Pedro Vinicius Alves says:

    Opa Delton, show de bola tenho a mesma dúvida de vários colegas, estou com uma livina 2014 1.8 AT, peguei usando 10w40 do antigo prop, porém eu pesquisando vi em alguns sites que o original seria o 5w30, você poderia me falar qual melhor recomendado para esse carro, obrigado e parabéns pelo post.

  97. ALOISIO says:

    Boa tarde!!!!
    Troquei o óleo do meu Pegeout sedan 11/12 que está com mais de 100.000 km. Eles colocaram o óleo 15w40 devido a quilometragem ser mais que 100.000. Estou desconfiado. Está certo isto. Se alguém puder me responder, ficarei muito grato.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Aloísio! Tudo bem? A Peugeot recomenda a viscosidade SAE 5W-40 para os veículos fabricados em 2011 e 2012.
      Abraços!

      • ALOISIO BERNARDES DE OLIVEIRA says:

        Olá Delton, tudo bem? Espero que sim.
        Muito obrigado pela pronta resposta.
        Fareia troca para o SAE 5W40 como dissestes. Porém, andarei mais um pouco com o SAE 15W40 devido a custos um após o outro ($$$). Rodarei uns 5.000km (ou menos) e fareia troca pelo recomendado.
        Você é fera! Obrigado! Abraços!

  98. EDER ONODERA MOLERO says:

    Boa noite, tudo bem? O óleo indicado para o azera 2012 é o 5w20, haveria algum problema utilizar um 0w20? Obrigado e parabéns pela clareza em passar seu conhecimento sobre o assunto!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Eder! Tudo bem? Não tem problema, apenas verifique a natureza e a classificação de desempenho se são equivalentes.
      Abraços!

  99. Fabiano Chaves Lopes says:

    Boa noite, tenho uma xsara picasso 2005 com 134 mil km, no manual diz que pode usar o 5w40 ou 15w50, qual o melhor pra colocar?

  100. JANDERLAN GARRIDOBERNARDO says:

    Bom dia

    Sou de Manaus-Amazonas

    Meu carro é um FIAT/PALIO ATTRACTIV 1.4 -ano:2012

    O manual indica o óleo SELÉNIA PERFORMER 15W40 (1.4 8V).

    Que outro tipo de óleo posso utilizar?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Janderlan! Tudo bem? Você pode usar lubrificantes de outras marcas desde que eles atendam as especificações do fabricante de seu veículo. Vale lembrar que não somente a viscosidade deve ser observada no manual mas também a natureza (mineral, semissintético e sintético) mas também a classificação de desempenho API e ou algum requerimento especifico da FIAT.
      Abraços!

  101. Danilo Marques says:

    Bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida. Se óleo a uma temperatura ambiente é menos viscoso que em sua temperatura de operação (óleos multiviscosos) como explicado em seu texto, por que devemos trocar o óleo com o motor quente ? A fluidez não seria maior com ele frio ? Eu tenho uma moto e uso o óleo 20w50 e sempre troco com o motor quente mas sempre tive esta dúvida em minha cabeça.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Danilo! Tudo bem? O comportamento da viscosidade será sempre de redução com o aumento da temperatura do motor, portanto quando usamos um óleo multiviscoso, temos que atender as duas condições de temperatura a fase fria e a fase quente. Esse comportamento só é possível devido a uma característica dos óleos multiviscosos, que é iniciar a lubrificação dos motores na partida a frio fria e manter a viscosidade necessária na temperatura quente.

      Veja no exemplo que você deu do óleo SAE 20W-50 para a sua motocicleta retirado do próprio Boletim Técnico.

      Viscosidade a:

      40°C = 154 cSt

      100°C = 19,6 cSt

      Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Breno! Tudo bem? Para esse ano de fabricação a recomendação é um óleo de viscosidade SAE 10W-30. Minha recomendação é o Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN.
      Abraços!

  102. William says:

    Boa tarde! comprei um Voyage 2019 1.6 e na troca foi colocado o óleo 5w30 mas depois verifiquei que o recomendado é o 5w40, posso manter o 5w30? existe alguma vantagem ou desvantagem em usar o 5w30 e não o 5w40? Obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Willian! Tudo bem? A viscosidade recomendada pela VW é a SAE 5W-40, não existe nenhuma vantagem em usar a viscosidade SAE 5W-30. Recomendo que na próxima troca volte para a viscosidade SAE 5W-40, o produto Texaco é o Havoline Sintético Ultra W SAE 5W-40 API SN VW 508.88.
      Abraços!

  103. Gomes Filho says:

    Olá Delton, possuo um Honda Civic LXS 1.8 2013.
    Quando comprei o carro ele possuía 70.000km rodados e na etiqueta da troca de óleo vinha constando o uso do óleo 5W30 sintético, nunca havia me informado se realmente era esse óleo, e hoje vi que o adequado para esse modelo/ano seria o 0w20 sintético .
    Hoje o veículo possui 120.000km rodados, continuo usando o 5w30 ou mudo para o indicado (0w20)?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Gomes Filho! Tudo bem? Pode passar a utilizar a viscosidade SAE 0W-20, mantenha a classificação de desempenho API SN e verifique semanalmente o nível de óleo.
      Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Ismar! Tudo bem? Com relação a viscosidade melhor optar pelo 0W-30, e lembre-se de manter a classificação de desempenho.
      Abraços!

    • José Júnior Cavalcante da Silva says:

      Bom a noite, tenho Honda Fit 2008 1.5. O antigo proprietário usava nele o 5w20 . Posso mudar para o 5w30. Minha região é muito quente.

      • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

        Olá, José! Tudo bem?
        A viscosidade recomendada pela Honda é o SAE 10W-30 para esse ano do veículo, pode passar a usar o SAE 5W-30.

  104. Matheus Felipe says:

    Opa, Delton! Boa tarde.
    Comprei um golf 2010/2011 1.6 com 88.345km e levei para o mecânico para fazer manutenção preventiva, chegando lá quando partimos para a troca de óleo ele me orientou a colocar o óleo 15w40 em virtude da quilometragem e do ano do veículo, enquanto isso, no manual do proprietário, o recomendado para o veículo é o 5w40 sintético. Essa argumentação do mecânico está certa ou errada?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Matheus! Tudo bem? Não procede esta informação, use o que o fabricante define como melhor independente da quilometragem.
      Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Bruno! Tudo bem? Se a motocicleta pede para usar o SAE 10W-40, porque usar um SAE 10W-30?Mantenha a viscosidade recomendada pelo fabricante do motor.
      Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Fabrício! Tudo bem?
      Continue com a viscosidade SAE 5W-30 que é a recomendada no manual do seu veículo.
      Abraços!

  105. Adriano Andreatta says:

    Olá, bom dia! Qual o óleo indicado para a especificação da Ranger americana? Segundo o manual é um 5W30 que atenda a WSS-M2C-153-E, o problema é que não encontro nenhum que diz claramente que atende a essa especificação.. apenas a outras mais modernas.. FORD WSS-M2C946-B1, 913, 929, poso supor que como atende essas, também atende a 153? Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Adriano! Tudo bem? Essa especificação Ford recomenda o mínimo de classificação API SG. Suponho que seja motor a gasolina e assim sendo você pode usar um óleo de classificação superior ao SG, SN por exemplo na viscosidade SAE 5W-30.
      Abraços!

  106. Marcelo Antunes says:

    Boa noite, por gentileza, possuo um Astra GSi 2.0 16v, 2005 e no manual consta 03 (três) tipos de viscosidade 5w30, 15w40 e 20w50, como possuo histórico detalhado do 1º dono, que ficou com o carro por mais tempo(2005 à 2015) ele usou a viscosidade 5w30 (somente na 1ª revisão, pela concessionária, em 2006 foi a única vez que usaram 20w50), porém o 2º dono não me informou sobre isso, quando comprei e na dúvida utilizei o 15w40, a princípio não notei nada de estranho, porém tenho intenção de colocar o 5w30, você acha viável?

  107. Eder says:

    Boa noite, tudo bem? Creio que tenha ficado claro, mas como não existe ainda nenhuma indagação sobre os motores mais antigos vou perguntar: Tenho uma parati 1988, motor AP 1600, em seu manual se especifica um óleo SAE 20w40, API SF. Caso eu queira na próxima troca colocar um Havoline Ultra S SAE 5w40, API SN, por exemplo, eu teria somente benefícios? Desde já agradeço pela resposta!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Eder! Tudo bem?
      Exatamente isso a regra de ouro é sempre usar produtos de maior classificação de desempenho e quanto a viscosidade só terá ganhos reduzindo de 20W para 5W. Não altere o período de troca determinado para o óleo SAE 20W-40 API SF.
      Abraços!

  108. Claiton Barboza says:

    Boa noite, eu gostaria de esclarecer uma dúvida. Eu tenho um Air Cross 2010 e queria saber qual é o melhor óleo para utilizar se é o 5w30 ou 10w40?
    Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Claiton! Tudo bem? Para esse ano 2010 a Citroen recomendava um óleo SAE 10W-40, já nos modelos mais novos ela mudou para o SAE 5W-30. Minha opinião é continuar com o SAE10W-40.
      Abraços!

  109. Marcelo Brasil says:

    Olá, Delton. Muito interessante o conteúdo. O meu manual fala pra usar óleo 10w40 ou superior. Se não consigo encontrar o 10w40, que especificações teriam os outros para serem superior ao 10w40? Seria algo como 15w40 ou 10w50?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Marcelo! Tud bem? Você pode notar que os fabricantes de motores vem reduzindo a viscosidade dos produtos, então superior refere-se a um produto SAE 5W-40 e principalmente a classificação de desempenho API ou seja, se a recomendação for API SL, usar superior é usar SM, SN ou SP.
      Abraços!

  110. Marcelo Antunes says:

    Boa noite, por gentileza, poderia me auxiliar possuo um Astra GSi 2.0 16 v , ano 2005, com 100.000 km originais, recentemente adquirido e por possuir um vasto histórico do primeiro e segundo dono constatei que o carro saiu da montadora com o óleo 5w30 e na primeira revisão foi colocado o 20w50, porém nas demais trocas foram colocados 5w30 até o ano de 2016 quando o segundo dono vendeu para o terceiro dono, de quem fiz a compra e ele colocou o 15w40, o qual ficou com o automóvel por três anos. Gostaria de saber se posso voltar ao 5w30, lembrando que no manual do proprietário consta as viscosidades 5w30, 15w40, 15w50, 20w40 e 20w50. Aguardo contato, desde já agradeço

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Marcelo! Tudo bem? Sim você pode voltar usar o SAE 5W-30, pois como você mesmo informou é uma viscosidade requerida no manual. Apenas observe a classificação de desempenho API e ou alguma especificação própria da GM.
      Abraços!

  111. Júlio Cesar Rodrigues says:

    Boa tarde, ótima explicação, tenho um Honda Civic 2012 1.8, no manual fala do 10w30 porém não estou achando a .unha região, qual seria a melhor opção de óleo para esse motor, rodo uns 5 mil km por mês.

    • Delton Stabelini says:

      Júlio, boa noite! Uma opção é a utilização do Havoline ProDS 5W30, pois ele mantém a viscosidade de fase quente (SAE 30) e promove uma melhora na fase fria (de SAE 10W para SAE 5W).

      Abraços!

  112. Thiago says:

    Olá, amigo! Ainda está respondendo comentários aqui? Possuo uma Nissan X-trail 2005, modelo t30 2.5. O manual é confuso quanto ao óleo recomendado. Qual viscosidade e características me recomenda? Obrigado e um abraço. Parabéns pelo texto.

    • Delton Stabelini says:

      Thiago, realmente o manual da Nissan desta época é um pouco confuso. Minha sugestão é que use o Ursa Premium TDX 15W40 CI-4, pois ele está dento da faixa de viscosidade solicitada e tem desempenho API superior ao recomendado pela montadora – ademais, é um produto excepcional!

      Abraços!

  113. Júnior Alves says:

    Boa tarde Stabelini
    Muito bom o conteúdo, parabéns pelo tópico e pela presteza em responder os comentários!
    Tenho um Hyundai i30, motor 2.0, ano 2012 com 42 mil km, sempre coloquei o 5w30. Andei vendo alguns tópicos que mencionam que novo 0w20 veio para ser melhor que o 5w30, é verdade? No caso o que você acha de eu substituir o 5w30 pelo 0w20 no i30?

    • Delton Stabelini says:

      Júnior, boa tarde! Acho que a premissa fundamental é manter a viscosidade conforme solicitada no manual do seu Hyundai i30.

      Posso lhe sugerir um produto? Vá com o novo Havoline ProDS 5W30 API SP, produto recentemente lançado e que possui o mais alto grade de desempenho do mercado.

      Abraços!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Gustavo! Pode sim; reduzir a viscosidade do óleo na chamada fase fria (momento da partida) é uma estratégia para reduzir o desgaste do motor sem comprometer a eficiência de lubrificação à quente.

      Abraços!

  114. Ben Hur Fernandes Ribeiro says:

    Boa tarde!!! Tenho uma Santa Fe V6, na ultima troca coloquei um 5W20 sintetico, se não me engano o manual pede um 5W30, pergunto, o oleo que estou usando é superior ou na proxima troca devo volta para o 5w30? Muito obrigado!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Bom dia, Bem Hur! Você deve voltar para o SAE 5W30, pois se esta é a viscosidade recomendada em seu manual, é ela que você deve seguir.

      Abraços!

  115. Thiago Santos says:

    Meu caro, boa tarde. Muito boa as dicas dadas, e de grandíssima utilidade, acredito que muita gente não sabe bem como escolher ou identificar o óleo correto para o carro. Eu sou uma dessas pessoas rsrrs. Tenho um Fiesta 04 Supercharger com 148 mil km rodados. Ele é 1.0 e desde que peguei o carro (cerca de 1ano) ele está com óleo diferente do que manda o manual. De acordo com os mecânicos é devido a quilometragem alta. Isto procede? Qual o melhor óleo a ser usado neste caso? Manual diz 5w30 agora a versão 1.0

    • Olá, Thiago! Tudo bem?
      Não existe a necessidade de aumentar a viscosidade do óleo em função da quilometragem do veículo, isso é um mito, devemos usar sempre a viscosidade indicada pela fabricante independente da quilometragem. Se o manual indica a viscosidade SAE 5W-30, utilize o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
      Abraços!

  116. EDUARDO R. BALELO says:

    tenho um peugeot 3008 thp, uso o óleo 5w30, mas alguns mecânicos me indicaram trocar para 10w30, isso pode causar algum problema, nesse caso vai melhorar em algo?

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá Eduardo! Tudo bem? Mantenha o SAE 5W-30, quanto menos W, ou seja 5W é melhor que 10W, para a lubrificação na partida do motor e prove também economia de combustível.
      Abraços!

  117. Daniel says:

    Tenho um i30 2011 com 88 mil km, começou a dar barulho de tucho quando ta frio, o dono anterior sempre usou oleo original 5w30 (tem as nota de serviço que veio no carro), posso passar pra um 0w30 ou 10w30 mantendo as especificações recomendadas?

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Daniel! Tudo bem? Não usaria um SAE 10W-30, e sim o 0W-30, mas não sei se resolverá o barulho de tucho.
      Abraços!

  118. Otavio Mario Guzzon says:

    Boa Tarde,tenho 3 jeeps,1942,1951 e 1962,como quase não saio com eles faço a troca de oleo por tempo isto é a cada 8 a 10 meses,desta vez troquei também os filtros,porém no 1951
    esta dando dor de cabeça a pressão quando o jeep é ligado vai para mais ou menos 70 acredito que seja psi,o manometro vai de 0 a 80 sendo de 20 em 20,com isso a borracha da tampa do filtro estoura,antes da troca trabalhava na fixa entre 30 e 40,já troquei as duas mangueiras de entrada e saída do filtro,esse aumento de pressão pode ser por que o oleo é novo?Usei oleo Lubrax 20w-50
    Desde de já obrigado

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Otavio! Tudo bem?
      O aumento da pressão do óleo está relacionada com as folgas internas do motor, recomendo que converse com o mecânico para verificar as questões de folgas e ou depósitos dentro do motor e obstruções de filtros de óleos. Não acredito que seja por motivo do óleo, pois em 1951 a viscosidade era SAE 30 monoviscoso.

      Abraços!

  119. daniel says:

    Tenho um i30 2011, o antigo dono sempre usou oleo 5w30 (tem as notas fiscais), de um tempo pra ca ele comecou a bater tucho quando frio, ele esta com 80mil km, posso passar pra 0w30 ou 10w30?

  120. Rodrigo says:

    Tenho um tempra 2.0 16v. A recomendação do manual é 20w50 semi sintético. Porém, comprei o carro usando o 20w50 mineral e tenho mantido assim. Me recomenda mudar para o 15w50 semi, 20w50 semi ou mantenho no mineral? Há riscos de problemas no motor com a troca?

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Rodrigo! Tudo bem?
      Sempre usar o que o fabricante recomenda, não existe nenhuma risco para o motor usar um produto semissintético, apenas devido o maior poder de limpeza, aconselho que a primeira troca de óleo e filtro usando o produto semissintético seja feito com a metade do período de troca usual e depois volta à normalidade.
      Abraços!

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Jefferso! Tudo bem? A Peugeot recomenda o uso de um óleo SAE 5W-30 e ou 10W-40 para esse modelo. Nossa indicação seria o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
      Abraços!

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Bruno! Tudo bem? Sempre o melhor é aquele recomendado pelo fabricante do motor, nesse seu caso use Um produto semissintético ou sintético de viscosidade SAE 5W-30 classificação API SN.
      Abraços!

  121. José Raimundo says:

    Para uma Hilux CD 4×4 automática motor 2.8 diesel 2017/2017 que roda no clima quente do nordeste com temperaturas que ultrapassam os 40° no sol qual o óleo mais indicado. O 5w30 ou o 5w40?

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Rodrigo! Tudo bem?

      Você poderá usar:

      Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL, ou

      Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN, ou

      Havoline Sintético Ultra W ProDS SAE 5W-40 API SN.
      Abraços!

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Junior! Tudo bem?
      A recomendação da Mitsubishi para esse veículo é ampla em termos de viscosidade, permitindo inclusive SAE 15W-40 de classificação mínima API SJ.
      Abraços!

  122. Gian Fernando says:

    Boa noite, tenho um Fox 1.6 2005 Plus, uso óleo que consta no manual 5w40 502, mas ele está baixando quase 700ml a cada 1000 km. O carro tem 100.000 km. Devo manter esse óleo ou posso usar algum 10w40 Api Sn ?

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Gian! Tudo bem?
      A própria VW admite um certo consumo de óleo 0,5 l em 1000 km, nos primeiros 5000 Kms em veículos novos. Como seu veículo já possui 100 mil quilômetros recomendo que leve ao mecânico ou concessionário e verifique se existe algum desgaste excessivo nos anéis e camisa. Não recomendamos usar óleo de maior viscosidade.
      Abraços!

  123. Marcelo says:

    Delton, tenho um Jetta Tsi 200 cv’s, é comum a temperatura do óleo ultrapassar seus 120 graus quando andando e altas velocidades, andando mas tranquilo fica na casa dos 110 ou 115 graus, tô usando o Pro Ds 5w40, queria saber sua opinião se eu mudasse para um óleo 5w50 visando um ganho de viscosidade em temperaturas acima de 120 graus, o que vc acha disso?

    Desde já agradeço, muito obrigado

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Marcelo! Tudo bem?

      Essa temperatura está sendo medida como e onde no motor? Carter?

      Não precisa aumentar a viscosidade da fase quente de 40 para 50.Mantenha o produto com viscosidade SAE 5W-40.

      Abraços!

  124. André Pereira says:

    Boa tarde. Tenho um Corolla Fielder 2007 e ele está consumindo muito óleo. parece ser um problema de projeto, por que o próprio manual fala em cerca de 1L a cada 2KKm. O Manual é confuso por que ele deixa entender que pode utilizar 5w30/10w30 ou 15w40. Mas a ressalva de que em temperaturas mais baixas é melhor usar o 5W30. Meu mecânico falou que o 15W40 poderia reduzir o consumo de óleo pelo motor, diminuindo a necessidade incômoda de ficar sempre completando o óleo. Isso procede? Tem algum lubrificante tipo Bardal que poderia ajudar a reduzir esse problema? Obrigado?

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, André! Tudo bem?
      É preciso entender o que você chama de consumo excessivo? Todo motor deve queimar um pouco de óleo é por isso que na vareta existe duas marcações máximo e mínimo, que o óleo deverá estar até o momento do período de troca. Não recomendamos usar aditivo complementar no motor o óleo lubrificante já está completo.
      Abraços!

  125. Ciro says:

    Boa tarde! tenho um Subaru Forester 2.0 aspirada 2010, e o manual indica o seguinte: “Classificação API-SM ou superior – Viscosidade SAE 10W-40, 10W-50, 15W-40, 15W-50” para condições normais. Minha dúvida é que consultando o Manual da versão americana, para o mesmo motor, eles aconselham a utilizar o 5w30. Porque esta diferença? Até entendo que para regiões de neve, utilizar a viscosidade fria mais baixa, mas porque a diferença na fase quente? Enfim, uso o Havoline 10w40 semi-sintetico com escudo protetor (utilizo 90% em estradas a baixas rotações – o que dá uma troca com 10 mil km a cada 4/5 meses), e estou pensando em mudar para o 5w40 sintético para garantir a melhor lubrificação na partida, API SN. Estou correto? Se sim, qual escolho, o Ultra S ou o Ultra W? Obrigado.

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Ciro! Tudo bem?
      Os fabricantes de motores consideram diferentes viscosidades em função da temperatura ambiente tanto na fase fria como na fase quente. Provavelmente o produto recomendado na América do Norte de viscosidade SAE 5W-30 é de natureza sintética e não mineral e ou semissintética.

      Sim você está correto e pode usar um óleo lubrificante de viscosidade SAE 5W-40, API SN e a recomendação é Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN VW 508.88, Sintético.
      Abraços!

  126. Maike Santos says:

    Boa noite, eu tenho um crossfox 2008, no manual diz usar oleo API/SN 5w40 502 00, porém o antigo dono só usava o 10w40 , ele está com 109 mil rodados, posso trocar para o 5w40 ? Será que vai bater tuchos, ou dar algum problema? desde já agradeço

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Maike! Tudo bem?
      Sim pode voltar a usar a viscosidade SAE 5W-40, VW 502.00 e não terá nenhum problema.
      Abraços!

  127. Fabio says:

    Olá tudo bem?
    Tenho um Subaru Forester XT 2010, moro em uma região muito quente, qual óleo correto a usar, 5W30 ou 10W40, o carro está com 140 mil km. Muito Obrigado!

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, David! Tudo bem?

      A Toyota recomenda um óleo SAE 5W-30 e não 10W-30. A nossa indicação seria o Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.

      Abraços!

  128. Osvaldo Torres says:

    Boa noite
    Tenho um Kia Sportage com 5000 km de 2019. Vou fazer a primeira revisão e foi me sugerido o óleo Motul 8100 x-Clean EFE C2/C3 5W30
    Por outro lado o Tucson tem 85.000 km, e foi me recomendado 4100 turbolight 10W40

    Gostaria de obter a sua opinião por favor. Muito obrigado pela atenção prestada e disponibilidade em ajudar os automobilistas.

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Oswaldo! Tudo bem?

      Para o Kia Sportage 2019, motor flex o lubrificante recomendado é SAE 5W-30 ACEA C-3.

      Quanto a Tucson não me parece a viscosidade ideal, nos informe o ano de fabricação e se é diesel ou flex.

      Abraços!

  129. Sabrina Gonçalves says:

    Olá! Boa noite e desde já agradeço a excelente matéria! Tenho um fiat stilo 1.6 16v ano 2003 103 cavalos. Gasolina. O manual não é claro quanto ao tipo de óleo, e não sei se é relevante, mas moro em Portugal. Pode me ajudar? Mt obrigada!

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Sabrina! Tudo bem?
      Esse veículo foi fabricado na Itália correto? Recomendo que procure um concessionário Fiat em Portugal e verifique qual o lubrificante adequado para o ano de fabricação do seu veículo.
      Abraços!

  130. Sabrina says:

    Boa tarde, tenho um fiat stilo 1.6 16v 2003 103 cavalos. Não sei se é relevante ou não, mas moro em Portugal. O manual não é claro quanto ao tipo de óleo. Qual eu devo usar? Desde já agradeço!

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Sabrina! Tudo bem?
      Esse veículo foi fabricado na Itália correto? Recomendo que procure um concessionário Fiat em Portugal e verifique qual o lubrificante adequado para o ano de fabricação do seu veículo.
      Abraços!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Adelita! Tudo bem?Para esse ano você deve usar um SAE 5W-30.

      Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
      Abraços!

  131. Rogério Martins says:

    Bom dia Delton Stabelini, tudo bem?
    Gostaria que vc me informasse se o óleo lubrificante 100 API GL4 ISO VG 100 é um óleo 20w30 ou se ele tem a mesma utilidade do 20w30.

    Atenciosamente,

    Rogério Martins.

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Rogério! Tudo bem?

      Precisamos alinhar algumas informação:

      ISO VG: é a classificação de viscosidade dos lubrificantes industriais.

      SAE: é a classificação de viscosidade dos lubrificantes automotivos.

      API GL-4: é a classificação de desempenho de óleos de engrenagens automotivas.

      No Boletim Técnico do produto você encontra a informação sobre a viscosidade a 40°C em cSt e o valor corresponde a viscosidade ISO.

      Abraços!

  132. Bruno says:

    Olá. Tenho um 408 thp 1.6 13/14 automático. No manual indica o 5w-30, mas estou em local que não encontro. E o painel acusou nível baixo de óleo. Está com 52000 km. Posso completar com outro? Qual? 10w-30, 20w-40?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Bruno! Tudo bem?
      Pode completar com um lubrificante de viscosidade SAE 10W-30, mas tão logo encontre o óleo com a viscosidade e classificação recomendada pelo fabricante do veículo troque toda a carga de óleo e filtro imediatamente.
      Agradecemos o comentário!

  133. Daniiel says:

    Oi boa tarde sou daniel moro no interior de minas gerais a 300km de belo horizonte , pois tenho um xsara picasso 2001 16/v 2.0,na etiqueta diz usar o oleo 15w50 mas dicerao para ussr o 10w40 por isso estou com essa duvida.agradeço a sua sugestao e a sua opiniao muito obrigado!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Daniel! Tudo bem?
      Você pode usar o lubrificante de viscosidade SAE 10W-40 API SN, semissintético, sem problemas!
      Agradecemos o comentário!

  134. Márcio Reis Gomes says:

    Comprei recente uma L200 Triton 2015 motor 3.2 Turbo Diesel e não veio manual e fui no grupo de pessoas que possuem esse veículo e muitos recomendam usar óleo 15w40 e outros 5w30 qual seria ideal ? A região aqui muito quente até isso foi falado no grupo tem algo haver ?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Márcio! Tudo bem?
      De acordo com a manual do veículo você pode usar várias viscosidades.
      A nossa recomendação, conforme tabela retirada do manual, seria um óleo SAE 5W-30, o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.
      Esperamos ter ajudado!

  135. Guilherme Preradovic says:

    Olá boa noite! Tenho um Fiat Punto Attractive 2012 motor Fire HP 1.4 8v, atualmente ele está com 154mil km rodados, e eu sempre usei óleo 5w30 Sintético API SN nele desde 0km, trocando de 5 em 5 mil rodados assim juntamente com os filtros (óleo, comb e ar), nesse período ele baixa em torno de 300ml entre as trocas (meu regime de uso é 80% rodovia e 20% cidade), o que eu sempre achei excelente, bem minha dúvida é: Posso utilizar óleo 0w30 nele? Digo isso pois, li em vários fóruns que essa modificação melhora a fluidez e proteção do motor em sua fase fria, além de melhorar um pouco seu consumo, mesmo sendo um carro econômico (10 km/l etanol e 15km/l gasolina ambos em rodovia) creio que se há benefícios devemos explorar eles da melhor maneira correto?! Posso fazer essa troca? Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Guilherme! Agradecemos o seu comentário.
      Sim, você pode fazer essa troca sem nenhum prejuízo a lubrificação e ao consumo de combustível do veículo.
      Um grande abraço,

  136. Luiz Carlos Aranyi says:

    Bom dia,tudo bom,tenho uma duvida,adiquiri um celta super 2005 1.0 com 235.000 km ,na concesionatia o mesmo falou que o proprietario usava o 5w30,porem ao limpar o carro encontrei 2 adesivos onde nos colocamos a viscosidade do oleo e data de troca,no adesivo estava marcado 20w50,qual oleo devo usar,desde ja agradeco.

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Luiz Carlos! Tudo bem?
      Você deve sempre usar o lubrificante recomendado pelo fabricante do veículo. Para esse modelo e ano de fabricação a recomendação é o lubrificante SAE 5W-30 API SL ou superior.
      Agradecemos o comentário!

  137. Wellington Pinho says:

    Boa tarde !!!!
    Meu nome é Wellington, tenho um Mitsubishi ASX 2015, no manual a indicação é óleo: API SG, SAE 10W30 ou superior, qual seria estes superiores ???? Maior número??? Ou menor número????

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Wellington! Tudo bem?
      A viscosidade está definida como SAE 10W-30, superior remete a classificação de desempenho API, nesse caso pode ser API SL ou SN. Ok?
      Pra qualquer outra dúvida, pode nos procurar!
      Abraços,

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Eduardo! Tudo bem?
      Você pode utilizar o Havoline Sintético SAE 5W-40 API SN. Temos certeza que irá te ajudar!
      Agradecemos o contato!

  138. Mateus says:

    Olá! Tudo bem?

    Tenho uma Pajero TR4 2010/11 com 120.000km e estou com dúvida sobre qual o melhor óleo, no manual existem diversos óleos indicados: em uma página existe a informação API-SJ ou superior e 20W40 ou 20W50.

    Já nas últimas páginas, existe uma tabela indicando a Castrol com a seguinte especificação: API – SG, SAE 10W40 ou superior.

    Liguei na concessionária e falaram que indicam o 10W30.

    Agora não sei mais o que faço! rs
    Sempre usei 10W40, mas por indicação dos mecânicos.

    Obrigado!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Mateus. Tudo bem?
      A recomendação do manual desse veículo é um óleo SAE 10W-40 API SG ou superior. Neste caso você pode usar o Havoline Sintético SAE5W-40 API SN ou Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN.
      Pra qualquer outra dúvida, pode procurar a gente!
      Abraços,

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Bruno! Tudo bem?
      A recomendação de óleo lubrificante para esse veículo pela GM SAE 5W-30 API SL ou superior. Ok?
      Agradecemos o contato!

  139. Rafhael Castro Melo Goncalves says:

    Bom dia! Tenho um 308 2.0 16v e o manual indica 10w40 ou 5w40. Vi em comentarios anteriores a indicação do 5w30. Duvida qual seria mais eficaz 5w40 ou 5w30? E quais as principais diferenças dos dois?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Rafhael! Tudo bem?
      Sempre o lubrificante que é recomendado pelo fabricante é o mais eficaz. A diferença principal é que SAE 5W-30 é mais fino que o SAE 5W-40, na temperatura quente do motor.
      Esperamos ter te ajudado!

  140. Renato Barbosa says:

    Tenho um Fox 1.6 2013 flex, foi feito retífica. Não sei pq o mecânico colocou um óleo sintético 5W30 sendo que a VW recomenda o óleo sintético 5W40 VW50500/50200. Acredito que posso ter problema pq quando o motor atingir sua temperatura ideal a camada de óleo vai ser mais fina que o ideal gerando desgaste.

    Essa afirmação está correta? Se sim como preceder já troco de óleo agora ou espero o tempo de troca.

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Renato! Tudo bem com você?
      A recomendação da VW é realmente a viscosidade SAE 5W-40 que atende a norma VW 502.00 e 505.00, portanto recomendamos que faça a troca imediatamente pelo produto recomendado pela montadora. Beleza?
      Pra qualquer outra dúvida, pode procurar a gente!
      Abraços,

  141. Carlos Costa says:

    Olá! Parabéns pelo blog… uma dúvida quanto a óleos de transmissão de carros antigos. Os VW a ar possuem especificação SAE 90 API GL-5, e meu mecânico de confiança insiste em querer utilizar SAE 80 API-GL4 (segundo ele, manteria a mesma performance e com o benefício de deixar a alavanca do câmbio mais macia…). Minha pergunta é se o óleo 80w90 API-GL5 representa uma evolução do SAE 90, ou seja, se a utilização desse lubrificante em substituição ao SAE 90 representaria uma melhoria na proteção e performance do câmbio (e se, eventualmente, também promoveria essa sensação de maciez na alavanca como meu mecânico sugere ocorrer). Obrigado e um grande abraço.

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Carlos! Tudo bem?
      Sim, você pode usar um óleo 80W-90 API GL-5 no lugar de um óleo SAE 90 API GL-5, e certamente nas temperaturas frias de partida da transmissão e terá uma facilidade de engate e troca de marchas.
      Se tiver mais dúvidas, pode procurar a gente!
      Abraços,

  142. ROSILENE says:

    Olá, bom dia.
    Por favor, tenho um fiat Punto Atractive 1.4 2014-2015, qual o melhor óleo?
    ÓLEO 5W30 indicado pela oficina
    ou
    15W40 MOPAR indicado pela fiat?
    Obrigada

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Rosilene! Tudo bem?
      Para o motor 1.4 devemos usar o que o fabricante recomenda, ou seja, SAE 15W-40. Ok?
      Agradecemos o comentário!

  143. Jose Luiz Galego Jr says:

    Tenho uma SW4 a gasolina, V6 ano 2001, com 227 mil km, cujo manual fala em 5W30, 10W30, 15W40 e 20W50 conforme a temperatura ambiente. O motor está impecável, não consome óleo, água nem apresenta nenhum vazamento.

    Usei sempre 15W40, teria ganhos com menor desgaste a frio se passar a usar um 10W40, passando de mineral para semi-sintético?

    Obrigado desde já,

  144. Edinei caetano says:

    Boa noite,tenho um Nissan versa 1.6 16v 2014 mexicano,vi no manual que é 10w40,mas coloquei o 5w30,notei que parece que ficou mais ruidoso ,estou pensando em voltar para o 10w40.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Edinei! Tudo bem com você?
      O indicado é sempre seguir as recomendações do manual, assim você pode dirigir com tranquilidade com a recomendação da própria montadora.
      Agradecemos o comentário!

  145. Alvaro Braga says:

    Troquei recentemente o óleo do meu Touareg 2009 , agora o mecânico recomendou 0 MOTRIO SINTETICO-ULTRA 5 W40, como vem o símbolo da Texaco (estrela), gostaria de saber mais sobre esse óleo?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Álvaro! Tudo bem com você?
      Para o seu veículo VW Touareg 2009 a recomendação é Havoline Ultra S SAE 5W-40 API SN, o produto Motrio é voltado para os motores Renault e não Volkswagen. Tudo bem?
      Agradecemos o comentário!

  146. João says:

    Boa tarde.
    Tenho uma Fiat Strada fire 2009 1.4 com 220 mil km.
    Sempre usei 15w40.
    Faz 3 anos que eu turbinei ela com 0.6 de pressão e comecei a usar motul 2100 performance 15w40.

    Há 1 mês, onde troco estava em falta o motul, e coloquei um lubrax 5w30 , me foi informado que os motores fire c usa 5w30.

    Posso continuar com motul 15w40 ou posso ficar no 5w30.??

    • Especialista Texaco says:

      Olá, João! Tudo bem com você?
      Você pode manter o que você vem utilizando sem problemas. Tudo bem?
      Agradecemos o comentário!

  147. Alex Santana Conceição says:

    Boa tarde amigo.. tenho um onix 2017 lt 1.4
    Fiz a troca de óleo agora e o mecânico colocou o selenia SAE 15 40.. Tem algum problema? Qual oleo vc me indica?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Alex! Tudo bem com você?
      Não é recomendado, o produto recomendado é o Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN. Esse vai te ajudar!
      Abraços

  148. Wallison says:

    Bom dia tenho um Grand siena 1.4 Atrative 8v 2014/2015. Qual olho devo usar, será o do que diz o manual ou do antigo proprietário ? Nó manual diz 15w40 mais o dono anterior sempre usou 5w30 , ele tá com 44 mil km. Se poder tirar minha dúvida agradeço muito.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Wallison! Tudo bem?
      Você deve usar sempre o que está no manual, ou seja, SAE 15W-40. Tudo bem?
      Agradecemos o comentário!

  149. Bruno says:

    Bom dia, na loja me empurraram um oleo 5w20 sintetico porem que não contem a especificação wss requerida pela ford, sera que isso pode prejudicar o motor, pois ficaria muito caro ir em outra loja trocar o oleo para o correto, pensei em esperar ate a proxima troca.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Bruno! Tudo bem?
      Seu o seu veículo requer a especificação Ford WSS-M2C948-B, tem que usar produtos aprovados ou que atendam essa especificação. Se o produto não atende, troque o óleo imediatamente. Tudo bem?
      Agradecemos o comentário!

  150. Valentino says:

    Boa tarde Carlos! Tenho um Polara 1978 e o manual dele recomenda o uso do óleo lubrificante 20W40 API SD ou SE e na minha busca pela Internet não encontrei nada parecido. Qual o substituto mais adequado? Agradeço antecipadamente sua orientação!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Valentino! Tudo bem com você?
      Você pode utilizar o Havoline Superior SAE 20W-50 API SL, ele vai atender as suas expectativas.
      Agradecemos o comentário!

  151. Jhonny Sea says:

    Ola. Tenho uma Pickup Dodge Dakota V6 3.9 motor Magnun, So uso Óleos Havoline desde que a tenho a 6 anos, o Manual permite várias viscosidade, usei a 10w40 uso mais frequente, senti ela mais econômica no 15w40 vi fumaça no escape e pressão do oleo maior no marcador e consumo maior, a pergunta… se usar um 10w30, chego ao oleo ideal com o resultado de melhor desempenho lubrificação em alta temperatura e consumo, ou aconselharia outra viscosidade, detalhe Motor V6 gera muito calor inclusive no compartimento do motor abaixo do capô. ? Obg

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Jhonny! Tudo bem com você?
      Nesse caso, recomendamos um SAE 5W-40 sintético e um bom fluido de arrefecimento. Tudo bem?
      Agradecemos o comentário!

  152. Aparecido says:

    Gostaria de saber se óleo de um veiculo pode mudar dependendo do clima de um lugar, como por exemplo em lugares de clima frio um veiculo usa SN 0W-30 e em lugar de clima tropical ele teria que usar um SN 5W-30?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Aparecido! Tudo bem?
      Sim, pode mudar. Mas ambas viscosidades 0W e 5W trabalham em temperaturas negativas inferiores a -10°C, veja que não está sendo alterado a viscosidade na fase quente SAE 30. Tudo bem?
      Agradecemos o comentário!

  153. Michel says:

    bom dia meu amigo, tenho um Honda fit 2006 com 47 mil rodados, já troco óleo sempre no msm lugar mais por falta do 10w30 a auto center disse que poderia substituir por 5w30 até a próxima troca e o produto 10w30 estiver em estoque na loja, poderia ser feita essa troca pelo 5w30?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Michel. Tudo bem? Pode continuar usando a viscosidade SAE 5W-30 e não precisa voltar a usar a viscosidade SAE 10W-30. Em lubrificação quanto menos W melhor, apenas observe que a classificação de desempenho API SN esteja mantida.

  154. Tiago says:

    Minha dúvida é quanto a resistência térmica do lubrificante sintético e semi sintético.
    Quantos graus suporta cada lubrificante sem perder suas características?
    Tenho um vw a ar e também um motor AP preparado,em ambos utilizo 15w40 semi sintético e termômetro de óleo para acompanhar a temperatura do lubrificante.
    No vw a ar chega a 120 graus no verão já no motor AP preparado fica em torno de 110.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Tiago! Tudo bem? Os motores modernos já alcançam essa temperatura de 120 graus no carter e, portanto, seria mais adequado usar um óleo de base sintética. Além da base sintética devemos observar e usar lubrificantes de maior IV, principalmente no motor refrigerado a ar.

  155. Renan Kaic Lopes says:

    Olá! No manual da moto CB500X indica o uso do óleo 10w30 e trocas a cada 12 mil km. Só que, como estamos no Brasil, não sei se o grau SAE 30 formaria uma pelicula protetora adequada e estou pensando em utilizar o 10w40 por conta de termos uma temperatura ambiente mais alta. Essa preocupação é válida de minha parte ou devo continuar usando o 10w30?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Renan! Tudo bem? O lubrificante recomendado pelo fabricante considera a temperatura de trabalho do equipamento, que opera em uma mesma faixa de temperatura independente da temperatura ambiente. Dessa forma, o produto que irá proporcionar o melhor rendimento e durabilidade do motor será com a especificação indicada pelo fabricante!

  156. Paulo says:

    Boa tarde?! Muito bom o texto, não me atentava para os detalhes. Poderiam me auxiliar numa dúvida, tenho City 2011, está com 150.000 km, resido em CuiabáMT, aqui é muito quente… 47 graus as vezes. A honda recomenda 0W20, o manual recomenda 10W30 SL. Meu carro está com km alto! usar um 0W20 para um carro com baixo KM ainda vai mas para alta km… pode ser também? o que vocês recomendam, tendo em vista a alta km do meu carro e o clima da cidade(não sei se isso interfere)?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Paulo! Tudo bem? A recomendação é seguir sempre o manual do fabricante! As montadoras podem alterar esta recomendação em função de novas tecnologias desenvolvidas para melhoria nos índices de emissão de poluentes, economia de combustíveis e até melhoria de desempenho. Assim, você poderá encontrar um veículo que até um determinado ano de fabricação se recomendava um lubrificante com viscosidade X e a partir daquele ano passar a recomendar um lubrificante Y. A mudança de recomendação não ocorre em função da quilometragem do veículo ou temperatura ambiente.

  157. Erasmo goncalves says:

    Ola tudo bem…tenho um corolla 2004 manual 1.8,e na troca de olio eles vem colocando o lubrac 10w40…entao existe algum ploblema em relacao a dano ao motor sendo que fala no manual utilizar o 10w30 ou melhor…e eles fala que nao podem ficar mudando a espeficacao do olio pois pode juntar borra no motor…me diz aí qual seria a melhor sugestao nesse caso

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Erasmo! Tudo bem? Sempre sugerimos seguir a recomendação do fabricante. Eles buscam indicar o lubrificante que traga o melhor custo/benefício, observando sempre desempenho e durabilidade do equipamento.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.