A economia do Brasil passa pelas estradas e, devido às dimensões continentais do nosso país, são frequentes as viagens longas de caminhão. Essas operações são mais desgastantes e requerem um planejamento por parte do motorista.
Destacamos tudo o que você precisa saber antes de uma viagem longa de caminhão. São pontos importantes que o caminhoneiro deve seguir, desde a preparação prévia pessoal e com o itinerário até a manutenção correta do veículo e cuidados na estrada.
Caminhão adequado
O profissional precisa, de cara, escolher um caminhão adequado para longas viagens. Deve-se levar em consideração o tipo de carga (desde produtos até se cubagem ou peso ou carga viva), o tempo de estrada e o estado das vias nas quais vai trafegar.
Caminhões semipesados e pesados geralmente são os mais indicados para viagens longas. Isso porque oferecem maior capacidade de carga, além de terem conjuntos mecânicos robustos e apropriados para distâncias maiores, o que reduz o custo do frete.
Mas também é preciso ponderar a quantidade e o tipo de carga que será transportada. Vale lembrar que um caminhão grande ocupando pouco de sua capacidade é desperdício.
Itinerário da viagem longa com o caminhão
As viagens longas com caminhão devem ser bem planejadas para evitar desperdício de tempo e de dinheiro. Organize o itinerário desde o ponto de partida até o destino para executar a operação de forma segura e dentro dos prazos.
Defina a rota com as estradas principais e vicinais que você irá pegar, os locais de paradas para intervalos, refeições e pernoites. Leve em consideração ainda os pontos de pedágios e postos de fiscalização, além dos postos de combustíveis para eventuais abastecimentos.
Não se esqueça de atentar aos horários permitidos para carga e descarga na partida, chegada ou possíveis paradas no trajeto. Calcule o tempo desses intervalos com uma margem de segurança e também elabore um plano B caso alguma via esteja interditada durante o trajeto.
Lembre-se de que, pela Lei do Motorista, o profissional tem direito a uma hora para cada refeição e 11 horas seguidas de descanso, isso dentro de um período de 24 horas.
Alimentação
É importante não só definir os locais e os prazos para as refeições, mas também o que você vai comer em tais lugares. Evite comidas pesadas, com excesso de frituras e gordura. Tais alimentos têm digestão difícil e causam mais sonolência.
Dê preferência a carnes grelhadas, acompanhadas de legumes cozidos e verduras, sem se esquecer do imbatível arroz com feijão com tempero leve. Massas são boas para dar disposição, mas evite molhos carregados e excesso de temperos. Depois da refeição, descanse por uns 15 minutos.
Descanso
Como dito, a Lei do Motorista prevê 11 horas de descanso seguidas dentro de um período de 24 horas. O tempo de espera para carga e descarga e em postos de fiscalização também conta como hora trabalhada. Além disso, a lei estabelece um limite ao volante. A cada 5h30 dirigindo, o condutor deve fazer uma parada de meia hora. No caso de viagens longas com dois motoristas, não conta o descanso do carona com o caminhão em movimento.
Nestas pausas, aproveite para sair da cabine, caminhar um pouco e fazer um alongamento.
Se a viagem de caminhão for longa e ultrapassar uma semana, o motorista deve saber que tem direito a descanso semanal remunerado, de 35 horas. A pausa deve ser realizada após seis dias seguidos de trabalho.
Informações sobre a carga
O transporte de carga tem variadas regras e protocolos. Então, antes de uma viagem longa de caminhão, você deve estudar a legislação para aquele tipo de produto/animal que está sendo levado.
Basicamente, o caminhoneiro também deve estar atento a alguns pontos principais:
- Horário e local disponíveis para carga e descarga;
- Permissão daquela carga para determinadas vias e horários;
- Documentação para entrega e recebimento dos produtos;
- Contato dos responsáveis pelo recebimento e embarque da carga;
- Notas fiscais dos produtos/cargas vivas.
Sobrecarga
Deve-se respeitar a carga útil do caminhão, caso contrário o veículo é passível de apreensão e o motorista será multado. Por essa razão, o caminhoneiro deve verificar se o veículo suporta o volume da carga que será transportada.
Cuidado ao abastecer
No seu planejamento para a viagem mais longa com o caminhão, verifique os postos onde irá reabastecer. Busque estabelecimentos de confiança e com boa reputação. Combustível adulterado vai elevar o consumo do veículo e pode causar enguiços no meio da rota.
Manutenção do caminhão para viagens longas
A manutenção preventiva e regular é a melhor saída para o seu veículo operar sempre em perfeitas condições e não te deixar na mão. Mas, antes de viagens longas, é sempre bom reforçar aquela revisão do caminhão.
Pensando nisso, antes de pegar a estrada, verifique diversos componentes e itens, como:
- Pneus (inclusive os sobressalentes) em bom estado e com a calibragem adequada
- Óleo lubrificante do motor dentro do prazo de validade e conforme as especificações da montadora
- Fluidos de freio e da transmissão
- Sistema de arrefecimento
- Sistema de frenagem
- Suspensão
- Faróis, lanternas, setas e luzes de freio
- Limpadores do para-brisa
Velocidade
O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves e fatais nas rodovias brasileiras. Trafegue dentro da velocidade estabelecida na via e só faça ultrapassagens em locais permitidos.
Além de respeitar as regras e evitar multas, a prática vai garantir a sua segurança e a de outros motoristas. Não adianta nada você correr e não conseguir chegar ao destino.
Abaixo, relacionamos alguns artigos interessantes que auxiliarão na sua jornada:
- Linha Ursa, da Texaco, e outros lubrificantes do mercado
- Direção defensiva: boas práticas salvam vidas
- Biodiesel e suas vantagens para o meio ambiente
- Transporte de cargas: passo a passo para economizar
- Lei do Motorista: o que todo gestor precisa saber
Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!
Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.
Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!