Como modernizar a troca de óleo: 5 dicas imperdíveis

Quando você pensa em modernizar a troca de óleo, imagina que precisará de grandes investimentos em tecnologia e automatização, certo?

Na verdade, é possível modernizar a troca de óleo com procedimentos extremamente simples.

Modernizar troca de óleo não significa necessariamente investir em grandes tecnologias ou implantar serviços automatizados. O principal a fazer é atualizar processos, acompanhar indicadores de desempenho e descobrir saídas disponíveis para aumentar a produtividade da sua equipe.

Para descobrir outras dicas de como melhorar ainda mais sua oficina, leia também esse artigo em nosso blog.

O mercado de troca de óleo ainda sofre com empresas que são resistentes às novas ferramentas e práticas de gestão. Essa resistência dificulta avanços no mercado como um todo.

Porém isso é uma ótima oportunidade para destacar-se em meio à concorrência.

Então, leia agora as dicas que separei para você modernizar a troca de óleo e sair na frente!

Profissionalize sua equipe

Treinamentos podem ser um investimento importantíssimo para modernizar a troca de óleo.

Sei que mão de obra qualificada não é barata. Também sei que a grande maioria dos candidatos à vaga de colaborador na sua troca de óleo são jovens sem formação técnica. É mais difícil ainda contratar alguém formado numa faculdade.

Isso é um problema, mas que pode ser superado. Se o seu funcionário não tem a formação necessária, você pode oferecer treinamentos e cursos. O fundamental não é que você contrate profissionais já capacitados , mas sim profissionais dispostos a aprender, a seguir as normas de bom atendimento e prestar serviço qualificado.

Sua equipe pode não ter ensino técnico, mas deve estar sempre atenta ao que é necessário para atender os clientes com qualidade. Pode não ter graduação alguma, mas devem estar abertos a novos aprendizados e dispostos a realizar um bom trabalho.

Contratar esse perfil de colaborador pode ser um fator importantíssimo para impulsionar sua oficina. Modernizar a troca de óleo começa com uma equipe disposta e bem preparada, tanto para o serviço técnico quanto para atender os clientes.

revender havoline

Planejamento de longo prazo

Um bom planejamento é fundamental na hora de modernizar a troca de óleo.

Esse é mais um desafio e tanto. Como pensar em seu negócio daqui há dez anos se é um trabalho árduo mantê-lo funcionando hoje mesmo?

Pois é, entendo as dificuldades que você enfrenta no dia a dia com os colaboradores, baixo movimento  e prestação de contas. Apesar disso, é extremamente necessário pensar mais longe.

Onde você quer estar daqui há vinte anos? Aposentado? Levando uma vida tranquila?

A única maneira de fazer isso é começar a planejar o futuro da sua loja a partir de agora.

Faça projeções, estude o mercado e veja se seu faturamento atual será suficiente para manter seu padrão de vida. Se não for, é preciso começar a fazer ajustes o quanto antes.

Modernizar a troca de óleo é um processo que acontece o tempo todo. Você deve estar sempre planejando, encontrando novas técnicas e atualizando seus conhecimentos.

É isso o que as grandes empresas fazem: antecipam-se e inovam sempre. Ficam um passo à frente da concorrência.

Separe suas contas das contas da empresa

Para garantir que sua oficina funcione da melhor maneira possível, mantenha as contas empresariais separadas das pessoais.

Muitos empresários têm dificuldade em separar o faturamento da empresa das suas contas pessoais. Afinal, é sempre uma tentação pegar uma quantia “emprestada” quando se está precisando, não é mesmo?

Mas não se deve fazer isso. Você precisa separar o que é seu do que é da empresa sempre!

Isso evita transtornos nos dois lados. Você não desenvolve esse hábito negativo e controla suas contas com base no seu rendimento pessoal.

Da mesma forma, você consegue controlar com mais precisão as contas da sua loja. Considere que ao misturar as contas, você não consegue ter certeza dos rendimentos e custos reais do seu negócio. Isso pode  prejudicá-lo  na hora de planejar investimentos, repor estoque e, até mesmo, montar promoções.

Monitore seus resultados

Um dos jeitos mais eficientes de modernizar a troca de óleo é sempre manter o controle de todos os aspectos da oficina.

Não dá mais para ser pego de surpresa. Hoje em dia, você tem diversas ferramentas à sua disposição para calcular o rendimento diário ou semanal do seu negócio.

Uma simples planilha permite que você tenha o controle do quanto faturou em único dia, quantos clientes frequentam sua loja, qual colaborador executou mais serviços e até quais produtos e serviços foram mais solicitados.

Outras informações importantes para monitorar são os hábitos de consumo dos seus clientes. Saiba mais sobre isso nesse outro artigo do blog.

Mas por que ter essas informações? Porque você consegue saber em quais serviços deve investir para atrair mais clientes, por exemplo. Ou que tipo de público está mais interessado na sua loja, qual profissional rende mais.

Planejar ações e modernizar a troca de óleo fica infinitamente mais simples quando você consegue monitorar todos os dados com detalhes.

Talvez seja vantajoso investir em um software específico de gestão, dependendo do tamanho da sua oficina. Esse tipo de programa pode ajudá-lo  a visualizar os dados da sua oficina por ângulos que você não havia explorado antes.

Todos os dados dos seus custos, ganhos e resultados são importantíssimos para avaliar o desempenho do negócio e propor alternativas para melhorar sua produtividade.

Sua loja já está na internet?

Atualmente, para modernizar a troca de óleo você não pode deixar de investir em presença online.

Nos dias atuais, não podemos mais separar a internet do nosso dia a dia. Portanto, é fundamental que a sua oficina tenha um site, além de perfis nas redes sociais.

Você pode aprender mais sobre como fazer esse tipo de planejamento nesse post. Temos também um outro artigo no blog que explica como fazer sua oficina aparecer no Google. Não deixe de ler esses dois materiais.

As redes sociais e os sites são excelentes ferramentas para divulgar a sua troca de óleo sem gastar quase nada. Você consegue atrair novos clientes, fidelizar os que já possui e, ainda, divulgar sua troca de óleo para todos que estejam na internet.

Você pode utilizar serviços gratuitos como o Google Meu Negócio ou até mesmo investir em propagandas através dos serviços do Google ou Facebook.

Quer mais dicas de como tornar sua oficina ainda melhor? Confira esses outros posts no blog:

Como você viu, não é necessário comprar novas máquinas nem investir muito dinheiro para modernizar a troca de óleo. Algumas das estratégias aqui, na verdade, não exigem investimento nenhum.

Agora que você aprendeu como, basta aplicar essas dicas na sua oficina e assistir o seu negócio crescer como nunca.

Ficou alguma dúvida sobre o post, ou quer deixar sua opinião? É só comentar no final da página.

Sucesso Serviços Automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *